Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas antes de formatar o HD


Edsu

Posts recomendados

Olá, eu quero formatar meu HD samsumg 160HJ de 160GB mas como nunca formatei um pc antes, to com medo :unsure:

Meu pc:

  1. HD - Samsumg HD160HJ 160GB SATA-II
  2. Placa de vídeo - HD4850 Sapphire 512mb
  3. Placa mãe - Asus P5LD2-X
  4. Drive de CD/DVD
  5. Processador - Intel Core2 Duo E4400 @2.0GHz

A seguir vai minhas dúvidas:

Eu tenho o CD da Placa mãe, drive da placa de vídeo (baxei da net e vou grava num dvd junto com outros dados de backup) e drive da placa de rede. (Acredito q minha placa de som seja onboard)

-Preciso de mais algum driver?

-Eu tenho rede aqui em casa mas é usada somente para compartilhar a impressora, vou ter que configura-la de novo?

-Vou precisar configurar algo para usar internet? (uso modem e roteador)

-Tenho o CD do Windows XP SP2 mas não sei se é Professional ou Home Edition, como saber?

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu quero formatar meu HD samsumg 160HJ de 160GB mas como nunca formatei um pc antes, estou com medo

Meu pc:

1. HD - Samsumg 160hj 160GB

2. Placa de vídeo - HD4850 Sapphire 512mb

3. Placa mãe - Asus P5LD2-X

4. Drive de CD/DVD

5. Processador - Intel Core2 Duo E4400 @2.0GHz

A seguir vai minhas dúvidas:

Eu tenho o CD da Placa mãe, drive da placa de vídeo (baxei da net e vou grava não dvd junto com outros dados de backup) e drive da placa de rede. (Acredito que minha placa de som seja onboard)

-Preciso de mais algum driver?

-Eu tenho rede aqui em casa mas é usada somente para compartilhar a impressora, vou ter que configura-la de novo?

-Vou precisar configurar algo para usar internet? (uso modem e roteador)

-Tenho o CD do Windows XP SP2 mas não sei se é Professional ou Home Edition, como saber?

Agradeço desde já.

Vamos lá então para respostas para sua pergunta:

1 Como você já tem o cd da drivers da placa mãe e da placa de video não precisará baixar mais nada já está bom, e tenha certeza que você fez backup de seus arquivos no dvd para não ter problemas depois que formatar o ideal é testar o DVD se está abrindo seus arquivos normalmente;

2 Vai ter que configura-la de novo porque quando formata o pc você perde todas as informações do sistema;

3 vai ter instalar o discador do provedor de banda larga para acessar a internet o modem e o roteador não vai precisar;

4 Então o ideal e Windows XP SP3, mas como você possui o SP2 é só atualizar depois que instalar o Sistema Operacional. Agora pra saber qual versão é o seu Windows vai em: Iniciar=>Painel de Controle=>Sistema;

Abraços qualquer dúvida é só me perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu cara :D, eu tava querendo saber o windows q tinha no cd mas da nada, é só eu explorar ele antes de reiniciar o pc acho...

Meu problema vai ser a rede, porque não sei configurá-la, e a internet não precisa de provedor então vai funcionar direitinho acho, valeu pela ajuda! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso a NET, não precisa discar nem nada, é só ligar o pc, o modem e o roteador na tomada que a net ja funciona (lógico, tem que esperar o modem conectar xD)

Tem outra coisa também, meu hd é SATA-II, andei lendo alguns posts com gente dizendo que o windows não reconhecia o hd pelo fato de ser SATA: vou ter esse problema também?

Ae, consegui formatar tudo direitinho, agora o problema é o driver da placa-mãe ASUS P5LD2-X pois o cd q eu tinha nao era dela :s se alguem achar e puder me passar o link eu agradeço, pois no site da ASUS eu só acho negócio de BIOS e Chipset Installation, será q o driver é o Chipset Installation?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe driver de placa-mãe..quando se fala em driver de placa-mãe, está se referindo ao conjunto de drivers do chipset, USB, LAN, audio, vga e tudo mais que vem on-board.

Qual é o item que falta ser instalado o driver? vai no gerenciador de dispositivos e lá voce vai ver o que tiver um ponto de interrogação ou exclamação tá precisando ser atualizado o driver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe driver de placa-mãe..quando se fala em driver de placa-mãe, está se referindo ao conjunto de drivers do chipset, USB, LAN, audio, vga e tudo mais que vem on-board.

Qual é o item que falta ser instalado o driver? vai no gerenciador de dispositivos e lá voce vai ver o que tiver um ponto de interrogação ou exclamação tá precisando ser atualizado o driver.

baixei um programa no baixaki, que faz o backup de todos os drivers do seu pc e zipa em um arquivo .rar!

Tipo, ja salvei ja, mas eu estou formatando o HD pra desinstalar o vista e por o XP.....Será que terei problemas com os drivers?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po rickg, valeu mesmo cara eu não sabia disso ai, eu fui la no site da asus e peguei 2 drives do chipset pro modelo da minha placa mãe, peguei o drive da placa de rede onboard e também do som.

As únicas coisas que ainda não estão instaladas (estão com "?" amarelo no gerenciador de dispositivos) são:

  1. Audio Device on High Definition Audio Bus
  2. Dispositivo desconhecido (:confused:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então, baixe todos arquivos de drivers que tiver lá para o modelo da sua placa-mãe....tem dois drivers de áudio, Realtek Audio Driver, um versão 5.10.0.5397 e outro 5.10.0.5366, baixe os dois às vezes o mais moderno pode não ser compativel....

Dispositivo desconhecido às vezes pode ser uma porta USB, uma controladora RAID,ou alguma placa off-board que voce tenha conectado à MB....voce pode instalar programas do tipo Everest (baixe em www.superdownloads.com.br) para fazer uma analise do hardware e ver o que tem de dispositivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cool Guy a dica que já falei serve para voce, tem que entrar no site do fabricante e ver os drivers correspondentes para o modelo de MB que voce tem..

os maiores fabricantes de MB disponibilizam para todos modelos que fabricam (ou fabricaram) os drivers, só tem que saber o nome do fabricante e o modelo.

Na página inicial do Clube do Hardware tem um link drivers, entrem ali que direciona, escolhe o que voce quer, se é modem, impressora, MB, etc....

se voce não sabe o modelo e o fabricante, instala o everest, ele faz um diagnostico e te diz qual modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa ou, ontem a noite eu so fiz m*****..:mad:

coloquei o cd do xp e tal, formato o hd, e na hora de continuar a instalação:

"erro fatal (...)"

e aí tive que instala e configura o vista toooooodo de novo......

porque será que a microsoft faz isso;e nao deixa volta pro xp?:mellow:

Alguem sabe como fazer pra instala o xp?

agradeço desde já.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que seja por causa do windows Asta La Vista, afinal, hardware é sua propriedade, voce tem o direito de colocar nele o que bem entender, mesmo que seja um windows 3.11, a microsoft não pode ter esse poder de te limitar a instalar o que convém a eles.

esse erro deve ter sido por outro motivo....antes de formatar voce excluiu a partição do windows Vista?

pode ser até problema do cd de instalação do windows...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que seja por causa do windows Asta La Vista, afinal, hardware é sua propriedade, voce tem o direito de colocar nele o que bem entender, mesmo que seja um windows 3.11, a microsoft não pode ter esse poder de te limitar a instalar o que convém a eles.

esse erro deve ter sido por outro motivo....antes de formatar voce excluiu a partição do windows Vista?

pode ser até problema do cd de instalação do windows...

*pois é, também acho que a microsoft nao tem esse poder de limitar agent ao vista.......

mas eu fiz o seguinte: particionei o HD em 2 partes, uma de 60gb ( a partição do vista ) e a outra em 100gb, totalmente vazia.

Na instalação do xp, mandei ele instalar na partiçao vazia, e completou direitinho.Mas quando eu fui ligar apareceu : " erro ao carregar o sistema operacional"

acredito que se deletar a partiçao com os arquivos do vista, e zerar o HD completamente e começar uma instalação limpa, com o XP sozinho pode funcionar.......mas como fazer isso?

agradeço a ajuda

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí foi seu erro...instalou o windows Xp num Hd que já tinha o windows Vista, aí foi fazer o dual boot ele se perdeu....

como regra geral, quando se vai instalar mais de um sistema operacional, é interessante sempr einstalar o mais antigo antes e o mais moderno por ultimo. voce fez o contrário....

Para instalar só o XP voce deveria ter lido as postagens anteriores...vou repetir: elimine todas partições (incluindo aí a que tem o Vista), com o cd do windows XP.

Crie uma partição primária para o XP com cerca de 25 gb. Aí instale o XP nesta partição.

Se deixar a partição onde está o vista sempre terá problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para instalar só o XP voce deveria ter lido as postagens anteriores...vou repetir: elimine todas partições (incluindo aí a que tem o Vista), com o cd do windows XP.

Crie uma partição primária para o XP com cerca de 25 gb. Aí instale o XP nesta partição.

Se deixar a partição onde está o vista sempre terá problema

vou tentar isso hje, espero que tenha mais sorte ^_^

depois posto os resultados aqui

abraço

só mais uma coisa: o vista veio instalado de fabrica; muda alguma coisa no processo de instalação do xp?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dá o boot pelo cd do windows; exclui a partição (ou partições), cria a partição; manda o windows instalar formatando em ntfs; seja mais um feliz que se livrou do windows asta la vista.

fiz isso no meu notebook, ficou mais rápido, windows asta la vista nunca mais.

cara, olha o tal erro de novo!!!:mad:

q q eu faço? o.O:mellow:

0701091847tf8.th.jpg

valeu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!