Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazendo Antenas Wireless Caseiras de 2.4GHz


heronss

Posts recomendados

  • mês depois...

Um caso muito estranho.

Eu utilizava um Roteador Linksys WRT54G, antenas fixas.

Então, como passei a partilhar a rede com meu vizinho, resolvemos comprar uma antena mais forte para que ele pudesse ter sinal na casa dele...

Comprei então um D-Link DIR-600 e uma Antena OmniDirecional de 18dBi... o que eu imaginei que seria mais que suficiente para garantir sinal *legal* na casa toda dele...(raio de uns 70metros)...

Hoje chegou o roteador e a antena, instalei, configurei e testei...

Com a antena original dele - 1 pontinho (20% de sinal) no ponto + próximo.

Com a antena de 18dBi - 1 pontinho (20% de sinal) no ponto + próximo.

Não entendi nada, com uma antena de 18dBi, eu deveria ter um ganho considerável... não?

Será problema na antena? ou no roteador?

Alguem me ajuda aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

olá alguém pode me ajudar?

Minha cidade recentemente disponibilizou um sinal WIFI de graça, q abrange a cidade toda.

Mas tenho q colocar uma antena. A maioria das antenas q existem para venda só vem com um cabo USB de 10 metros que vai direto pro pc, ou com o cabo separado mais um adaptador USB pra ligar em um pc só.

Gostaria de saber como eu faço pra distribuir esse sinal para todos os pcs e leps q eu tenho em casa?

Em casa tenho router no momento mas a distribuição é por cabos.

Por Gentileza me ajudem, quero usar logo essa conexão WIFI da cidade e mandar o speedy pro saco. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola , sou novo aqui , e estava com problema em minha rede sem fio o problema era que minha rede caia muito o sinal ai descobri que era a antena do meu roteador dlink 524 150n comprei uma antena de 10 dbi nesta loja www.lojahelp.com.br mais ja vi antena em varios sites como mercado livre , buscape etc.. na casa de um amigo estava ocorrendo o mesmo problema levei minha antena para la e funcionou melhor que a dele original , porque isso ocorre com a antena que veio no dlink ? ela e mais que 5dbi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá Marcos e galera do fórum...

Acessei o blog (blogdotuto.blogspot.com) e tem bastante coisa bacana.... assim que o 4shared ajudar eu faço o download...rsrs

Eu li o tópico inteirinho e, pro que eu preciso, ainda me restaram dúvidas:

a) essas antenas são pra wireless só pra envio de sinal?

B) consigo adaptar uma antena dessa (de pringles ou pvc) no meu roteador Dlink 524 e aumentar o sinal aqui em casa???

c) essas antenas precisam da tal plca pmcia (é assim a sigla?)

d) esse conector pig tail tem que ser soldado o fio de cobre (até o centro da lata) e depois receberá o cabo coaxial... a outra ponta do cabo irá até uma placa pcm ou pode ir direto pro router???

e) a antena pringles é direcional ou 360º?

Antes eu usava uma antena original do router(5dbi) mas agora mudei o router de local e mesmo com uma nova antena de 11dbi não consigo sinal no meu note onde preciso.... já tentei umas gambiarras, mas nada....

Se alguem puder me ajudar, agradeço!!

forte abraço a todos!!

Diegão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal, sou novo aqui no Forum, por isso me desculpem se este não é o tópico ideal para fazer minha pergunta, mas vamos lá:

Fiz um controle RF onde o transmissor é controlado através da porta paralela do PC, ele funciona mas o problema é que as vezes o receptor não recebe o sinal (há um LED no receptor que pisca quando o mesmo recebe um bit e as vezes quando aperto o botão no PC para enviar o bit o tal LED não pisca, por isso imagino que o receptor está com problemas para receber o sinal). Peguei o projeto na internet e segundo o desenho, o circuito deve ser alimentado com 5V e eu estou usando 4 pilhas, ou seja, uma fonte de aproximadamente 6,5Volts - será que esse é o problema, ou o verdadeiro problema é a má qualidade da antena que no caso é improvisada e esta meio amassada?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Olá pessoal, sou nova aqui.

Deixa eu explicar o que fiz e deu muito certo.

Já tinha uma antena grade 25dbi de ganho. E precisava de outra para um outro pc.

Foi então que comprei aqueles cabos 59, se eu nao me engano, de parabólica, desci a antena, coloquei a ponta do cabo 59 seguindo o dipolo da antena grade e mais ou menos ao lado do dipolo original eu fiz um com a ponta do cabo 59.

O dipolo que eu fiz ficou tipo um T deitado, de um lado o fio central uns 3.2cm e do outro

a malha na mesma medida.

Surpresa: estou navegando nos dois usando a mesma antena na mesma qualidade de sinal - excelente.

Alguém já fez algo parecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal,

Possuo um Roteador da Netgear, só não me recordo o modelo, o mesmo fica na minha casa, e eu gostaria de enxergar o sinal dele em 2 outros pontos, um deles é a casa da minha mãe que fica a 2km do roteador e sera usado por um desktop , o outro ponto é o meu trabalho que fica a 4km no qual usaria o meu notebook ou smartphone com Wi-Fi.

Gostaria da opinião de vocês para as seguintes questões:

1- Tem como eu trocar a antena do meu roteador para que o sinal dele seja "enxergado" a uma distancia de 4km , por um notebook ou smartphone com Wi-Fi ?. Os dois aparelhos já possuem antenas internas receptoras.

2- Em uma distancia de 2km, fica a casa da minha mãe, gostaria de saber, como faria para receber o sinal emitido, já que na casa dela , uso um desktop.

3- O sentido e direção dos 3 locais (casa,casa mãe e trabalho) são o mesmo, ou seja, traçando uma reta imaginaria eu "cruzaria" com os 3 pontos. Nesse caso uma antena Unidirecional resolveria meu problema.

Agradeço a atenção de todos !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Possuo um Roteador da Netgear, só não me recordo o modelo, o mesmo fica na minha casa, e eu gostaria de enxergar o sinal dele em 2 outros pontos, um deles é a casa da minha mãe que fica a 2km do roteador e sera usado por um desktop , o outro ponto é o meu trabalho que fica a 4km no qual usaria o meu notebook ou smartphone com Wi-Fi.

Gostaria da opinião de vocês para as seguintes questões:

1- Tem como eu trocar a antena do meu roteador para que o sinal dele seja "enxergado" a uma distancia de 4km , por um notebook ou smartphone com Wi-Fi ?. Os dois aparelhos já possuem antenas internas receptoras.

2- Em uma distancia de 2km, fica a casa da minha mãe, gostaria de saber, como faria para receber o sinal emitido, já que na casa dela , uso um desktop.

3- O sentido e direção dos 3 locais (casa,casa mãe e trabalho) são o mesmo, ou seja, traçando uma reta imaginaria eu "cruzaria" com os 3 pontos. Nesse caso uma antena Unidirecional resolveria meu problema.

Agradeço a atenção de todos !!!

1- Não, as antenas internas de laptop, smartfone tal nao tem o ganho necessario, voce teria que colocar um sinal absurdamente forte, para conseguir enxergar teu acesspoint de estão longe.

2- Se tiver visada desses locais voce consegueria colocar uma antena externa

com bom ganho mas minha opiniao é que voce teria que usar 3 antenas uma pro trabalho uma pra sua mae outra pra sua casa.

3- Antenas direcionais sao melhores do que as omini porque voce consegue colocar a pontencia toda na mesma direcao porém como eu disse em cima, pra fazer um link desses você precisa de antenas externas com uns 30 dbi de ganho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Não sabia que também existia esse tipo de "sinal de recepção"

2- Nesse caso, seria 2 antenas receptoras e 1 emissora ?!

3- Ai eu teria q usar cada uma das 3 antenas com 30 dbi ?!

Tenho uma outra pergunta, o roteador é muito fraco, ele fica a mais ou menos 8 metros do meu notebook, tem apenas 2 paredes e 1 microondas entre eles ... O sinal no Notebook é dado com a classificação de BOM pelo S.O. Win XP e no meu smartphone ele fica em 2 (de 1 à 5)

o que seria interessante eu fazer para esse sinal ficar um pouco mais forte ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma outra pergunta, o roteador é muito fraco, ele fica a mais ou menos 8 metros do meu notebook, tem apenas 2 paredes e 1 microondas entre eles ... O sinal no Notebook é dado com a classificação de BOM pelo S.O. Win XP e no meu smartphone ele fica em 2 (de 1 à 5)

o que seria interessante eu fazer para esse sinal ficar um pouco mais forte ?

é só direcionar o sinal pra onde esta o seu pc. Veja este link

http://www.efetividade.net/2007/09/07/redes-sem-fio-como-aumentar-o-alcance-do-sinal-wireless-gastando-menos-de-r-20/

o meu sinal ficava com 3 barras, coloquei apenas a cartolina com aluminio dobrado atrás da antena do roteador, e o sinal não cai mais, fica com 5 barras, sinal excelente!;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é só direcionar o sinal pra onde esta o seu pc. Veja este link

http://www.efetividade.net/2007/09/07/redes-sem-fio-como-aumentar-o-alcance-do-sinal-wireless-gastando-menos-de-r-20/

o meu sinal ficava com 3 barras, coloquei apenas a cartolina com aluminio dobrado atrás da antena do roteador, e o sinal não cai mais, fica com 5 barras, sinal excelente!;)

Fiquei curioso, pois to no trabalho e não tenho acesso a esse site, mais quando chegar em casa vou acessar e ver essa ideia ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!