Ir ao conteúdo

Instalar Windows com HD e DVD na mesma IDE

aerohobby

Posts recomendados

Postado

Pessoal, comprei um HD SATA 750GB Seagate que veio com problema. Enviei para o RMA Seagate e estou aguardando a troca. Enquanto isso, tentei, com meu HD antigo (de 80GB Hitachi IDE), instalar o Windows Vista X64. O problema é que minha placa mãe só tem uma entrada IDE (placa mãe Gigabyte GA-G31M-S2L) e tanto meu DVD quanto HD são IDE. Logo, têm que compartilhar o mesmo cabo. Tendo em vista isso, a instalação foi demoradíssima e não teve sucesso, pois, ao reiniciar o pc, não entrava no Windows. Alguém tem alguma ideia de como fazer essa instalação com sucesso?

Saliento que também tentei instalar o XP e não funcionou, dando o mesmo problema.

OBS: O HD 80GB está 100%. Estou usando ele agora, no meu pc antigo. Mas, gostaria de uma maneira de poder usá-lo temporariamente no pc novo.

Muito obrigado!

Pedro Henrique

• Membro VIP
Postado

você chegou a verificar se o jamper do hd esta como master e o dvd como slave?

Outra é verificar na bios, se o reconhecimento do HD esta em padrão IDE, na maioria das vezes esta como AHCI (sata).

Postado

Sim, coloquei esses padrões de Master/Slave e não verifiquei esse reconhecimento padrão. A instalação do WIndows detecta o HD e instala nele, mas ao reiniciar que pára de detectar. Pode ser por problema nesse padrão de reconhecimento? No meu HD SATA com problemas instalou e iniciou corretamente...

Postado

Outra detalhe que eu me esqueci. Na instalação do WIndows Vista, ele mostra as duas partições. Uma é a primária e outra é a lógica. Eu escolhi a "lógica", que é a que não tem o sistema operacional instalado... Na primária está o WIndows XP, que está funcionando normalmente nesse pc aqui que vos digito. Não mexi nela e nem pretendo. Pode estar aí o problema? Alguma maneira de resolver?

Postado

Amigo, instale o HD em outra máquina e instale o Windows, somente instale. A configuração, ativação do Windows, você fará, após a instalação, na outra máquina. ;) Poste resultados!

Postado

Hmm.. Bem pensado!!! :D

Posso, assim, resolver o problema de lentidão do fato de estarem na mesma IDE. Assim que tiver tempo disponível, farei isso e postarei os resultados!!! Muito obrigado!

• Membro VIP
Postado

Só uma coisa, quando você instala o windows numa maquina, ele se amarra em processador ID da placa mãe, HD, Memoria e outros perifericos do computador.

Se você fizer a instalação em um computador e mudar para outro diferente, haveram incompatibilidades, bluescreens entre outros.

Postado

Hum, loja? Tem uma forma de fazer um drive externo. Duas opções, válidas! Compre um Gravador de DVD SATA e uma case p/ DVD. Depois instale e utilize na porta USB. Depois, outra solução seria comprar um HD SATA e uma case p/ HD e pronto!

Mas ambas as soluções, não são boas p/ instalar o SO, pelo menos o HD. Tenta a primeira! Drive de gravador de DVD é barato. Case, tem barata tb! ^^

Postado

É verdade. Mas minha intenção era provisória! porque meu HD SATA veio com problema. Quando chegar da garantia (enviei pra RMA Seagate ontem), conseguirei instalar o SO sem problemas. Tava querendo instalar o SO no pc novo por agora, enquanto não chega, entendeu? Aì seria gastar dinheiro, até porque o dvd IDE daria conta do recado e ficaria jogado no canto depois...

Postado

Essa proposta sua de instalar o SO e apenas colocar em outra máquina pra usar na nova e configurar nela provavelmente não funcionará (blue screens, etc), certo?

Postado

Intel Core 2 Duo E7200, placa-mãe Gigabyte GA-G31M-S2L, 4GB DDR2 800MHZ Kingston, HD Hitachi 80GB IDE (temporario. O que eu comprei é BARRACUDA 7200 S ATA 750 G), placa de video GeForce 9800gt ECS 512mb DDR3, DVD IDE samsung e pretendo instalar o Windows Vista SP1 x64.

Postado

Bem, como prometido, posto aqui que consegui instalar o Vista x64 nesse PC novo meu. O procedimento foi simples, não necessitou de mudar configuração alguma na BIOS. A única coisa que fiz foi usar um HD antigo de 40GB Maxxtor que tinha aqui em casa no lugar do Hitachi 80GB. A instalação foi rápida, muito mais que a tentativa frustrada com o de 80GB. Mas, fiquei com uma pulga na orelha... Por que raios o Hitachi nao deu pra instalar? Será porque em uma partição dele ja tinha o XP? E outra, com o HITACHI a velocidade de leitura ficou muitoooo lerda!!!

Mas no meu pc antigo ele fica normal, funciona 100% com Windows XP...

Muito obrigado pelas informações!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!