Ir ao conteúdo

Opinião sobre Raid 0 e 1

BotMan

Posts recomendados

Postado

Apenas gostaria da opinião dos membros, eu pretendo fazer um Raid pra ter mais peformance em carregamentos,

Temos o 0 que é o fracionado, e o 1 que é o mirroring..

Sendo meu interesse p/ carregamento e jogos que precisem carregar arquivos no meio do funcionamento.

O Raid 0 já sei que é mais rápido pra leitura e p/ escrita

o Raid 1, sei que é mais lento pra escrita, mas alem de ter a segurança do mirroring, li que ele tambem é mais rápido pra leitura, pois os dados podem ser lidos nas duas unidades.

Gostaria da opinião de vocês se é melhor fazer o 0 ou 1 p/ quem busca performance, mas principalmente leitura, gravação é o de menos, e, teria o Raid 1, a mesma velocidade de leitura do Raid 0?

Postado

Raid 1 não aumenta a performance, pois voce tem que gravar a mesma coisa em dois HD's ao mesmo tempo. E RAID 0 aumenta a velocidade de leitura e gravação, mas a taxa desse aumento é muito relativa, depende de vários fatores.

E há o risco de perder os dados caso dê pau em um HD ou na controladora, é difícil de ocorrer mas não é impossivel, basta ver alguns posts de gente que teve problema.

Postado
Raid 1 não aumenta a performance, pois voce tem que gravar a mesma coisa em dois HD's ao mesmo tempo. E RAID 0 aumenta a velocidade de leitura e gravação, mas a taxa desse aumento é muito relativa, depende de vários fatores.

E há o risco de perder os dados caso dê pau em um HD ou na controladora, é difícil de ocorrer mas não é impossivel, basta ver alguns posts de gente que teve problema.

Desculpa cara, mas o Raid 1, de acordo com os topicos fixos aumenta sim a performance EM LEITURA, mas somente a leitura pois os dados podem ser retirados dos dois discos, mas com com certeza a escrita é mais lenta, de toda forma quero saber a leitura em relação a do RAID 0, e sei que o RAID 0 corre o risco de perder tudo, por isso penso no 1

Postado

Se você preza os dados no seu HD, evite RAID0 e priorize RAID1, se você só está preocupado com desempenho o RAID0 é muito bom, mas qualquer falha quer dizer na maioria das vezes danos permanentes por causa do fracionamento.

Se você puder gastar bastante, compre um WD Raptor de 10000RPM e a questão do desempenho etá resolvida.

Postado
Se você preza os dados no seu HD, evite RAID0 e priorize RAID1, se você só está preocupado com desempenho o RAID0 é muito bom, mas qualquer falha quer dizer na maioria das vezes danos permanentes por causa do fracionamento.

Se você puder gastar bastante, compre um WD Raptor de 10000RPM e a questão do desempenho etá resolvida.

sei que foge um pouco do assunto, pensei num raptor de 300GB, mas um Raid 1 de 150 + 150 GB, no caso dos raptores, seria algo vantajoso?

Postado
sei que foge um pouco do assunto, pensei num raptor de 300GB, mas um Raid 1 de 150 + 150 GB, no caso dos raptores, seria algo vantajoso?

Na minha opnião não é muito vantajoso, o custo seria altíssimo para apenas 150GB de armazenamento, isso é apenas para o caso de você não confiar nem um pouco nos WD Raptor, e ainda assim pagaria muito caro por isso.

RAID1 é mais interessante em discos de backup de grande capacidade, por exemplo 2 Samsung HE103UJ 1TB RAID Edition em RAID1 é uma ótima pedida para garantir a segurança dos arquivos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!