Ir ao conteúdo

9800gts 512mb vs 1024mb muita diferença?

rafael-kendi

Posts recomendados

Postado

minha duvida é sobre o notebook gateway serie p tem um modelo que acho que é um pouco mais antigo que vinha com placa video 9800gts com 512 mb ddr3 agora tem outro modelo que ta vindo com 9800gts 1024mb ddr3 de memoria sera que da muita diferença de desemprenho?

Postado

o antigo acho q é o meu q você se refere, é 8800 com 512 e os novos 9800 com 1gb. posso estar falando bestera tb, nao sei todos modelos deles.

mas se for as 2 usam o mesmo chip M92 a 9600 com algumas melhorias. que me lembro em shaders, mas deve ter mais.

deve ser sim mais rapida, nunca usei uma, mas por teoria, sempre tem melhorias de uma familia para a outra.

se vai ser notavel, depende do peso de jogos que você usa e resoluçao, por ex, 1 jogo q numa vai a 80FPS e na outra vai a 90FPS você nao vai sentir diferença nenhuma, mas em um q em uma vai a 20FPS e na outra for a 25FPS, ai ja da pra sentir.

acho q so em crysis em hight 1440x900 pra cima e jogos neste peso vai começar a ficar notoria a diferença.

[]'s

Postado

se for mesmo modelo 9600 as 2 so mudando memoria, nem vai dar pra notar.

se fosse menos memoria 128 numa e 512 na outra ai sim, 512 é muita ram pra video. ja se fosse uma gddr2 e outra gddr3 tb daria diferença, mas as 2 gddr3 vai ser praticamente imperceptivel.

a nao ser em caso de algum jogo muito mal feito com textura nao compactada e grande d + desnecessariamente.

[]'s

Postado

Quantidade de memória de vídeo tem mais efeito quanto ao uso de resoluções maiores e/ou emprego de filtros gráficos. Nessas condições, as texturas que precisam ser alocadas na memória da placa de vídeo ficam enormes e, caso não caibam, passarão a ser gravadas e lidas na memória RAM e em último caso no HD, o que causa uma degradação no desempenho devido a estes últimos terem um tempo de acesso (escrita/leitura/gravação) muito mais lentos se comparados ao acesso rápido e direto que ocorre na memória dedicada de video.

Repare que 512MB de GDDR (memória de vídeo) hoje em dia tem sido suficiente para rodar a imensa maioria dos jogos, se usar resoluções de até 1280x1024. Resoluções acima disso poderia estourar esses 512MB em jogos mais recentes como por exemplo Crysis, CoD4 e 5, GTA IV, principalmente se forem aplicados filtros gráficos como Anti-aliasing e anisotropic, mas é preciso ver também que nessas condições o processador provavelmente também irá "abrir o bico", salvo raras exceções (C2D com clocks altíssimos e Quads).

Portanto a diferença nem se faz tão importante hoje, diria que seria até inútil em se tratando de notebooks (porque em geral esses não tem processadores tão potentes e nem mesmo LCDs que permitam grandes resoluções, se comparados a desktops), a menos que você surja aí com um note usando um T9500 com tela LCD fullHD.

Valeu

Postado

De acordo com o notebookcheck, as versõs com 1024mb são feitas em 55nm e as de 512mb sõ feitas em 65nm

http://www.notebookcheck.info/NVIDIA-GeForce-9800M-GTS.11398.0.html

já a diferença entre a 8800gts e a 9800 gts é que esta última está 100mhz mais rápida (500 x 600) e o processador de video HD integrado.

Entre as versões GTS e GTX de ambas a diferença é nos núcleos gráficos de 64 para 112 núcleos, e 128 na "novas" gtx 280.

Falou!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!