Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura Core i7


Posts recomendados

[

Sobre a galera que fala qeu essas temps sao normais no corei7, isso é totalmente mentira, tem pessoas usando @4.2GHz HT on com TRUE e temps no max 60graus em load.

4.2 usando apenas o TRUE com temperaturas de 60 graus em FULL LOAD????

O melhor relato de temperatura em air em um alto overclock que eu ja vi foi 3.8ghz usando o TRUE com 2 fans e as temperaturas em 64/67. Quando a pessoa que conseguiu isso colocou em 4.0ghz as temperaturas pularam cerca de 10 graus a mais. 4.2 me parece irreal em air cooler nessa temperatura.

Acredito que QUALQUER processador teria extrema dificuldade de alcancar essa velocidade apenas usando cooler de ar. Ou a temperatura ambiente estava EXTREMAMENTE baixa... Claro posso estar enganado, mas mesmo assim...

Apenas porque algumas pessoas (minoria) conseguiram temperaturas baixas em seus sistemas realizando overclock isso nao quer dizer que as temperaturas informadas aqui nao sejam normais para o i7. Se você for em diversos forums de discussao pela internet, você nao vai achar facilmente sistemas rodando altos overclocks como no seu exemplo 4.2ghz em temperaturas estão baixas (60 graus) APENAS usando air cooler. Ja vi VARIOS relatos de temperaturas em 60 graus sim em velocidades de 4.0 ou mais mas usando watercoolers.

No site benchmark reviews por exemplo, foram testados diversos cpu coolers para o i7. Com temperatura ambiente entre 18/19 graus quando foi realizado o overclock para "modestos" 3.6ghz com um vcore de 1.35 (bem altinho o vcore para 3.6) o TRUE manteve as temperaturas em +ou- 40 graus acima da temperatura ambiente ou seja +ou- 60 graus. Detalhe que eles LAPIDARAM o processador.

Link para quem quiser checar o teste:

http://benchmarkreviews.com/index.php?option=com_content&task=view&id=285&Itemid=62&limit=1&limitstart=16

No site xbitlabs, como eu disse antes em uma velocidade de 3.5ghz com um vcore de 1.2 eles informaram que as temperaturas nunca excederam 74graus!

Usando o Noctua com 2 fans.

Link: http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/core-i7-920-overclocking_11.html

Se fosse fácil e normal para o i7 conseguir um overclock de 4.2 em meros 60 graus em air cooler, eu acredito que sites especializados ja teriam feito isso.

Mais algums exemplos de temperaturas do i7 em overclock dessa vez tirados de dois usuarios do site overclock.net.

Primeiro: 3.80ghz, pela assinatura do cara ele tem o TRUE com fans em configuração de push/pull (2 fans: 1 soprando vento no TRUE e outra puxando).

Note que o stress teste ja tinha sido parado, temperaturas em idle marcando entre 39~45 e se você ver na tela do Realtemp, ele mostra o maximo que foi atingido: 80graus!

http://www.overclock.net/5216922-post461.html

Segundo: 4.01ghz usando watercooler. CPU cooler e o Swiftech GTZ. Pela screenshot pode-se ver que e durante o teste de stress: segundo núcleo marcando 67 graus. Watercooler.

http://www.overclock.net/665198-post2.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MTT2009

Se não for pedir demais, por favor me passe os ajustes do seu over só para eu ter alguma coisa como parâmetro. Gostei muito do que você descreveu sobre seu over que está com undervolt.

Você me indica algum tutorial que explique todos os ítens para fazer over no core i7?

Mais uma vez desculpa a quantidade de perguntas, mas é a primeira vez que irei fazer over em um processador intel, ainda mais neste que é novo. Meus últimos processadores eram todos AMD.

valeu

GianM

Concordo com o MTT2009 e nunca vi nenhum site especializado conseguir temps baixas da ordem de 60oC com air cooler. Todos os que eu vi com air chegavam normalmente entre 75 e 85oC.

Essa modificação no COSMOS tira toda a beleza do gabinete. As temps baixaram pois tinha ar para o cooler do processador usar para resfriar o mesmo. Estou achando que o problema é exatamente ter um único cooler de intake. A minha proposta é igualar a quantidade de ar que entra com a quantidade de ar que sai deixando a pressão interna um pouco positiva, ou seja, o ar que entra é maior que o que sai, mas não muito maior para que haja a troca térmica, ou seja, pela circulação do ar dentro do gabinete. No COSMOS onde é o lugar para colocar o drive de disquete cabe mais um cooler de 120mm. É lá que vou colocar outro cooler de intake que vai cumprir duas missões:

-Circular um ar forçado sobre os HD's (no meu caso 4)

-Funcionar como cooler de intake provendo mais ar para dentro do gabinete

Os coolers que vem com o gabinete todos são 43 CFM e são 4. O que eu vou fazer é:

-Substituir o cooler intake de 43CFM por um de 90CFM

-Retirar os apoios para o drive de disquete e colocar outro fan de intake de 90CFM

-Trocar o um dos fans de 43CFM no topo do gabinete por um de 90CFM

Com estas mudanças pretendo conseguir um fluxo por dentro do gabinete de 180CFM intake e 176CFM de exaustores. Isto do que eu entendo de termodinâmica me dará fluxo de ar que permita uma pequena pressão positiva interna e também facilite que todo ar que entre praticamente seja retirado.

Não sei se me expliquei bem, mas sou engenheiro e as vezes não encontro palavras que não sejam técnicas para descrever algum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MTT2009

O custo dos fans e da pasta térmica é baixo pelo ganho que acho que vou ter. Se tornar o sistema de inlet um pouco maior que o sistema de outlet de ar acho que vou conseguir o que queria que era baixas temperaturas com baixo ruído e assim fazer meu over. Pois assim terei pressão positiva dentro do gabinete. devo ganhar uns 3 graus com a pasta e mais uns 2 (espero) com os fans. Isso leva os núcleos para 38oC em idle e assim terei coragem para fazer o teste em full com o prime95.

Depois disso faço o over.

Quanto a placa mãe as temps marcadas por ela deram uma melhorada, pelo menos agora ela está marcando uma temp igual a dos núcleos e não fiz mais nada. Mudou simplesmente sozinha.

O turbo mode está ligado sim e já reparei que ele coloca direto tensão de 1.27V (Everest) no vcore e por isso desliguei depois que você falou que estava com 1V no Vcore e com 3,4GHz.

Cara se não for pedir muito você poderia me passar como estão seus ajustes do over. Sei que cada processador é diferente e vou passo a passo, mas é só para ter um parâmetro de comparação.

valeu ae a ajuda e se tiver mais alguma informação agradeço.

Boa Sorte com as suas temperaturas amigo :) Aqui vai as minhas configuracoes para você dar uma olhada:

CPU Multiplier = 19 (default 20)

BCLK = 178.9 (default 133)

Vcore = 1.02

CPU PLL = 1.82

NB Core = 1.13

SB Core = 1.11

QPI = 1.25

DRAM = 1.50

Provavelmente eu ainda posso mexer minhas configuracoes, eu tb ainda to testando as configuracoes :P Tentei baixar mais o vcore para ver se consigo uma temperatura um pouco mais baixa mas, se eu baixar o meu vcore pra menos de 1.02 em 3.4ghz o teste de stress do prime95 e do occt acusa falha em dos núcleos. Bom, eu ainda posso lapidar o meu cpu cooler ainda para melhorar as temperaturas mas a preguica fala alto :P

Espero que essas informações ajudem para você ter uma "base" para o seu overclock.

Você me indica algum tutorial que explique todos os ítens para fazer over no core i7?

Mais uma vez desculpa a quantidade de perguntas, mas é a primeira vez que irei fazer over em um processador intel, ainda mais neste que é novo. Meus últimos processadores eram todos AMD.

valeu

Tutorial? Hum, nao me lembro de tutoriais, tem um pra core 2 quads e duos que foi o que eu utilizei pra comecar a fazer overclock. Depois pra poder fazer over no i7 foi olhando forums e avaliacoes de diversos sites pela internet. O guia para overclock para processadores core 2 e esse:

http://forums.anandtech.com/messageview.aspx?catid=28&threadid=2057083&enterthread=y

Eu tinha visto um guia sobre temperaturas tb, achei muito interessante, mas infelizmente nao me lembro do link, caso eu me lembre eu posto aqui depois.

O unico "problema" desses "tutoriais" e que eles estão em inglês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te juro, não vou postar aqui para não dar problema, mas tem um fórum aqui do BR mesmo que tem varias pessoas com corei7 e fazem over até nao querer mais nele..

Com TRUE o max que vi foi 4.2GHz com o Black e 2 fans, nao deve ter chegado a 65graus em full creio eu.. não vi direito mas é raro qeum deixa o CPU chegar a isso..

Vi WC praticamente um Swiftech Ultra Apex e o cara fez 4.5GHz com temps boas...

vocês devem ter montado errado ou algo assim para dar esses probs..

Tem gente qeu chega a 3.4GHz com cooler box tranquilamente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te juro, não vou postar aqui para não dar problema, mas tem um fórum aqui do BR mesmo que tem varias pessoas com corei7 e fazem over até nao querer mais nele..

Como já li em outro tópico: "Os processadores são deles, eles podem fazer o que quiserem" :D.

Com TRUE o max que vi foi 4.2GHz com o Black e 2 fans, nao deve ter chegado a 65graus em full creio eu.. não vi direito mas é raro qeum deixa o CPU chegar a isso..

Vi WC praticamente um Swiftech Ultra Apex e o cara fez 4.5GHz com temps boas...

São muitas coisas que influencia a temperatura do processador, entre elas o tipo e a ventilação do gabinete, a placa de vídeo, a temperatura ambiente, a umidade relativa do ar, etc. Até mesmo os ajustes do overclock podem levar a temperaturas diferentes para a mesma frequência alcançada (Vcore, multiplicador, etc).

Então não adianta somente dizer "com o cooler X o i7 aguenta até Y GHz". Tem que analisar "o conjunto da obra", por assim dizer.

vocês devem ter montado errado ou algo assim para dar esses probs..

Então tem muita gente internet afora que não sabe montar processador, pois os relatos de temperaturas altas com o i7 são uma constante. :o

O Core i7 é um processador "quente", mesmo. Para mim o grande problema é o cooler box fornecido pela Intel, que não dá conta de segurar a temperatura à níveis "civilizados".

Tem gente qeu chega a 3.4GHz com cooler box tranquilamente..

3.4GHz com o cooler original até que dá, se você não tiver dó do seu processador... :D

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te juro, não vou postar aqui para não dar problema, mas tem um fórum aqui do BR mesmo que tem varias pessoas com corei7 e fazem over até nao querer mais nele..

Com TRUE o max que vi foi 4.2GHz com o Black e 2 fans, nao deve ter chegado a 65graus em full creio eu.. não vi direito mas é raro qeum deixa o CPU chegar a isso..

Vi WC praticamente um Swiftech Ultra Apex e o cara fez 4.5GHz com temps boas...

vocês devem ter montado errado ou algo assim para dar esses probs..

Tem gente qeu chega a 3.4GHz com cooler box tranquilamente..

Cara o Core i7 e conhecido sim por conseguir overclocks altos com cooler box, mas isso nao quer dizer com temperaturas boas.

Eu entenderia se essa temperatura relatada fosse como as relatadas pelo site benchmark reviews que fornece as temperaturas subtraindo a temperatura ambiente do valor final informado pelos programas de leitura de temperatura.

Nesse caso as minha temperaturas em full load seriam de 63 - 22 ou 23 graus = 40, 41 graus... realmente bem baixas... Se eu avaliar dessa maneira então eu realmente posso chegar a 4.0 em air cooler facilmente com temperaturas baixas...

O que você afirma que e RARO alguem deixar o i7 chegar a 65 em overclock contradiz uma GRANDE maioria de usuarios por mundo afora.

você esta falando das temperaturas dos núcleos e nao da CPU nao e? você falar das temperatura dos núcleos e diferente que falar das temperaturas da CPU.

porque se for avaliar pela temperatura da CPU o everest aqui marca 50 em full load durante o teste do prime95...

Nao vi em nenhum lugar, seja sites estrangeiros ou brasileiros alguem conseguir a temperatura que você esta falando em air cooler a essa velocidade de 4.2. Como você explica testes realizados por DIVERSOS sites especializados e teste de centenas de usuarios do i7 por mundo afora registrando temperaturas altas em overclocks de 4.0 ou mais? Eles tb montaram errado?

Nao vou dizer que e impossivel isso que você esta relatando aqui, mas da maneira que você coloca parece que isso e o "normal".

Passo mais alguns exemplos:

1: 4.00 ghz, minima temperatura 52 graus, maxima 86!

http://forums.vr-zone.com/6316740-post70.html

2:Post do site hardforum.com, alias post interessante para perceber como processadores da mesma serie, no caso i7 920 sao diferentes uns dos outros.

De acordo com o post:

i7 numero 1: 4.0GHz @ >1.4250v. Idle temps = 45 - 50*c, load temps = 86 - 90*C

i7 numero 2: 3.8GHz (20x190) @ 1.500v!!! Prime95 hangs within 10 seconds of start. Could not boot at 4.0GHz at all even at 1.5500v

i7 numero 3: 4.005GHz (19x211) @ 1.4000v. Idle temps = 32 - 37*c, Prime95 small FFT load temps = 73 - 80*c.

http://www.hardforum.com/showthread.php?t=1384381

3:Este ultimo e do forum do site xtremesystems.org e sao DIVERSOS posts do pessoal colocando resultados dos overclocks no i7. Uma olhada ali e você pode notar que nao e COMUM ver temperaturas em load na casa dos 60 ao menos que você esteja usando watercooler. Um dos usuarios do forum alias estava com uma configuração de 4.2ghz usando o TRUE, mas as temperaturas estavam BEM diferentes dos 60 graus... 86 graus maximo.

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=213105

Como eu disse antes, nao vou dizer que e IMPOSSIVEL fazer o que você relatou, mas RARO deixar chegar em 65?? 4.2ghz em AIR cooler max load de 60graus??? Nao acho que isso seja normal ou comum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, 1.5~1.4 não quer nada, via esquenta mesmo..

Eu vi gente chegando a 4.2 com 1.35 no maxxximooo..

Eu vi na verdade é em fóruns e assinaturas e tal..

Mesmo assim, o teste do site xbitlabs foi com um Vcore de 1.2 em 3.5ghz e foram marcadas temperaturas na casa dos 70 para cima.

Como você deve saber cada processador e um caso a parte. O exemplo numero 2 do meu post anterior mostra isso: no primeiro i7 o cara conseguiu um overclock de 4.0ghz usando um vcore de 1.4250, ja no segundo i7 ele relatou que mesmo usando um vcore na casa dos 1.5 ele nao pode nem fazer o boot na velocidade de 4.0ghz.

Apenas porque alguns sistema podem fazer overclocks com baixo vcores nao significa que isso pode ser considerado o "padrão" ou "normal" para os outros. Eu passei minhas as minhas configuracoes para o amigo ramonandres, mas como eu disse antes apenas para ele ter uma base de onde comecar.

Simplesmente porque meu i7 esta usando 1.02 para 3.4 isso nao quer dizer que o dele vai fazer o mesmo. Somente testando para saber quais as configuracoes necessarias para ele conseguir um sistema estavel. Pode ser que ele consiga o mesmo que eu com vcore menor ou ao contrario um vcore maior.

Como foi dito pelo amigo JE anteriormente, sao varios os fatores que vão influenciar na temperatura final do processador. Fazer um overclock num lugar em que a temperatura ambiente e 20 graus e fazer o mesmo e um lugar onde a temperatura ambiente e na casa dos 30 pra cima e bem diferente. Por esse motivo você ve diversos sites especializados informarem a temperatura ambiente do momento dos testes.

Vi WC praticamente um Swiftech Ultra Apex e o cara fez 4.5GHz com temps boas...

Dando uma olhada no forum do www.xtremesystems.org, achei um post interessante de um cara que faz parte do Team.AU Australia Extreme Overclock. Embora o sistema de refrigeracao usado por ele seja BEM extremo achei interessante o que postou falando sobre o i7:

"man these CPUs are so hot

i was trying to make 4.4GHz CPU tests stable on SS last night and i managed a few runs but a lot of them were lockups

my evap temps go down from -44C to -38C or below when they manage to JUST scrape through

that's -44C after the 3D tests .......so in game (vantage) drop of almost 15% at with a CPU at 4.4GHz and 1.42v

that is just downright ing ridiculous beyond ridiculous

what the hell is going on here. Is Intel going back to those old Pentium nuclear plant reactors or something "

Link pra quem quiser dar uma olhada:

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=209143&page=2

Como disse antes e um exemplo extremo de overclock, com o cara usando um sistema de resfriamento superior ao watercooler. Mas da pra perceber que o cara considera o i7 como um cpu "hot" chegando a se perguntar se a intel esta voltando a era dos antigos Pentium "reatores nucleares" :P

Isso vem do post de uma pessoa que "aparentemente" tem uma "certa experiencia" com overclocks...

Esse Team.AU conseguiu 4.7ghz HT desligado usando AIR Cooler tb:

http://teamau.net/92#more-92

Mas infelizmente nao mostra as temperaturas dos núcleos dos processadores, provavelmente o objetivo era alcancar o maximo possivel em air cooler, sendo ate informado que o sistema reiniciou por conta durante as screenshots, o que mostra instabilidade do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Em qual programa eu deveria confiar, o Real Temp ou o Everest? Eles apresentam uma pequena diferença na indicação das temperaturas do meu Core i7 920. Quando faço um teste de stress usando o prime95, blend, as temperaturas dos núcleos chegam a 90°C, e a do processador a 80°C, considerando que a temperatura ambiente aqui em Santa Catarina é baixa essa época do ano. É preocupante isso? Qual deveria ser a diferença entre a temperatura dos núcleos e a do processador? Ontem eu retirei o cooler original e o reinstalei, reaplicando pasta térmica Artic Silver 5. Fazendo isso, as temperaturas do núcleos passaram a ficar estranhas: em idle, há sempre dois núcleos com a temperatura mais baixa que os outros dois, coisa que não acontecia antes de fazer a reinstalação:

Núcleos: 42, 42, 44, 44

Processador: 32

Outra coisa: A diferença de temperatura entre os núcleos e o processador não está grande demais? Ante de fazer a reinstalação, essa diferença ficava em torno de 5°C. Agora fica em torno de 10°C. Eu não tenho a mínima ideia de como é feita essa medição, mas eu posso de alguma forma ter danificado os sensores de temperatura (se é que isso é possível) quando reinstalei a pasta térmica e o cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!