Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

mandriva 2009 não reconheceu HD


Cacio J Gazola

Posts recomendados

Olá amigo....

Eu passei do Kurumin 7 para o mandriva 2009 hoje, e ao instalar ocorreu algo muito estranho.

Eu tinha o kurumin 7 em dual boot dom o windows XP, o kurumin estava num hd Samsung (40gb) IDE em modo slave com o drive de CD com Master. o windows está num HD maxtor (80gb) SATA.

Mas na hora de instalar o mandriva, o sistema só permitia que eu instala-se nas prtições sda1, como sei que sda são particções SCSI ou SATA, eu pensei que o mandriva estivesse sendo instalado no HD maxtor (em cima do windows) e abordei. Desligei a maquina e desconectei o HD maxtor.

Ao reiniciar pelo CD mandei instalar o mandriva ONE 2009 no hd, e ele só reconhecia a partição sda1 como boot... então abri a central do mandriva e para minha surpresa o mandriva está reconhecendo o hd samsung IDE como sendo SCSI...

Procedi com a instalação normalmente, mas fiquei na duvida, isso não pode dar problemas quando o sistema tentar entrar em dual boot, afinal o sda era a partição do windows.... e não tem problema o sistema achar que o HD é SCSI quando na verdade ele é IDE???

Eu ainda não sei muito sobre o Mandriva.... na verdade sem sobre o sistema linux, usei o kurumin 7 por pouco mais de um mês, mas como não coseguia instalar o modem no kurumin, um amigo me indicou o mandriva....

Se alguem souber de alguma coisa para fazer o mandriva reconhecer direito o meu hd, eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até a versão 2008., o mandriva indicava hds ide como hda e assim sucessivamente., mas nesta versão 2009., ele se comporta como o Opensuse.

instalando o mandriva no hd slave deveria ser sdb e não sda., mas o processo de instalação irá sempre reconhecer o hd master como primeira fonte de instalação., talvez seja esse o erro.

Mas podes fazer conforme afirmou: desconecte o Hd que esta com windows e mantenha apenas conectado o que vai receber o Linux., depois volte a conectá-lo. lembrando que precisará depois disso editar o Grub.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado amigo.

Eu instalei o mandriva one 2009 e depois reconectei o HD SATA (do windows) e o mandriva o reconheceu automaticamente como sdb1.

O unico problema agora é que o mandriva tambem não recenhece meu modem (dsl210 da d-link) e os comandos 'sudo' e 'make' não estão sendo reconhecidos pelo sistema....

para falar a verdde, o mandriva one 2009 respondeu: comando invalido, quando escrevi 'kedit'...

Para instalar eu segui fielmente o procedimentos do prorpio asistente de instalação...

:confused: quanto mais uso o linux... menos entendo a 'lógica' por trás dele... hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os executavéis dos aplicativos ficam na pasta /usr/bin mas podes acessá-los pela interface gráfica. Pelo terminal faça.

acesse o diretório acima informado:

cd /usr/bin

agora faça por exemplo: ./firefox

quanto ao modem leia as informações:

http://www.gdhpress.com.br/ferramentas/leia/index.php?p=cap2-24

http://suporte.mandriva.com.br/?p=3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!