Ir ao conteúdo

Velocidade de download depende do servidor??

leandrorocha82

Posts recomendados

Postado

Tenho uma conexão que gira em torno de 1240kbps (medido no rjnet), mas a velocidade dos downloads variam muito.

Fiz varios testes e em alguns arquivos chego em 36 KBps, em outro arquivo 130 KBps e já em outro download cheguei a 7.73 KBps!

Porque acontece essa variação?

Depende do servidor? Eles limitam a velocidade?

Notebook: Processador Mobile DualCore AMD Turion 64 X2 TL-58, 1900 MHz (9.5 x 200), Toshiba Satellite A215, HD TOSHIBA MK1637GSX ATA Device (160 GB, 5400 RPM, SATA-II), Adaptador de Rede Atheros AR5007EG Wireless Network Adapter (192.168.1.65).

• Membro VIP
Postado

leandrorocha82 Bom amigo primeiramente seja bem vindo ao forum do Clube do Hardware!!!!

Amigo pelo o que eu sei normalmente as empresas que prestam serviços de internet limitam a velocidade de dowload em 10% da sua conexão em média, mais como sabemos que este serviço aqui em nosso país tem deixado muito a desejar quanto a qualidade e a estabilidade da conexão assinada é normal que haja tanta variação de velocidade.

abraços amigo e mais uma vez seja bem vindo.

Postado

Fora tudo que disse o amigo blackbird , influencia e muito onde o arquivo está hospedado, se for possivel sempre utilize gerenciador de download que ele ajuda e muito a manter o mais constante possivel o download.

Postado

Primeiramente bem vindo ao Clube do Hardware amigo!

Bom isso depende do servidor sim, mais nao somente dele, no caso você possue uma navegação de 1 mega correto

fazendo um donwload de link direto sem nenhum problema no servidor você ira ter 120 a 130kbps de velocidade

c você estiver fazendo um download utilizando algum programa como o utorrent, emule isso vai depender de quantos usuarios do programa estão online e possuem o mesmo arquivo que o seu, e claro a taxa de upload da pessoa tambem é importante

outro caso que pode causar lentidão no download seria de sites gringos, quanto mais longe e menor o servidor mais lento sera sua conexão com ele

como tambem existe possibilidade que seja problemas no seu fornecedor de banda larga, ou até de ultimo caso algo no seu computador

espero ter ajudado

• Membro VIP
Postado

Na verdade ninguem limita a conexão a 10%, o negocio é que voce assina uma conexão de 1mega BITS(1024bits) que passando para BYTES da aproximadamente 128Kbytes.

É só você pensar, que em 1byte temos 8bits, então uma conexao de 1024bits / 8 = 128Kbytes.

Ja a velocidade que você puxa, depende sim do servior de origem do arquivo.

Se eu tenho uma conexao que envia(upload) em 128k e tem 10 pessoas puxando do meu servidor, a conexao não é 128k para cada um, ela vai abaixando e abaixando.

Sem contar nos roteadores que sua conexao irá passar até chegar ao destino que quer puxar, tudo isso vai tornando a conexao mais lenta.

Um bom gerenciador de download que eu uso e recomendo é o ORBIT.

abraços.

Postado
Na verdade ninguem limita a conexão a 10%, o negocio é que você assina uma conexão de 1mega BITS(1024bits) que passando para BYTES da aproximadamente 128Kbytes.

É só você pensar, que em 1byte temos 8bits, então uma conexao de 1024bits / 8 = 128Kbytes.

já a velocidade que você puxa, depende sim do servior de origem do arquivo.

Se eu tenho uma conexao que envia(upload) em 128k e tem 10 pessoas puxando do meu servidor, a conexao não é 128k para cada um, ela vai abaixando e abaixando.

Sem contar nos roteadores que sua conexao irá passar até chegar ao destino que quer puxar, tudo isso vai tornando a conexao mais lenta.

Um bom gerenciador de download que eu uso e recomendo é o ORBIT.

abraços.

Lendo o contrato das empresas que prestam serviço de Internet está bem claro (pelo menos em todas que assinei).

"Onde a taxa de transferencia deverá corresponder a 10% do valor numérico de badna contratada...."

• Membro VIP
Postado

Acabo deler o meu e tem em letras grandes e em negrito que a taxa de velocidade de download será limitada a 10% da velocidade da assinatura do cliente se ninguém limita ou não, eu não sei mais que fica limitada a exatos 10% isso é fato e fica sim.

abraços a todos.

• Membro VIP
Postado

Bom, existe uma lei que a operadora deve garantir 10% de banda ao usuario domestico e 30% ao usuario comercial.

Se eles estão limitando você a usar o que voce pagou, é no minimo ridiculo e burrice de assinar.

É o mesmo que assinar um plano de telefonia com 1mil minutos e só poder usar 100minutos, nao faz sentido.

Ou você assina uma conexao de 1024KBYTES e consome 10% que é menos que 128KBPS ou você realmente assina 1MBITS e tem velocidade de 128KBYTES.

• Membro VIP
Postado

lordmac Bom amigo a questão não é a velocidade de navegação e sim a velocidade de download a menos que eu seja tão ignorante são coisas pouco mais diferentes. certo? pois minha net de 1MB tem realmente 1MB em média mais em donload a taxa de velocidade nunca passou de 10% da velocidade de conexão.

abraços.

• Membro VIP
Postado
Bom amigo a questão não é a velocidade de navegação e sim a velocidade de download a menos que eu seja tão ignorante são coisas pouco mais diferentes. certo?

abraços.

Errado, download e navegar são exatamente a mesma coisa, porém em proporçoes diferentes.

Quando você abre um site, você faz download dele, embora sites tenham tamanhos muito menores que um programa ou musica, nao quer dizer que você nao faz download.

Para seu modem não faz diferença ser uma pagina ou um arquivo de musica, é tudo 0 e 1(bit), é tudo pacote de dados.

Puxou é download, enviou é upload.

abs.

Postado
lordmac Bom amigo a questão não é a velocidade de navegação e sim a velocidade de download a menos que eu seja tão ignorante são coisas pouco mais diferentes. certo? pois minha net de 1MB tem realmente 1MB em média mais em donload a taxa de velocidade nunca passou de 10% da velocidade de conexão.

abraços.

o lord esta correto eu ja trabalhei com alguns fornecedores de banda larga e o que vem descrito no contrato é que a empresa garante até 10% da velocidade de conexão adquirida somente estando abaixo disso você poderia recorrer juridicamente ou tomar medidasn pois contrato é contrato

Postado

A verdade é que a velocidade de transmissão de um arquivo é 50% da velocidade de recepçâo,então é fácil imaginar que a velocidade de recepçâo depende da velocidade com a qual foi enviado ,alem de outros fatores, como a capacidade de recepçâ e até o

formato da compactaçâo,a medida kbps é variavel para um mesmo arquivo por causa dos bits não computados como dados e não e dependente do numero de acessantes pois isto influenciaria na perda de informação por atenuação,ou distancia.

• Membro VIP
Postado
Tenho uma conexão que gira em torno de 1240kbps (medido no rjnet), mas a velocidade dos downloads variam muito.

Fiz varios testes e em alguns arquivos chego em 36 KBps, em outro arquivo 130 KBps e já em outro download cheguei a 7.73 KBps!

Porque acontece essa variação?

Depende do servidor? Eles limitam a velocidade?

Notebook: Processador Mobile DualCore AMD Turion 64 X2 TL-58, 1900 MHz (9.5 x 200), Toshiba Satellite A215, HD TOSHIBA MK1637GSX ATA Device (160 GB, 5400 RPM, SATA-II), Adaptador de Rede Atheros AR5007EG Wireless Network Adapter (192.168.1.65).

Como já supracitado neste tópico por outros membros a taxa de transferêcia em downloads depende diretamente de muitos fatores mas principalmente da velocidade contratada por você e do servidor em que está o arquivo.

Mas mesmo em servidores próximos (tipo o Terra) a sua taxa em download irá depender do número de acessos ao mesmo arquivo no momento em que você estiver a fim de baixar, ou seja, quanto mais acessos do arquivo pretendido menor será a taxa de transferência para todos (engraçado que é exatamente o contrário em compartilhadores de arquivos como Bitorrent ou Bitcomet).

No que se refere ao controle da sua banda por parte da operadora existem basicamente um (e ilegal diga-se de passagem) o famosíssimo Traffic Shapping que consiste em atrasar/retardar o envio de pacotes do arquivo associado ao protocolo P2P (torrent).

Sobre as operadoras garantirem somente 10% da velocidade contratada está relacionado diretamente ao marketing: na nomenclatura da velocidade falam 1MB e garantem 10% desta velocidade, ou seja, para na propaganda conseguirem influenciar o consumidor falam 1MB para não falarem 128KBits . . . falam 2MB para não falarem 256KBits e assim vai.

É isso, no seu caso caro colega sua velocidade está de acordo com o contratado sim mas é bom sempre acompanhar sua velocidade não em medidores mas em downloads de arquivos reais.

Mais uma vez Bem Vindo e Boa Sorte!!!:lol:

Postado
Ok, então resumindo, eu nunca vou conseguir fazer um download na velocidade que eu contratei?

se você estiver com o cabo de rede ligado direto no seu pc sem utilizar roteador ou rede, nao tiver nenhum outro software em utilização com a internet aberto no seu pc, e nenhum problema na rede do provedor de banda larga que você utiliza

basta fazer o download de um servidor nacional que nao tenha nenhuma sobre carga de upload

simples né hauhauhau

• Membro VIP
Postado
Ok, então resumindo, eu nunca vou conseguir fazer um download na velocidade que eu contratei?

Sua conexão contratada é de qual velocidade ?

Utilizando gerenciadores de download, você consegue facilmente chegar a velocidade proxima a contratada.

o que esses gerenciadores fazem é "partir" o arquivo em várias partes, por exemplo, 1 arquivo de 10Mb que você esta puxando a 30k(limitados pelo servidor), o gerenciador divide ele em 10 partes por exemplo de 1mb e cada parte vai tentar puxar a 30k, se você tiver uma conexao que consiga puxar 300kbps, essa vai ser a velocidade de download.

Vá ao

www.baixaki.com.br e procure pelo ORBIT, eu gosto muito dele.

Postado

Valeu gente!! Muito obrigado mesmo!! A todos!

entrei no forum agora e já deu pra perceber que o papo aqui é sério!

Foi esclarecido a minha dúvida e muitas outras que eu tinha!

Valeu!

Ahh.. tambem gostei do Orbit! achei melhor que o DAP.

• Membro VIP
Postado
Valeu gente!! Muito obrigado mesmo!! A todos!

entrei no forum agora e já deu pra perceber que o papo aqui é sério!

Foi esclarecido a minha dúvida e muitas outras que eu tinha!

Valeu!

Ahh.. também gostei do Orbit! achei melhor que o DAP.

Muito melhor e bem mais leve, bom proveito.

:D

Postado

Bem... eu não cheguei a ler todos os posts.... mas é o seguinte...

voce contrata a conexão de 1mb como falaram ela corresponde a 128kbps....

A empresa se responsabiliza por 10% destes 128kbps... ou seja... se seu download estiver a 12,9kbps ainda está na fatia prometida pela empresa.....

Então.... o que resta fazer é esperar que um dia uma empresa decente forneça internet de qualidade no Brasil.....

• Membro VIP
Postado
Bem... eu não cheguei a ler todos os posts.... mas é o seguinte...

Acho Sinceramente que você DEVE ler os outros posts antes do seu(...)

voce contrata a conexão de 1mb como falaram ela corresponde a 128kbps....A empresa se responsabiliza por 10% destes 128kbps

Ledo engano: no meu último post neste tópico eu mencionei 10% de 1MB, de 2MB e assim vai . . .você enganou-se na conta: subtraiu 10% dos 10% da velocidade contratada(...)

. . .então.... o que resta fazer é esperar que um dia uma empresa decente forneça internet de qualidade no Brasil.....

Eu não vou discordar de você pois sua e a minha opinião são baseadas nas nossas experiências mas no que se refere á qualidade o Brasil não está exatamente no fundo do poço e nem perto da banda larga do EUA, Alemanha ou Japão mas te digo que está tão boa quanto a China por exemplo (somos um país em desenvolvimento, lembra?).

Então não façamos confusão para também não confundirmos as pessoas que nos ouvem e influencia-las em tomadas de decisões equivocadas . . .

Abraços.

Postado

Deve-se levar em consideração também o fato do servidor. Se muitas pessoas estiverem fazendo download do mesmo arquivo no mesmo servidor, vai ficar lento e a taxa diminuirá. Mas como as taxas variam muito, é possível você atingir picos de velocidade até mesmo superiores à taxa contratada, porém essas situações são bem instáveis.

Quanto ao que o lordmac disse, faz sentido, pois os serviços de internet contratados são em bits, mas as taxas que aparecem nas janelas de download são em bytes, que corresponde a 12,5% da taxa contratada (em bits/s).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!