Ir ao conteúdo

Fonte 10A

miniman12

Posts recomendados

Postado

Dae galera pretendo fazer uma fonte para os meus projetos essa fonte terá 3 saidas 12V 5V e 6V então eu queria saber uma coisa uma fonte de 10A poderia queimar um circuito se ele usasse menos do que isso?

Postado
uma fonte de 10A

Quando você diz "uma fonte de 10A", está querendo dizer que ela pode fornecer correntes de ATÉ 10A. A corrente que a fonte irá fornecer ao circuito depende da corrente que ele solicitar da fonte... Se o teu circuito solicitar 1mA, a fonte só vai entregar 1mA. Se o circuito solicitar 5A, a fonte vai fornecer 5A, e assim por diante...

Se o teu circuito solicitar 20A, a fonte não vai conseguir suprir e provavelmente a fonte queimará (a menos que ela possua proteção).

• Coordenador
Postado

OK Miniman12!, o circuito postado esta ligado corretamente!! qual é sua dúvida que o companheiro Cabteixeira já não te respondeu?..., pois para mim?, ficou muito bem explicado!!!

Postado

Olá amigos.

Acho que a dúvida quanto á corrente de saída foi esclarecida, porém não seria interessante também regular a saída de 12V, pois ela deve medir bem mais que esle valor saindo direto da retificação e filtro?

Velho Hippie

Postado

Apenas uma resalva para esse circuito, é que com

os reguladores, as correntes serão de no máximo

1amp., pois essa é a corrente máxima desses

reguladores.

Postado

Muito bem observado por Roberto-RJ!

Não seria melhor definir qual a utilização mínima/máxima da fonte proposta e assim dimensionar o trafo/reguladores de acordo com estes valores?

Pois usar um trafo de 10A para reguladores de 1A, é no mínimo desperdício ou risco em ambas as "pontas".

Para que a fonte será utilizada? Bancada? Será que 2A para iniciar não está dentro dos limítes?

Velho Hippie

Postado

Eu falei 10A como exemplo eu farei uma de 2A mesmo já que vocês sugerem isso.

E o obrigado roberto não sabia da corrente maxima deles.

Vou ver se acho algum de 2A ou mais.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...