Ir ao conteúdo

[Review] HP dv5-1140br

Dante003

Posts recomendados

Postado
Lucas Sato

Meu primeiro note, veio com desgaste de 5% de cara, depois foi para 7% após a primeira usada na bateria, após disso começou a descer, e hoje aponta 1~2%.

Já esse segundo note, veio com 1%.

A novela de amor com o DV5 ta acabando, meu primeiro note veio com a webcam estragada, solicitei a troca e recebi hoje o outro note, 7 dias após a solicitação, como não estava em casa, eles deixaram com a vizinha e nem pegaram o 'estragado'.

De cara já vi um problema, o touchpad estava aspero, meio duro, diferente do primeiro, e ao usar, realmente ele esta horrivel, não esta preciso, do nada o ponteiro do mouse some, ou quando você esta usando ele vai pra cima ou pra baixo do nada, ja instalei a ultima versão do driver da synaptics e continua igual, pelo menos a webcam funciona, mas assim não da, alguem sabe o que poderia ser feito para tentar melhorar, ou é problema de hardware? Não to com muito mais saco pra HP não, se não der certo já vou pedir uma troca e tentar cancelamento desse 'forno elétrico', enquanto isso vou fazer coleção de notebooks 'estragados', igual aconteceu com o Philco, esses probleminhas fazem a gente perder o tesão pela maquina! Antes de escolher esse modelo, pesquisei bastante, mas estou quase aderindo a uma frase de um colega do forum, 'HP NUNCA MAIS!!!'

Só pra constar, compramos, eu e meu sócios 2 DV7 2185dx Na Mobile Planet na Barra da Tijuca - RJ. Ambos vieram com defeito ( o meu sem funcionarem os falantes de cima e o dele com os leds sem funcionar ), além disso, a máquina estava mais lenta do que o Asus de 10" que tenho...AUhaUHAH

Primeiro e último HP que compro. Já pedi meu Gateway; Só não paguei porque ainda não me devolveram o dinheiro na Mobile Planet. Não recomendo a ninguém que compre lá. Furada. Se não depositarem até segunda vamos pra justiça.

Na verdade eu entrei aqui pelo produto da Zalman, porque estou fechando alguns acessórios pra meu note quando conseguir pagar. Pelo que vi ele é ótimo. São tantas opções que fico perdido aqui pra escolher.

Obrigado por essas dicas...

Postado
Lucas Sato

Meu primeiro note, veio com desgaste de 5% de cara, depois foi para 7% após a primeira usada na bateria, após disso começou a descer, e hoje aponta 1~2%.

Já esse segundo note, veio com 1%.

Vinicius,

Era de você mesmo que eu esperava esta resposta, pois eu ví aqui mesmo no tópico que era você que teve problemas com o desgaste. Obrigado pela resposta. Eu já estava começando a me assustar e nem estava mais usando a bateria.

Em relação ao problema com a HP eu também já tive quando comprei o DV4-1120BR, ele "apenas" veio com o carregador interno estragado, não carregava a bateria de modo algum. Constatado o problema eu diretamente pedi meu dinheiro de volta.

Na minha opinião quando se compra algo de valor relativamente alto como um notebook e já vem com problemas é melhor pedir o dinheiro de volta na loja já de primeira. Esperei uns 2~3 meses para pegar este em outra loja e por enquanto está sem problemas.

Espero que resolva o seu problema, pois a marca é boa, o problema é o cambalacho que resolvem realizar em território brasileiro.

Postado

Concordo com o post acima. É mais uma questão de loja a meu ver. Tanto Dell quanto LG quanto philco ou HP podem dar problema, nenhuma é perfeita. A questão é que as vezes somemos nso que acabamos com o azar de pegar um modleo que deu problema. E esse problema pode ter ocorrido por causa da loja e não nescessariamente por conta da marca. PAra sabermos realmente se a marca é boa ou não independente da loja nao se deve olhar casos isolados mas sim uma média de quantas reclamações é comum se ouvir da marca.

Ainda acho que a HP, a LG, a Dell e a gateway estão entre as melhores. Todas elas tem casos identicos de notes que vieram com problemas. A questão é que elas são as que tem menor incidencia de tais coisas

• Membro VIP
Postado
Concordo com o post acima. É mais uma questão de loja a meu ver. Tanto Dell quanto LG quanto philco ou HP podem dar problema, nenhuma é perfeita. A questão é que as vezes somemos nso que acabamos com o azar de pegar um modleo que deu problema. E esse problema pode ter ocorrido por causa da loja e não nescessariamente por conta da marca. PAra sabermos realmente se a marca é boa ou não independente da loja nao se deve olhar casos isolados mas sim uma média de quantas reclamações é comum se ouvir da marca.

Ainda acho que a HP, a LG, a Dell e a gateway estão entre as melhores. Todas elas tem casos identicos de notes que vieram com problemas. A questão é que elas são as que tem menor incidencia de tais coisas

Relatório da Squaretrade

saiu a alguns dias atrás

squaretrade.jpg

Quem pretende comprar um laptop ou netbook e está em dúvida diante da variedade de marcas disponíveis pode dar uma olhada em um relatório divulgado pela provedora de garantias SquareTrade.

A companhia realizou um teste de confiabilidade com nove marcas disponíveis no mercado e constatou que os equipamentos Asus e Toshiba são os que apresentaram a menor quantidade de defeitos de hardware em três anos.

Outro dado a se considerar é que os netbooks de menos de US$ 400 têm mais chances de falhar ainda no primeiro ano de uso. Enquanto a taxa de mau funcionamento dos laptops de ponta foi de 18,1%, esse índice, nos netbooks, chegou a 25,1%.

Os resultados estimam que mais de 30% dos laptops apresentarão falhas nos primeiros três anos de uso - dois terços por problemas de hardware e um terço por danos acidentais.

Para realizar os testes, a SquareTrade selecionou aleatoriamente 30 mil laptops e netbooks cobertos pelos seus planos de garantia. As marcas analisadas foram Acer, Apple, Asus, Dell, Gateway, HP, Lenovo, Sony e Toshiba e o relatório completo pode ser conferido nesse link http://www.squaretrade.com/htm/pdf/SquareTrade_laptop_reliability_1109.pdf .

fonte: Adrenaline

Postado
Relatório da Squaretrade

saiu a alguns dias atrás

squaretrade.jpg

Quem pretende comprar um laptop ou netbook e está em dúvida diante da variedade de marcas disponíveis pode dar uma olhada em um relatório divulgado pela provedora de garantias SquareTrade.

A companhia realizou um teste de confiabilidade com nove marcas disponíveis no mercado e constatou que os equipamentos Asus e Toshiba são os que apresentaram a menor quantidade de defeitos de hardware em três anos.

Dante,

Muito interessante esta postagem. Significa que dentre as marcas analisadas alí, a HP é a "piorzinha" ?

Se bem que 25.6% para 3 anos não é um mal resultado.

A só para lembrar que esta TOSHIBA que foi analisada não tem nada a ver com os STi que encontramos aqui no Brasil, mesmo que aqui a SEMP (Sociedade Eletro Mercantil Paulista) quem usa o nome da Toshiba. Os notebooks da Toshiba são demais, por exemplo os "Qosmio".

Dando um Up na minha pergunta:

Alguém solicitou o kit de atualização do Windows 7 ? Queria saber se demora, como faz e tal. Pois eu solicitei o meu na semana passada, fiz o upload dos comprovantes e nada.

Até mais,

Lucas Sato

Postado

Excelente pesquisa!. Com uma base grande de dados podemos ter uma ideia melhor de como os defeitos variam por fabricante, e não por loja. E de fato a HP decepcionou...

Postado

estou neste momento falando com a atendente da HP e ela ja me mandou atualizar muitaaaaaaas coisas, e nada ainda, ta na cara que é problema de hardware do touchpad, só menos da metade funciona BEM e ele ta duro, parece que tem terra.

bom depois de quase 1h, nada resolvido, a atendente pediu que eu fizesse uma recuperação do sistema, falei que não tinha tempo e faria depois, de noite faço a bendida restauração e ligo lá amanhã. A vontade que deu foi realmente devolver e seila, pedir o dinheiro de volta, mas não sei como funciona, comprei tem quase 1 mes já, e não sei o procedimento do Extra.com.br, mas creio que não devolvem o dinheiro. No momento estou com 2 notes, um a web não funciona e o outro é o touchpad, vou pedir a troca até me mandarem um bom, e quero ver quem vai fazer eu devolve algum note, bando de @#'$&%¨#. Desabafo a parte, eu ainda gosto bastante do note, e vou fazer coleção de HP estragado hdaiudhasiud

Postado

Boa Tarde Galera,

Primeiro parabenizar pelo otimo tópico, bela análise.

Seguinte, comprei um note desse em junho desse ano, em uma loja física do Ponto Frio aqui em minha cidade. Pagei R$2.990,00. Bom, no primeiro dia de testes ja notei um problema que me persegue até hoje, vindo a agravar muito nas ultimas semanas e não sei o que fazer.

A primeira vez que liguei ele ja instalei de cara um GRID e dei uma jogadinha, rodou legal e tal, mas ao sair do jogo aconteceu um defeito de vídeo onde a tela ficava com falhas na parte superior. Essas falhas claramente não eram do LCD e sim do vídeo. Após esse perrengue no primeiro dia de funcionamento pensei em mandar pra garantia, mas como ao reiniciar voltava tudo ao normal, larguei mão. Assim vinha, alguns jogos davam esse problema ao sair deles, outros não, mas era só reiniciar que parava.

Daí nessas ultimas semanas o "pau" agravou. Agora por várias vezes ao iniciar o sistema o vídeo da um problema nervoso onde a tela toda fica parecendo uma TV fora do ar. Ainda por cima trava o sistema, não da pra fazer mais nada, a não ser segurar o botão pra desligar e rezar pra no próximo carregamento o problema não manifestar.

Não sei o que faço mais, se mando pra assistência, formato e reinstalo o windows ou taco fogo nessa *#@%¨&... As vezes penso por que não comprei um sony!!!

Tentei verificar pelo windows a atualização do driver de vídeo e ele diz que ja está instalado o ultimo drive.

Bom, se alguem souber alguma solução eu agradeço. Eu ja to numa raiva com esse equipamento.

Abraços

Postado
Boa Tarde Galera,

Primeiro parabenizar pelo otimo tópico, bela análise.

Seguinte, comprei um note desse em junho desse ano, em uma loja física do Ponto Frio aqui em minha cidade. Pagei R$2.990,00. Bom, no primeiro dia de testes ja notei um problema que me persegue até hoje, vindo a agravar muito nas ultimas semanas e não sei o que fazer.

A primeira vez que liguei ele ja instalei de cara um GRID e dei uma jogadinha, rodou legal e tal, mas ao sair do jogo aconteceu um defeito de vídeo onde a tela ficava com falhas na parte superior. Essas falhas claramente não eram do LCD e sim do vídeo. Após esse perrengue no primeiro dia de funcionamento pensei em mandar pra garantia, mas como ao reiniciar voltava tudo ao normal, larguei mão. Assim vinha, alguns jogos davam esse problema ao sair deles, outros não, mas era só reiniciar que parava.

Daí nessas ultimas semanas o "pau" agravou. Agora por várias vezes ao iniciar o sistema o vídeo da um problema nervoso onde a tela toda fica parecendo uma TV fora do ar. Ainda por cima trava o sistema, não da pra fazer mais nada, a não ser segurar o botão pra desligar e rezar pra no próximo carregamento o problema não manifestar.

Não sei o que faço mais, se mando pra assistência, formato e reinstalo o windows ou taco fogo nessa *#@%¨&... As vezes penso por que não comprei um sony!!!

Tentei verificar pelo windows a atualização do driver de vídeo e ele diz que ja está instalado o ultimo drive.

Bom, se alguem souber alguma solução eu agradeço. Eu ja to numa raiva com esse equipamento.

Abraços

Cara vi um usuario na internet com o mesmo problema que o seu, só que o dele o video ficava 'fora do ar' por inteiro, o LCD todo, era igualzinho uma TV sem sinal, acho que o teu erro foi ignorar esse problema, deveria ter trocado ele de cara, pois era o primeiro dia de uso, e com um problema desses seria a melhor solução, agora é mandar pra HP, e se der sorte eles devolvem em menos de 30 dias, mas se fosse eu, rezaria que não devolvessem no prazo e pediria o dinheiro de volta, afinal são quase 3000, e HP NUNCA MAIS!!!

Postado

Pala,

Não sei se resolve, mas entre no site da ATI e procure pelo driver mais novo, não sei se o windows realmente consegue identificar a versão do driver de terceiros.

Uma coisa, quando dá esse defeito do ecrã "fora do ar", qual é a temperatura do note ?

Postado
teu erro foi ignorar esse problema, deveria ter trocado ele de cara, pois era o primeiro dia de uso, e com um problema desses seria a melhor solução, agora é mandar pra HP, e se der sorte eles devolvem em menos de 30 dias

Poise cara, se sabe como são as coisas... era pra devolver no primeiro dia, mas a estiga não deixa, agora to pagando o preço pela teimosia. Acho que a solução ideal seria mandar pra HP mesmo, mas analisando a data que estamos acho que o note so voltaria depois do carnaval.

Vou tentar ligá-lo hoje de novo pra medir a temperatura e verificar a versão do driver de vídeo, como o Satoluk sugeriu. Ja to baixando o Everest aqui no pc do trampo.

Amanhã posto as medições, mas com certeza deverão ser altas. Esse Athlon esquenta demais, tem vezes que tenho que ligar um teclado, porque trabalhar no teclado original do note não dá.

Abraços e obrigado.

Postado

baixa os drivers direto da ATI mesmo, aproveita e baixa a ultima versão do catalyst. O windows nunca consegue achar os ultimos drivers.

Aproveita e atualiza a bios tambem.

• Membro VIP
Postado
Poise cara, se sabe como são as coisas... era pra devolver no primeiro dia, mas a estiga não deixa, agora to pagando o preço pela teimosia. Acho que a solução ideal seria mandar pra HP mesmo, mas analisando a data que estamos acho que o note so voltaria depois do carnaval.

Vou tentar ligá-lo hoje de novo pra medir a temperatura e verificar a versão do driver de vídeo, como o Satoluk sugeriu. Ja to baixando o Everest aqui no pc do trampo.

Amanhã posto as medições, mas com certeza deverão ser altas. Esse Athlon esquenta demais, tem vezes que tenho que ligar um teclado, porque trabalhar no teclado original do note não dá.

Abraços e obrigado.

Eles tem que devolver em até 30 dias o notebook, passado disso é correr atrás dos seus direitos, inclusive pedindo o dinheiro de volta (não direto com a hp logicamente como eu vi um cara fazendo achando que eles dariam o dinheiro de bom grado slap.gif).

O meu eu vou enviar esse mês, daqui uma, duas semanas no máximo, só tenho que terminar algumas coisas antes.

Postado
Eles tem que devolver em até 30 dias o notebook, passado disso é correr atrás dos seus direitos, inclusive pedindo o dinheiro de volta (não direto com a hp logicamente como eu vi um cara fazendo achando que eles dariam o dinheiro de bom grado slap.gif).

O meu eu vou enviar esse mês, daqui uma, duas semanas no máximo, só tenho que terminar algumas coisas antes.

Eai dante beleza? E como seria os procedimentos para pegar o dinheiro de volta? saberia informar?

E cara qual problema com teu note?

abraços

Postado

Eu consegui pegar o dinheiro de volta com meu HP DV4-1120BR, comprado no Carrefour, como comprei em loja física eu levei o note, mostrei o problema (carregador interno de bateria não carregava a mesma) para o técnico da loja, ele falou com o gerente e eu pedi o dinheiro de volta.

Agora com loja virtual eu não sei como deve ser a procedência, acho que lojas americanas e outras que tenham loja física deve ser um procedimento semelhante.

Agora em relação ao Extra, me informaram que a loja física e a virtual são diferentes, possuem administrações diferentes e eles não se comunicam.

• Membro VIP
Postado
Eai dante beleza? E como seria os procedimentos para pegar o dinheiro de volta? saberia informar?

E cara qual problema com teu note?

abraços

Faz um bom tempo que eu vi sobre isso, mas pelo que eu me lembre tem que ir no juizado de pequenas causas.

Você vai ter que ir na primeira audiência que eles marcarem, audiência essa que nenhum representante da HP vai aparecer, com isso vai ser marcado outra audiência, e nessa um representante da HP vai aparecer (entre essas audiências você vai receber ligação da HP te oferecendo algum outro notebook). Nos casos que eu vi, um recebeu o dinheiro em menos de 2 semanas, o outro recebeu em pouco mais de 1 mês.

Postado

Eae galera beleza!?

Então, liguei o note ontem e rodei o Everest. As temperaturas variam entre 55 e 62. Os dois cores que ocilam menos fcando em 60. Muito quente. Ao menos ontem ficou ligado a tarde toda e não apresentou o problema.

Eu nem queria entrar judicialmente contra a HP porque apesar desses problemas eu gosto desse Dv5. Ele é muito bonito e tem todas as conecções que eu preciso. Minha raiva até amenizou com o bom funcionamento dele ontem.

To preparando pra seguir o conselho do Njord. Só que ao invés de apenas atualizar quero formatar, reinstalar o windows pela imagem que veio no partilhamento e só dai atualizar os drivers. O problema é que nunca instalei o vista e tenho receio de fazer coisa errada. Um técnico que conheço me cobro R$ 50 pra fazer isso. Achei que por esse valor eu mesmo tento.

Que vocês acham? Pago pra ele ou tento eu mesmo? Se puderem me dar uns toques pra não marcar agradeço. Hoje anoite vou lipar meus arquivos dele para um outro HD.

Até e boa tarde...

Postado

Cara a reinstalação via o HP recovery é muuuuito tranquila. E na pior das possibilidades voce nao consegue e paga o tecnico.

Mas para todo caso é muito fácil, inicia da f11 e ai é so seguir as intruções da tela. Muito de boa, cerca de 40 min para menos o tempo total.

Agora sobre as temps, 60 graus é baixo para notebook, ele é feito para aguentar temps muito altas. De fato se voce for jogar algum jogo ele deve chegar a uns 85. É preoucpante em relação a durabilidade quando chega a 90 graus pelo que andei lendo no forum. Com o coling pad acho que da pra jogar de boa no verão.

Boa sorte no recovery!

Postado
Cara a reinstalação via o HP recovery é muuuuito tranquila. E na pior das possibilidades voce nao consegue e paga o tecnico.

Mas para todo caso é muito fácil, inicia da f11 e ai é so seguir as intruções da tela. Muito de boa, cerca de 40 min para menos o tempo total.

Agora sobre as temps, 60 graus é baixo para notebook, ele é feito para aguentar temps muito altas. De fato se voce for jogar algum jogo ele deve chegar a uns 85. É preoucpante em relação a durabilidade quando chega a 90 graus pelo que andei lendo no forum. Com o coling pad acho que da pra jogar de boa no verão.

Boa sorte no recovery!

É eu tava imaginando que não fosse muito difícil. Hoje voltou a dar o problema, muito estranho, tava fazendo backup dos arquivos e tudo corria otimo ate a bateria começar a arriar e eu ligar a fonte. Nessa hora a tela ficou sem imagem e travou o sistema. Ao reiniciar voltou a acontecer a falha no vídeo.

Notei que estava muito quente o note. Inclusive o botão de liga/desliga estava extremamente quente. Essa temperatura medida ontem estava nesse nivel porque deixei ocioso. Agora copiando arquivo quase ferveu, pena que esqueci de abrir o Everest antes que a tela sumisse.

Daqui a pouco devo terminar a cópia dos arquivos e começo a formatação. Será que faço uma cópia do recovery em um dvd antes de formatar o note? Ou pelo partilhamento ele da boot??

Abraços e obrigado

Postado

Bom dia galera,

Fala pra vocês heim! Inocência a minha de achar que seria uma reinstalação tranquila. Tive que aloitar com o note. Foram ao todo 5 recoverys. Nos quatro primeiros deu pau.

O maldito tava numa moagem de desligar sozinho no meio da instalação do windows, e justo na hora que tinha uma mensagem gigante na tela quase implorando para não desligar o sistema de jeito nenhum.

Após o desligamento era pau certo, ja aparecia uma mensagem de erro grave e la ia eu de novo apertar F11 e recomeçar o recovery. Na quarta tentativa o veadinho desligou quando tava finalizando a instalação, quase na tela de logon. Nessa hora fiquei muito chateado. Como forma inútil de resolver esse problema resolvi tirar o cabo da fonte e instalar na bateria. Como o recovery exige o note na tomada tirei o cabo no começo da instalação do windows, logo após a preparação dos arquivos. Não é que o maldito foi pra frente depois disso!? Não desligou mais, vai entender. Como ja eram uma da manha resolvi deixar pra hoje a atualização da bios e dos drivers.

Bom, o note aparentemente esta mais estável. O pau do vídeo não manifestou mais e to sentindo menos esquentada a carcaça. Ainda não instalei o Everest. To baixando o Avast, pois ninguém merece o Norton que vem no recovery.

Até mais galera, obrigado e bom dia...

Edit:

Um problema que de vez enquando eu tenho aqui é dos botões multimedia, que de vez enquando ficam meio loucos, de por exemplo apertar pra aumentar o volume, no entanto ele não aumenta, e vendo no gráfico do volume do windows, da pra ver que ele aumenta e logo depois volta ao que era antes. também já aconteceu de ao invés de aumentar ele diminuir, e depois aumentar, diminuir, e assim vai, ou ficar bem definido, de sempre apertar pra aumentar o volume, e ele sempre dimuir.

Ae Dante você resolveu esse problema!? O meu apresenta esse problema há muito tempo, tem vezes que a telinha degrade do volume fica surgindo na tela a toda hora...

• Membro VIP
Postado
Bom dia galera,

Fala pra vocês heim! Inocência a minha de achar que seria uma reinstalação tranquila. Tive que aloitar com o note. Foram ao todo 5 recoverys. Nos quatro primeiros deu pau.

O maldito tava numa moagem de desligar sozinho no meio da instalação do windows, e justo na hora que tinha uma mensagem gigante na tela quase implorando para não desligar o sistema de jeito nenhum.

Após o desligamento era pau certo, ja aparecia uma mensagem de erro grave e la ia eu de novo apertar F11 e recomeçar o recovery. Na quarta tentativa o veadinho desligou quando tava finalizando a instalação, quase na tela de logon. Nessa hora fiquei muito chateado. Como forma inútil de resolver esse problema resolvi tirar o cabo da fonte e instalar na bateria. Como o recovery exige o note na tomada tirei o cabo no começo da instalação do windows, logo após a preparação dos arquivos. Não é que o maldito foi pra frente depois disso!? Não desligou mais, vai entender. Como ja eram uma da manha resolvi deixar pra hoje a atualização da bios e dos drivers.

Bom, o note aparentemente esta mais estável. O pau do vídeo não manifestou mais e to sentindo menos esquentada a carcaça. Ainda não instalei o Everest. To baixando o Avast, pois ninguém merece o Norton que vem no recovery.

Até mais galera, obrigado e bom dia...

Edit:

Ae Dante você resolveu esse problema!? O meu apresenta esse problema há muito tempo, tem vezes que a telinha degrade do volume fica surgindo na tela a toda hora...

Aqui não aconteceu mais não, acho que parou depois de que atualizei a firmware dos botões para a versão 25.

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-69399-1&lc=pt&dlc=pt&cc=br&product=3822599&os=2093〈=pt

Postado

O Vinicius,

Em quanto tempo o desgaste da sua bateria se estabilizou ?

Ontem a minha estava em 4% e hoje de manhã eu verifiquei e está em 7%.

E durante este tempo, como você utilizou sua bateria ? Você esperava ela descarregar totalmente para acionar a carga ?

Até mais,

Lucas Sato

Postado
Pessoal, gostaria de saber se alguém aqui solicitou o DVD do Windows 7 pela HP.

Eu solicitei o meu, enviei os comprovantes de compra por upload e até agora nada.

Eu queria saber como é o processo, se é demorado, o que há de ser feito.

Amigo demora sim, o meu levo 25 dias no total. Mas chego, sao dois cd`s, um pra instalacao direta, e outro para upgrade.

Postado

Affffffff, falo nada, o problema no vídeo não resolveu!!!:mad:

Ao menos descobri que isso acontece conectando a fonte. Tava atualizando os drivers e foi so ligar o cabo que deu pau. Parece que quando liga o cabo e muda automatico o plano de energia ele trava.

Vou deixar carregando e tentar setar pra ficar no econômico mesmo ligando a fonte.

Postado
Amigo demora sim, o meu levo 25 dias no total. Mas chego, sao dois cd`s, um pra instalacao direta, e outro para upgrade.

Fabio,

obrigado pela "luz".

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...