Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Victor_Palamim

Driver ULN2003 dúvidas

Recommended Posts

Olá pessoal do fórum,

Estou montando um circuito para controle de motor de passo como no site: http://www.rogercom.com.br .

..Para testar o CI , liguei o pino 9 (comum) no 12 V usando o zener, e o pino 8 no terra da minha fonte , (e não no terra da porta paralela). então liguei o pino 1 no 5V(nivel alto TTL) e esperava 12 V no pino 16, no entanto obtive apenas 0,62V (_(

O que pode estar errado?

Obrigado.

Datasheet : http://www.datasheetcatalog.org/datasheet2/f/0c6x6a46ig46qlxf3j2qsaii8o3y.pdf

Editado por Xuxa_Bauru

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não há nada de errado.

Você pode ver isto, no diagrama esquemático de cada driver do ULN2003.

Quando você aplicou 5v na entrada, a saída vai para perto dos 0v.

O motor recebe os 12v da fonte e espera por esta tensão de 0v nas saídas do ULN2003.

Editado por Mulder_Fox

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Mulder_Fox,

Meu motor de passo possui 4 fios apenas e medindo as resistencias dos seus terminais (dois a dois), acredito que ele tenha apenas 2 bobinas, nao tenho certeza se é assim mesmo. Como devo ligar ele ao CI e que sequencia binaria devo colocar nele para ele rodar?

Eu imaginava que o driver disponibilizaria 12V na saída, para então eu acionar as bobinas, mas pelo visto estou enganado ..

Pensei também na seguinte sequência para acioná-lo (uma volta):

0101 = 5d

0110 = 6d

1010 =10d

1001 =9d

0101 =5d

Abraços

post-408020-13884950400486_thumb.jpg

Editado por Xuxa_Bauru

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não entendo muito de motores de passo, mas, creio que este seu seja bipolar e que o circuito do site rogercom (http://www.rogercom.com.br/pparalela/IntroMotorPasso.htm) só funcione com motores unipolares.

Sobre motores de passo:

http://eletronica.org/modules.php?name=News&file=article&sid=15

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá, eu estou tendo o mesmo problema. Estou tentando ligar o modulo ULN2003 com um motor de 4 fios retirado de um drive de disquete. Se alguem souber como me ajudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber o que está acontecendo de errado com o circuito : http://www.diybrasil.com.br/projetos/circuitos-simples-para-acionar-motores-de-passo

A única alteração que fiz foi ligar o sinal de clock direto no ci 4013, em vez de utilizar o 555. Meu circuito aciona o motor de passo de 5 fios muito lento e travando alguém saberia o que há de errado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×