Ir ao conteúdo

O que usar para ter menos problemas com picos elétricos?

fharley

Posts recomendados

Postado

Pessoal, vivo tendo problemas com minhas peças do computador, já perdi memórias, HD's, placas de vídeo... o pessoal fala que pode ser problema de eletricidade... então resolvi investir nessa parte, eu sei usar bem o computador com os propósitos da minha profissão (desenvolvimento de software) mas em relação a hardware sou um 0 a esquerda :)

Pois bem... eu uso um módulo isolador da marca microsol (nao sei se é bom, tenho usado ele desde 2003), sempre usei fontes de baixa qualidade.

Comprei uma VX550w da Corsair, gostaria de saber o que adotar para ter um sistema de eletricidade mais estável, compro um no-break? uso o no-break junto com o modulo isolador? compro um filtro de linha? Gostaria de dicas... se possível me informar modelos e marcas das peças. (não posso quebrar a parede para por aterramento)

Como trabalho com software minhas configurações são sempre pesadas, também jogo nessa máquina. Minha configuração atual é:

Athlon X2 4200+ skt 939

2x 1gb ddr400 corsair

placa-mãe a8n-sli deluxe

hd samsung sata 160 gb

gravador dvd lg

placa de video gf 8600 gt

fonte dessa maquina (não instalei a VX ainda) akasa de 350w reais

Ps.: Gostaria de dicas para uma configuração mais robusta que essa, já que essa não me atende mais e estarei trocando nos próximos meses.

Grato

Postado

Não use módulos isoladores, assim como os estabilizadores só vem a prejudicar, pois em seu projeto o estabilizador é incluso...

A melhor opção é com certeza a compra de um bom filtro de linha! Só diga a tensão da tomada so seu PC para podermos indicar um bom filtro de linha...

E sobre dicas para o PC novo, poste na secção correta... Lá como aqui só tem feras e cada um tem sua área especializada.

Postado

A melhor opção para proteção é sempre um bom filtro de linha.

Fuja de estabilizadores e módulos isoladores, podem até ser eles os responsáveis pelas queimas dos seus equipamentos.

Nobreak é outra coisa que deve fugir, eles possuem uma utilidade muito específica que a maioria das pessoas não necessita, manter o PC ligado quando faltar luz, no resto não passam de estabilizadores com bateria e NÃO fornecem uma energia mais limpa que a da tomada, isso é mito.

Postado

Pessoal obrigado pelas respostas :)

Surgiu outra dúvida, existe algum filtro de linha que evite aqueles choquinhos que a máquina fica dando quando é ligada direto na rede sem aterramento, pois moro em apartamento e no momento não tenho como fazer o aterramento.

Ps.: Quando eu falei da configuração não foi pedindo dicas sobre ela, e sim de como fornecer uma boa energia a uma configuração mais pesada que essa minha atual.

[]s

• Membro VIP
Postado
existe algum filtro de linha que evite aqueles choquinhos

Comece por racionalizar a sua instalação por ai. Se sua tomada do PC não for daquelas tripolares, adote uma. Dessas aqui:

TomadadeembutirNEMA.jpg

Mesmo que você não tenha aterramento, a adoção desse tipo de tomada permitirá que você garanta a sua configuração, desde a CPU até o monitor, os periféricos, a correta distribuição do fase e o neutro, que deve ser desse modo na tomada quando vista de frente, pelo lado em que se vai plugar nela...

NEMA5-15.jpg

Isso dai já resolve a maior parte dos problemas de choque no PC.

Você já tem uma boa fonte, ótima eu diria. Adote agora uma boa régua de proteção/filtro de linha para sua config. Não poupe na compra de uma boa régua de proteção. às vezes custa mais caro que os outros equipamentos tais como estabilizadores, os quais você deve tomar uma distância tal que nem dê para ver os mesmos de perto de seu PC. Verdadeiras tralhas inúteis em 99,9% dos casos.. Você é um sujeito esclarecido pelo menos assim me parece e facilmente entenderá o por que, em países desenvolvidos, definitivamente para proteção de equipamentos eletro-eletrônicos se usa bons supressores de surto (são as réguas de proteção/filtro de linha). Basta ver ai na ANTOnline a quantidade que tem a disposição do comprador: http://www.antonline.com/c_0_8719_2_0_A_1_0.htm

Cerca de 400 diferentes modelos e marcas.

Ou na Newegg: http://www.newegg.com/Product/ProductList.aspx?Submit=ENE&N=2013140535&bop=And&Order=PRICE com 175 diferentes modelos e marcas a disposição... Veja se você vai encontrar lá estabilizadores para vender??? Nem que a vaca tussa..

Abraço...

Postado
Pessoal obrigado pelas respostas :)

Surgiu outra dúvida, existe algum filtro de linha que evite aqueles choquinhos que a máquina fica dando quando é ligada direto na rede sem aterramento, pois moro em apartamento e no momento não tenho como fazer o aterramento.

Ps.: Quando eu falei da configuração não foi pedindo dicas sobre ela, e sim de como fornecer uma boa energia a uma configuração mais pesada que essa minha atual.

[]s

Para evitar choques o ideal é ter um aterramento muito bem feito, um transformador isolador até evitaria os choques, mas não acho que vale a pena já que custa caro e joga bastante energia fora na forma de calor. Prefiro nada a um terra mal feito ou um módulo isolador, mesmo que dê aqueles choquinhos, é só tirar o PC da tomada quando for conectar e desconectar cabos na parte de traseira do PC... (aqui não tenho terra e nem cogito a compra de um módulo isolador)

Para proteção do seu equipamento adote um protetor de surtos/filtro de linha como esse:

Clamper Computer Protector Pro, você pode comprar diretamente com a Clamper.

Indiquei o Clamper pois acho que ai a energia é 220V, se for 127V esqueça o Clamper e pegue um APC.

Abraços

Leonardo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...