Ir ao conteúdo

Quantos MCD pra ser de Alto Brilho?

demondoido

Posts recomendados

Postado

A partir de quantos MCD é considerado o LED de alto brilho?

Uns 5.000?

Mas quando Digo Alto Brilho, nao é algo pra gastar mt energia, cerca de 12V é o máximo que eu posso conseguir~~~~

valeu

• Membro VIP
Postado

A separação conceitual de alto brilho e brilho normal nem sei se existe na prática.. Leds normais tem seus brilhos medidos com dois, no máximo 3 dígitos, (por exemplo 40 mcd, ou 200 mcd). Led's de alto brilho geralmente tem essa mesma medida, de brilho, na faixa de 4 a 5 dígitos (ex, 2000 mcd ou 13.000 mcd)

A principal variável que define o brilho do led é física e ligada ao processo de fabricação e as impurezas adicionadas, que além do brilho agregam diferenças de cor também. Outra variável que define o brilho de um led é a corrente que passa por ele, e não a tensão. Na verdade a tensão é uma constante (aproximadamente) para cada tipo de led, pode variar bastante de tipo para tipo, de cor para cor, mas nos que tenho visto vai de 1,6 Volts até uns 4 Volts. O datasheet é o melhor amigo nessa hora.

Não se preocupe com a tensão, mas sim com a corrente, por exemplo, se você tem 12 Volts, se o led for de 3 Volts e, pelo seu datasheet a corrente nominal do mesmo for de 25 mili Amperes, ligue-o nunca direto nos 12 Volts, nem tente colocar diretos 3 volts nele. Ligue-o sim nos 12 Volts mas sempre através de um resistor que servirá como regulador da corrente do led. No caso seria de (12-3)/0,025 = 360 Ohms (valor comercial próximo de 330 ohms).

Para cálculo veja se isso ajuda: http://www.hebeiltd.com.cn/?p=zz.led.resistor.calculator#series

Só uma correção ao site indicado. Não se aconselha jamais colocar led's diretamente em paralelo. Se necessário for fazer paralelo, faça-o com conjuntos de led + resistor. De modo que desconsidere aquele último calculador para led's em paralelo.

Veja ai para referência.. http://www.reidosom.com.br/leds.htm

Abraço...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...