Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD4670 - Tópico Oficial


Posts recomendados

Valeu pela info, Kronos. Vi na internet um site colocando essa HIs em 863/1200, se não me engano. Queria tentar fazer isso que você falou e subir pra 800/1100, mas tô commedo de estragar a placa. Será que o ganho de performance vai ser grand ea ponto de valer a pena o risco?

Também não sei nada sobre OC, então o boiando aqui nessa história de dois clocks (ex: 800/1100). Você escolhe os números aleatoriamente ou tem que fazer algum sentido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, os números fazem sentido.

Aqui eu sempre procuro usar o clock já em DDR, ou seja, Double Data Ratio.

Bom, traduzindo: 873 mhz é o clock simples das memórias, enquanto 1746 ou 2000 Mhz é clock DDR, das memórias

A, me embolei, espero que tu tenha entendi, mas enfim.

O limite de over nas 4670 é dado apenas devido aos modelos não virem com dissipador nas memórias; Sendo assim, mesmo o seu, que tem aquele cooler monstro, não tem dissipador, e isso diminuir a velocidade máximo possível de se conseguir nessa vga.

Agora, o modelo da Powercolor, single slot, por mais estupidez que pareça, tem tais dissipadores, e talvez comparando o over final dele vs o cooler ICE-Q, o resultado nas memórias fosse maior no modelo Powercolor.

No core, o máximo que vi botarem, pela net, claro, nessa vga foi 900 mhz(Não recomendo chegar a esse extremo...820 Já tá mais do que bom pra sugar bastante da potência dela), e nas memórias, já vi doido varrido que consegue 2400 Mhz.

Tu entende pouco de over, então pra não arriscar, sobe a rotação do cooler e trava ele em pelo menos uns 60%, e leva os clocks dela de 50 em 50 Mhz, e testando usando um jogo, ou algum programa de stress da vga.

Quando tu chegar num bom ponto, tu pára e salva as configurações de over.

Simples, e a diferença é grande, dependendo da resolução, valendo o "esforço"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, os números fazem sentido.

Aqui eu sempre procuro usar o clock já em DDR, ou seja, Double Data Ratio.

Bom, traduzindo: 873 mhz é o clock simples das memórias, enquanto 1746 ou 2000 Mhz é clock DDR, das memórias

A, me embolei, espero que tu tenha entendi, mas enfim.

O limite de over nas 4670 é dado apenas devido aos modelos não virem com dissipador nas memórias; Sendo assim, mesmo o seu, que tem aquele cooler monstro, não tem dissipador, e isso diminuir a velocidade máximo possível de se conseguir nessa vga.

Agora, o modelo da Powercolor, single slot, por mais estupidez que pareça, tem tais dissipadores, e talvez comparando o over final dele vs o cooler ICE-Q, o resultado nas memórias fosse maior no modelo Powercolor.

No core, o máximo que vi botarem, pela net, claro, nessa vga foi 900 mhz(Não recomendo chegar a esse extremo...820 Já tá mais do que bom pra sugar bastante da potência dela), e nas memórias, já vi doido varrido que consegue 2400 Mhz.

Tu entende pouco de over, então pra não arriscar, sobe a rotação do cooler e trava ele em pelo menos uns 60%, e leva os clocks dela de 50 em 50 Mhz, e testando usando um jogo, ou algum programa de stress da vga.

Quando tu chegar num bom ponto, tu pára e salva as configurações de over.

Simples, e a diferença é grande, dependendo da resolução, valendo o "esforço"

Insônia rulando aí também? :D

Entendi a parada do clock das memórias ser em DDR, mas foi bom você explicar porque tava achando que, como a placa tem GDDR3, o clock original das memórias fosse multiplicado por 3. :blush:

O que eu não entendi é a relação entre clock do "core" e clock das memórias. Na hora do over as pessoas saem chutando os maiores números possíveis pra cada um ou os dois tem que estar em algum tipo de sintonia? Por exemplo, pode aumentar 50 num e 100 no outro ou tem que ser 50/50?

Cara, eu sou tão iniciante que não sei nem montar meu próprio PC. Tô com medo de fazer cagada hehe. Vou pegar um E5200 + essa VGA, e sei que ambos são frios e muita gente faz OC moderado neles com cooler stock, mas tô com medo de arriscar por não saber nada.

Queria tentar por o processador pra rodar a 3 Ghz e a VGA pra rodar a uns 820/1100 da vida. Será que a diferença em FPS seria grande? Será que o risco de queimar algo é grande? Será que tem algum lugar onde eu possa aprender a fazer isso passo-a-passo? Não sei nem como faz pra fazer essa parada que você falou de aumentar a rotação do cooler, muito menos os programas que devo usar pra fazer OC ou "stress test"... :blush:

Só pra constar, vou jogar numa resolução de 1360 x 768 -- que é o máximo suportado pelo meu monitor -- e não sou daqueles que tem orgasmos multiplos quando vêem FPS alto. Nada contra quem pense assim, mas, como alguém aqui do fórum disse, quem precisa de mais de 60 FPS é o ego hehe. Enfim, só quero poder jogar nessa resolução com tudo no máximo (menos AA que não faço questão) e sem lag (30 FPS tá ótimo pra mim).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, informática é soda. A gente compra as coisas sabendo que corre o risco do preço baixar sem mais nem menos de uma hora pra outra. Mas é assim mesmo.

Assino em baixo quanto ao que você disse sobre a fonte. Muita gente acha que por não gastar muita energia dá pra usar essa placa com uma fonte genérica. Bom, até dá, mas não é nem um pouco recomendável, como você pode constatar.

Mudando de assunto completamente, será que dá pra fazer um over modesto nessa placa sem problemas com o cooler stock da His (iceQ) + um fan de 120mm no gabinete soprando ar nela? Quanto será que daria pra fazer de OC sem correr riscos?

Olá amigo carpa..

Pior a informatica é fogo em relação a preços ..um exemplo minha hd 4670 sapphire eu paguei 360R$ no final do ano passado ..E agora com 360R$ eu compro uma hd 4830..ve se pode...

Na questão fonte para hd 4670..eu digo que uma fonte generica SERVE (quebra galho) para configurações sem over e tal..Mas alerto tem fontes genericas que são fuleiras demais, e a longo prazo podem danificar o equipamento.. então abra o olho, Porque nada melhor do que você poder jogar tranquilinho sem se preocupar com nada ..Então o ideal seria comprar uma fonte em valor real e de boa marca porque nunca é de mais investir numa boa fonte, até porque não se sabe o dia de amanha ..vai que você queira fazer um over no processador ou até comprar uma VGA mais potente..

Por isso eu acho melhor usar uma fonte em potencia real..

Amigo sobre over :

Como Fazer Overclock da Placa de Vídeo

www.clubedohardware.com.br/artigos/547

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo carpa..

Pior a informatica é fogo em relação a preços ..um exemplo minha hd 4670 sapphire eu paguei 360R$ no final do ano passado ..E agora com 360R$ eu compro uma hd 4830..ve se pode...

É fogo mesmo, mas, como disse, esses 6 meses que você passou se divertindo com a placa não tem preço. :lol:

Na questão fonte para hd 4670..eu digo que uma fonte generica SERVE (quebra galho) para configurações sem over e tal..Mas alerto tem fontes genericas que são fuleiras demais, e a longo prazo podem danificar o equipamento.. então abra o olho, Porque nada melhor do que você poder jogar tranquilinho sem se preocupar com nada ..Então o ideal seria comprar uma fonte em valor real e de boa marca porque nunca é de mais investir numa boa fonte, até porque não se sabe o dia de amanha ..vai que você queira fazer um over no processador ou até comprar uma VGA mais potente..

Por isso eu acho melhor usar uma fonte em potencia real..

Não se preocupe, pois a primeira coisa que coloquei no orçamento quando fui montar esse PC novo foi a fonte. Obrigado pelo excelente conselho mesmo assim. Realmente uma boa fonte é indispensável (pena que pouquissima gente saiba disso... -_-)

Amigo sobre over :

Como Fazer Overclock da Placa de Vídeo

www.clubedohardware.com.br/artigos/547

Valeu mesmo pelo link. Já coloquei nos favoritos e lerei com mais calma depois.

O artigo é de 2006, será que tá atualizado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consigo entender porque no ATI Overdrive do meu Catalyst a opção GPU clock só vai até 800 Mhz. No memory consigo ir de 873 MHz até 1 GHz (e ainda há a opção de ir além), mas nos clocks da gpu só é possível ir até os 800 MHz, o controle deslizante esbarra nessa frequência. A versão do meu driver e do CCC é a mais atual, a 9.6 (uso o Windows Seven x64). Por que existe essa limitação de over do gpu no meu catalyst? Queria tentar chegar pelo menos em 850 MHz. Será que é uma limitação física da própria placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consigo entender porque no ATI Overdrive do meu Catalyst a opção GPU clock só vai até 800 Mhz. No memory consigo ir de 873 MHz até 1 GHz (e ainda há a opção de ir além), mas nos clocks da gpu só é possível ir até os 800 MHz, o controle deslizante esbarra nessa frequência. A versão do meu driver e do CCC é a mais atual, a 9.6 (uso o Windows Seven x64). Por que existe essa limitação de over do gpu no meu catalyst? Queria tentar chegar pelo menos em 850 MHz. Será que é uma limitação física da própria placa?

Essa limitação é imposta pela propria ati ,no ati overdriver ,creio eu pela questão de segurança ..mas se você quiser fazer um over alem dos 800Mhz você pode usar outros programas como o Riva tunder..

http://www.baixaki.com.br/download/rivatuner.htm

mas tome cuidado para não exagerar ..o ideal é uma boa refrigeração...

Aqui estou usando assim

imagem1uip.jpg

abç..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que Lugar Do RiveTuner Eu Altero a FAn

Se Eu Ativar Esta Opição no Riva meu Cooler Vai Direto Pra 25% ?

To Medo de Aperta ali e acontecer algo com minha azuzinha

Ele ficara na rotação original ..mas depois de ativada você pode também aumentar a rotação do cooler..e você pode também salvar as mudanças feitas..

Explo:

imagem1y.jpg

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, depois de muito 'passear' pelas 8600, esbarrei nessa hd4670. Acho que a diferença de 50,00 reais valeu a pena. Paguei 285,00 c/frete no ML (Londri Tech) c/ 1 ano de garantia(!). Agora que a instalei, ela fica nos 40-47ºC stock, porém, minnha CPU é um PD915 2,8GHz e não baixa de 64ºC, apenas digitando este texto. Rodando um simples PES2009, a CPU vai a >72ºC. Chegou a travar, aí, abri o gabinete e deixe o "arnão" soprando, mas, fica >70ºC e fans 'no tampo'.. maior zuadeira. a PV não passa dos 47ºC. Alguém, saberia explicar?.. gargalo do processador?.. (P.S.: o fan de 120mm não está instalado ainda)

Eu vou de HD 4670 HIS então.

Esqueci de uma coisa, a HD4670 1gb gddr3 da HIS também é de 2 pulsos por clock ?

Pode comprar sem medo de ser feliz... Pelo que pude ver, você está usando uma GeForce 7300LE, isso significa que você vai ter um ganho GIGANTESCO de performance... ^_^

Quanto a fonte, não se preocupe, a minha genérica agüenta com potencia declarada de 185W, seja feliz com sua HD4670! ^_^

Aloha

Amizades, a HD4670 que me refiro na mensagem anterior é a da HIS, 1GB IceQ. Sei que tem clock de memória inferior a de 512MB. Se puderem me ajudar na questão, desde já agradeço. abraços,:D
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, sobre o jogo Call of Juarez... estou percebendo lags extremos principalmente quando há mais que um personagem em tela, e também nos campos. Estou jogando ele assim:

1280x1024

Shader 3

Filtro Trilinear

e o resto tudo no maximo possivel. Tentei no Shader 2.0 com AA 2x, 4x 8x... a mesma coisa. Então fica a minha dúvida: essa placa não consegue ter bom desempenho nesse jogo, ou o jogo é bugado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como indiquei a loja onde havia comprado minha 4670 pra outros usuários neste tópico, vou postar o que houve com minha compra:

Paguei e confirmei o depósito na última quarta-feira, e eles ficaram de me enviar no mesmo dia via SEDEX. Como moro no mesmo estado, deveria levar no máximo 2 dias pra chegar, mas não chegou. Ontem liguei pra loja e me disseram que tinham esquecido de mandar a placa... :rolleyes:

Disseram que ela tinha esgotado naquela loja, mas que eles podiam pegar de outra filial pra me mandar. Entretanto, fiquei meio cabreiro com isso e decidi pedir meu dinheiro de volta. Estou aguardando o reenbolso via depósito.

Parece ter sido apenas um erro, e todo mundo erra... De qualquer forma, recomendo cautela a quem for comprar da mesma loja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minnha CPU é um PD915 2,8GHz e não baixa de 64ºC, apenas digitando este texto. Rodando um simples PES2009, a CPU vai a >72ºC. Chegou a travar, aí, abri o gabinete e deixe o "arnão" soprando, mas, fica >70ºC e fans 'no tampo'.. maior zuadeira. a PV não passa dos 47ºC. Alguém, saberia explicar?.. gargalo do processador?.. (P.S.: o fan de 120mm não está instalado ainda)

Ola amigo vou tentar ajudar você..

Antes de instalar a sua vga qual era a media da temperatura dele?

Seu cooler é box? Qual gabinete quantas baias? Over?

Bom os processadores Pentium D são esquentadão de natureza

Mas faça assim, olhe se o cooler esta mau encaixado ou com folga ..

troque a pasta termica dele ..coloque ventilação extra..

ve se resolve..abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa

E ai galera? tem um tempão que venho lendo cada informação contida nesse topico... excelente diga-se de passagem. Bom to montando um brinquedinho e uma das duvidas é quanto a placa de video. Bateu a duvida entre a 4670 e 9600 gt... minha pergunta?

Será que essa VGA em conjunto com um AMD Athlon x2 7750 BE e 4 GB de ram vai ficar bom para rodar games como call of duty 4 e 5... gta IV... e jogos assim com graficos maneiros?

obs: na verdade meu objetivo é rodar um game online que se chama AION... tem um grafico 3D muuito violento e muitos detalhes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aloha amigo David.A.S, bem, há pouco tempo instalei minha HD4670 num PH x3 2.1GHz, tamanha foi minha surpresa ao ver que o desempenho em ALGUNS jogos aumentou consideravelmente (Need For Speed Undercover, por exemplo)...

Com isso conclui-se que: A HD4670 em alguns casos (obviamente não todos) ainda sobra pro Athlon x2 5000+ @3.1GHz que uso, levando-se em consideração que a GF9600GT tem mais "poder" que a HD4670, acho que, para o seu sistema, a HD4670 é a mais dimensionada, com menos desperdício, de grana e de poder de fogo.

Ah, sobre o que eu sempre falei sobre rodar de boa com fonte generical... RETIRO TUDO O QUE DISSE!!! Instalei umas ventoinhas novas no gabinete, ligadas na fonte, liguei o bixo, tudo ok, até que abri um jogo (Gears of War) e uma ventoinha apagou, 3 ou 4 segundos depois o jogo travou, resetei, travava no boot, resetei, travou no boot, zerei a bios (tirar o over) ligou e entrou, tamanha foi minha surpresa ao perceber que o jogo não mais abria, maior ainda foi meu desespero ao abrir a gravadora e encontrar o dvd ORIGINAL do Gears of War TORRADO, já que parte da gravadora derreteu e acabou com meu game...

CONCLUSÃO: Se estiver sem grana pra comprar fonte agora, NÃO USE O MICRO, não seja como eu, espere, tenha calma, ou o prejuízo poderá ser maior (no meu caso, 99 do game + 75 da gravadora, um modelo toshiba que eu simplesmente não acho mais a venda).

Peço desculpas a todos que eu recomendei usar fonte genérica e peço a título de urgência que os que seguiram o conselho apressem o máximo possível a troca da fonte.

PS.: Depois bato uma foto do DVD e da Gravadora aberta pra vocês verem.

Aloha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aloha amigo David.A.S, bem, há pouco tempo instalei minha HD4670 num PH x3 2.1GHz, tamanha foi minha surpresa ao ver que o desempenho em ALGUNS jogos aumentou consideravelmente (Need For Speed Undercover, por exemplo)...

Com isso conclui-se que: A HD4670 em alguns casos (obviamente não todos) ainda sobra pro Athlon x2 5000+ @3.1GHz que uso, levando-se em consideração que a GF9600GT tem mais "poder" que a HD4670, acho que, para o seu sistema, a HD4670 é a mais dimensionada, com menos desperdício, de grana e de poder de fogo.

Ah, sobre o que eu sempre falei sobre rodar de boa com fonte generical... RETIRO TUDO O QUE DISSE!!! Instalei umas ventoinhas novas no gabinete, ligadas na fonte, liguei o bixo, tudo ok, até que abri um jogo (Gears of War) e uma ventoinha apagou, 3 ou 4 segundos depois o jogo travou, resetei, travava no boot, resetei, travou no boot, zerei a bios (tirar o over) ligou e entrou, tamanha foi minha surpresa ao perceber que o jogo não mais abria, maior ainda foi meu desespero ao abrir a gravadora e encontrar o dvd ORIGINAL do Gears of War TORRADO, já que parte da gravadora derreteu e acabou com meu game...

CONCLUSÃO: Se estiver sem grana pra comprar fonte agora, NÃO USE O MICRO, não seja como eu, espere, tenha calma, ou o prejuízo poderá ser maior (no meu caso, 99 do game + 75 da gravadora, um modelo toshiba que eu simplesmente não acho mais a venda).

Peço desculpas a todos que eu recomendei usar fonte genérica e peço a título de urgência que os que seguiram o conselho apressem o máximo possível a troca da fonte.

PS.: Depois bato uma foto do DVD e da Gravadora aberta pra vocês verem.

Aloha

Vixe moço... então agora eu to com c* piscando... asuhaushauhsas

Tava indo em suas "águas" em não por uma fonte real. A minha é uma Allied de 400w, não sei se é genérica ou real... realmente não sei, então quero uma ajuda IMPORTANTE sua: qual fonte de ATÉ R$ 100,00 eu compro? O meu pc/config é exatamente esse da assinatura, acho eu que não precisa de uma fonte de 180 conto pra cima... enfim... me indica uma aí por favor!

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aloha amigo David.A.S, bem, há pouco tempo instalei minha HD4670 num PH x3 2.1GHz, tamanha foi minha surpresa ao ver que o desempenho em ALGUNS jogos aumentou consideravelmente (Need For Speed Undercover, por exemplo)...

Com isso conclui-se que: A HD4670 em alguns casos (obviamente não todos) ainda sobra pro Athlon x2 5000+ @3.1GHz que uso, levando-se em consideração que a GF9600GT tem mais "poder" que a HD4670, acho que, para o seu sistema, a HD4670 é a mais dimensionada, com menos desperdício, de grana e de poder de fogo.

Ah, sobre o que eu sempre falei sobre rodar de boa com fonte generical... RETIRO TUDO O QUE DISSE!!! Instalei umas ventoinhas novas no gabinete, ligadas na fonte, liguei o bixo, tudo ok, até que abri um jogo (Gears of War) e uma ventoinha apagou, 3 ou 4 segundos depois o jogo travou, resetei, travava no boot, resetei, travou no boot, zerei a bios (tirar o over) ligou e entrou, tamanha foi minha surpresa ao perceber que o jogo não mais abria, maior ainda foi meu desespero ao abrir a gravadora e encontrar o dvd ORIGINAL do Gears of War TORRADO, já que parte da gravadora derreteu e acabou com meu game...

CONCLUSÃO: Se estiver sem grana pra comprar fonte agora, NÃO USE O MICRO, não seja como eu, espere, tenha calma, ou o prejuízo poderá ser maior (no meu caso, 99 do game + 75 da gravadora, um modelo toshiba que eu simplesmente não acho mais a venda).

Peço desculpas a todos que eu recomendei usar fonte genérica e peço a título de urgência que os que seguiram o conselho apressem o máximo possível a troca da fonte.

PS.: Depois bato uma foto do DVD e da Gravadora aberta pra vocês verem.

Aloha

Cara valeu por compartilhar a experiencia... essa placa considerando o custo e beneficio parece ser muito boa mesmo... quanto ao processa 7750 ele tem 2.7 Ghz... acho que no inicio vou trabalhar com ele assim mesmo... vi algum testes que dizem que ele trabalha bem a 3.0.. bom de qualquer forma quanto a fonte.. reforço... tem que ser real... vale a pena gastar um pouco mais e pegar uma fonte boa..

não vejo a hora de testar esse pc logo..

fui........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aloha amigo David.A.S, bem, há pouco tempo instalei minha HD4670 num PH x3 2.1GHz, tamanha foi minha surpresa ao ver que o desempenho em ALGUNS jogos aumentou consideravelmente (Need For Speed Undercover, por exemplo)...

Com isso conclui-se que: A HD4670 em alguns casos (obviamente não todos) ainda sobra pro Athlon x2 5000+ @3.1GHz que uso, levando-se em consideração que a GF9600GT tem mais "poder" que a HD4670, acho que, para o seu sistema, a HD4670 é a mais dimensionada, com menos desperdício, de grana e de poder de fogo.

Ah, sobre o que eu sempre falei sobre rodar de boa com fonte generical... RETIRO TUDO O QUE DISSE!!! Instalei umas ventoinhas novas no gabinete, ligadas na fonte, liguei o bixo, tudo ok, até que abri um jogo (Gears of War) e uma ventoinha apagou, 3 ou 4 segundos depois o jogo travou, resetei, travava no boot, resetei, travou no boot, zerei a bios (tirar o over) ligou e entrou, tamanha foi minha surpresa ao perceber que o jogo não mais abria, maior ainda foi meu desespero ao abrir a gravadora e encontrar o dvd ORIGINAL do Gears of War TORRADO, já que parte da gravadora derreteu e acabou com meu game...

CONCLUSÃO: Se estiver sem grana pra comprar fonte agora, NÃO USE O MICRO, não seja como eu, espere, tenha calma, ou o prejuízo poderá ser maior (no meu caso, 99 do game + 75 da gravadora, um modelo toshiba que eu simplesmente não acho mais a venda).

Peço desculpas a todos que eu recomendei usar fonte genérica e peço a título de urgência que os que seguiram o conselho apressem o máximo possível a troca da fonte.

PS.: Depois bato uma foto do DVD e da Gravadora aberta pra vocês verem.

Aloha

Putz, cara. Que chato... :(

Espero que tu consiga arrumar grana pra comprar o jogo de novo.

Quanto à fonte, gastar R$ 120,00 numa C3tech, na minha opinião, só vale a pena se você estiver muito apertado mesmo e só conseguir levantar essa grana, pois com mais 80 reais você compra uma Zalman 360B que é infinitamente melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem precisava uma Zalman.

A maioria aqui tem configurações levinhas, e uma Extream, de 450w que seja, já é boa o suficiente até pra configurações mais pesadas com vgas mais parrudas.

Sò pra termos de comparação, o modelo de 450 w, fornece até 480 segundo aqui mesmo no CDH, e ontem mesmo aqui no centro do rio, achei essa fonte por 128 reais.

Já o modelo de 550 watts, pelo que li, usa o mesmo projeto, mudando uma coisa aqui e ali e fornece bem os 550 w.

Só não tem PFC, mas muita gente aqui nem deve saber pra que ele serve, e não faria tanta diferença assim.

A, e pelo amor de deus, ESQUEÇAM DO ESTABILIZADOR!

Abraço forte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!