Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizadores, 3 tipos para acionamento de motor dc


Maycon Maran

Posts recomendados

Olá pessoal!

Estou projetando um circuito sequencial para uma pequena esteira alimentadora e estou com dificuldades para montar os esquemas de três tipos de temporizadores com tempos ajustáveis que eu preciso.

O que estará ligado em série com esses temporizadores serão relés de 6Vcc, então não se tem problemas muito grandes com a carga que eles irão suportar.

Preferiria utilizar temporizadores 555, mas até circuito de retardo eu já andei testando.

Estou postando as descrições deles, do programa de simulação que eu uso, não preciso dos resets que tem nos diagramas.

Em ordem de prioridade:

Retardo no desligamento -Tempo: de 1 a 20s]

Retardo na ligação -TEmpo: de 1 a 20s

Retardo de ligação e desligamento - Tempo: <1s

Muito obrigado.

Qualquer ajuda é de muita valia!

Caso não tenha sido claro sobre qualquer detalhe ou qualquer dúvida estou à disposição.

Att. Maycon A. Maran

post-444856-13884949018382_thumb.jpg

post-444856-13884949018767_thumb.jpg

post-444856-1388494901913_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá alguém por aí! Se algum dia alguém ler isso

Consegui mudar o circuito sequencial ( o programa) e só necessito do temporizador n°2 agora, o de retardo de tempo.

Apenas esclarecento, o pulso e o cirtucito que alimenta esse CI são de 5V. Se não for possível projetar com 5V de alimentação, pelo menos a entrada e a saída tem de ser de 5V, pois é um projeto com TTL

Agradeço a ajuda

Atenciosamente

Maycon A. Maran

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, Maycon Maran.

Parece um circuito simples, mas, não é! você vai precisar na realidade, de seis temporizadores. Isso daí não é um circuito sequencial, uma vez que você programa os tempos independentes um do outro. A ideia é a seguinte, se a precisão não for muito grande, você pode usar 555s programados como temporizadores. É complicado, porque o primeiro temporizador vai acionar o segundo, que por sua vez, vai resetar o primeiro. É um troço chato pra fazer no discreto. E esse assunto (555) já foi bastante discutido aqui.

Usar microcontrolador, nesse caso, é muito mais prático e simples, só, que precisa saber programar MCUs.

É isso.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Maurício!

Obrigado pela ajuda, apesar de eu até preferir utilizar microcontroladores, com os quais aliás eu tenho uma maior intimidade, vou ter de tentar utilizar 555, mas vamos por partes:

Não sei se você, quando se referiu a um projeto simples falava exclusivamente do circuito 2, o temporizador de retardo na ligação. Esse temporizador só precisa de uma regulagem de tempo.

O circuito sequencial que eu estava falando é o de controle da esteira. Um circuito ttl manda um sinal de 5V para o temporizador que aciona depois de um certo tempo

Eu estava querendo fazer e até testei, com um circuito RC, calculando o tempo de carga (t=RC), mas não fungou, porque na verdade fica um circuito RLC com a bobina do relé em série e o treco começa a oscilar doidamente!RSRSRSRS

Maurício, não manjo de eletrônica digital, meu negócio é eletrotécnica, mas eu estava vendo o diagrama do 555 e tive uma ideia assim, vê se consegue me ajudar por favor:

-No trigger (comparador de nível baixo - pino 2) colocar direto no Vcc. Assim o reset vai ser sempre zero no s-r dentro do 555

-No comparador de nível alto (pino 6), colocar um resistor ligado ao Vcc (5V) e um capacitor ligado ao GND (0V).

Assim a entrada só depende do valor do pino 6 (se é maior que 2/3 de Vcc ou não)

-se for maior a saída é 0

-se for menor a saída é 1

daí coloco um inversor na saída para inverter e deixar do jeito que eu preciso

Puts! Não to conseguindo anexar uma imagem!!!

E já escrevi um montão!!

Abraços

Muito obrigado pela paciência e posto a imagem do que eu imagino assim que eu descobrir como se faz isso!

Att

Maycon A. Maran

-----------------------------------------edit----------------------------

Discubri cumé qui posta!! Rsrsrsrs (coisa de iniciante)

Mal feito e no paint para ser mais rápido, desculpe-me

Não tenho a mínima ideia se isso é plausível ou não e os pinos 6, 7 e 4 eu não tenho a menor ideia de como ligar!!!!!

E desculpe a ignorância desde já se fiz alguma besteira!

post-444856-13884949108524_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, Maycon.

Se você colocar a entrada de trigger, do comparador 2, permanentemente em nível alto, o 555 nunca irá funcionar, pois essa é a entrada de disparo do integrado. Se você colocar um nível de tensão, menor igual a 1/3 do VCC nesse pino, a saída do 555 irá para nível alto. O transistor de descarga é cortado, e o capacitor do comparador 1 começa a se carregar. Quando o capacitor atingir 2/3 do VCC, o comparador 1 dispara. Coloca nível baixo na saída e faz o transistor da saída conduzir, colocando o capacitor em curto, e descarregando o mesmo. Esse é o funcionamento normal do 555. Eu nunca usei o integrado com outras configurações além das tradicionais. Pra ver se o que você quer irá funcionar, só testando mesmo.

Nesse caso, acredito que um microcontrolador seria a solução mais simples.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Maurício

Vou ponderar utilizar um pic ou não, mas por enquanto vou testar uma coisa!

SOSCHIP, no site

http://home.cogeco.ca/~rpaisley4/LM555.html

achei algo que é quase o que eu queria (depois de ter vasculhado o primeiro e segundo inteiros! Lei de Murphy!) Aliás achei até mais do que eu queria!

Vou testar esse fim de semana e posto o que consegui

Veja!

É só inverter a saída e tá ok!

Grande SOSCHIP! Você é "fora de linha"

Muito obrigado a ambos

Att

Maycon A. Maran

post-444856-13884949121048_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Após um pouco de pesquisa e por indicação do Prof° Elídio Lobão, estudou-se a possibilidade de trabalhar-se com o CI 74122, que é um multivibrador monoestável, ele atua exatamente como um CI 555, no entanto há combinação de portas lógicas em suas entradas ao invés de possuir comparadores, como no CI 555, isso faz com que mesmo sendo entrada mantida em nível alto, sua saída possa ser elevada junto com a elevação da entrada e caia após certo tempo, independendo dessa entrada.

Vista essa peculiaridade abordada pelo professor acima citado, dedicou-se à estudar o datasheet (http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/127763/ETC/74122.html) do componente, a fim de adapta-lo às necessidades do circuito.

Utilizando a configuração com A1, A2 em nível lógico baixo e B2 em nível lógico alto, de acordo com o datasheet, verifica-se que ao pulsar a entrada B1, gera-se um degrau de tensão na saída durante certo tempo dado por:

T= R1.C1

No entanto esse pulso inicia exatamente quando se coloca o pulso de entrada e decai após certo tempo, então utiliza-se um flip-flop JK mestre escravo para aproveitar a borda de descida da temporização para realizar uma transição, ou seja, quando cair a temporização do 74122 o flip-flop vai para nível alto.

O temporizador então, após o tempo configurado com o capacitor e o resistor gera uma borda de descida em sua saída Q (vai para nível baixo) , essa saída é conectada ao clock do flip-flop JK, configurado como tipo D. Nessa configuração, de acordo com o datasheet do componente, o flip-flop troca de estado toda vez que o clock tem uma borda de descida. Assim foi possível utilizar a borda de descida do temporizador para mudar o estado do flip-flop, colocando em nível alto.

No entanto ao ser montado o circuito, verificou-se que havia uma indeterminação a ser resolvida, não era possível controlar o estado de saída do flip-flop de forma a garantir que seja inicialmente zero. Para tanto se utilizou de um artifício:

Considerando que a entrada inicialmente tem nível zero e que o clear (que coloca a saída Q do flip flop em nível baixo), a entrada de acionamento do temporizador 74122 (B3 – pino 3) foi ligada diretamente ao pino clear (1) do flip-flop. Assim quando o sinal proveniente do circuito de controle respectivo é de nível baixo o que implica em saída do flip-flop de nível baixo.

Ao ser elevado o nível da entrada de controle, isso habilita o flip-flop elevando o nível do pino clear, podendo assim efetuar mudanças de estado de acordo com o clock. O nível do pino de entrada do multivibrador também é acionado, inicando a contagem do tempo. Após esse tempo a borda de descida da temporização aciona o flip-flop que muda de estado (visto que anteriormente a saída era zero, devido à presença de clear em nível baixo) elevando o estado da saída.

Abraços e desculpe pela demora em postar!

Um diagrama simples

O flip flop na figura tem as entradas diferentes (pinos trocados) da que usei, mas está conectado corretamente

post-444856-13884950229263_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!