Ir ao conteúdo

duvida entre Notebook custo x beneficio

FFranzes

Posts recomendados

Postado

preciso de uma ajuda para me decidir...

bom consegui convencer meus coroas a comprar um notebook, porém existe umas restricoes só posso compra em lojas da cidade, ou se for na net apenas loja extremamente conhecidas (ex: dell)

finalidade do note:

uso de internet (wireless), trabalhos, fácil transporte (de no maximo 14"), e que pudesse no minimo abrir uma box de Lineage2 razoavelmente (graficos low mas que n fica-se lagado).

analizando notes pela cidade achei:

OPCAO 1: 1.799,00

IntelBras i470 (

Características

Processador Intel® Pentium® Dual Core T2390 Tecnologia de processador Intel® Centrino® Clock/Barramento 1.86GHz / 533MHz Sistema operacional Windows® Vista® Home Basic Original Tamanho da tela 13,3" widescreen (1.280 x 800) Unidade óptica Gravador de DVD/CD Leitor de cartão Sim Leitor biométrico Não Webcam integrada Sim Resolução da webcam 1.3 MP Conexão s/ fio (wireless) Sim Conexão Bluetooth Não Características Gerais

-ChipSet: SIS® 672

-Memória RAM: 3 GB DDR2 667MHz

-Slots de memória: 2

-Disco rígido (HD): 160GB

-Unidade óptica: DVD-RW (gravador de CD e DVD)

-Slot de expansão: Express Card 54/34 mm

-Leitor de cartões: SD, MS e MMC

-webcam: 1.3 MP

-Tela: 13,3" widescreen (1.280 x 800)

-Vídeo: integrado com memória compartilhada de até 256 MB (on board)

-Áudio: on board estéreo

-Rede: on board 10/100

-Wireless (rede sem fio): 54 Mbps (802.11b/g)

-Modem: 56kbps

-Teclado: padrão ABNT2 (acentuação em português)

-Mouse: touchpad com 2 botões

-Fonte: 90-264 VAC, 47-63 Hz

-Bateria: 6 células

Especificações Técnicas

Memória RAM 3 GB DDR2 667MHz Expansão da memória até 4GB Disco rígido (HD) 160GB Cache 1MB Portas USB 3 Conteúdo da Embalagem cabos, manuais, disco de recuperação Cor Preto Tensão/tensão Bivolt Garantia 12 meses.

obs: esse me chamou a atenção por causa dos 3gb.

Pergunta: 3gb compensaria no quesito desempenho para a plc de vídeo e jogo? visto que a plc de vídeo n especifica bem ql e, pelo o que descubri se tratava de uma Sis 677 (n me recordo bem) Mirage 9 (ainda frisei em perguntar se n era a Mirage 3 porém o atendente via Tel confirmou ser 9, para falar a verdade desconheco essa plc se e que existe...)

OPCAO 2 1.999,00

Microboard e5000

Modelo

• Ellite

Comunicação

• Wireless 802.11 B/G (Até 54Mbps)

• LAN Ethernet 10/100/1000Mbps

• Modem 56k

Câmera

• Sim (1.3 Megapixels)

Leitor de Cartão

• 3 em 1 (MMC / SD / Memory Stick)

Segurança

• Safe Touch – Reconhecimento por Impressão Digital

Teclado

• 88 Teclas (Full Size) com Teclas de Função

MS-Windows

Compatível ABNT2

Mouse

• Touchpad (2 Botões e Função Scroll)

Slot de Expansão

• Slot ExpressCard 34/54

Conexões

• 3 USB 2.0

• 1 Firewire (IEEE 1394)

• 1 Saída VGA

• 1 Entrada RJ-45 (LAN Gigabit)

• 1 Entrada RJ-11 (Modem)

• 1 Entrada para Cadeados (Kensington)

• 1 Entrada de Microfone

• 1 Saída para Fones de Ouvido

• 1 Saída S/PDIF

• 1 Entrada DC

Bateria

• 4 Cells Lithium-Ion

Alimentação

• Entrada AC 100-220V

Dimensões

• 299mm (L) x 219mm (P) x 35,7mm (A)

Peso

• 1,8Kg com Bateria (com Embalagem 2,1Kg)

Garantia

• 12 Meses (Exceto Bateria – 3 Meses)

Processador

• Intel Core 2 Duo T5550

• 1.83Ghz (FSB 667 MHz)

• 2MB cache L2

Chipset

• Intel GM965 + ICH8M (Santa Rosa)

Sistema Operacional

• Microsoft Windows Vista

Home Premium – Português (BR)

Memória

• 2GB DDR2 667MHz

Tela

• 12.1” TFT WXGA (1280x800)

Disco Rígido (Capacidade)

• 120GB 5400 RPM SATA

Drive Óptico

• DVD-RW / CD-RW

Placa de Vídeo

• Integrada Intel GMA X3100

(Compartilha Dinâmicamente até 384MB)

Placa de Áudio

• Direct Sound 3D Compatível

• Microfone Embutido

obs: esse me chamou a atencao foi a plc de vídeo que teve alguma descricao procurei sobre ela na net e vi que ela roda alguns jogos de acordo com o fabricante (provavelmente no low porque tava escrito la ate half life, bom se roda esses deve rodar o Lineage que se parece com o wow e la dizia que rodava...)

alem do proc melhor, tela pequena e bem leve... contra dele e a bateria de apenas 4cells ;/

alguém sabe ou possui um note com essa plc? e boa?

OPCAO 3 R$2.399,00 (fora do orcamento)

DELL Vostro 1510

PROCESSADOR Processador Intel® Core™ 2 Duo T5670 (1.80 GHz, 2 MB L2 Cache, 800 MHz FSB) - BRH1511 (tenho a opcao de adicionar R$200,00 e pegar um proc com 2.1ghz porém se fizer isso tenho que pegar a plc de vídeo Intel)

SISTEMA OPERACIONAL Windows Vista® Home Basic SP1, Original em Português

MEMÓRIA Memória DDR2 667MHz de 3GB, 2 DIMM

DISCO RÍGIDO Disco Rígido SATA 160G 5400 RPM

PLACA DE VÍDEO Placa Gráfica Nvidia GeForce® 8400M GS de 256MB (64 Bit) (tenho opcao de tirar essa pcl colocar a intel x3100 e diminuir R$261,00)

TELA LCD Tela de LCD de 15.4" WXGA + com TrueLife™

UNIDADE ÓPTICA Gravador de DVD 8X +/-RW

BATERIA Bateria Principal de Íon de Lítio com 6 células 58 WHr

CÂMERA Webcam de 1.3 megapixels e Microfone Integrado

WIRELESS Dell Wireless™ 1395 (802.11a/g) cartão miniPCI

BLUETOOTH WIRELESS Dell Wireless 360 Bluetooth Interno para Windows Vista

LEITOR DE IMPRESSÕES DIGITAIS Touchpad Padrão

CHIP DE SEGURANÇA TPM Sem Opção de Módulo TPM

MICROSOFT OFFICE Microsoft® Works 9.0 em português

Acessórios

ANTIVÍRUS Norton Internet Security 2009 - 30 dias

MODEM Sem Opção de Modem

Serviços

SUPORTE PÓS GARANTIA Garantia padrão de 1 ano

INSTALAÇÃO Sem o serviço de Instalação para implementação rápida dos seus novos sistemas

Incluído também em seu sistema

Customized Pictaflex LCD Back No Customerization LCD Option

Placa de Som Audio 2.0 de Alta Definição

Ship Group Documentação e Cabo de Alimentação

Documentação de Garantia Documentação de Garantia de 1 Ano

obs : nesse tenho a possibilidade de colocar esta plc de vídeo mais forte... porém ficou um pouco alem do que valor que estou querendo gastar e e o que mais esta me desanimando ;/ sendo que vou usar muita pouca coisa, devo retirar o sistema e instalar o win XP

OPCAO 4 1.785,00

Vostro 1000

PROCESSADOR Processador AMD Athlon™ TK-57 (1.9 GHZ, 512 KB L2 cache) - BRH7721 (se compara a um dual CORE? a ql ele estaria relacionado? e bom?)

SISTEMA OPERACIONAL Windows Vista® Home Basic SP1 Original em Português

MEMÓRIA Memória 2GB DDR2 667MHz, 2 DIMM

DISCO RÍGIDO Disco Rigido SATA de 120GB (5400RPM)

PLACA DE VÍDEO ATI Radeon® Xpress 1150 256MB HyperMemoryTM (integrated) (e BOA? alguém conhece? sabe o que roda?)

UNIDADE ÓPTICA Gravador de CD/DVD (Unidade DVD+/- RW 8x)

BATERIA PRIMÁRIA Bateria Primária de 6 Células

PLACA WIRELESS Dell Wireless™ 1395 (802.11a/g) cartão miniPCI

MICROSOFT OFFICE Microsoft® Works 9.0 em português

Acessórios

ANTIVÍRUS Norton Internet Security 2008 - 30 dias

CABO Cabo do Modem, RJ11

MOUSE Mouse Optico com 2 botões USB Preto

Serviços

SUPORTE PÓS GARANTIA Garantia padrão de 1 ano

INSTALAÇÃO Sem o serviço de Instalação para implementação rápida dos seus novos sistemas

Incluído também em seu sistema

Tela LCD Wide Screen XGA LCD Display de 15,4 pol.

Adaptador de Energia Adobe Acrobat Reader

DOCUMENTAÇÃO DE GARANTIA Documentação de Garantia de 1 Ano

Misc 2 PORTAL DE BUSCA GOOGLE

Documentação e Cabos Documentação e Cabos de Alimentação

opcao 5

essa aqui eu vou ter de voltar la para confirmar os dados que na correria eu acabei n vendo, resumindo posto amanha

era da vaio.

estava na faixa de 2.000,00 ou seja dentro do orcamento, porém só tinha 1gb de memória que eu lembro agora (teria que reconfirmar os outros dados...)

mas sera que compensaria comprar e adicionar 1gb de mem a parte ? (e tem como fazer sem perder garantia?) (bom por enquanto desconsiderem a medida de comparacao para deste ate eu descubrar os dados reais)

OPCAO 6

de sua Sugestão desde de que seja perto do orcamento 2.000,00 ou como eu poderia aproveitar melhor, sei la já estou pirando com isso já...

por minha já teria fechado no Microboard achei ele top, só fico meio bolado com essa plc de vídeo e com a marca dele, ai sera que roda mesmo?

fui na loja no mostroario abri o Windows + PauseBreak tava mostrando o valor todos estavam acima de 4,0 menos a plc de vídeo que tava mostrando 1,0 ;/

desculpem pelo post imenso.

Postado

meu amigo,

nao pode ser tela de 15?

boas opções se pensa em games, foge das compartilhadas, o melhor dai seria o vostro, mais como estourou o orçamento, esses dois que irei de mostrar, em questao placa de video batem o vostro.

http://www.submarino.com.br/produto/10/21403789/notebook+core+2+duo+2gb+250gb+1.3mp+dvdrw+15+linux+-+kennex?menuId=697

review na assinatura

http://www.extra.com.br/DetalheProduto.aspx?codProduto=5560363&categoryPath=CatInformatica&codCategoria=CatInformaticaNotebooks&fid=4|13&abzClause=

review:

http://forum.clubedohardware.com.br/review-kennex-hd2300x/491713

se tiver extra na sua cidade da uma pechinchada

os dois tem placa de video da ati dedicada, bem melhor do que você postou

Postado

Muito bom esse ai cara Kennex T5750

mas e a compra foi trankila? fogo vai ser convencer os coroas a compra na net.

eu tava com vontade de fechar com a opcao 2 está muito perfeitinho ele cara, pena e eu n saber sobre esta plc de vídeo.

obrigado pelas dicas!

outra coisa procurando por ai acabei achando em uma ass por ae:

http://forum.clubedohardware.com.br/resposta-oficial-kennex/594732

falando sobre a fonte so q fiquei sem entender nada:

1º e apenas para os modelos celerons de 1gb ?

2º ql e o problema em si?

3º esse da submarino pode me causar problemas?

e q consegui convencer os coroas cara e agora to boladao! já foi maior luta oO

Postado

o submarino é confiável, faz parte do grupo das lojas americanas.

o segundo note, no review tem alguns jogos que rodam nele, a placa de vídeo dele é classe 3 é boa, bem melhor que essas compartilhadas nos notes por ai.

1º não o "problema" da fonte vem todos os modelos HD2400

2º o ideal é que a fonte de alimentação seja de 4,5 A, a que vem tem é de 3,25 A

3º esse da submarino pode me causar problemas?

o meu é do submarino, a fonte esquenta bastante, mais não comprei outra.

o problema surgiu porque a kennex porque a etiqueta embaixo vem com uma informação incompatível com a fonte

devido a reclamações a kennex fez um teste na fonte o laudo tá aqui.

alem dela esquentar um pouco, isso não afeta no desempenho do note, mais demora um pouco mais pra carregar a bateria do mesmo.

http://forum.clubedohardware.com.br/resposta-oficial-kennex/594732?highlight=fonte+kennex

Postado

hum entendido. obrigado pelas explicações.

convenci o meu coroa, devo pegar este da submarino mesmo então. achei um otimo custo beneficio cara, plc muito boa era exatamente isso q eu tava querendo +/- .

bom ainda n comprei to pesquisando ne, qm pesquisa mais sempre compra certo ne...

mas então qr dizer q na opcao 2 tb n estaria muito ruin ne? porque tipow o massa da opcao 2 e q vem com a telinha 12" muito arrebenta eu ja estive com ele na mao muito bonzinho ate bluetooth tinha cara... r0x.

to da indecisao ainda mais pelo o q eu vi ai acho mais negocio o Kennox mesmo ^^

Postado

Se não for jogar, a opção 2 é bacana sim.

Mas a placa de vídeo deles é horrível, não presta pra games nem atividades gráficas pesadas. Ela roda aos trancos CS 1.6.

Mas se for somente para office, trabalhos sem muita coisa 3D e tal, pode ser ele.

Mas se pensa em games e tal, dae o kennex com HD2400 é umas 5 vezes melhor.

Postado

Acima desse valor existe o LG E500 K que vem com a HD2400 também .

Mas custo x benefício o Kennex é imbatível.

Pode comprar sem medo,não irá se arrepender...vê se descola um cupom de desconto da submarino por ai que o preço caiu um pouco.

uma pergunta no link passado a cima pelo rmoraes ae( http://www.submarino.com.br/produto/...nex?menuId=697 )

consta Vídeo : ATI M72 (128MB DDR3)

esse seria o mesmo do HD2400 ???

Sim , é essa mesmo !

Postado

Pessoal,

Nao sei nao. Eu to achando que ele procura por necessidade de mobilidade com um grande tempo de bateria. E nosso kennex apesar de ter um conjunto de hardware mais parrudo não tem detalhes abaixo:

• Safe Touch – Reconhecimento por Impressão Digital

• Slot ExpressCard 34/54

• 1 Firewire (IEEE 1394)

• 1 Saída S/PDIF

• Bluetooth

Se isso for fazer diferença pense também no tempo de bateria que durara cerca de 1:30 em utilização normal, no modo de economia o limite de 2 horas e isso se der as 2 horas e com jogo pesado 40 minutos. Então pense bem nisso também.

Abraços,

Edson

Postado

utilidade dele:

usa-lo para textos, facul, trampo.

na casa na praia (la e massa q a net e distribuida abertamente em wireless pela prefeitrua e moro do lado de um ponto de um repetidor)

em casa outros comodos..

e para jogos mas n e para ficar jogando direto n, eu já tenho esta maquina q e muito boa para jogos... o q eu queria do note para jogos seria abrir 1 ou 2 tela de Lineage 2 com graficos baixo (n me importo em qualidade n (tem gente q tem frescura, n e meu caso)) mas sem lag. digo pode abrir com graficos low desde de q de para jogar sem lag está bom. e para jogar DOta (WC3 ft). se o note fizesse isso eu estaria 100% satisfeito.

bom um amigo meu tava conversando comigo, e falou o seguinte esse knnox ai tem plc boa de vídeo mais os chipset sao tudo sis, e tal falou para eu pegar o dell retirando a plc de vídeo de 260 opc3 q ai o valor entraria no orcamento, a plc de vídeo seria pior um pouco porém me satisfaria e o chipset seria tudo Intel

alem do mais ainda tem a garantia da DELL ne fico meio bolado com isso tb, como seria a garantia desta outra marca?...

Postado

Garantia da Kennex é bem fraca. Se pegar Kennex teste BEM o note nos primeiros 7 dias, pois nestes você troca imediatamente com a própria loja. Depois disso só com AT, e dae é só chorar. Garantia da Kennex é péssima.

Se for pegar Dell beleza, mas pegue com nvidia 8400GS.

A x3100 não vai lhe satisfazer não. Ela roda, capengando muito, um CS 1.6 no máximo.

E por apenas R$260,00 a diferença vai ser muito absurda, a 8400GS é uns 400% melhor que a x3100.

Postado

Se ainda quiser Kennex como opição mais em conta na Americanas chegou esta manhã outro lote do Kennex Dual core, com a HD 2300 ou 2400 (não recordo agora), por 1599,00 em 12 X s/ juros.

Já comprei um pra minha irmã, e já vou compra outro pra mim , já que o lendario Asus F5SL sumiu do mapa, "parece ate que foi edição limitada... auhauahuahua.

http://http://www.americanas.com.br/...od/590/2664300

• Membro VIP
Postado

Se puder gastar +- 2200 reais uma boa opção é o LG E200.

Tem a tela de 12" que você deseja, 2GB RAM, placa de video ATI X1250 (melhor que a intel mas pior do que a HD2400), Pentium Dual Core (diferença pequena para o Core 2 Duo):

Na Fast por R$2200 no boleto:

http://www.fastshop.com.br/product.aspx?product_id=LGE200_ABPBP1&par=bpvitrine

Na ManiaVirtual por R$2299 em ate 12X:

http://www.maniavirtual.com.br/ProdutoDetalhes.aspx?CodProd=YTD6UPROD_0011481-01

Postado

Eu tenho o Microboard Ellite e adoro!!!

Super leve, e tem tudo que eu preciso.

E a tela de 12" não é tão pequena. Este Notebook atende perfeitamente as minhas necessidades.

Postado

Olha como seu interesse é mais para portabilidade as opções do carvalhoso ou do val tech são mais vantajosas pelo tempo de bateria. Se isso nao for problema ou incomodo para você vai de kennex que realmente ele tem o melhor hardware diante do preço cobrado pelo mesmo.

Acredito que você tenha um desktop que rode line age ou warcraft certo? se você tem, pense em descartar essa opção porque se você nao é vidrado em jogos nao faz sentido pegar um notebook mais pesado, maior e com menor duraçao de bateria.

Abraços,

Edson

Postado

Obrigado a todos os post, estava na praia e como to sem note fiquei sem ter como acessar ao site.

Na verdade estava com um note la (emprestado de um amigo q tinha comprado faz 15 dias) ele se parece a primeira opcao apenas era 2gb de mem e era um celeron com a Plc Mirage 3 (PORCA).

Ao chegar na praia e tentar usa-lo veio a surpresa, TELA AZUL do xp. Apos horas tentando ele ligou, foi ai mesmo q deu mais vontade de pegar um DELL, ja pensou investir 2k e ficar com um servico pessimo? e fogo.

@hairton neto: pois e pelo motivo mesmo da garantia q to pensando em parti para o dell. Na verdade ja nem estou mais considerando os outros, visto q: Dell vem tudo Intel, fora a garantia da dell q e impecavel, diga-se de passagem. Agora sobra essa plc ai a 8400GS você viu q ela era 64bits ne to achando ela muito fraca, alguns amigos me falaram q ela e muito ruin e q estão na duvida bem grande entre x3100 eles estão achando q n compensa 260 conto com isso n porque a diferenca vai ser minima.

@aureo carlos: valeu pela dica parcero, ainda estou estudando bem o assunto, pow nesse valor ai ficou ate bom ate balencei um pouco para pegar ele agora, mas pow lance da garantia q e fogo ;/ fora n ser tudo intel.

@carvalhoso: valeu a dica tb, so q sou meio cabrero com a LG, meu monitor lcd LG 17" quando fez exatamente 1Ano e 25 dias (25 dias apos o fim da garantia) comecou a dar pau fica piscando uns 10mins ate esquentar. sei la n confio muito na marca n.

@Val.Tech: opa usa ele mais para que?

@eds2008: olha qnt a portabilidade para mim se o note ficar 1:30 +/- com a bateria sem energia acho q esta suficiente. Realmente tenho um desktop mesmo q roda muito bem o Line e o WC, mas a ideia e pegar um note bom porque ai fico livre para ir a praia quando quiser mesmo fora de temporada, e mais uma distração. Qnt a Line faco parte de cla q as vezes preciso logar por 1 ate no max 2 hrs nos FDS (15 em 15 dias) queria mais tb para isso quebrar um galho, n quero rodar perfeitamente n, como eu falei grafico no liso mas queria q roda-se...

agora fica a duvida pegar um Dell pela garantia e pelas pecas Intel pagando mais em algo certo, ou arrisca em uma marca desconhecida chipset Sis correndo risco de Tela azul, e sem a garantia DELL =/ no meu ponto de vista o q ta matando e isso GARANTIA e marca das pecas.

+ 1 vez obrigado a todos pelas dicas. ^^

Postado

FFranzes,

Quando o pessoal reclama de garantia pelo menos no kennex não é que você é mal atendido, é que infelizmente grande parte dos problemas são vistos apenas se com o notebook aberto. Normalmente se tira mais duvidas por qualquer garantia, a unica diferença é o completecare da DELL que vem uma pessoa dependendo do problema sanar na hora e se for algo mais complicado leva para sua assistencia e tem o mesmo procedimento como qualquer outra empresa. Solicita peças e há algum tempo no aguardo pois todas as peças são importadas.

O fato de ser tudo Intel (processador, chipset, talvez memoria) não quer dizer que está livre de problemas. Não sou de ficar citando problemas e nem vou, mas problemas todas as marcas acabam tendo com uma pequena porcentagem de seus equipamentos e isso é fato. Eu sinceramente estou vendo uma pessoa comprar por conhecer o que a marca oferece e você ter confiança na mesma e não porque esta sendo o melhor custo x beneficio no quesito hardware, mas dai a compra é racional e vale o que for o melhor custo x beneficio para você e nao para que todos te dao de opiniao.

So uma ressalva os computadores da gateway da 3 anos de garantia.

Abraços,

Edson

Postado

Olha FFranzes concordo com você sobre a parte da garantia da dell por isso também estou adquirindo com eles um note.

Sobre a 8400 acho que a diferença em relação a da Intel é muito grande, conheço pessoas que tem dell com ou sem essa placa as pessoas que não tem ela reclamam muito já que não conseguem rodar nada.

Colegas meus que possuem dizem que é boa tanta que rodão Crysis (porém em qualidade baixa) mais é jogavel.

Pelo valor e a garantia e todas as váriaveis que considero a dell a melhor pedida para mim.

Postado

Ffranzes confia em mim e no pessoal cara, a 8400GS é no mínimo 300~400% melhor que a x3100. Eu tenho a x3100, e me arrependo de cada centavo pago no meu notebook por conta dessa maldita placa.

Se tiver condições, invista na 8400GS, pois ela é dedicada e a x3100 compartilhada, e uma compartilhada BEM fraca por sinal (se fosse ao menos uma compartilhada da ati, como a x1250, ainda vá... mas a x3100 é de chorar).

A não ser que não vá jogar jogo NENHUM, dae sim a x3100. Mas se for jogar qualquer coisa, a x3100 vai te fazer chorar.

Postado

É como eu volto a dizer... se for utilizar memoria dedicada tenha certeza que o note tera uma bateria que durara menos tempo porque VGA dedicada puxa energia mesmo. Mas se isso não é problemaentao vai de DELL se é a certeza... vai e se divirta...

Abraços,

Edson

Postado

mais uma vez obrigado galera...

@eds2008: cara seguinte, moro em Campos-RJ fica a uns 200km do rio e com certeza a kennex n tem autorizada aqui e acho q a dell tb n. Bom deixa ver se entendi, ate 7 dias faco a troca direto com a vendendora do produto no caso a loja virtual cujo a qual eu comprar. depois disso e preciso enviar o note via Sedex para empresas seria isso, tanto em uma como em outra correto? e q sempre ouvi falar estão bem da assistencia deles. Realmente falou algo q e verdade ai, meu maior motivo para escolher a dell seria a certeza de gastar 2k e n perder o produto.

@arnok: realmente pesquisei em outros site realmente descobri q ela e classe 3 e a x3100 e classe 5 alem dos teste la do site la o notebookcheck, bom realmente vi os testes e realmente confirmei. valeu pela dica.

@Hairton Neto: valeu pela dica como eu falei acima conferi em um site e realmente comprovei q n vai me atender n ;/

valeu a todos.

• 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!