Ir ao conteúdo

SATA e IDE - Problema no Boot

hugosouza

Posts recomendados

Postado

Olá, preciso de ajuda na instalação do Big Linux 4.2

Eu tenho um HD Sata e um IDE e a minha instalação estava sendo feita em uma partição do SATA. O mais estranho que mandei instalar o Grub na MBR mas mesmo assim estava iniciando direto no Windows!

Problema Atual: Mais Importante!!!

Desativei o SATA pela bios e fiz uma nova instalação no IDE o Grub na MBR e o boot na bios coloquei no IDE também é claro, ai apareceu o Grub mas ao escolher o Big ele parece que começa a carregar mas para em uma tela preta e fica la sem fazer nada!!!

Segui o conselho de um usuário do fórum de colocar na linha de comando do Grub algo como all_generic_ide mas mesmo assim não deu certo!

Depois eu vi que em algumas situações que tem IDE e Sata na maquina da alguns problemas então resolvi mudar o seguinte, fui na bios e desativei o HD sata ai inicia o Grub normal e o Big tambem, consegui usar ele normalmente sem nem um problema mas ai quando escolho o Windows ele não abre é logico pois o HD esta desativado.

Assim tenho que toda vez entrar na bios e ativar ou desativar o HD sata para entrar no Big ou no Win!!!

Alguem sabe se tem solução isso!

• 3 meses depois...
Postado

Copia a instalação do windows para o HD IDE, numa partição de boot FAT específica para este fim é claro, desativa o HD Sata (se puder retirar o cabo fisicamente melhor, às vezes o Windows consegue ver um drive mesmo desabilitado na BIOS) e roda um CD de boot/recuperação do Windows. Entra no modo de comando e dá o comando

fixboot /mbr

No próximo boot deve entrar direto no Windows (do HD IDE). Então basta restaurar o Grub com um CD do Linux. Caso não carregue o Windows, a alternativa seria reinstalá-lo (o backup já estaria no HD Sata).

Apenas um palpite.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!