Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazendo Antenas Wireless Caseiras de 2.4GHz


heronss

Posts recomendados

Olá, quero desenvolver uma antena de nescau 2.0 só que preciso dela para captar sinal de uma rede que tá a 100m e outra que deve ter ums 500m, ela consegue receber sinal em campo aberto de uma rede a 500m ?

E quanto o cabo, tenho o rg06 usado em antenas parabolicas, ou vou ter que comprar o rgc58?, ja tenho conector sma femea, N Femea - N Macho so estou em duvida quanto o cabo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Então galera demorou mas esta aqui se tiver alguma duvida e so postar que eu coloco informações adicionais e esclareço ass duvidas

[ATTACH]66417[/ATTACH]

[ATTACH]66418[/ATTACH]

[ATTACH]66419[/ATTACH]

Richard, posso utilizar esta antena ligada ao roteador para tentar aumentar a cobertura do sinal em minha residência? Possuo um TP-Link TL-WR941ND em um quintal e um computador no quintal do lado com adaptador usb TL-WN821N, ambos N, distantes algo em torno de 15 metros, com cerca de 4 paredes no meio e um pequeno desnível de 0,5 metro de altura.

O sinal fica muito fraco, já tentei várias posições diferentes para o adaptador e nada.

Utilizo notebook no local e acontece o mesmo problema de sinal, por isso a antena no roteador seria mais viável. É possível? Se não, você teria alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal: administro um condomínio e instalei internet sem fio 15mb para distribuir o sinal no prédio. Estou com o modem wifi da GVT instalado em uma sala térrea e outros três roteadores TPLINK 1043 pelas escadarias (são dois blocos - duas escadas e o prédio ocupa uma área de 13 x 31m e altura de uns 15m). O problema que o sinal em alguns pontos é muito fraco ou nem chega e também cai muito. Alguns pontos não alcança 10 metros. Preciso melhorar isso e não sei como. Têm algum esquema, antena interna potente, amplificador, repetidor de sinal ou algo que faça o sinal chegar a todos os pontos do prédio e com qualidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@Yakaluka

Cara, primeiro passo é trocar o roteador...na boa !!! Esse Sagecom que a GVT fornece com internet de 15mb é um LIXO !!! Eu dentro de um apartamento não consigo acessar a internet na cozinha, sendo que o roteador está no quarto....detalhe...o apartamento tem 62m² e apenas 3 paredes entre o quarto q tem o roteador instalado e a cozinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Pessoal!

Moro +- 1,2 Km de uma internet gratis do Comercio da cidade, gostaria de uma dica de uma antena para poder me conectar a essa rede.

Sei que tem várias mas queria uma que realmente funcionasse, tem algumas árvores e prédios no caminho e estou abaixo do ponto e a antena está +- uns 20 metros de altra do chão e tem alcance de 200m.

Fiz a do cano mas não deu certo.

Indiquem uma específica.

Obrigado.

Vou testar essa daqui

http://antenaswireless.aarca.com/2008/03/20/como-fazer-uma-antena-omnidirecional-wireless-de-6dbi-baratinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Boa noite, não costumo participar dos tópicos mais levado pela curiosidade confeccionei uma antena wifi (Glorenna) feita como o próprio nome sugere de uma lata de leite gloria (desnatado), com diâmetro interno de 99mm e tamanho da lata de 130mm aprox., segui as referencias do CANTENNA CALCULATOR : CantennaCalc Ver0.2 : 2.4GHz Cantenna Calculator by Kioan, neste site :http://kioan.users.uth.gr/wireless/cantenna/, o desempenho da GLORENNA foi excepcional (à 50 mtrs. do AP - Roteador T-PLink 54 mbps com antena de 3 dbi interna ) levando-se em conta alguns obstáculos, duas paredes de alvenaria, o1 portão de metalon e uma arvore, ainda cheguei a captar um sinal de 4 barrinhas (muito bom) constante a 54 e 45 mbps, mais como a curiosidade matou o gato, resolvi melhorar a antena pois a mesma tem o corpo de papelão forrado com aluminio e o funda da lata e ferro, temendo as intempérie do tempo (chuva) pois a antena iria derreter durante o inverno, resolvi fazer uma mais resistente de aluminio (feita em forja de panela de aluminio ) caneco com 173mm de comprimento e 100 mm de diametro, pela aparência estética da antena é perfeita , retirei a GLORENA do mastro de ferro e coloquei a "WaveGuide-1/4 de onda" no seu local uma verdadeira decepção, o sinal é sempre baixo oscilando para bom, entre 20 e 31 %, não consigo mais navegar, o que será que aconteceu? será por causa do aluminio sólido ou esta aterrada no mastro de ferro e no PC ao mesmo tempo? fica a duvida esperando resposta, e posteriormente colocarei o tutorial da GLORENA e da "WaveGuide" com as fotos, valeu, fica a dúvida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Iaew galera, eu estava vasculhando na internet uma solução para o curto alcance da minha rede wireless e achei um amplificador caseiro chamado de Windsurfer e/ou Ez-12:

windsurfer-router.jpg

Eu ainda não testei, mas muitos disseram que funcionam...Tomara que funcione, aumentar o alcance do meu wireless seria muito bom XD

Os materiais usados são: Papel aluminio, papelão, papel de oficio, tesoura e cola.

Dá uma olhada aê: Redes sem fio: Como aumentar o alcance do sinal wireless gastando menos de R$ 20

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Olá Jhones,

Esse esquema já é um pouco antigo, ele não vai amplificar o sinal exatamente, apenas vai direcioná-lo melhor para a área que você desejar.

Para melhorar a questao do sinal, o ideal seria colocar uma antena de maior ganho ou até mesmo comprar um roteador com maior potencia.

Os roteadores mais comuns tem potencia de 63mV a 100mV, os de 400mV tem um alcance maior.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

pow sou novato no site queria sabe eu tenho uma placa pci wireless com uma antena que acompanha o produto de 2dbi tem uma rede que esta aberta com 31%o sinal mas fica conectividade nula se eu compra uma antena interna de 12dbi posso pelo menos chegar aos 40% que e um nível bom eu acredito que vai conectar se a rede realmente estive funcionando ou nao vou conseguir conectar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
pow sou novato no site queria sabe eu tenho uma placa pci wireless com uma antena que acompanha o produto de 2dbi tem uma rede que esta aberta com 31%o sinal mas fica conectividade nula se eu compra uma antena interna de 12dbi posso pelo menos chegar aos 40% que e um nível bom eu acredito que vai conectar se a rede realmente estive funcionando ou não vou conseguir conectar?

Olá amigo,

A rede pode ser aberta, mas provavelmente tem outro tipo de filtro ou segurança. Não tente acessar redes wireless abertas sem a autorização do proprietário, contrate um serviço de internet.

Não adianta trocar a antena.

Por ser usuário novo, recomendo que leia:

Por favor, leia as regras desta área: https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/171-redes-e-internet/

Leia as regras gerais do fórum: https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/63-regras-gerais/

atenciosamente,

Serza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Fiz a antena do video acima, mas apenas com 12 gomos, para testar.

Com cabo RGC 11, que é parecido com o RGC 213, mas não muito apropriado por ter 70 ohms, mas pra minha surpresa, quando conectei, apareceram várias redes, umas 50. Não sei dizer em Km que atinguiu, mas ficou bem POTENTE, vou fazer os gomos restantes pra ficar com 30, ai sim fará um estrago :D

Pra mandar o sinal, não ficou como imaginava, mas pra receber, a antena fez estrago:D muito melhor que a de lata!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

oi...

cara você fez mesmo com rg 11?? bem grosso esse cabo.. pode mandar por mail as fotos de como ficou as redes que apanha sem essa antena e com a sua so para ver a diferença?

estou só á espera que um amigo me de o cabo para fazer tambem .

como faço para ver quantos dbi tem de ganho?

abraço

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi...

cara você fez mesmo com rg 11?? bem grosso esse cabo.. pode mandar por mail as fotos de como ficou as redes que apanha sem essa antena e com a sua so para ver a diferença?

estou só á espera que um amigo me de o cabo para fazer tambem .

como faço para ver quantos dbi tem de ganho?

abraço

[email protected]

Opa, beleza!

Então, eu fiz sim com o RGC 11, porque eu ja tinha um pedaço dele. Mas se você tiver a oportunidade de fazer com o RGC 213, escolha ele.

O que posso dizer é: que ficou bem potente, pra longo e perto alcance, fica uma maravilha.

Pra medir DBI também não sei cara, mas se uma antena de 5dbi dizem que alcança 100m (eu não acho), é só calcular. Eu não acredito que ela tenha 30dbi, eu chuto uns 18dbi.

Mas eu vejo a potencia da antena por KM, o maximo que a minha alcançou foi 2,5km.

Qualquer hora faço com o RGC 213 pra ver a diferença.

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Vou aproveitar esse topico pra tirar uma duvida.

Eu tenho um Note que veio cum uma placa wireless muito ruim.

Em minha casa o roteador fica no quarto a cima, e quando vou pra sala(terreo) ja nao funciona, o sinal fica pessimo.

Ja o Note do meu irmão pega tranquilamente.

Gostaria de saber se existe a possibilidade de desativar a placa wireless do meu Note e instalar outra via USB? Por favor, se isso for possivel me recomende a melhor placa de weriless existente, pois preciso de um otimo desempenho.

Eu nao quero instalar um link nem nada, muito menos fazer uma antena, o problema é a placa que veio em meu notebook.

Desde ja, muito brigado!:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Te sugiro utilizar um Adaptador USB D-Link DWL-G132. 

 

http://www.atera.com.br/produto/DWL-G132/Adaptador+de+rede+sem+fio+USB+D-Link+DWL-G132+108+Mbps

 

Podes desativar a placa do notebook, posicionando a base do adaptador onde o sinal estiver melhor.

Uso uma unidade dessas num PC com Win 7, com processador Core i5, MB tb intel e funciona mesmo com sinal baixo.

 

http://suporte.dlink.com.br/suporte/produto_detalhes.php?fa=RFdM&eq=RzEzMg==

 

Se não achares o G132 podes tb utilizar o DWA-120 ou 125 wIRELESS 108G USB 2.0 ADAPTER

 

http://www.kabum.com.br/produto/8168/d-link-adaptador-wireless-dwa-125-br-150-mbps-usb-802-11n/?tag=dwa

 

http://suporte.dlink.com.br/suporte/produto_detalhes.php?fa=RFdB&eq=MTIw

 

Em geral a config é tranquila, bastando instalar o drive de USB no PC.

 

Att.

 

arruda1970.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Galera,

 

Uma dúvida....  ;)

 

Tem como uma antena de tv tipo parabólica ou aquela padrãozinho que se usava muito em tv tubo transmitir o sinal wi-fi?

 

:cool:  :cool:  :cool:  :cool:  :cool:

 

Aguardando...

 

 

Prezado Amigo

 

Esses tipos de antenas não são adequados para banda de WiFi, pois tal opera com frequência na faixa de 2,4 GHz. Se quiseres explorar o assunto vá em:

 

http://blogdodantas.dxs.com.br/2008/05/02/aprenda-a-fazer-sua-antena-wireless-cantena-com-uma-lata-de-pringles-ou-de-oleo/

 

http://www.turnpoint.net/wireless/cantennahowto.html

 

http://antenaswireless.aarca.com/

 

Abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, aproveitando o gancho, gostaria de saber mais informações sobre como colocar dois roteadores numa mesma linha, a linha foi duplicada, tenho assinatura GVT, porém, ao ligar meu novo roteador em qualquer uma das extremidades, ele não funciona. Li que talvez tenha que alterar o IP deste novo roteador ou solicitar a GVT um nº... acabei desistindo de ligar os dois, ambos são TP-LINK, alguém pode me ajudar?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, aproveitando o gancho, gostaria de saber mais informações sobre como colocar dois roteadores numa mesma linha, a linha foi duplicada, tenho assinatura GVT, porém, ao ligar meu novo roteador em qualquer uma das extremidades, ele não funciona. Li que talvez tenha que alterar o IP deste novo roteador ou solicitar a GVT um nº... acabei desistindo de ligar os dois, ambos são TP-LINK, alguém pode me ajudar?

 

Obrigado.

 

Dá uma olhada nesse vídeo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!