Ir ao conteúdo

Regular tensão em circuito DC Usando Zener e Resistor

Luiz.csantos

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Sou novo no forum estou com um dificuldades em montar um circuito regulador de tensão.

O problema é o seguinte.

tenho um circuito , onde pretendo ligar uma bateria de 4,2v 700mah.. preciso baixar esta tensão para 3,3vdc. Já tentei usar o LM317 até consegui, mas quando eu ligo no circuito a tensão cai para 1,28v...

estou tentando agora com o Zener mas ocorre o mesmo problema..

alguem pode me ajudar....:(....

obrigado

Postado

Luiz, para você baixar a tensão de 4,2V para 3,3V, você tem que reduzir em 0,9V. O LM317 precisa de no mínimo 1,2V entre a entrada e saída, caso contrário ele não regula a tensão, mesmo se você colocar os resistores corretos.

Uma solução para esse caso é um regulador do tipo LowDropout, só que o custo é meio elevado.

Outra solução é a que você citou do resistor com o Zenner, mas neste caso você tem que calcular corretamente o resistor entre a fonte e o Zenner.

Eu fiz a simulação de um circuito para regular 3,3V@700mA. Veja na figura abaixo:

fontezenner.JPG

Mas você deve atentar para alguns ítens no projeto.

O Valor do resistor deve ser ajustado de acordo com o consumo máximo desejado.

Lembrando que V=R*i.

Teremos V = 4,2-3,3=0,9V.

Para um i=0,7A, você terá um R de no máximo R=1,2Homs.

Lembre-se da potencia sobre o resistor:

P=U*i = 0,9*0,7 = 0,63W. Assim, você terá que utilizar um resistor de 1W.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, estamos todos disposto a ajudar!

T+

Postado

Caro amigo Luiz CSantos,

O problema é o seguinte.

tenho um circuito , onde pretendo ligar uma bateria de 4,2v 700mah.. preciso baixar esta tensão para 3,3vdc. Já tentei usar o LM317 até consegui, mas quando eu ligo no circuito a tensão cai para 1,28v...

Já que o circuito não é critico, eu usaria apenas um diodo comum em serie com a saída e nisso você obteria por volta dos 3,5Vcc e acredito que estaria solucionado seu problema de forma barata e segura.

Essa é minha opinião pessoal.

Sucesso,

Abração.

R.Costa.

Postado
Caro amigo Luiz.......

Entrei aqui para falar exatamente isso.

Dependendo da corrente que for puxar (como sua bateria é de 700mA não vai usar mais do que isso), apenas 1 diodo retificador comum em série é suficiente. Vai ter uma queda de 0,7v com ele. Acho que não vai ser problema para seu circuito funcionar com 3,5v ao invés de 3,3v.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!