Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Edsu

Dúvidas antes de formatar o HD

Recommended Posts

Olá, eu quero formatar meu HD samsumg 160HJ de 160GB mas como nunca formatei um pc antes, to com medo :unsure:

Meu pc:

1. HD - Samsumg HD160HJ 160GB SATA-II
  2. Placa de vídeo - HD4850 Sapphire 512mb
  3. Placa mãe - Asus P5LD2-X
  4. Drive de CD/DVD
  5. Processador - Intel Core2 Duo E4400 @2.0GHz

A seguir vai minhas dúvidas:

Eu tenho o CD da Placa mãe, drive da placa de vídeo (baxei da net e vou grava num dvd junto com outros dados de backup) e drive da placa de rede. (Acredito q minha placa de som seja onboard)

-Preciso de mais algum driver?

-Eu tenho rede aqui em casa mas é usada somente para compartilhar a impressora, vou ter que configura-la de novo?

-Vou precisar configurar algo para usar internet? (uso modem e roteador)

-Tenho o CD do Windows XP SP2 mas não sei se é Professional ou Home Edition, como saber?

Agradeço desde já.

Editado por Edsu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá, eu quero formatar meu HD samsumg 160HJ de 160GB mas como nunca formatei um pc antes, estou com medo

Meu pc:

1. HD - Samsumg 160hj 160GB

2. Placa de vídeo - HD4850 Sapphire 512mb

3. Placa mãe - Asus P5LD2-X

4. Drive de CD/DVD

5. Processador - Intel Core2 Duo E4400 @2.0GHz

A seguir vai minhas dúvidas:

Eu tenho o CD da Placa mãe, drive da placa de vídeo (baxei da net e vou grava não dvd junto com outros dados de backup) e drive da placa de rede. (Acredito que minha placa de som seja onboard)

-Preciso de mais algum driver?

-Eu tenho rede aqui em casa mas é usada somente para compartilhar a impressora, vou ter que configura-la de novo?

-Vou precisar configurar algo para usar internet? (uso modem e roteador)

-Tenho o CD do Windows XP SP2 mas não sei se é Professional ou Home Edition, como saber?

Agradeço desde já.

Vamos lá então para respostas para sua pergunta:

1 Como você já tem o cd da drivers da placa mãe e da placa de video não precisará baixar mais nada já está bom, e tenha certeza que você fez backup de seus arquivos no dvd para não ter problemas depois que formatar o ideal é testar o DVD se está abrindo seus arquivos normalmente;

2 Vai ter que configura-la de novo porque quando formata o pc você perde todas as informações do sistema;

3 vai ter instalar o discador do provedor de banda larga para acessar a internet o modem e o roteador não vai precisar;

4 Então o ideal e Windows XP SP3, mas como você possui o SP2 é só atualizar depois que instalar o Sistema Operacional. Agora pra saber qual versão é o seu Windows vai em: Iniciar=>Painel de Controle=>Sistema;

Abraços qualquer dúvida é só me perguntar.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu cara :D, eu tava querendo saber o windows q tinha no cd mas da nada, é só eu explorar ele antes de reiniciar o pc acho...

Meu problema vai ser a rede, porque não sei configurá-la, e a internet não precisa de provedor então vai funcionar direitinho acho, valeu pela ajuda! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso a NET, não precisa discar nem nada, é só ligar o pc, o modem e o roteador na tomada que a net ja funciona (lógico, tem que esperar o modem conectar xD)

Tem outra coisa também, meu hd é SATA-II, andei lendo alguns posts com gente dizendo que o windows não reconhecia o hd pelo fato de ser SATA: vou ter esse problema também?

Ae, consegui formatar tudo direitinho, agora o problema é o driver da placa-mãe ASUS P5LD2-X pois o cd q eu tinha nao era dela :s se alguem achar e puder me passar o link eu agradeço, pois no site da ASUS eu só acho negócio de BIOS e Chipset Installation, será q o driver é o Chipset Installation?

Editado por Libra
Não poste seguidamente, use o botão EDITAR

Compartilhar este post

Link para o post

Vai no site da Asus, na seção de downloads. Lá voce coloca o modelo da placa-mãe que aparece todos arquivos para download, inclusive manuais e atualizações de BIOS.

Compartilhar este post

Link para o post

Então cara, mas dai eu só achei Bios, Manuais, Utilidades, Chipset, LAN e Audio. DRIVER da placa mãe acho que não achei, ou então é o Chipset e eu não to sabendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não existe driver de placa-mãe..quando se fala em driver de placa-mãe, está se referindo ao conjunto de drivers do chipset, USB, LAN, audio, vga e tudo mais que vem on-board.

Qual é o item que falta ser instalado o driver? vai no gerenciador de dispositivos e lá voce vai ver o que tiver um ponto de interrogação ou exclamação tá precisando ser atualizado o driver.

Compartilhar este post

Link para o post
Não existe driver de placa-mãe..quando se fala em driver de placa-mãe, está se referindo ao conjunto de drivers do chipset, USB, LAN, audio, vga e tudo mais que vem on-board.

Qual é o item que falta ser instalado o driver? vai no gerenciador de dispositivos e lá voce vai ver o que tiver um ponto de interrogação ou exclamação tá precisando ser atualizado o driver.

baixei um programa no baixaki, que faz o backup de todos os drivers do seu pc e zipa em um arquivo .rar!

Tipo, ja salvei ja, mas eu estou formatando o HD pra desinstalar o vista e por o XP.....Será que terei problemas com os drivers?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Este programa faz o backup dos drivers que tem no computador, se voce tinah o Vista ele fez o backup dos drivers para vista e não para o XP, provavelmente terá de baixar ....

Compartilhar este post

Link para o post

Po rickg, valeu mesmo cara eu não sabia disso ai, eu fui la no site da asus e peguei 2 drives do chipset pro modelo da minha placa mãe, peguei o drive da placa de rede onboard e também do som.

As únicas coisas que ainda não estão instaladas (estão com "?" amarelo no gerenciador de dispositivos) são:

1. Audio Device on High Definition Audio Bus
  2. Dispositivo desconhecido (:confused:)

Compartilhar este post

Link para o post

Pois então, baixe todos arquivos de drivers que tiver lá para o modelo da sua placa-mãe....tem dois drivers de áudio, Realtek Audio Driver, um versão 5.10.0.5397 e outro 5.10.0.5366, baixe os dois às vezes o mais moderno pode não ser compativel....

Dispositivo desconhecido às vezes pode ser uma porta USB, uma controladora RAID,ou alguma placa off-board que voce tenha conectado à MB....voce pode instalar programas do tipo Everest (baixe em www.superdownloads.com.br) para fazer uma analise do hardware e ver o que tem de dispositivos.

Compartilhar este post

Link para o post
Este programa faz o backup dos drivers que tem no computador, se voce tinah o Vista ele fez o backup dos drivers para vista e não para o XP, provavelmente terá de baixar ....

Foi mesmo o que eu pensei......(_(

mas será difícil para encontrar?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Cool Guy a dica que já falei serve para voce, tem que entrar no site do fabricante e ver os drivers correspondentes para o modelo de MB que voce tem..

os maiores fabricantes de MB disponibilizam para todos modelos que fabricam (ou fabricaram) os drivers, só tem que saber o nome do fabricante e o modelo.

Na página inicial do Clube do Hardware tem um link drivers, entrem ali que direciona, escolhe o que voce quer, se é modem, impressora, MB, etc....

se voce não sabe o modelo e o fabricante, instala o everest, ele faz um diagnostico e te diz qual modelo.

Compartilhar este post

Link para o post

nossa ou, ontem a noite eu so fiz m*****..:mad:

coloquei o cd do xp e tal, formato o hd, e na hora de continuar a instalação:

"erro fatal (...)"

e aí tive que instala e configura o vista toooooodo de novo......

porque será que a microsoft faz isso;e nao deixa volta pro xp?:mellow:

Alguem sabe como fazer pra instala o xp?

agradeço desde já.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que seja por causa do windows Asta La Vista, afinal, hardware é sua propriedade, voce tem o direito de colocar nele o que bem entender, mesmo que seja um windows 3.11, a microsoft não pode ter esse poder de te limitar a instalar o que convém a eles.

esse erro deve ter sido por outro motivo....antes de formatar voce excluiu a partição do windows Vista?

pode ser até problema do cd de instalação do windows...

Compartilhar este post

Link para o post
Não acho que seja por causa do windows Asta La Vista, afinal, hardware é sua propriedade, voce tem o direito de colocar nele o que bem entender, mesmo que seja um windows 3.11, a microsoft não pode ter esse poder de te limitar a instalar o que convém a eles.

esse erro deve ter sido por outro motivo....antes de formatar voce excluiu a partição do windows Vista?

pode ser até problema do cd de instalação do windows...

*pois é, também acho que a microsoft nao tem esse poder de limitar agent ao vista.......

mas eu fiz o seguinte: particionei o HD em 2 partes, uma de 60gb ( a partição do vista ) e a outra em 100gb, totalmente vazia.

Na instalação do xp, mandei ele instalar na partiçao vazia, e completou direitinho.Mas quando eu fui ligar apareceu : " erro ao carregar o sistema operacional"

acredito que se deletar a partiçao com os arquivos do vista, e zerar o HD completamente e começar uma instalação limpa, com o XP sozinho pode funcionar.......mas como fazer isso?

agradeço a ajuda

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Aí foi seu erro...instalou o windows Xp num Hd que já tinha o windows Vista, aí foi fazer o dual boot ele se perdeu....

como regra geral, quando se vai instalar mais de um sistema operacional, é interessante sempr einstalar o mais antigo antes e o mais moderno por ultimo. voce fez o contrário....

Para instalar só o XP voce deveria ter lido as postagens anteriores...vou repetir: elimine todas partições (incluindo aí a que tem o Vista), com o cd do windows XP.

Crie uma partição primária para o XP com cerca de 25 gb. Aí instale o XP nesta partição.

Se deixar a partição onde está o vista sempre terá problema

Compartilhar este post

Link para o post
Para instalar só o XP voce deveria ter lido as postagens anteriores...vou repetir: elimine todas partições (incluindo aí a que tem o Vista), com o cd do windows XP.

Crie uma partição primária para o XP com cerca de 25 gb. Aí instale o XP nesta partição.

Se deixar a partição onde está o vista sempre terá problema

vou tentar isso hje, espero que tenha mais sorte ^_^

depois posto os resultados aqui

abraço

só mais uma coisa: o vista veio instalado de fabrica; muda alguma coisa no processo de instalação do xp?

Editado por Libra
Não poste seguidamente, use o botão EDITAR

Compartilhar este post

Link para o post

dá o boot pelo cd do windows; exclui a partição (ou partições), cria a partição; manda o windows instalar formatando em ntfs; seja mais um feliz que se livrou do windows asta la vista.

fiz isso no meu notebook, ficou mais rápido, windows asta la vista nunca mais.

Compartilhar este post

Link para o post
dá o boot pelo cd do windows; exclui a partição (ou partições), cria a partição; manda o windows instalar formatando em ntfs; seja mais um feliz que se livrou do windows asta la vista.

fiz isso no meu notebook, ficou mais rápido, windows asta la vista nunca mais.

cara, olha o tal erro de novo!!!:mad:

q q eu faço? o.O:mellow:

0701091847tf8.th.jpg

valeu....

Compartilhar este post

Link para o post

isso aí é problema do cd ou do leitor..quando dá essa mensagem de redundância cíclica é porque não conseguiu ler o que estava no cd.

Compartilhar este post

Link para o post

po rickg, valeu pela ajuda!

baixei ontem o XP sp3, e gravei o .iso no CD.

Cara, funcionou diretinho! a instalação foi beleza, e agora o pc ta voando baixo.:lol:

Windows Asta la Vista? Nunca mais (_(

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um feliz usuário livre do windows asta la vista heheheheheh

Enjoy the life and be happy !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais