Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida na internet 3G da claro


cauepor

Posts recomendados

Olá, sou novo no fórum e nao achei nada que me ajudasse em relação a minha duvida então por isso vou postar, se alguem souber da resposta em outro tópico por favor me desculpem o post!

O problema é o seguinte, eu assinei o serviço de 1MB da claro 3G, em relação ao sinal e velocidade de download nao tenho do que reclamar, quando eu uso o orbit para gerenciar meus downloads e pego um bom server minha velocidade vai de 100kb/s - 235kb/s ou seja, minha conexao varia de 1mb-1.7mb mais tem um problema, de dia eu nao consigo ultrapassar os 20kb/s no torrent(uso o utorrent) e a noite com os mesmos torrents ligados minha conexao fica máxima, ou seja o torrent só funciona a noite! eu consigo me conectar ao mesmo número de peers de manha e de noite então nao entendo como pode a conexao variar tanto! Não sei se o problema é na configuração do torrent ou se é na internet, como 3G vive dando problema desconfio que o problema seja nela por isso postei aqui!!Se alguém souber o que esta acontecendo eu agradeço a ajuda!!!

Obs: Meu modem é o huawei e226.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aparentemente a resposta parece simples... tráfego na rede! Em acesso por rede de telefonia celular, você não tem banda dedicada, todos que estão conectados na mesma célula, dividem a banda total disponivel (até o limite de banda de cada conexão individual), e que ainda é compartilhada com "voz" que tem prioridade maior sobre "dados"... então, durante o dia, caso a célula esteja extremamante sobrecarregada (muitas ligações telefõnicas + muitas conexões de dados), e ainda não hajam outras células próximas disponíveis, a situação pode ainda ser pior :P:rolleyes:... como diz uma das leis de murphy, "nada pode estar tão ruim que não possa piorar" :D...

Infelizmente é isso, você ainda tá com sorte que tá numa área de cobertura +/- tranquila quanto sobrecarga, 3G que te oferece a maior velocidade possível, e ainda pelo que você disse você usa próximo a base, já que a distância tb teria problemas de redução na velocidade por queda no sinal...

Internet via Rede Celular, não há como a operadora garantir banda (minima ou média), somente manda máxima (limite imposto) caso estaja definido em um plano de acesso, em condiçoes ideais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo eu ja trabalhei no suporte da claro 3G.

O que você esta falando acontece com a maioria dos usuarios 3g da claro, isso depende da região.

Vou te explicar por que isso acontece:

No local que você utiliza sua conexão você esta compartilhando o sinal com todos os outros usuarios da claro, ou Seja, existe um link(ou mais de um link) em cada antena da claro e quando você usa, na verdade varias pessoas usam ao mesmo tempo, você acaba usando compartilhado. Por exemplo se na antena tiver um link de 100mpbs e tiver 200 usuarios usando cada usuario vai ter +/- 50kbps por isso você não consegue mais do que 20kbps durante o dia. pode ser que a antena que você usa tenha um link de 50mpbs e tenha uns 100 usuarios conectados ai vai ser dividido. Claro que isso a claro não vai te informar.

Por isso a noite você consegue usa melhor, pois tem menos usuarios conectados. Provavelmente o limitador está funcionando agora, pois antigamente a noite quando tinha poucos usuarios usando você consegue até chegar 4mbps com um plano de 512kbps. por que o link da antena estava sobrando no periodo da noite.

Isso pode ser variado, se você tentar utilizar em outro local menos usando talvez você consiga um trafego melhor durante o dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas mais uma duvida ainda permanece na minha cabeça!! Se durante o dia minha conexao é dividida como com o orbit eu consigo fazer downs a 170kb/s??? o problema é o torrent, ou pelo menos eu acho que é! Eu queria saber se tem alguma coisa a ver o tipo de conexao que o torrent faz com a internet 3G...Durante o dia só o torrent nao funciona e o orbit funciona normal, de noite o torrent funciona bem e o orbit continua bem também!!! Não sei se consegui explicar direito miinha duvida mais obridado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo eu ja trabalhei no suporte da claro 3G.

O que você esta falando acontece com a maioria dos usuarios 3g da claro, isso depende da região.

Vou te explicar por que isso acontece:

No local que você utiliza sua conexão você esta compartilhando o sinal com todos os outros usuarios da claro, ou Seja, existe um link(ou mais de um link) em cada antena da claro e quando você usa, na verdade varias pessoas usam ao mesmo tempo, você acaba usando compartilhado. Por exemplo se na antena tiver um link de 100mpbs e tiver 200 usuarios usando cada usuario vai ter +/- 50kbps por isso você não consegue mais do que 20kbps durante o dia. pode ser que a antena que você usa tenha um link de 50mpbs e tenha uns 100 usuarios conectados ai vai ser dividido. Claro que isso a claro não vai te informar.

Por isso a noite você consegue usa melhor, pois tem menos usuarios conectados. Provavelmente o limitador está funcionando agora, pois antigamente a noite quando tinha poucos usuarios usando você consegue até chegar 4mbps com um plano de 512kbps. por que o link da antena estava sobrando no periodo da noite.

Isso pode ser variado, se você tentar utilizar em outro local menos usando talvez você consiga um trafego melhor durante o dia.

queirozfl, seu post foi muito esclarecedor. Você disse que já trabalhou na Claro 3G, então você deve conseguir responder minha pergunta. É o seguinte, até setembro eu compartilhava minha conexão Claro 3G de 500kbps com outro PC pelo ICS, desde outubro que eu não consigo mais. A Claro não permite que esse tipo de conexão seja compartilhada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado pelas respostas mais uma duvida ainda permanece na minha cabeça!! Se durante o dia minha conexao é dividida como com o orbit eu consigo fazer downs a 170kb/s??? o problema é o torrent, ou pelo menos eu acho que é! Eu queria saber se tem alguma coisa a ver o tipo de conexao que o torrent faz com a internet 3G...Durante o dia só o torrent nao funciona e o orbit funciona normal, de noite o torrent funciona bem e o orbit continua bem também!!! Não sei se consegui explicar direito miinha duvida mais obridado desde já!

Talvez seja traffic-shapping... limitando a banda usada por p2p... talvez nosso amigo que trabalhou na claro, possa responder se eles fazem isso :P:rolleyes:...

Tb existe a questão de que, aceleradores de download, dividem o download em várias partes, abrindo várias conexões TCP (protocolos de transferência de arquivos http ou ftp), ao invés de uma única, como ocorreria em um "download normal"... a "aceleração" ocorre porque muitas vezes uma única conexão TCP pode não usar toda banda disponível, por diversas razões... e dividindo o download é como se você estivesse fazendo n downloads simultâneos, conseguindo assim usar toda banda que você tem direito... Um programa p2p tb faz quase o mesmo, o download é dividido em n partes... no entanto a velocidade total, vai depender do numero de fontes (usuários que compartilham o arquivo) e quanta banda esta fonte alocou pra upload, que em geral não é muito, mas somando muitas fontes você conseguiria usar toda sua banda de download (caso não hajam muitas fontes a velocidade tb pode ser reduzida), o que reforça a tese de traffic-shapping... Existe ainda, implementado dentro de alguns p2p (o emule faz isso), mecânismos "anti-sangue-suga", que dá maior prioridade a usuários que fazem mais upload (compartilham mais com os outros) por exemplo... não sei se o torrent faz uso desse tipo de mecânismo, que pode usar outros critérios para priorizar os usuários no download, mas isso pode afetar tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banzai, não sei qual o mecanismo que a claro utiliza, mais me lembro bem que no começo do ano, assim que lançou a claro 3G, eu fiz parte pra primeira turma de suporte, tive treinamento direto com pessoal da claro e eles diziam o seguinte, era bloqueado realmente o acesso P2P e diversos shares por causa que usava muito trafego e a claro não tinha link suficiente, a forma de bloqueio eles não informaram, mais por testes e comentários de varios usuarios, era bloqueado via porta UDP. Agora ja não sei como está isso pois mudou bastante coisa faz 6 meses que não trabalho mais la. Mais os serviços via P2P estava liberado, possa ser que no torrent que nosso amigo Cauepor fala que tem dificuldades em download isso tem varios fatores, eu lembro que uma época os ip da claro estavam meio que bloqueado pois não era ip dedicado, éra um IP para varias conexão e por isso site como rapidshare e torrent tinham problemas, não sei qual o critério do torrent como são feita as conexão pelo torrent, sei que conexão compartilhadas por varios usuarios e servidores, mais não sei na onde são barradas, pode ser até pelo firewall do próprio windows ou da dial-up do modem da claro.

Mais no caso do nosso amigo, para ele realmente saber de onde vem o problema, só testando em outro local e ver se funciona o torrent mesmo, ou testar seu modem em outro PC, faça diversos teste. mais creio que é algum limitador pela claro mesmo pois um link compartilhado se tiver 10 pessoas fazendo download via torrent, os demais usuarios não vão conseguir nem navegar direito, provavelmente o orbit deve usar uma forma de conexão diferente do torrent que eles não possam bloquear ou não tenham conhecimento.

d7g70 > Realmente eu tambem não sei, faz um tempo que não mexo com a 3G da Claro, mais deve ter alguma forma de fazer essa conexão, sempre tem um jeitinho brasileiro. Deve existir algum software para fazer esse tipo de compartilhamento. Para quem não sabe eu só não me recordo se é o modem da "Hauwey ou o Gaint" nem lembro mais como se escreve. mais funciona em linux um deles, ja prestei suporte para um usuario que utilizava em linux, porém a fabricante e nem a claro garante e nem dão suporte, e ainda falam que não funciona em linux, mais pesquise se seu modem funciona em linux, tenta utilizar o linux para compartilhar sua conexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

queirozfl :D !! você pode ter matado as duas charadas (do p2p do cauepor e do ICS do d7g7o) aqui: "...eu lembro que uma época os ip da claro estavam meio que bloqueado pois não era ip dedicado, éra um IP para varias conexão...".

O que acontece, é que isso que você disse tá com cara de que eles não usam IP's Válidos! Muita gente ignora o fato, mas endereço IP não é td igual...existem os IP's válidos, que são únicos na internet e podem ser acessados por qualquer outro IP válido, e existem os IP's de Rede Privada, que não são válidos na internet, pois são dedicados a redes particulares e devem ser únicos dentro dessa rede particular, mas no entanto podem ser usados os mesmos em outras redes particulares... Para o acesso dessas redes privadas, à internet além de um roteamento é necessário, algo que se fala bastante, mas nem todo mundo sabe o que que é que é o famoso NAT, que significa já traduzindo a sigla Tradução de Endereço de Rede. e o que essa "tradução" faz é exatamente, interpretar uma "solicitação de acesso" da rede interna, com um endereço que não é aceito na internet, e envia-lo a internet, como uma solicitação vinda de um IP válido... todo o tráfego dessa rede, é "visto" pela internet como sendo de um único (o mais comum) IP válido... Isso surgiu, porque ainda a maioria das pessoas tb ignoram, mas devido ao enorme cresimento da internet, existe uma previsão, e não muito distânte, de que até 2011 não haja IP's válidos para td mundo, ocasionado o que chamam de "o crash da internet" :eek:...

Bom, falei de toda essa novela, pra chegar exatamente nesse ponto. Ao que parece, os efeitos dessa rarefação de IP's válidos, já estão levando até empresas de grande porte a utilização desse artifício... em um post que eu vi ha coisa de um mês, fiquei sabendo de alguém que não conseguia usar o VNC com a VIVO, e no final das contas acabei descobrindo que ele recebia um IP de rede privada, que para seu uso cai exatamente numa situação parecida com do p2p. O NAT, não é perfeito, quando você necessita abrir uma porta em específico para a internet como servidor, é necessário que essa porta seja aberta do lado da internet, no IP válido e td que passar por ali tem que ser redirecionado para a porta no IP privado que realmente está aberta pra esse servidor. Coisa, que numa redezinha pequena é facilmente feita, pois o usuário tem acesso ao roteador, ou mesmo automaticamente feito por um outro protocolo chamado UPnP, numa rede grande dessas não é possível.

cauepor, veja se seu endereço está entre um desses: 10.x.x.x ou 172.[x entre 16 a 31].x.x ou 192.168.x.x

Se tiver numa dessas faixas está confirmado, e tua baixa velocidade no p2p se deve ao fato que nessas condições, os p2p até conseguem baixar, mas como não podem abrir uma porta direta pra internet, "não fica rápido". Mesmo se for um ip válido, mas como o queirozfl falou, estiver bloqueada a porta usada, tb tem quase o mesmo efeito.

d7g7o, não acredito muito nessa possibilidade, mas caso o teu ip seja de rede privada, e use a mesma faixa de endereços usada pelo ICS (192.168.0.x), realmente não vai funcionar... No teu caso, acredito mais que seja apenas um "ziquizira" do ICS, que já aconteceu comigo que resolver "fazer greve" :P... Tente retirar o compartilhamento da conexão dial-up 3G e testar com uma dial-up normal... tb veja, se o discador da claro, não criou uma outra dial-up no windows, que não está compartilhada... Agora, quanto a eles fazerem algo pra você não usar ICS, não acredito... pelos motivos que eu expliquei acima, e tb que não sei se é o caso, mas se tiver limite de tráfego, se eles forem inteligentes, até estimulariam uso compartilhado :D:p:rolleyes:... afinal, + pc's mais tráfego, + fácil de estourar o limite e pagar a mais :P...

Mas agora se ainda persistir o problema no ICS, existem outros programas que fazem isso... no momento, só me recordo o wingate, mas existem outros, é só procurar ^_^...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banzai, valeu pela resposta acho que realmente possa ser o ip mesmo, porque apesar de o ip ser dinamico ele sempre gira em torno do mesmo começo....10.x.x.x vou verificar quando chegar em casa pra ter certeza mais acho que é esse o problema, to longe do modem agora mais final de semana eu testo, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!