Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura Core i7


Posts recomendados

Olá, galera, gostaria de saber se alguém tem alguma informação a respeito da temperatura ideal do processador core i7 920? A minha agora sem fazer nada pesado na minha máquina, apenas firefox, msn e mirc aberto, o everest marca como 56° C a temp do processador e por volta de 70° C a temp de cada núcleo. Isso é alto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui eu mesmo que montei.

Acredito que não. Mas esta semana vou abrir para conferir... E conferir a pasta térmica, pois eu não coloquei mais, apenas deixei a original do cooler...

Um dos problemas em que pensei, foi na possibilidade de ser o gabinete...

E também estou pensando em colocar um outro cooler para o processador, hoje vi um da coolermaster com dois fans de 120mm (opcionais), pois ele teoricamente é só de headpipes, que me chamou a atenção...

Minha config.:

Gabinete NZXT Hush

Placa Mãe EVGA x58 SLI

Memórias Ram OCZ core i7 DDR3 1333

Processador Intel Core i7 920

Fonte OCZ StealhxSteam 600w

Placa de vídeo GTX260 896mb

HD 1tb WD Caviar Green

HD 500gb Seagate

Bom espero alguma ideia de alguém a respeito disso.

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá, você solucionou o problema de aquecimento?

Eu também possuo esse Gabinete NZXT Hush e meu processador i7 está oscilando entre 42º~49º com tarefas simples, e em torno de 60º quando jogo para tarefas pesadas. Estou achando alto demais, e estou pensando em furar a lateral do Gabinete para colocar um fan auxiliar. Eu uso o Noctua NH-U9B no lugar do cooler Box do i7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos,

Também me assustei com as temperaturas do processador quando montei o meu Core i7.

Porém, pesquisando na Internet, vi que o Core i7 é um processador "quente", mesmo. As recomendações que li foram que até 70ºC em stock e até 80ºC em overclock são "aceitáveis" para ele, e a temperatura limite de trabalho é de 100ºC (acima disso ele desliga o computador para proteger o sistema).

Mas dá para fazer algumas coisas para melhorar a situação:

- Troque a pasta térmica que vem no cooler original, ela não vale nada. Coloque de preferência uma de qualidade à base de prata.

- Se não tiver usado overclock, deslique a função "Turbo Boost" do processador através do BIOS da placa-mãe. Essa função aumenta temporariamente o clock do processador em momentos de carga total (processador em full), porém para isso ele aumenta violentamente o Vcore, fazendo as temperaturas do processador dispararem. Em uso normal e em jogos não se sente diferença nenhuma no desempenho do computador com o Turbo Boost desligado.

- Troque o cooler original por um aftermark, como os da Noctua ou os da Cooler Master, por exemplo. No meu caso troquei o cooler original por um Cooler Master V8 e consegui abaixar a temperatura do processador (em full) em 10ºC ^_^.

Aproveitando o tópico, coloquem aqui as temperaturas que vocês estão obtendo na placa-mãe. Pois eu estou vendo que o chipset X58 é outro chip esquentadinho da Intel...

[]'s com o processador mais quente do mercado, literalmente falando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal.

então, como o JE falou o Core i7 e um processador "meio quente" mesmo. Embora a temperatura limite dos núcleos seja de 100 e obvio que ninguem quer chegar nessa temperatura.

70 graus sem estar executando muita coisa e alta, mesmo se você estiver em overclock. Os mais conservadores consideram 60 a 65 graus as temperaturas "seguras" para uso. E esse limite que eu utilizo no me pc tb.

Olhando esse gabinete da NZXT, o "Hush", realmente ele nao parece ter uma ventilacao muito boa, sendo bem "basico" com apenas 2 ventoinhas de 12cm.

Mas mesmo assim nao deveria fazer o seu processador chegar a 70 graus...

Embora o cooler que vem junto com os processadores da intel funcionem, sinceramente eles nao sao bons, troque por outro. Nao sei o quanto você pode gastar, mas eu aconselho o Thermalright Ultra Extreme 120, Zalman CNPS9900 LED tb e muito bom ou o Xigmatek Dark Knight S1283V.

Eu estou usando o Xigmatek Dark Knight no meu Core i7 @920. A velocidade padrão do meu i7 e 2.66 mas fiz um overclock para 3.20. Minhas temperaturas em idle sao de 40-43 graus e em 100% no stress test do Prime95 ou do OCCT durante 2 horas, elas chegam a 60-63 graus. Temperatura ambiente em tornos dos 24 graus. A pasta termica que eu utilizo e a Arctic Silver 5.

Como o JE falou, desligue o turbo boost, ele eleva o vcore muito e isso vai fazer o seu cpu ficar bem quente.

Caso você saiba configurar as voltagens aconselho você fazer isso manualmente. A opcao "auto" funciona, mas em todas as placas maes que eu ja mexi, elas semprem usam um valor acima do necessario. Exemplo? Eu estou usando o meu i7 2.66ghz em overclock para 3.20ghz. Estou usando um vcore de 0.98 pra 3.20 ghz! No modo auto o meu vcore vai alem de 1.0 pra velocidade de 2.66ghz! Claro cada processador e um caso a parte, mas isso e so pra dar uma ideia. E acredite pequenas diferencas no vcore fazem uma enorme diferenca na temperatura do processador.

Mas atencao, so mexa nessas configuracoes se você souber o que esta fazendo senao você pode fazer o seu pc ficar instavel ou mesmo nao funcionar.

O gabinete que eu estou usando tb ajuda. E o Silverstone Fortress FT01B. Ele tem 2 ventoinhas de 18cm (1 na frente e 1 em cima) e 1 ventoinha de 12cm na parte de tras. Alem disso eu coloquei uma ventoinha de 8cm na frente usando 2 baias do espaco para drives de cd/dvd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui baixar a temperatura geral do meu PC somente trocando os fans que vieram com o gabinete da NZXT pelo fan Cooler Master R4-L2R-20CK-GP 120mm. Baratinhos.

- O HD estava atingindo 35º com o fan antigo e agora varia entre 23ºC e 27º

- O Core i7 920 foi de 42º~51ºC para 39º~49ºC (load 0.1%) /

- A placa-mãe baixou de 51ºC para 41ºC

Mas ainda estou achando alta a temperatura do processador. Será que eu deveria colocar um segundo fan no cooler NH-U9B da Noctua? Ele tem espaço para isso.

Aliás, achei ele muito bom. Silencioso, compacto e vem com uma pasta térmica boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui baixar a temperatura geral do meu PC somente trocando os fans que vieram com o gabinete da NZXT pelo fan Cooler Master R4-L2R-20CK-GP 120mm. Baratinhos.

- O HD estava atingindo 35º com o fan antigo e agora varia entre 23ºC e 27º

- O Core i7 920 foi de 42º~51ºC para 39º~49ºC (load 0.1%) /

- A placa-mãe baixou de 51ºC para 41ºC

Mas ainda estou achando alta a temperatura do processador. Será que eu deveria colocar um segundo fan no cooler NH-U9B da Noctua? Ele tem espaço para isso.

Aliás, achei ele muito bom. Silencioso, compacto e vem com uma pasta térmica boa.

Legal que você conseguiu melhorar as temperaturas trocando os fans do gabinete :).

As suas temperaturas nao parecem estar estão ruim, especialmente se a temperatura ambiente estiver eleveda tb. Mas acho que seria legal você fazer um teste com um load de 100% pra ter certeza que durante tarefas mais pesadas ele nao vai passar dos "limites". Da primeira vez que eu fui fazer o overclock no meu computador eu deixei o vcore no auto na bios. Quando entrei no windows as temperaturas em idle estavam como agora +ou- 40-43, mas assim que iniciei o stress test do prime95 as temperaturas pularam pra mais de 70 em alguns segundos... absurdo, isso com o gabinete aberto.

O que eu quero dizer e que embora as temperaturas em idle talvez estejam meio altas, no final o que importa mesmo sao as temperaturas em full load. Se em full load elas nao ultrapassarem o limite considerado seguro, nao tem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, estou BEM preocupada. Rodei o Prime95 e o processador alcançou 92ºC em 5 minutos de teste em 100%!!!

Preciso descobrir onde está o problema. Amanhã vou tentar reaplicar a pasta térmica...

Minha GPU também está com uma temperatura alta, 64º~68° sem fazer nada demais. Jogando ela ainda não passou de 74ºC, mas estou preocupada pois é uma HD4870 1GB com vaporX.

Já vi que foi um erro escolher esse gabinete!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, estou BEM preocupada. Rodei o Prime95 e o processador alcançou 92ºC em 5 minutos de teste em 100%!!!

Preciso descobrir onde está o problema. Amanhã vou tentar reaplicar a pasta térmica...

Minha GPU também está com uma temperatura alta, 64º~68° sem fazer nada demais. Jogando ela ainda não passou de 74ºC, mas estou preocupada pois é uma HD4870 1GB com vaporX.

Já vi que foi um erro escolher esse gabinete!

Carolrx,

A HD4870 é uma placa "quente"da ATI, e ela foi feita para chegar a 120 graus sem nenhum problema de funcionamento, porém se o gabinete não tiver uma ventilação boa ela acaba esquentando o restante do computador. Experimenta rodar o teste novamente com o cooler da VGA em rotação alta para ver se melhora as temperaturas.

Colocar a segunda ventoinhas no cooler da CPU ajuda, mas não espere nenhum "milagre" nas temperaturas.

Se realmente for trocar de gabinete, pegue um que possa colocar ventoinhas em cima e embaixo do gabinete, como os modelos da Cooler Master. (vou pedir um ao Papai Noel este ano :D).

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, me eem uma ajuda.

Montei um computador novo com a seguinte configuração::D

Core i7 920

MB ASUS P6T6 WS Revolution

3x2Gb Corsair DOMINATOR 1600MHz

Fonte SevenTeam V series 850W

Gabinete CoolerMaster Cosmos 1000

Cooler Thermalright Ultra Extreme 120 + Cooler Artic Cooling c/ PWM

Vídeo HD4870X2

4x 320Gb Seagate 7200rpm - 16Mb cache - SATA II - Raid 0

No everest a temp do processador em idle está na faixa de 50~53oC e dos núcleos 38~41oC (Não tive coragem de fazer em full). Isto é possível? Sempre vejo os núcleos mais quentes que o processador e entendo que isso é que é o correto, pois a temp do processador já considera a média dos núcleos e a dissipação do invólucro.

Já testei com outros programas e todos me dão o mesmo resultado.

Já atualizei a Bios para a mais nova e não sei mais o que fazer.:confused:

Por favor alguém me ajude, pois queria fazer um over neste processador, mas com essas medições de temperatura é sem chance.:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, me eem uma ajuda.

Montei um computador novo com a seguinte configuração::D

Core i7 920

MB ASUS P6T6 WS Revolution

3x2Gb Corsair DOMINATOR 1600MHz

Fonte SevenTeam V series 850W

Gabinete CoolerMaster Cosmos 1000

Cooler Thermalright Ultra Extreme 120 + Cooler Artic Cooling c/ PWM

Vídeo HD4870X2

4x 320Gb Seagate 7200rpm - 16Mb cache - SATA II - Raid 0

No everest a temp do processador em idle está na faixa de 50~53oC e dos núcleos 38~41oC (Não tive coragem de fazer em full). Isto é possível? Sempre vejo os núcleos mais quentes que o processador e entendo que isso é que é o correto, pois a temp do processador já considera a média dos núcleos e a dissipação do invólucro.

Já testei com outros programas e todos me dão o mesmo resultado.

Já atualizei a Bios para a mais nova e não sei mais o que fazer.:confused:

Por favor alguém me ajude, pois queria fazer um over neste processador, mas com essas medições de temperatura é sem chance.:(

Qual o sistema de refrigeração que voce usa nesse Cosmos 1000?

Deve ser relacionado a isso a causa dessas altas temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, me eem uma ajuda.

Montei um computador novo com a seguinte configuração::D

Core i7 920

MB ASUS P6T6 WS Revolution

3x2Gb Corsair DOMINATOR 1600MHz

Fonte SevenTeam V series 850W

Gabinete CoolerMaster Cosmos 1000

Cooler Thermalright Ultra Extreme 120 + Cooler Artic Cooling c/ PWM

Vídeo HD4870X2

4x 320Gb Seagate 7200rpm - 16Mb cache - SATA II - Raid 0

No everest a temp do processador em idle está na faixa de 50~53oC e dos núcleos 38~41oC (Não tive coragem de fazer em full). Isto é possível? Sempre vejo os núcleos mais quentes que o processador e entendo que isso é que é o correto, pois a temp do processador já considera a média dos núcleos e a dissipação do invólucro.

Já testei com outros programas e todos me dão o mesmo resultado.

Já atualizei a Bios para a mais nova e não sei mais o que fazer.:confused:

Por favor alguém me ajude, pois queria fazer um over neste processador, mas com essas medições de temperatura é sem chance.:(

Ola ramonandres.

http://forum.clubedohardware.com.br/duvida-qual-temp/670235

de uma olhada nesse post que eu acho que você vai entender. Nao escrevo de novo por preguica :P Desculpe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MTT2009,

você tem uma ASUS Rampage Extreme, ela está indicando as temps normais? Processador menor que os núcleos? Nunca tive este tipo de problema com as placas ASUS. Essa é a primeira vez.

Atualizei a Bios mas não deixei resetar a CMOS. Será que vale a pena resetar a CMOS para ver se atualiza a questão da temperatura? Não deixei por preguiça, para não ter que configurar o raid de novo. você acha válido tentar?

você está rodando a 3,4Ghz o seu 920. Qual a temp dos seus núcleos com o over e você se lembra quais eram as temps antes do over?

Hekinho

O sistema de refrigeração que uso são os 3 Coolers de 120mm (1 na traseira em linha com o cooler do Thermalright jogando ar pra fora e os 2 na parte superior também retirando ar quente e o na base do gabinete injetando ar frio). A temperatura dentro do gabinete está baixa. Ontem aqui no Rio de Janeiro estava fazendo aproximadamente 25oC e dentro do gabinete a temperatura era praticamente idêntica a temperatura externa. Este gabinete é be refrigerado e tem muito espaço interno.

Fui eu mesmo que montei e tomei cuidado inclusive para não deixar que o cabeamento impedisse o fluxo de ar. Para você ter uma ideia coloco tranquilamente a mão no dissipador do Thermalright e ele está a uma temperatura que não preciso retirar o dedo, pois não está queimando. Acho que a medição é que está errada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... Para você ter uma ideia coloco tranquilamente a mão no dissipador do Thermalright e ele está a uma temperatura que não preciso retirar o dedo, pois não está queimando. Acho que a medição é que está errada.

Temperatura alta no processador com o cooler relativamente frio também pode indicar falha na aplicação da pasta térmica, pois nesse caso o calor não se transfere direito do processador para o cooler.

Também tenho uma placa-mãe da Asus e ela marca a temperatura do processador uns 5ºC acima das temperaturas dos núcleos, quando deveria ser o contrário :eek:. Verifica as temperaturas que você está obtendo nos núcleos para ver se você está com esse "problema" também.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JE

Pensei também em ser a pasta térmica mas 10oC de diferença entre os núcleos e o processador só se eu não tivesse colocado pasta nenhuma.

Agora com o Everest esta assim:

everestidle.jpg

Estas temps são irreais, como vou saber qual é a temp real? Quais suas temps? O que eu estou achando é que a placa mãe está com a medida do processador completamente errada e ela deveria estar na casa dos 40oC, mas o valor, como já disse é irreal. Como com núcleos a 43oC meu proc pode estar a 53oC?

post-38477-13884951684687_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hekinho

O sistema de refrigeração que uso são os 3 Coolers de 120mm (1 na traseira em linha com o cooler do Thermalright jogando ar pra fora e os 2 na parte superior também retirando ar quente e o na base do gabinete injetando ar frio). A temperatura dentro do gabinete está baixa. Ontem aqui no Rio de Janeiro estava fazendo aproximadamente 25oC e dentro do gabinete a temperatura era praticamente idêntica a temperatura externa. Este gabinete é be refrigerado e tem muito espaço interno.

Fui eu mesmo que montei e tomei cuidado inclusive para não deixar que o cabeamento impedisse o fluxo de ar. Para você ter uma ideia coloco tranquilamente a mão no dissipador do Thermalright e ele está a uma temperatura que não preciso retirar o dedo, pois não está queimando. Acho que a medição é que está errada.

O seu gabinete está aparentemente frio internamente. Mas temos que lembrar que ele é de alumínio que dissipa o calor facilmente.

E pelo que voce citou podemos tirar as seguintes conclusões:

Seu sistema não está bem distribuído, em relação ao ar que entra e o que sai, e no seu sai mais ar. Seria melhor se fosse o contrário.

Desse modo que voce usa, é como retirar o ar interno e deixar o CPU cooler 'trabalhando num certo vácuo' já que o ar que aquecer vai subir rapidamente, nisso ele tem mais dificuldade para dissipar o calor da CPU. Por isso o gabinete fica aparentemente frio, ja que não tem ar quente nenhum dentro do gabinete.

MAS, o fan do cooler precisa de ar para jogar no dissipador para esfria-lo, mesmo que o ar seja mais quente!

Se voce puder balancear o seu sistema de refrigeração e postar os resultados, ja seria um passo a frente na solução dessa sua alta temperatura, pois se eu estiver errado... pois bem, tentei ajudar não é? :D

- E no caso de tocar no Thermalright... voce tocou nas aletas ou num dos heatpipes? Li em algum lugar que as aletas do Thermalright conseguem se manter mais frias que a média, por isso ele se torna mais eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JE

Pensei também em ser a pasta térmica mas 10oC de diferença entre os núcleos e o processador só se eu não tivesse colocado pasta nenhuma.

...

Estas temps são irreais, como vou saber qual é a temp real? Quais suas temps? O que eu estou achando é que a placa mãe está com a medida do processador completamente errada e ela deveria estar na casa dos 40oC, mas o valor, como já disse é irreal. Como com núcleos a 43oC meu proc pode estar a 53oC?

Comigo acontece a mesma coisa: a temperatura do processador quase sempre mais alta do que as temperaturas dos núcleos :o. Outra coisa que também notei foi que se eu reiniciar o meu computador as temperaturas nos núcleos permanecem constantes enquanto que a temperatura do processador sobe quase 5 graus em relação ao que estava marcando antes.

Os sensores das temperaturas dos núcleos são "calibrados" pela própria Intel, enquanto que os demais sensores são "calibrados" pelo fabricante da placa-mãe. Então só posso acreditar que essa discrepância nas leituras só pode ser devido ao um "bug" ainda não solucionado nas placa-mães da Asus com o chipset X58 (_(.

Nesse caso o certo é confiar nas leituras das temperaturas dos núcleos e ignorar essa leitura do processador. É o que eu estou fazendo com o meu sistema.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MTT2009,

você tem uma ASUS Rampage Extreme, ela está indicando as temps normais? Processador menor que os núcleos? Nunca tive este tipo de problema com as placas ASUS. Essa é a primeira vez.

Atualizei a Bios mas não deixei resetar a CMOS. Será que vale a pena resetar a CMOS para ver se atualiza a questão da temperatura? Não deixei por preguiça, para não ter que configurar o raid de novo. você acha válido tentar?

você está rodando a 3,4Ghz o seu 920. Qual a temp dos seus núcleos com o over e você se lembra quais eram as temps antes do over?

então, minhas temperaturas sao essas de acordo com o everest, speedfan, realtemp e coretemp agora (temperatura ambiente + ou - 24/25 graus):

CPU -> 36 graus

núcleos-> oscilando em 40/42 graus

* O realtemp e o coretemp nao fornecem a temperatura da cpu, mostrando apenas os núcleos.

Essas temperaturas sao em idle ja com o overclock. Em FULL (100% load) os meus núcleos chegam a + ou - 62 em 2 horas de teste no prime95. Ja a temperatura da CPU chega em + ou - 55. Sem overclock nao me lembro mais quanto ficava...

Como eu disse em outro post, prefiro confiar nas temperaturas dos núcleos do que nas marcadas em relação ao CPU. As temperaturas da cpu sao medidas pelo sensor, calibrada pela placa-mãe e depois mostrada. Ja as dos núcleos e medida pelos sensores dos núcleos previamente calibradas pela propria intel na fabrica.

Quanto a resetar a CMOS, eu acho que nao vale a pena. Nao ha garantias de que funcione e você vai ter o trabalho de reconfigurar a bios.

Vou te dizer a mesma coisa que disse ao usuario DaronZin:

"Eu acho seguro dizer que você pode deixar de se preocupar com o tCase e se preocupar com o Tjunction (núcleos), especialmente considerando que a propria intel na verdade utiliza as temperaturas dos núcleos para ativar os sistemas de protecao do cpu."

você tem o Thermalright Ultra Extreme 120 como cooler nao e? Esse cooler e considerado um dos melhores, senao o melhor cooler (sem ser watercooler) que existe no mercado. O seu gabinete tambem parece ter bastante ventilacao pelo o que eu vi em fotos e avaliacoes por ai.

você deve conseguir temperaturas mais baixas que as minhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ramonandres, eu tenho o Cosmos 1000.

Deixa o teu gabinete sem a tampa lateral e sem o duto de ar por um tempinho para ver se melhora..

Esse gabinete é bonito mas peca em ventilacao..

Eu vou trocar os fans originais pelo da CM 90CFM(70CFM na verdade) para ver se melhora.

Se nao melhorar nem com novas pasta termicas vou comprar a tampa lateral com acrilico dele e colocar um fan de 200mm ou 4X 120mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei aqui e vou fazer o seguinte. Vou comprar 3 fans destes de 90CFM e colocar dois de inlet e um de outlet junto com dois que vem no gabinete assim vou ficar com um fluxo de 180CFM entrada de ar no gabinete e 173CFM saida de ar no gabinete. acho que este fluxo vai melhorar a ventilação e manter minhas temps lá em baixo. Vou também substituir a pasta que vem com o thermalright pela artic silver 5 e vamos ver no que dá. Depois posto o que consegui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei aqui e vou fazer o seguinte. Vou comprar 3 fans destes de 90CFM e colocar dois de inlet e um de outlet junto com dois que vem no gabinete assim vou ficar com um fluxo de 180CFM entrada de ar no gabinete e 173CFM saida de ar no gabinete. acho que este fluxo vai melhorar a ventilação e manter minhas temps lá em baixo. Vou também substituir a pasta que vem com o thermalright pela artic silver 5 e vamos ver no que dá. Depois posto o que consegui.

Olhei de novo os specs do seu gabinete apos o amigo GianM postar que ele possue esse gabinete e que a ventilacao nao e muito boa. Pelo o que eu vi esse gabinete tem apenas 1 fan sendo usado como entrada de ar e os outros como saida certo? Nao sei se você tentou mas antes de gastar dinheiro com outras fans porque você nao tenta inverter o fluxo de ar?

O seu gabinete esta usando um fluxo de ar de pressao negativa, talvez um fluxo de ar de pressao positiva melhore as temperaturas. Inverta as duas fans na parte de cima do gabinete so pra ver se melhora.

Acredito que você ainda nao fez o overclock no seu processador e na bios esta tudo no automatico. Se for esse o caso eu nao acho estão estranho que as temperaturas dos núcleos do seu i7 estejam em +ou- 43 idle considerando o seu VCORE de 1.04... O meu vcore esta setado em 1.02 (CPU-Z mostra 1.016 provavelmente por causa do vdrop) para rodar em 3.4 e as minhas temperatura em idle sao quase identicas que a sua, claro que cada processador e um caso diferente. E acredito que o "turbo mode" do i7 esteja ligado tb ne? Sinceramente eu acho aquilo horrivel,em certos momentos de loads ele aumenta o vcore de um modo que as temperaturas "pulam" de uma maneira incrivel...

O Core i7 e um processador mais quente que o normal e possue uma nova arquitetura. Esse processador consegue altos overclocks com menos vcore que processadores anteriores, mas diferencas minimas no vcore afetam muito as temperaturas finais. Vcores de 1.2 por exemplo considerados "normais" para diversos processadores anteriores, no i7 fazem suas temperaturas dispararem em full load.

Por exemplo: em um artigo da xbitlabs eles realizaram um overclock do i7@920

de 2.66 para 3.50 usando a ASUS P6T Deluxe e o Noctua NH-U12P (considerado por muitos um otimo cooler) com duas fans Noctua NF-P12 (maximo de 54.32CFM cada).

No teste o vcore utilizado foi de 1.2. No artigo diz que as temperaturas nao excederam 74°C... Ou seja um vcore de 1.2 (nada de anormal para outros processadores) com uma temperatura de 74 graus, o que eu ja considerado muito alto.

Mas como eu disse antes, cada processador e um caso a parte.

Um complemento em relação ao overclock do i7:

A controladora da memoria agora esta na cpu e nao mais no northbridge da placa-mãe. No momento pelo o que eu sei NAO HA como dizer a temperatura da controladora da memoria dentro do CPU. Por essa razao deve-se tomar cuidado quando estiver fazendo overclock em relação as voltagens de memoria e o uncore (QPI/DRAM Voltage ou QPI/memory controller voltage).

Uma REGRA IMPORTANTE em relação a tensão das memorias e o uncore: as diferencas de voltagens do uncore em relação a tensão da memoria NAO DEVEM SER MAIS QUE 0.5V! Por exemplo: se a tensão da RAM esta setada em 1.5 o uncore NAO pode ser por exemplo 0.9 ---> 1.5 (tensão memoria ram)- 0.9(tensão uncore) = 0.6

Caso a diferenca seja maior que 0.5 isso vai aumentar as chances da sua cpu "morrer" mais cedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GianM

Fiz o teste aqui, abri a tampa, não retirei o duto e também não retirei a tampa só deixei ela apoiada com a parte de cima aberta e realmente a temp dos núcleos abaixou pra 39oC. Acho que a pressão negativa não está dando certo mesmo e por isso vou colocar mais um fan de inlet no lugar onde era para colocar a unidade de disquete (que eu não uso e nem tenho como , minha MB não tem ide). e triocar o do fundo do gabinete por um de maior fluxo e tocar um dos superiores (provavelmente o mais a esquerda para que o fluxo final (inlet e outlet) seja compatível e eu também não fique com muita pressão positiva pois assim provavelmente poderia causar mais aquecimento, pois o ar iria ficar muito mais tempo dentro do gabinete.

valeu a ajuda e se tiver mais alguma dica fico agradecido

MTT2009

O custo dos fans e da pasta térmica é baixo pelo ganho que acho que vou ter. Se tornar o sistema de inlet um pouco maior que o sistema de outlet de ar acho que vou conseguir o que queria que era baixas temperaturas com baixo ruído e assim fazer meu over. Pois assim terei pressão positiva dentro do gabinete. devo ganhar uns 3 graus com a pasta e mais uns 2 (espero) com os fans. Isso leva os núcleos para 38oC em idle e assim terei coragem para fazer o teste em full com o prime95.

Depois disso faço o over.

Quanto a placa mãe as temps marcadas por ela deram uma melhorada, pelo menos agora ela está marcando uma temp igual a dos núcleos e não fiz mais nada. Mudou simplesmente sozinha.

O turbo mode está ligado sim e já reparei que ele coloca direto tensão de 1.27V (Everest) no vcore e por isso desliguei depois que você falou que estava com 1V no Vcore e com 3,4GHz.

Cara se não for pedir muito você poderia me passar como estão seus ajustes do over. Sei que cada processador é diferente e vou passo a passo, mas é só para ter um parâmetro de comparação.

valeu ae a ajuda e se tiver mais alguma informação agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GianM

Fiz o teste aqui, abri a tampa, não retirei o duto e também não retirei a tampa só deixei ela apoiada com a parte de cima aberta e realmente a temp dos núcleos abaixou pra 39oC. Acho que a pressão negativa não está dando certo mesmo e por isso vou colocar mais um fan de inlet no lugar onde era para colocar a unidade de disquete (que eu não uso e nem tenho como , minha MB não tem ide). e triocar o do fundo do gabinete por um de maior fluxo e tocar um dos superiores (provavelmente o mais a esquerda para que o fluxo final (inlet e outlet) seja compatível e eu também não fique com muita pressão positiva pois assim provavelmente poderia causar mais aquecimento, pois o ar iria ficar muito mais tempo dentro do gabinete.

valeu a ajuda e se tiver mais alguma dica fico agradecido

Então,li tudo mas nao entendi um pouco..

Sim, as temps abaixarma ano sei porque, talves por que só tenha 1 fan INTAKE no gabinete ou aquele tecido lateral deixe abafado la dentro..

Eu tenho 1 dica que EU tava pensando em fazer mas dai custaria uns R$600 no MAXIMO mas tambem teria gabinete bom para o resto da vida..

http://forum.clubedohardware.com.br/ajuda-mod-lateral/669853

Esse tópico qeu eu fiz sobre uma coisa que to pensanod em fazer, mas primeiro vou recorrer a opções mais baratas..

1 - Tampa Lateral do Cosmos 1000 com janela acrilica

http://www.performance-pcs.com/catalog/index.php?main_page=product_info&cPath=278&products_id=23938

2 - Fan CoolerMaster 150CFM 200mm ou4X Fan CoolerMaster 90CFM(70CFM na verdade) 120mm

http://www.performance-pcs.com/catalog/index.php?main_page=product_info&cPath=327&products_id=25136

http://www.justshop.com.br/product_info.php?products_id=64&osCsid=4bjhi21ngj2suevgdcdv4srvu3

Ais e você quiser coloca 4 filtor de ar de 120mm...

E SE QUISER troque os fans originais por amsi potentes...

Lembrando qeu tem um loja ai que é no EUA, teria que importar..

Sobre a galera que fala qeu essas temps sao normais no corei7, isso é totalmente mentira, tem pessoas usando @4.2GHz HT on com TRUE e temps no max 60graus em load.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...