Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa dedicada vs compartilhada. Tudo que voce queria saber


ice2642

Posts recomendados

Resumindo, na grande maioria dos casos o usuário que comprar uma placa com chip integrado quer "que ele venha de graça" pois ele "só vai usar pra internet", "só vai usar pra office", "não gosta de joguinhos" e outras várias desculpas que todos aqui já ouvimos... e os notebooks por muuuuuito tempo foram consideradas máquinas apenas para isso, quase que um quebra-galho. Além do mais feliz ou infelizmente são as pessoas "ignorantes" em informática que movimentam todo o mercado! Duvída?!? Basta ver que vendeu mais chips gráficos nos últimos tempos... intel!!!!

Ae volto pra minha questão da primeira página que ninguém respondeu. Se é para office e internet e filmes, que diferença tem um notebook com celeron contra um com t9xx? Pra que gastar mais de 3mil em notebook com bom processador e ram com vídeo compartilhado se um de 900reais da conta de office e internet? Que tipo de vantagens processador e ram dão nisso? Isso que não entendo, pra que gastar em hardware com vídeo compartilhado se o vídeo vai limitar o notebook a tarefas básicas sem envolver vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae volto pra minha questão da primeira página que ninguém respondeu. Se é para office e internet e filmes, que diferença tem um notebook com celeron contra um com t9xx? Pra que gastar mais de 3mil em notebook com bom processador e ram com vídeo compartilhado se um de 900reais da conta de office e internet? Que tipo de vantagens processador e ram dão nisso? Isso que não entendo, pra que gastar em hardware com vídeo compartilhado se o vídeo vai limitar o notebook a tarefas básicas sem envolver vídeo?

Pra quem REALMENTE vai usar só pra isso acho que não tem nenhum vantagem mesmo! Deve ser mais marketing, tipo "comprei um dual core" as vezes o cidadão nem sabe o que é isso... hahahahahah

Mas é justamente por que faz pouca diferença para essas pessoas que os netbooks tem vendido tanto!

Por outro lado, no meu caso, por exemplo, as aplicações que uso fazem uso intensivo apenas de processador e memória, usar uma vga discreta ou integrada me daria uma diferença pífia de performance, por outro lado se eu tivesse um sistema sem dual channel a perda de performance seria bem significativa. Comprei um sistema sob medida para meu uso e ele é 10 pra mim, o problema é que quantas pessoas sabem REALMENTE o que precisam de bom e o que não precisam se preocupar?! É por isso que penso que quem tem um vídeo IGP e está reclamando não sabia o que precisava comprar, comprou errado e ainda saiu culpando o fabricante por isso! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa... vim palpitar também. :)

Sobre consumo: as VGA's com memória dedicada, creio eu, consumirão mais energia mesmo executando uma mesma tarefa (por exemplo, rodando um filme) do que uma VGA com memória compartilhada, pois essa última tem um consumo menor do GPU (por estarem integradas, não encaixando-se aqui os casos de GPU discreta com memória compartilhada) e possuir clocks bem menores de operação.'

Já as VGA com memória dedicada possuem alto consumo de energia (que é atenuado com a redução do clock, mas ainda assim consomem bastante) e também porque ainda tem um ítem a mais a consumir energia: a memória dedicada.

Sendo assim, acho muito difícil que uma VGA com memória dedicada, ainda que faça uso de esquemas de gerencimento de energia, seja capaz de consumir menos que uma VGA integrada, com memória compartilhada.

Eu gosto de usar analogias, então vou comparar a situação (a grosso modo) com a de dois carros: um Gol 1.0 e outro 1.8; a qualquer velocidade que o Gol 1.0 ande, se o 1.8 acompanhar ele vai gastar mais combustível. Mesmo que se use uma marcha maior e precise acelerar menos que o 1.0, o motor 1.8 ainda assim gastará mais.

Há que se ressaltar, contudo, que o Gol 1.8 tem muito mais força, então o consumo que ele tem a mais se justifica e acaba sendo válido para pessoas que vão fazer uso dessa força a mais que ele proporciona...

Da mesma forma é com as VGA's: se o cara só vai rodar na cidade, com o carro vazio e sem necessidade de correr (ou seja: só vai usar Word/Excel, programas de cálculo e navegar na net), então o 1.0 (VGA integrada) pode ser lucrativo para ele (sai mais barato). Já quem vai precisar pegar estrada com serra (necessitando fazer ultrapassagens constantes), andando com o carro cheio e necessitando um certo ritmo veloz de viagem, aí será imprescindível ter um motor mais forte - ainda que ele consuma mais combustível (energia), pois ele será capaz de coisas que o outro não é.

Sendo assim, acho que tanto uma quanto outra tem suas vantagens. Se a pessoa jamais irá jogar, irá usar o note por exemplo para decodificar DVD's para formatos mais compactos ou então fazer cálculos pesados de engenharia, é preferível pegar um note com processador T8100 e 4 Gb de RAM com video integrado, pois ele será MUITO mais rápido do que um outro com T5550 e 2 GB de RAM para executar aquelas tarefas.

Por outro lado, se a pessoa não é uma workaholic e não vive só de trabalho, querendo tomar vantagem do note também para momentos de lazer, assistindo filmes com resolução fullHD e jogando, de modo a torná-lo uma ferramenta mais "completa", então é preferível pegar a configuração mais simples porém tendo uma VGA mais forte, com memória dedicada.

Não acho válido a afirmação "se quer jogar, compra um videogame"... seria o mesmo que dizer "se só vai usar o notebook para trabalho, compra um desktop".

A ideia de se ter um notebook é pela portabilidade - seja para trabalho, seja para lazer. Eu não conheço nenhum sistema de jogos portátil (videogame + tela + controle) que rode jogos do calibre de um Crysis, GTA IV, WoW, GTR2, CoD4, Colin Dirt... exceto um bom notebook com VGA dedicada.

É tudo questão de necessidades.

E sendo assim, levando em consideração modelos iguais, apenas com VGA diferente:

- para tudo que envolve gráficos, o note que tem VGA com memória dedicada será preferível;

- para tudo que não envolva gráficos, o note que tem VGA integrada (com memória compartilhada) será mais barato (ou então terá configuração mais forte de CPU e RAM)

Infelizmente, tem gente que só usa o parâmetro "preço" para escolher (ou então por condições financeiras, acaba não tendo outra opção) e é por isso que ainda se vende muito notebook com VGA integrada... porque imagino que se todo mundo que usa o note também para jogar só comprasse os modelos com VGA de memória dedicada, estes seriam muito mais vendidos.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente o papinho de "quer jogar compra um videogame" é ridículo. Eu acho totalmente ultrapassado jogar em vídeo game. Gosto de jogar no computador pra jogar online, pessoas do mundo inteiro, ou um CS com a galera, isso é divertido. Ficar num vídeo game passando fases hoje em dia perdeu a graça.

E papo de notebook ser só pra coisas básicas também é passado. Hoje em dia estão extremamente fortes, alguns modelos fazem tudo que um desktop faz. E a questão de notebook é a mobilidade. Comprei o meu pensando em trabalho e em jogar Pristontale (jogo online). Fui na onda de "jogos leves ele roda", comprei note com compartilhada (aliás na época nem sabia que existia isso de compartilhado x dedicado hehehe). Bom no fim das contas minha amada x3100 não roda nem este game que é de 2000 ou 2001 hahaha.

Mas é vivendo e aprendendo. Acho que quem tem note compartilhado, o próximo deveria pegar dedicado para experimentar, é outro mundo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com você em parte Hairton, porque jogar em videogame pode ser legal sim pois não é sempre que você está a fim de carregar o Windows, instalar DVD, ficar horas atualizando alguma dll que deu conflito, essas coisinhas que acontecem raramente mas irritam.

Videogame você põe o disco, deita no sofá com o controle sem fio e se diverte bastante, embora eu particularmente prefira o PC pelo fato de poder jogar online ou offline, jogos novos ou antigos, emuladores ou jogos normais... a variedade ruleia!

Quanto ao uso das vgas não dedicadas eu repito: se o sujeito for usar office e internet precisa PELO MENOS de um sistema com vga integrada 3D de verdade, ainda que seja alguma nvidia geforce ou ati xpress. Esses chips podem até ser lentinhos no 3D, porém rodam MUITA coisa via hardware e desafogam muito o sistema, seja jogando ou simplesmente rodando videos e joguinhos em flash.

Posso até afirmar que quem disse quer uma intelzinha /sis / via trosobas rodam bem a mesma coisa que um chip nvidia ou ati, ainda que as versões integradas, é porque mexeram num sistema sem a devida configuração. Meu desktop tinha uma geforce 6150 onboard e eu rodava cada coisa que nem eu acreditava que a vga empurraria, sem contar no chipset nforce que deixava o PC levinho e livre de conflitos.

Esses sistemas dedicados / integrados com nvidia ou ati são diferentes dos demais pelo mesmo motivo: para empurrar esse motor gráfico "melhor", geralmente todo o conjunto é otimizado, daí vermos turions single core dando pau de desempenho em core 2 duo com chipset via tosco... a cpu c2d ganharia do turion em tudo com larga margem, mas fica afogada por chipset de mentira e vga putativa! :D

Abraços leiam com atenção e digam se não tenho razão,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, sei que esse tópico se tornou um pouco ácido demais, mas só pra não deixar informações imprecisas aqui, nas minhas andanças acabei descobrindo que o IGP x3100 da intel utiliza barramento PCI (PCI convencional, não o express) e segundo um post de outro forum um user descreve o seguinte:

ATI Radeon Xpress 1200 "RS690"

Technology: 80nm Die Size: 49mm²

ROPs: 4 Subvendor: Gigabyte

Shaders: 4 Pixel / 2 Vertex DirectX: DX 9.0 / SM 2.0

Pixel Filtrate: 1,6 Gpixels Texture Filtrate: 1,6 Gtexels

Memory Type: DDR2 Bus: 64 bit

Memory: 128MB BandWidth: 6,4 GB/s

Core clock: 400MHz Memory Clock: 400Mhz

Bus Interface: PCI

Segundo ele este é o dado informado pelo GPU-Z da placa GA-MA69VM-S2 da Gigabyte, portanto PCI também...

O do meu notebook segue o scream: http://img155.imageshack.us/img155/2553/x3100yq3.jpg

A não ser que o GPU-Z esteja viajando, o que acho pouco provável tendo em vista que a versão dele é bemmmmmmm posterior ao lançamento destes chips, o barramento PCI é usado em IGPs "bem modernos" creio que a razão para isso seja: barramento bem conhecido com padrão "simples", maduro e com vazão de dados suficiente para a aplicação e talvez até a possibilidade de se usar uma placa discreta sem desativar a integrada... (não sei ao certo se isso foi implementado)

Vou tentar colocar as mãos em outras placas com IGP e ver se consigo mais informações, mas se alguem tiver um IGP e quiser postar o barramento aqui será ótimo...

Abraços....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!