Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre Filtro de Linha


aguima

Posts recomendados

Caros,

Primeiramente gostaria de dizer que antes de postar esse tópico pesquisei bastante para ver se tinha resposta para essa minha dúvida. Pesquisei tanto que comprei um Filtro de Linha da APC, o modelo P7T, recomendado pelo Faller para 110v.

Tenho três duvidas, uma respondida aqui, queria apenas confirmar para ver se entendi direito:

1) Nesse filtro acima descrito, estou ligando uma TV LCD de 42", um DVD player HDMI, um decoder da SKY e um ventilador de pá daqueles antigos, todo de metal. Como moro em uma casa antiga tenho pouquíssimas tomadas. A dúvida é se existe algum problema em ligar esse ventilador juntamente com os outros aparelhos no mesmo filtro. Sei que o filtro serve justamente para isso, agora ele funciona bem até quando o proprio aparelho que cria as variações ligados diretamente a ele?

2) Minha casa, também por ser antiga, não tem aterramento. Ela é trifásica, mais não tem aterramento. Tenho uma tia que trabalha no corpo de bombeiros e que me levou para conversar com o Capitão eletricista deles. O mesmo me disse que como moro em casa, poderia fazer o aterramento ligando o pino terra diretamente ao neutro. Ele disse que por morar em casa, e ninguem alem de mim ter acesso ao relogio, não correria o risco de alguem revertar a polaridade. Posso realmente fazer isso que ele sugeriu ou é furada?

3) Esta pergunta já foi respondida aqui, mais gostaria de confirmar. Comprei o filtro APC P7T pois, pelo fato de não ter aterramento, não adiantaria nada ter comprado o modelo P8T3V ou o PH8VT3, uma vez que o filtro da tv serveria apenas para descargas elétricas da natureza, como raios, e isso sem aterramento não seria feito mesmo. Estou correto ou mesmo sem aterramento valeria a pena o filtro de televisores?

Desculpem se não fui claro e obrigado desde já pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros,

Primeiramente gostaria de dizer que antes de postar esse tópico pesquisei bastante para ver se tinha resposta para essa minha dúvida. Pesquisei tanto que comprei um Filtro de Linha da APC, o modelo P7T, recomendado pelo Faller para 110v.

Tenho três duvidas, uma respondida aqui, queria apenas confirmar para ver se entendi direito:

1) Nesse filtro acima descrito, estou ligando uma TV LCD de 42", um DVD player HDMI, um decoder da SKY e um ventilador de pá daqueles antigos, todo de metal. Como moro em uma casa antiga tenho pouquíssimas tomadas. A dúvida é se existe algum problema em ligar esse ventilador juntamente com os outros aparelhos no mesmo filtro. Sei que o filtro serve justamente para isso, agora ele funciona bem até quando o proprio aparelho que cria as variações ligados diretamente a ele?

Não ligaria o ventilador no filtro, ele poderia colocar ruídos e pequenos surtos que o filtro não será capaz de remover.

2) Minha casa, também por ser antiga, não tem aterramento. Ela é trifásica, mais não tem aterramento. Tenho uma tia que trabalha no corpo de bombeiros e que me levou para conversar com o Capitão eletricista deles. O mesmo me disse que como moro em casa, poderia fazer o aterramento ligando o pino terra diretamente ao neutro. Ele disse que por morar em casa, e ninguem alem de mim ter acesso ao relogio, não correria o risco de alguem revertar a polaridade. Posso realmente fazer isso que ele sugeriu ou é furada?

Ligar o terra no fio neutro é um sistema previsto em normas (TN-C se não me engano) mas não é recomendado pelas mesmas normas :wacko: eu não usaria no pc (embora uso assim nos chuveiros de casa...)

O que você acha em fazer um aterramento decente? Pelo fato de você morar em casa (e não em apartamento) facilita bastante, faça um do tipo TN-S, para não repetir tudo novamente, olha esse link:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=246442

3) Esta pergunta já foi respondida aqui, mais gostaria de confirmar. Comprei o filtro APC P7T pois, pelo fato de não ter aterramento, não adiantaria nada ter comprado o modelo P8T3V ou o PH8VT3, uma vez que o filtro da tv serveria apenas para descargas elétricas da natureza, como raios, e isso sem aterramento não seria feito mesmo. Estou correto ou mesmo sem aterramento valeria a pena o filtro de televisores?

Sim, você esta correto.

Mas eu compraria o outro modelo mais completo mesmo assim, talvez um dia você instale um aterramento...

Desculpem se não fui claro e obrigado desde já pela ajuda.

Aproveite para ler esse tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/protecao-contra-picos/583032

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas leohartmann.

Quanto ao aterramento que você faz pro chuveiro, se o micro estiver na mesma fase acredito que os picos enviados por ele (chuveiro) ao neutro poderiam afetar seu micro também.

A questão do ventilador ligado diretamente no filtro vai ser mo problema, porque a outra tomada do quarto é a do micro!!!! Ou ligo ele junto com os aparelhos que citei ou junto com o micro. Não tenho outra opção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas leohartmann.

Quanto ao aterramento que você faz pro chuveiro, se o micro estiver na mesma fase acredito que os picos enviados por ele (chuveiro) ao neutro poderiam afetar seu micro também.

Pode até ser, mas prefiro ligar o terra do chuveiro no neutro a não ligar ele. Assim pelo menos enquanto o neutro estiver inteiro eu não levo choques, o problema vai se se o neutro romper, ai eu levo o maior choque...

A questão do ventilador ligado diretamente no filtro vai ser mo problema, porque a outra tomada do quarto é a do micro!!!! Ou ligo ele junto com os aparelhos que citei ou junto com o micro. Não tenho outra opção...

Não tem como colocar outra tomada do lado dessa ai não? E usar um T para ligar o filtro e o ventilador, não tem terra mesmo...

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como colocar outra tomada do lado dessa ai não? E usar um T para ligar o filtro e o ventilador, não tem terra mesmo...

Leonardo

Pode até ser, mais vai ficar feio paca. A não ser que quebre a parede, ai vai dar mo trabalhao!!!

hehehehehehe

O que você acha de botar uma extensão e ligar o filtro e o ventilador na extensão? Assim não fica ligado direto no Filtro, apenas fica ligado na mesma tomada...

Pior não te disse, essa tomada onde o filtro ta ligado é dupla. Tem ainda um frigobar ligado na outra...

hehehehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse ventilador deve ser daqueles de rotor gaiola e certamente não é motor de escovas, como os de liquidificadores em geral. Desse modo a geração de espúrios por parte do mesmo é nula ou praticamente nula, a não ser nos momentos de desligamento do mesmo, se ele não tiver nenhum controle eletrônico de velocidade.. Não vejo problema de deixá-lo ali junto com o restante.

Siga o baile companheiro..

abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas leohartmann.

Quanto ao aterramento que você faz pro chuveiro, se o micro estiver na mesma fase acredito que os picos enviados por ele (chuveiro) ao neutro poderiam afetar seu micro também.

A questão do ventilador ligado diretamente no filtro vai ser mo problema, porque a outra tomada do quarto é a do micro!!!! Ou ligo ele junto com os aparelhos que citei ou junto com o micro. Não tenho outra opção...

Chuveiro não gera nenhum pico, mas gera sim uma queda de tensão ao ser ligado e independentemente de ter terra ou não e ser o mesmo da casa inteira, não influencia em nada nos aparelhos se a instalação tiver corretamente dimensionada. O aterramento ideal deve ser de ponto único, pra casa inteira, todos pontos equipotencializados.

Um terra só pro chuveiro é ineficiente e pra isso necessita estritamente o uso de DR's pra proteção contra choques. Um aterramento isolado só pro chuveiro apresenta uma impedância elevadissima e precisa ser muito bem construido e medido pra que consiga oferecer um caminho de baixa impedância o suficiente pra que no caso de uma falta Fase-Terra a corrente se eleve tão alta e rapidamente pra seccionar o circuito automaticamente pelo disjuntor, isso só é conseguido facilmente e com segurança com um aterramento do tipo TN-S.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Esse ventilador deve ser daqueles de rotor gaiola e certamente não é motor de escovas, como os de liquidificadores em geral. Desse modo a geração de espúrios por parte do mesmo é nula ou praticamente nula, a não ser nos momentos de desligamento do mesmo, se ele não tiver nenhum controle eletrônico de velocidade.. Não vejo problema de deixá-lo ali junto com o restante.

Siga o baile companheiro..

abraço...

Ele tem controle de velocidade sim. O bicho tem uns 30 anos, no minimo. Gosto porque faz a maior ventania.

Vou deixar ele ligado no filtro junto com o resto mesmo.

Obrigado pelas dicas pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!