Ir ao conteúdo

Pilhas: sempre ligo elas em série, e elas sempre queimam...

User Z

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tô com uma encomodaçãozinha...

Sempre ligo 4 ou 8 pilhas em série, pra servir como uma pilha com maior tensão.

Só que eu junto as pilhas e nunca mais separo elas. Tipo elas descarregam e são recarregadas também juntas (em série). Aí um delas sempre queima, com pouco tempo de uso, mesmo sendo das mesmas marcas e tempo de uso...

Acredito que algumas se descarreguem, e as outras sejam carregadas a mais que as outras.

Mas estava verificando que as baterias de telefone sem fio, e algumas outras tem várias unidades menores ligadas em série também.

Então não corre o mesmo risco de queimar? Percebí que elas descarregam bem fácil, será que por isso seriam mais duraveis?:confused:

valeu!!!

Postado

User Z Já pensou na questão da corrente da fonte que você esta usando?

Posso estar enganado mas as fontes de aparelhos como telefones sem fio possuem uma corrente bem baixa. E possuem um circuito de pilhas em sério como você disse.

Pelo o que eu sei uma carga mais lenta sempre aumenta a vida útil da pilha.

Uma dúvida mas que pode auxiliar na solução do seu problema.

Os recarregadores de pilhas usam um circuito paralelo para dar carga nas pilhas?

A partir deste raciocínio talvez consiga uma ideia.

Postado

É mesmo, já tinha reparado nisso... Um dos meus carregadores só carrega de 2 em 2...

Mas se eu pusesse 2 pra carregar em série: uma cheia, a outra vazia, não iria sobrecarregar a cheia e carregar pouco a vazia?

Ou isso não tem nada a ver...?

Postado

Quando você liga qualquer dispositivo elétrico em série ( baterias, lâmpadas, LEDs, diodos, resistores, etc, etc, etc) a corrente que circula por um será exatamente a mesma que circula pelos demais.

Assim, no caso das baterias, tanto em condição de carga quanto na condição de gerador a corrente que circula por uma pilha será a mesma corrente que vai circular por todas as demais que compõe o conjunto.

Mas uma coisa que você precisa considerar também é que mesmo de mesma marca, composição, modelo e capacidade, nunca haverão elementos EXATAMENTE iguais... Por mais que a tecnologia tenha avançado, uma pilha será diferente da outra em algum aspécto.

Quando uma bateria qualquer dá defeito (composta de várias células), se nós a desmontarmos poderemos verificar que o estado individual de cada célula não é mesmo. Isso ocorre inclusive nas baterias automotivas, onde o problema em uma única célula leva a troca da bateria toda...

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!