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Filtro de Linha e Estabilizador: terei que usar os dois no meu caso.


LFonseca

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Primeiramente gostaria de dizer que sou leigo nesse assunto, e o que imaginava ser correto, ou seja, usar sempre o estabilizador com a função de proteger o PC, o monitor, a impressora, o modem e tudo mais que tivesse um plugue e que devesse ligar na tomada, caiu por terra há cerca de dois dias.

Comecei pesquisando nos fóruns para ver se encontrava “um bom estabilizador”, pois precisava trocar o meu velho de guerra que já deve ter uns 8 ou 9 anos, embora não apresente nenhum problema aparente. Qual não foi a minha surpresa quando me deparei com dezenas de argumentos pra lá de convincentes de que o estabilizador além de ser desnecessário, ainda é prejudicial. E que o melhor mesmo é usar um bom filtro de linha, apesar de sofrermos com a falta de bons equipamentos no mercado que sejam 220V, como é o meu caso. É quase consenso de que o melhor é o Computer Protector Pro da Clamper, não obstante tenha visto uma análise de seus componentes internos em algum lugar e a conclusão que chegaram é que na verdade não era tão bom assim e que não valia o preço, mas na falta de opções melhores nesse gênero até daria para quebrar um galho.

Nesse tempo de pesquisa aprendi muitas outras coisas relacionadas a esse e outros assuntos. Pelo menos acho que aprendi. Por isso quero compartilhar com os colegas para saber a opinião de vocês em relação ao meu caso específico.

Concluí que preciso urgentemente retirar esse meu estabilizador ( que tem entrada 220V e 4 saídas 110V ) ligado ao PC e a qualquer outro equipamento. Porém, tenho aparelhos que são 110V, como é o caso da impressora, do fax, do modem ( acreditem, troquei o meu há cerca de um ano e comprei 110V porque achava que tinha que ligá-lo no estabilizador ) e também as caixinhas de som. E nesse caso não sei se existe um autotransformador que tenha 4 saídas, e que suporte todos esses equipamentos ligados nele. E se existir imagino que seja mais caro.

Então esse é o quadro atual:

● Tomada 220V ==> Estabilizador 220V com 4 saídas 110V ==> Ligadas a elas estão a fonte do PC, o monitor, o fax, o modem, e quando quero usar impressora retiro o fax ==> Já as caixinhas de som estão ligadas à tomada da fonte.

Como irá ficar a configuração do novo esquema, apesar dos pesares:

● Tomada 220V ==> Computer Protector Pro ==> Ligados a ele a fonte do PC ( que evidentemente vou chaveá-lo agora para 220V e obter um melhor aproveitamento ) e o monitor bivolt.

● Em outra tomada 220V ==> Estabilizador com as saídas 110V ==> Impressora, fax, modem e caixinhas de som.

Dúvida 1 - Quero saber dos colegas se o esquema para o meu caso específico é esse mesmo, levando-se em conta não a proteção total dos meus equipamentos, em função de continuar usando o famigerado estabilizador por conta dos aparelhos 110V que possuo, e também pelo fato de não possuir aterramento e não pretender fazê-lo, e sim em relação à praticidade/objetividade sem maiores neuras e maiores custos.

Dúvida 2 – Meu estabilizador tem plugue de 3 pinos, e como não tem aterramento em minha casa sempre usei um adaptador para colocá-lo na tomada que é de dois pinos. Para não correr maiores riscos estou pensando seriamente em abolir o uso desse adaptador tanto para o estabilizador como para o futuro Computer Protector Pro que também possui 3 pinos, seguindo assim a sugestão do Faller ( http://forum.outerspace.com.br/showpost.php?p=4059656&postcount=40 ) de trocar a tomada para polarizar de forma correta. Parece-me mais prudente, além de ser bem prático, simples, seguro e de baixo custo. Alguém sugere outra coisa??

Dúvida 3 – Quando já estava finalizando este post, lembrei do email que a vendedora da Clamper me mandou hoje em resposta ao meu de ontem solicitando a cotação do produto, bem como outras informações. Ela me alertou que existem dois modelos do Computer Protector, um é o Pro e o outro é o Pro G. A diferença entre eles são as tomadas de saída. No Pro as tomadas são do tipo NEMA, e no Pro G são do tipo universais. Gostaria apenas de saber se existe alguma diferença técnica real entre ambos, ou se a diferença reside apenas no fato de na tomada universal ser possível conectar os plugues de dois pinos convencionais, como uma TV por exemplo. Minha opinião de leigo é a de que não existe diferença técnica entre eles. É isso mesmo??

Em tempo, o preço dos dois é o mesmo. E para o pessoal ficar informado está custando R$ 72,02 + 15% do IPI + o sedex a cobrar, direto do site da Clamper, com entrega em até 14 dias. Aqui em Uberlândia tem duas revendas, mas adivinhem? Isso mesmo, não tem no estoque. Uma delas já me respondeu que faz o pedido e que chega em 15 dias, e o preço é R$ 105,00. Conclusão: é dose, para não dizer outra coisa.

Espero que me respondam se estou certo ou não, ou se sugerem mais alguma coisa para o meu caso, pois como o Faller bem disse em outros tópicos “cada caso é um caso” em se tratando de proteção elétrica, levando-se em conta também a forma que vamos lidar com a mesma: com paranóia ou não, com disponibilidade de se gastar muito dinheiro para isso ou não. Aguardo respostas, fiquem à vontade para opinar e sugerir. Todas serão bem-vindas.

Abraços.

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Não me parece que tenha alguma coisa a te dizer. Estás completamente centrado no que estás projetando ai. E principalmente quando falas, sem neuras. Não é possível que se tenha uma crise existencial pelo fato de sua tomada não ter aterramento. É você e mais uns 95% da população que tem um pc em casa nessa condição.

Sejamos práticos, objetivos e realistas. Todo o PC foi feito para trabalhar direto na tomada da parede. Evoluir dai para uma proteção em uma boa régua, ao invés de usar o estabilizador é uma excelente evolução. Nada tenho a acrescentar nesse teu pensamento dai acima.. Está tudo completamente bem centrado... Veja que até mesmo a questão de eliminação da tomada convencional. Sei lá, sai somente uns R$ 8,00 uma tomada dessas e garante a você sempre respeitar a polaridade do fase e neutro, mesmo que não tenha terra... Parabéns..

Continuar a usar o estabilizador, somente que agora aliviado, e para bens menores, como as caixinhas de som e modem, ao invés de comprar um autotransformador, também é uma racionalização excelente e perfeitamente possível. Se você não tem estabilizador, compre um autotransformador, mas se tiver, use para esse fim de menor importância.. Parabéns por isso também...

Quem dera 10% dos usuários de informática tivesses essa sua lucidez...

Abraço...

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Que tal o Clamper PC Modem Protector? Tem plug de 2 pinos pra por na tomada e tem proteção para a linha telefônica, uma boa opção se você tem ADSL, tem um modelo com proteção para cabo coaxial caso sua net seja a cabo, lembre-se que a maioria dos surtos entram pela linha de dados.

Ligue o filtro de linha na tomada e nele a fonte, o monitor e o estabilizador, no estabilizador coloca os aparelhos 110V, se o estabilizador vier a parar de funcionar compre um auto transformador para ligar esses equipamentos, mas por enquanto aproveita que você já tem o estabilizador e usa ele.

Sobre as tomadas, o tipo universal suporta plugs de pinos redondos, só isso.

Acho que respondi tudo, qualquer coisa pergunte.

Leonardo

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Não me parece que tenha alguma coisa a te dizer. Estás completamente centrado no que estás projetando ai. E principalmente quando falas, sem neuras. Não é possível que se tenha uma crise existencial pelo fato de sua tomada não ter aterramento. É você e mais uns 95% da população que tem um pc em casa nessa condição.

Sejamos práticos, objetivos e realistas. Todo o PC foi feito para trabalhar direto na tomada da parede. Evoluir dai para uma proteção em uma boa régua, ao invés de usar o estabilizador é uma excelente evolução. Nada tenho a acrescentar nesse teu pensamento dai acima.. Está tudo completamente bem centrado... Veja que até mesmo a questão de eliminação da tomada convencional. Sei lá, sai somente uns R$ 8,00 uma tomada dessas e garante a você sempre respeitar a polaridade do fase e neutro, mesmo que não tenha terra... Parabéns..

Continuar a usar o estabilizador, somente que agora aliviado, e para bens menores, como as caixinhas de som e modem, ao invés de comprar um autotransformador, também é uma racionalização excelente e perfeitamente possível. Se você não tem estabilizador, compre um autotransformador, mas se tiver, use para esse fim de menor importância.. Parabéns por isso também...

Quem dera 10% dos usuários de informática tivesses essa sua lucidez...

Abraço...

Depois de muito ler sobre o assunto, inclusive muitos textos de sua autoria Faller, fico lisonjeado com o seu elogio. Obrigado. É sinal de que aprendi alguma coisa. :)

Pela idade um pouco avançada do meu estabilizador, e até por precaução, embora ele não apresente nenhum sinal de problema, tinha pensado em trocá-lo. Aliás, foi esse o motivo que me levou a pesquisar sobre o assunto e mudar completamente de opinião.

O fato é que, mesmo sendo uma boa ideia ficar com o meu estabilizador atual para usar em equipamentos 110V, gostaria de saber de você se existem autotransformadores com 4 saídas. E se existe, qual a faixa de preço?? Algum modelo a indicar??

Por enquanto a tendência é que fique com o meu atual estabilizador mesmo. Mas se amanhã ou depois eu cismar de substituí-lo, gostaria de saber se valeria a pena trocá-lo por outro ou por um autotransformador. Claro, levando em conta sempre o bendito custo/benefício.

E outra coisa, o plugue universal não tem mesmo nenhuma diferença técnica em relação ao NEMA, certo??

Abraços.

Que tal o Clamper PC Modem Protector? Tem plug de 2 pinos pra por na tomada e tem proteção para a linha telefônica, uma boa opção se você tem ADSL, tem um modelo com proteção para cabo coaxial caso sua net seja a cabo, lembre-se que a maioria dos surtos entram pela linha de dados.

Ligue o filtro de linha na tomada e nele a fonte, o monitor e o estabilizador, no estabilizador coloca os aparelhos 110V, se o estabilizador vier a parar de funcionar compre um auto transformador para ligar esses equipamentos, mas por enquanto aproveita que você já tem o estabilizador e usa ele.

Sobre as tomadas, o tipo universal suporta plugs de pinos redondos, só isso.

Acho que respondi tudo, qualquer coisa pergunte.

Leonardo

Cogitei a possibilidade de comprar esse PC Modem Protector. E você tem razão sobre a importância de se proteger a linha ADSL, e essa é a grande vantagem dele em relação ao Computer Protector Pro, que de fato não tem essa proteção.

A desvantagem do PC Modem parece ser a de não possuir filtro de linha EMI / RFI ( http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=232260&postdays=0&postorder=asc&start=0 ) coisa que o Computer Protector Pro tem. Além disso, o fato de ter plugue de dois pinos e se adequar perfeitamente à tomada aqui em casa a princípio seria uma vantagem. Acontece que pretendo polarizar a tomada da forma correta, para ter um pouco mais de segurança, e aí nesse caso seria melhor que tivesse 3 pinos mesmo. Sem contar que é uma solução muito barata e fácil de executar, como bem disse o Faller.

Então coloquei os dois na balança, analisei qual se adequava melhor àquilo que eu precisava e acabei optando pelo Computer Protector Pro.

E aproveitando sua resposta, me surgiu uma outra dúvida agora. Seria melhor ligar o estabilizador no filtro de linha, como você sugeriu, ou ligá-lo direto em uma tomada corretamente polarizada??

Abraços.

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gostaria de saber de você se existem autotransformadores com 4 saídas. E se existe, qual a faixa de preço?? Algum modelo a indicar??

Sim existe, talvez não seja fácil de encontrar no varejo. Veja ai:

Transformadorcomcontinuidadedeaterr.jpg

É da Indeletra, lá pelas bandas de Brasília, mais especificamente em Sobradinho. Esses dai até mesmo são transformadores isoladores e não autotransformadores, talvez saiam um pouco mais caro. Outra solução é você apendar uma pequena régua de tomadas na saída de 110 do autotransformador. Essa régua pode ser sem proteção nenhuma, só deve ter tomadas boas, essa é sua única exigência.

Abraço...

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É difícil encontrar auto transformadores com mais de uma tomada, mais fácil seria um auto transformador e nele ligar um outro filtro de linha para por todos os equipamentos, mas os estabilizadores são mais bonitos, fica menos bagunçado. Pessoalmente eu ficaria com o estabilizador, mas eu levaria em conta se ele não irá fazer muitos tlecs por variações pequenas de tensão.

Diferença alguma entre as duas tomadas, e bem provável que internamente os dois filtros sejam iguais.

Prefiro ligar o estabilizador no filtro de linha, principalmente por ser um estabilizador antigo que provavelmente não tenha nenhum tipo de proteção, ligando ele no filtro você dá proteção igual a todos os seus equipamentos.

Leonardo

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Sim existe, talvez não seja fácil de encontrar no varejo. Veja ai:

Transformadorcomcontinuidadedeaterr.jpg

É da Indeletra, lá pelas bandas de Brasília, mais especificamente em Sobradinho. Esses dai até mesmo são transformadores isoladores e não autotransformadores, talvez saiam um pouco mais caro. Outra solução é você apendar uma pequena régua de tomadas na saída de 110 do autotransformador. Essa régua pode ser sem proteção nenhuma, só deve ter tomadas boas, essa é sua única exigência.

Abraço...

Interessante saber que pelo menos existe um autotransformador com mais de uma saída. Mas como estamos no Brasil, onde coisas simples e funcionais são difíceis de encontrar, e quando encontramos pagamos caro, esse autotransformador não deve fugir à regra. Em uma rápida pesquisa encontrei poucos modelos e não achei nenhuma referência de preço. A própria Ideletra não vende pela internet, e suas revendas se localizam todas em Brasília e em cidades satélites. Portanto, diante desse quadro, essa opção está descartada.

Sua segunda sugestão parece ser viável no meu caso. Se eu entendi bem, ligaria um autotransformador de uma saída apenas em uma régua de proteção ( que nem precisa ter proteção, e sim boa qualidade nas tomadas, como você disse ).

Nesse caso Faller, imagino que só precisaria ter cuidado com a capacidade máxima suportada por esse autotransformador. Não sei se a referência para calcular esse valor seja o consumo máximo de cada aparelho que seria ligado nele. Se for isso, seria assim:

Fax: 110W - Modem: 10W - Impressora: 55W - Caixinhas de som: são simples e calculo que sejam dessas padrão de 300W de potência, e não sei se a referência para o cálculo seria essa.

Dúvida: Qual seria a capacidade de carga que o autotransformador teria que suportar?? Seria só somar esses valores?? E para converter para VA basta dividir por 0,7??

E o outro cuidado no uso do autotransformador parece ser com a correta polarização da tomada. Inclusive vi esse alerta feito por você em um outro tópico. Estou atento para isso.

Abraços.

É difícil encontrar auto transformadores com mais de uma tomada, mais fácil seria um auto transformador e nele ligar um outro filtro de linha para por todos os equipamentos, mas os estabilizadores são mais bonitos, fica menos bagunçado. Pessoalmente eu ficaria com o estabilizador, mas eu levaria em conta se ele não irá fazer muitos tlecs por variações pequenas de tensão.

Diferença alguma entre as duas tomadas, e bem provável que internamente os dois filtros sejam iguais.

Prefiro ligar o estabilizador no filtro de linha, principalmente por ser um estabilizador antigo que provavelmente não tenha nenhum tipo de proteção, ligando ele no filtro você dá proteção igual a todos os seus equipamentos.

Leonardo

Talvez eu até fique com o meu estabilizador mesmo, até para ver como ele irá se comportar. Mas como ainda estou no processo para a tomada de decisão, quanto mais informações conseguir a respeito será melhor. Sem contar que sempre aprendemos muitas outras coisas que estão ligadas ou não com o assunto, e excesso de conhecimento nunca fez mal a ninguém.

Sua sugestão de ligar o autotransformador numa régua de proteção é boa, e vai no mesmo caminho da sugestão do Faller.

Se ficar com o estabilizador, ou se optar pelo autotransformador uma coisa já está certa: será ligado ao Computer Protector Pro.

Abraços.

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Levando em consideração que as caixas de som consomem 10W e usando fator de potência de 0,6 a potência do transformador terá de ser de 300VA ou mais. Um detalhe para as caixas de som, se são 300W RMS o consumo delas sobre para algo próximo de 400W.

Poderá ser um transformador como esse:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FORCEL289

e nele ligar um filtro de linha como esse:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO5TBK

Ou quem sabe, com uma estética muito melhor, usar um estabilizador como esse:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=SPEED300BK

mas só se ai na sua casa a tensão não costuma variar, para garantir que o estabilizador não fará muitos tlecs.

Leonardo

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Caixinhas de som: são simples e calculo que sejam dessas padrão de 300W de potência, e não sei se a referência para o cálculo seria essa.

Cuidado com essa desastrosa variável que é a potência de áudio PMPO (Potência Máxima Para Otários), que ao converter em reais RMS pode se transformar em parcos 20 Watts RMS, quando muito. Se 20 fossem, e considerando a eficiência de um amplificador de áudio como sendo de 60%, a demanda de energia seria de 20/0,60 = 33 Watts reais da rede AC

Ideal seria você observar nas características foprnecidas pelo fabrivcante não a potêcia de áudio pois ai eles piram na batatinha, e sim a potência consumida pelas caixas de som.

300 Watts de potência RMS, seriam suficientes para dar baile para mais de 100 pessoas. É potência que você não conseguiria explorar, de modo confortávem, numa sala de estar...

Desse modo a potência final do teu autotrafo deverá ser bem menor...

Abraço...

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Levando em consideração que as caixas de som consomem 10W e usando fator de potência de 0,6 a potência do transformador terá de ser de 300VA ou mais. Um detalhe para as caixas de som, se são 300W RMS o consumo delas sobre para algo próximo de 400W.

Ou quem sabe, com uma estética muito melhor, usar um estabilizador como esse:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=SPEED300BK

mas só se ai na sua casa a tensão não costuma variar, para garantir que o estabilizador não fará muitos tlecs.

Leonardo

Cuidado com essa desastrosa variável que é a potência de áudio PMPO (Potência Máxima Para Otários), que ao converter em reais RMS pode se transformar em parcos 20 Watts RMS, quando muito. Se 20 fossem, e considerando a eficiência de um amplificador de áudio como sendo de 60%, a demanda de energia seria de 20/0,60 = 33 Watts reais da rede AC

Ideal seria você observar nas características foprnecidas pelo fabrivcante não a potêcia de áudio pois ai eles piram na batatinha, e sim a potência consumida pelas caixas de som.

300 Watts de potência RMS, seriam suficientes para dar baile para mais de 100 pessoas. É potência que você não conseguiria explorar, de modo confortávem, numa sala de estar...

Desse modo a potência final do teu autotrafo deverá ser bem menor...

Abraço...

Caros colegas, quero agradecer pela atenção de vocês às minhas dúvidas. Tem sido de grande valia.

Quando disse que era leigo no assunto não estava brincando, o que não me impede de querer aprender. Quero entender como é feito esse cálculo.

Eu coloquei os dados de consumo máximo que consegui encontrar nos manuais dos aparelhos, e não coloquei das caixinhas de som simplesmente porque nem manual delas eu tenho, de tão simples que são. Procurei na internet rapidamente e também não encontrei, por isso coloquei a única referência que eu tinha aqui naquela hora, que era esse valor de 300W no plugue do cabo de energia delas, e mais nada. E imaginando que isso poderia servir de parâmetro para calcular o seu consumo máximo.

Pelo que eu entendi da explicação de vocês, e fazendo uma breve análise comparativa agora com outras caixinhas de som, que apresentam potência de 1200W ( 21W RMS ) e 600W ( 13 RMS ), chego a conclusão de que as minhas, não devem passar de 7W RMS, com muito otimismo. Logo, 7/0,6 = 11,6W de consumo.

A minha dúvida é se basta somar os consumos dos aparelhos que serão ligados no autotransformador para se chegar ao valor mínimo que ele deverá suportar. E depois, claro, considerar sempre uma margem de segurança para mais quando for adquirir um.

Se for isso, a conta ficaria assim:

110W ( Fax ) + 10W ( Modem ) + 55W ( Impressora ) + 11,6W ( Caixinhas de som ) = 186,6W. Esse valor dividido pelo fator de potência apresentado pelo leohartmann daria um total de 311VA.

A conta é essa mesmo ou viajei legal agora?? Se não for, por favor me expliquem como calcular esse flagelo. Quero entender esse negócio.

OS: É verdade leohartmann, a aparência desses autotransformadores não é das melhores. Com um acabamento aqui e outro ali, mas continua o mesmo design daqueles utilizados há mais de 20 ou 30 anos.

Abraços.

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Estão certos os cálculos sim, sobre o fator de potência, para cargas de informática normalmente é usado algo próximo de 0.65.

Só não entendi essas comparações de W PMPO e W RMS, não sei onde você conseguiu fórmulas para calcular isso, mas é muito impreciso, a potência PMPO é inventada pelo fabricante, não tem relação alguma com a potência RMS, ou você descobre a potência RMS ou nunca saberá qual é a real potênica do seu aparelho de som.

Abraços

Leonardo

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Estão certos os cálculos sim, sobre o fator de potência, para cargas de informática normalmente é usado algo próximo de 0.65.

Só não entendi essas comparações de W PMPO e W RMS, não sei onde você conseguiu fórmulas para calcular isso, mas é muito impreciso, a potência PMPO é inventada pelo fabricante, não tem relação alguma com a potência RMS, ou você descobre a potência RMS ou nunca saberá qual é a real potênica do seu aparelho de som.

Abraços

Leonardo

Realmente não ficou muito clara minha colocação sobre aquelas potências que eu disse ter encontrado: PMPO x RMS.

Naquela ocasião tinha feito uma rápida pesquisa, encontrei alguns modelos de caixas de som e observei o que eles diziam sobre suas respectivas potências PMPO x RMS para tentar achar uma referência para descobrir a potência RMS das minhas caixas.

Faltou eu dizer ali que aqueles valores que encontrei variavam, embora muito pouco, e que em média, as relações PMPO X RMS eram aquelas.

O fato é que você estava certo. Pela simplicidade das minhas caixas de som certamente não passa de 10W o seu consumo máximo.

Abraços.

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