Ir ao conteúdo

Seletor eletrônico digital

rmlazzari

Posts recomendados

Postado

Tenho um kit de pré-amplificador, da Comkitel (www.comkitel.com.br), PU10, que se propõe a ser pré amplificador para 6 entradas:

- microfone magnético

- microfone cristal

- violão / guitarra

- eletreto

- auxiliar (MP3, PC, etc.)

- pickup

Para que funcione nessas modalidades recomenda, a Comkitel, a seguinte tabela abaixo.

http://img210.imageshack.us/img210/6065/tabela01.png

Estou pensando em fazer um seletor para esse pré-amplificador já que os controles de volume, graves, agudos, balanço e loudness ficam entre o pré e o amplificador, ou seja, será possível ajustar volume, graves, agudos, balanço e loudness seja qual for a origem do sinal.

Como são muitas as variáveis, são seis a possíveis posições mas em cada uma delas muitos "caminhos", pensei em fazer um seletor eletrônico digital. Dá prá fazer com vários straps, jumpers, microchaves mas aí fica difícil operar, chavear. Alguém pode indicar algum?

Postado

olá amigo .

pego pesado agora hem :lol::lol:

mais vou te falar o que veio aqui na minha cabeça nesse momento ,para o seu problema .. o legal seria usar um CI 4066 que são 4 chaves digitais de acionamento independente ..no seu caso você teria q usar 7 pelo o que eu vi .

e usar um CI CD4017 para selecionar qual CI 4066 você ia querer ..usando uma configuração basica do 4017 mais ums diodos em sua saida e colocando um LED em cada saida .

ou usando um MC e chaveando o 4066 que ia da no mesmo ,mais assim você poderia emplantar mais recursos ,

final da historia ..você teria na frente do pré um switch e 6 LEDs ,cada vez q você perssionar o switch ele ia alterando a saida do 4017 e consequentemente chaveando o 4066 .. ..

cada led ia indicar a função q esta ativa no momento .

é complicadinho mais não impossivel e como eu falei pensei nisso agora ,de repente alguem ae tem uma ideia mais simples aguarde mais respostas ,mais minha dica tá no AR ,

frote abraço.

Postado

Sua dica é otima, seria essa mesma que eu recomendaria, ele pode também usar um decodificador bcd e ver cada entrada ou seleção com seu respoectivo numero!

Pode usar para isso um 74192+7442+(7447 ou 4511)+4066.

Sendo assim o 74192 um contador up/down, o 7442 um decodificador bcd 1 of 10 acionará cada entrada o 4066 de 1 até 10, e os decoders 7447/4511 um para display anodo e outro para catodo.

Mas é claro; com o 4017 é bem mais fácil!

Abraços!

Postado
olá amigo .

ou usando um MC e chaveando o 4066 que ia da no mesmo ,mais assim você poderia emplantar mais recursos ,

Grato pela boa-vontade, pessoal!

Enquanto vou estudando os datasheets desses CIs que você indicou, Danilo, me responda, por favor: o que é MC?

E vamos que vamos, acho que esse tópico promete, rsrs...

Postado

Fui la ver e... será que são esses os CIs?

Pelo que entendi, o 4017 ( http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/fairchild/CD40174BC.pdf ), a cada vez que recebe uma corrente - que, nesse caso, pode ser entre 3v e 15v - no pino 9, alterna os pinos que se conectam, da seguinte forma:

http://img13.imageshack.us/img13/1327/cd40174b.png

Ligou....: tudo desconectado

1o. click: Q1 (pino 02) e D1 (pino 03) ficam fechados, o resto permanece aberto.

2o. click: Q2 (pino 05) e D2 (pino 04) ficam fechados, abre Q1 e D1 e todo o resto.

3o. click: Q3 (pino 07) e D3 (pino 06) ficam fechados, abre todo o resto...

e assim por diante, é isso?

E os pinos 01, 08 e 16, servem prá que?

E pelo que entendi, o 4066 ( http://www.datasheetcatalog.org/datasheet2/9/0o9ze6swxwajudkko38jhfwpeu3y.pdf ) ... o que alterna esse CI? E como liga-lo? Ou melhor, do 4066 não entendi muito ainda.

http://img13.imageshack.us/img13/5489/74lvq4066.png

Se não der trabalho, será que você rabiscaria um esquema, pode ser com um 4017 e uns poucos 4066, só prá eu entender?

E mais uma dúvida: você saberia me dizer quantos volts ou amperes podem trafegar nessas chaves?

Peço perdão se a questão é simples e agradeço a paciência.

Postado

olá amigo .vamos iniciar pelo 4017 ok?

não me refiro ao (cd4017B) .mais sim ao (cd4017 sem o (B) no final .

ele é um circuito integrado sequencial .de 10 canais

vou explicar da minha forma .q os amigos me corrija se eu estiver errado em algo .

ele tem 16 pinos .

os pinos de saida dele são 1,2,3,4,5,6,7,9,10,11

o pino 8 é terra.

o pino 16 é a entrada de alimentação.

o pino 14 é entrada de clock.

o pino 15 é o reset dele .

o 13 eu num lembro o que é mais sempre vai a terra :lol:

se você colocar um pulso no pino 14 q é o clock ele vai ativar o pino 3

se você der outro pulso no pino 14 ele vai desligar o pino 3 e vai ligar o 2

mais um pulso no 14 e ele desliga o pino 2 e ativa o pino 4

porque é assim .a sequencia dele funciona da seguinte forma

sequencia / pino

1 --- 3

2 --- 2

3 --- 4

4 --- 7

5 --- 10

6 --- 1

7 --- 5

8 --- 6

9 --- 9

10 --- 11

ele liga os pinos em sequencias (Pinos 3,2,4,7,10,1,5,6,9,11)

função reset : pino 15

por ex: se você ligar o pino 5 ao pino 15 ele só vai contar até 5 e voltar no inicio.

tá dando para entender até ae ou tem alguma duvida ,

Postado

Acho que tô entendendo... vamos ver:

Ligou: nenhum pino fecha circuito com outro

1o. pulso: os pinos 16 e 3 ficam ligados entre si

2o. pulso: os pinos 16 e 13 desconetam-se um do outro e o pino 16 fica conectado ao pino 2

3o. pulso: desliga 16 e 2 e liga 16 e 4, e assim por diante

e

Pulso é ligar o 14 ao (+)

Uma dúvida: se eu ligar o pino 10 (o 5o. na sequência) ao 15, quando eu der o 5o. pulso o pino 16 ficará ligado ao 3 ou ficará desligado de todos? Se ficar desligado de todos, o que não me serve, que tal ligar o 10 ao 1, ao 5, ao 6, ao 9 e ao 11. Quero dizer, depois do último pino (o 11, 10o. na sequência), esse CI liga de novo o 3 ao 16 ou volta a desligar todo mundo?

Postado

Pulso é ligar o 14 ao (+)

sim !

ele não fexa diretamente o pino 16 as portas de saida .

(você não vai ter na saida a mesma tensão de entrada)

ele apenas envia uma tensão nas portas de saida .que pode ser usada para ligar outros dispositivos , como é o seu caso chavear o 4066

mais resumindo. você esta certo sim a sequencia funciona dessa forma mesmo .

que tal ligar o 10 ao 1, ao 5, ao 6, ao 9 e ao 11. Quero dizer, depois do último pino (o 11, 10o. na sequência), esse CI liga de novo o 3 ao 16 ou volta a desligar todo mundo?

eu só dei um Ex: para você poder entender como funciona o reset .

e pelo jeito você entendeu . não me referi diretamente ao seu circuito

pra te falar a verdade ,para fazer ele todo tem q pensar um pouco . mais não é tão difícil .

falando do reset :as portas voltam em nivel alto sim ao ser resetado.

mais você pode jogar o pino 15 diretamente ao terra .que ai você vai ter as 10 portas a sua diposição . quando terminar as 10 ele volta em nivel alto no pino3 .para o seu circuito agente vai ter q usar 6 portas e usar o reset .

fico duvidas?

Postado

Nenhuma dúvida, até agora tô entendendo tudo, acho. Esses pulsos que sairão, ora do 3, do 2, do 4, etc. a gente vai usar para acionar outros CIs, é isso? Nesse caso, mais 6 CIs?

E tenho outra dúvida mas não é de lógica. Estou fazendo esse esquema principalmente pros meus filhos poderem usar o ampli numa boa. E eles podem ficar segurando o botão que liga o pino 14 ao (+) por um tempo. Nesse caso:

1) Queima tudo

2) Fica pulando de pino prá pino

3) Fica onde está mesmo

Postado

Queimar não queima não .

ele vai pular para o proximo pino e ficar parado lá .

detalhe .eu vou postar um esquema aqui para você .o pino 14 não vai diretamente ao positivo . tem uma balaça de 2 resistores se eu não me engano e mais um capacitor ,para ele pular corretamente a cada click no botão ,mais isso é fácil eu vou colocar aqui para você .

em relação ao 4066 ele são 4 chaves .(para lembra dos pinos tenho q da uma olhado na

datasheet dele) . também vou ver para você .. vou dar só um exemplo . se você jogar alimenteção no pino 3 do 4066 ele vai fechar entre o pino 1 e 2 .como tá no seu datasheet .eu tenho aqui no pc um data melhor q esse .tá explicando melhor .vou procurar . mais no seu é a mesma coisa pelo o que eu vi.

se jogar alimentação no pino 6 ele vai fechar o pino 4 e 5 .da uma olhada no datasheet seu ae e ve se deu para entender até ae .

Postado

Talvez a chave analógica 4051 te sirva.

Coloca no Google: 4051 datasheet

e verifica se ele não te serve. O componente, é o CI CMOS CD4051.

Precisa de um circuito digital para selecionar as entradas/saídas.

[]'s

Postado

A 4051: http://www.datasheetcatalog.org/datasheet2/7/0y0zdft6gl2rircxra4l414087wy.pdf

Será que vou precisar de relés,também? Digo, será que a corrente que liga os componentes não é forte demais para esses componentes?

Eis aqui uma tabela que fiz para entender a questão, veja, por favor, os valores (ohms e uF) dos componentes.

http://img18.imageshack.us/img18/1466/tabfinal.jpg

Postado

Para o pré, né? Tenho uma placa, sim, mas pretendo desenhar outra. Aliás, outras. Para o projeto todo prevejo as seguintes placas:

Seletor

Pré

Amplificador

Fonte

Controle

A do Seletor, talvez seja bom desenhá-la junto com a do Pré... acho esquisito pensar, por exemplo, num capacitorzinho de 1,8 uF com uma perna tão grande quanto um fio entre as placas. A questão aqui é tensão e aterramento: o circuito do Pré usa entre 12v e esses componentes que você diz (flip-flops, switches) usam bem menos. Mas dá prá alimentar uma placa com mais de uma tensão. O que você acha melhor?

A placa de Controle vai ficar bem atrás do painel, tem, além dos LEDS, os potenciômetros de volume, balanço, tonalidade, a saída para fones e a entrada para o que a gente selecionar, mic, violão, etc. A entrada para pickup ficará na parte de trás.

Na frente tem também o ON-OFF e o botão de seleção. Creio que a única coisa desse circuito que a gente tá montando, que vai ficar fora da placa dos CIs, será o botão de seleção.

Tenho uns papéis rabiscados, vou dar uma ajeitada e te mostro, quem sabe serve prá você ou prá mais alguém aqui, né?

Postado

amigo o certo mesmo é fazer outra placa . para a tensão dos componentes do seletor .pode se usar um regulador de tensão na propria placa .como é baixa corrente acredito q nem de dissipador vai precisar .

mais nessa parte dos chaveamento ,para que agente possa te ajudar .seria o caso de você colocar o circuito aqui realmente .

porque pela tabela que você fez deu para entender .mais sem o circuito num da para fazer

o legal seria não colocar junps .mais sim já monta ele no proprio pré .

evitando assim fios e os chiados . porque se tratando de pré .é onde gera o ganho do amplificador . se colocar coisa bagunçada num vai ficar bom não .

fazer outra placa seria o certo.

Postado

olá amigo .aqui tá dando erro sim ,mais minha net é a radio e meu roteador é meio safado tem hora q ele emperra pra fazer um download .. se alguem ae puder testar rs porque aqui ta dando ERRO.

forte abraço

Postado
Será que vou precisar de relés,também? Digo, será que a corrente que liga os componentes não é forte demais para esses componentes?

Se você vai usar relés, então não precisa de nenhum circuito analógico/digital pra fazer o que você quer. É só uma chave de onda, e o número de relés que você precisa, pra cada sinal.

A corrente que circula em áudio é muito pequena. Por isso que em aúdio, as coisas passam antes pelo PRÉ-AMPLIFICADOR!

[]'s

Postado

o pré é bom cara . eu tenho esse esquema aqui kkkk mais nunca imaginei q seria o mesmo .

bom isso é projeto original da motorola .eu tenho ele em uma revista de 1990 rs

mais bom o mauricio num falo besteira mesmo não. se for usar rele não precisa de tudo isso .o negocio fica mais simples! mais de um jeito ou de outro você ia ter q colocar na placa porque senão ia ficar um monte de fio pra tudo quanto é lado .nada recomendado para pré amp né?

bom com os 4066 seria uma coisa realmente mais complicada .mais ae fica ao seu gosto qual você quer fazer .independente da sua escolha . estarei a sua disposição para ajudar a terminar o projeto e ter um bom resultado .

isso sem contar q rele em audio nunca foi confiavel ainda mais se tratando de resistencia . você teria q ter uma boa experiencia em laboratorio . para poder medir cada resistencia depois do rele .e se tiver alteraçoes no valor substituir o resistor por um q fique dentro do padão de sua tabela . e posivelmente esses rele pode vir a dar problema e acarretando uma serie de coisas como por exemplo mudança dos valores dos resistores .

mais não deixa de ser uma solução pratica e simples .

forte abraço aos amigos

Postado

"Na Natureza nada se cria, tudo se copia.", A Motorola copiou da Comkitel, ué, quiéqui tem? rsrs...

Acho que os relés não foram uma boa ideia, então, se não são seguros para as resistências...

Voltemos ao flip-flop + switch (tô aprendendo, hehe... tô estudando, aprendendo pacas, graças aos mestres aí). Seguinte: será que teria um esqueminha básico em que eu apertasse um botão e ele ligasse A com B e C com D? Aí eu apertava de novo e ele desligava o que tava ligado e ligava E com F e G com H? Se puder, com todos os resistores, transistores, capacitores, o lugar do botão, indicação de tensão, etc.? Se você me dá um empurrão inicial, tento deslanchar, quem sabe você vai me corrigindo, pode ser?

Sabe, Danilo, tô quase desistindo de tanto preciosismo, tanta entrada. O que preciso realmente é alternar as entradas entre:

- microfone comum (existe isso?)

- violão

- PC / MP3

- pickup (cápsula magnética)

Vamos às dúvidas: para o microfone comum e o violão juntos, com um daqueles divisores de P2 que a moçada usa nos MP3 da vida (que é o que vai acontecer na prática, minha filha estuda e toca, vive fazendo suas demos), a saída é pro PC e prás caixas, prá poder ouvir e gravar ao mesmo tempo. Nesse caso ela selecionaria "microfone" ou "violão"? E será que isso não sobrecarregaria a entrada? Se precisar, a gente pode pensar em mais um chaveamento: violão e mic juntos, será que dá? E dividir a saída assim, para o PC e para as caixas, será que faz mal?

E no caso de PC/MP3 vou fazer assim: se a pessoa enfia o P2 no jack da frente, o própio jack desabilita as entradas do PC (RCA) que ficam atrás.

Para a pickup finalmente, uma dúvida já dita no caso do mic / violão: a mesma saída seria dividida entre as caixas e o PC, prá eu poder escutar meus bolachões e ripá-los, ao mesmo tempo. Posso fazer isso?

Bom,isso é o ideal, vamos aparando na medida do necessário. E, de novo, muito obrigado a você e aos mestres que também estão participando.

Postado

amigo por favor nunca mais repita para mim a palavra(DESISTIR)ok?

jamais desista assim ...........OK?

vamos lá ...

amigo o que você pode fazer para simplificar tudo isso . é você montar 4 pré desses . acho que seria mais fácil q montar um novo projeto .:D

monta 4 pre desses com um mix.

assim você teria o recurso de ter varias entradas ao mesmo tempo .

se quiser posso colocar para você aqui um projeto de um mix .q não passa de ums 6 resistores e um transistor comum .

assim você teria um controle de volume para cada um .e teria 4 canais .podendo assim colocar mais um e colocar o violão junto com o microfone . e ter o controle de todos .

o que acha?

Postado

Ê! \o/ Grato pela força, Danilo!

E que tal se eu usasse um pré para as entradas estéreo (PC/MP3 e pickup) e dois "meio-prés", um para o violão, que é mono e outro para o microfone, que também é mono? O efeito estéreo (e outros eco, profundidade) dá pra por depois, com um audacity da vida. As demos ficam meio fakes mas fica legal, a gente tem feito assim.

Quanto ao mixer, quero sim! Mas, cara, rsrs... tô acabando de desenhar o projeto, depois posto aqui, mudou tudo agora, rs...

Ei, que tal eu montar o seguinte:

1) pré (esse que tenho) + controles (esse aqui, ó: http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/philips/TDA1526.pdf ) + amplificador (que já tenho também, aquele 2 x TDA2003, que, a propósito, juntei os dois numa placa só) para eu ouvir as músicas do PC/MP3 e ripar os bolachões E

2) mixer para entrada de violão e microfone, com saída equalizada para um único tipo de entrada naquele conjunto acima

Que você acha?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...