Ir ao conteúdo

Importância do aterramento?

HadesRS

Posts recomendados

Postado

Boa tarde. Tenho dúvida quanto ao aterramento, por exemplo, na prática não aterro nenhum equipamento, como refrigerador, fogão, etc. Gostaria de saber se eu não usar o aterramento de um filtro de linha comprado, para utilização no PC (pois em apartamento é difícil) quais os reais riscos para esse computador?

Grato.

Postado

Para o computador:

1 - Menor imunidade contra interferências eletromagnéticas, ruidos podem aparecer no som por exemplo.

2 - Menor proteção quando o próprio protetor externo necessita desse condutor, como a proteção telefônica por exemplo.

3 - Maior possibilidade do computador causar interferências na rede elétrica, em TV's por exemplo.

4 - Menor eficiência do filtro interno na entrada da fonte de alimentação.

Para as pessoas, em qualquer equipamento que necessite do fio terra ligado:

- Maior riscos de morte por choques elétricos, seja por uma pequena fuga de corrente ou por falha interna no equipamento que venha a energizar sua carcaça ou água (no caso dos chuveiros elétricos).

Resumidamente, fio terra não se consegue com preguinho na parede, fio dentro de um vaso de plantas e muito dificilmente se consegue um aterramento seguro enfincando uma haste no jardim ou no quintal. Esse aterramento simples apresenta alta impedância, perigos de criar gradientes elétricos em volta da haste, provocando tensão de passo e por estar isolado de outras malhas de aterramento, pode provocar corrente entre essas malhas, provocando desde ruidos eletricos no equipamento até surtos de tensão. A outra malha de aterramento em questão aqui é a do neutro da rede elétrica. Ambas linhas têm que compartilhar a mesma malha (mas não mesma fiação ao longo da instalação elétrica), mas isso não pode ser feito de qualquer forma. Tem que se fazer corretamente para que não haja corrente circulante no fio terra em uso contidiano.

Postado
Para o computador:

1 - Menor imunidade contra interferências eletromagnéticas, ruidos podem aparecer no som por exemplo.

2 - Menor proteção quando o próprio protetor externo necessita desse condutor, como a proteção telefônica por exemplo.

3 - Maior possibilidade do computador causar interferências na rede elétrica, em TV's por exemplo.

4 - Menor eficiência do filtro interno na entrada da fonte de alimentação.

Para as pessoas, em qualquer equipamento que necessite do fio terra ligado:

- Maior riscos de morte por choques elétricos, seja por uma pequena fuga de corrente ou por falha interna no equipamento que venha a energizar sua carcaça ou água (no caso dos chuveiros elétricos).

Resumidamente, fio terra não se consegue com preguinho na parede, fio dentro de um vaso de plantas e muito dificilmente se consegue um aterramento seguro enfincando uma haste no jardim ou no quintal. Esse aterramento simples apresenta alta impedância, perigos de criar gradientes elétricos em volta da haste, provocando tensão de passo e por estar isolado de outras malhas de aterramento, pode provocar corrente entre essas malhas, provocando desde ruidos eletricos no equipamento até surtos de tensão. A outra malha de aterramento em questão aqui é a do neutro da rede elétrica. Ambas linhas têm que compartilhar a mesma malha (mas não mesma fiação ao longo da instalação elétrica), mas isso não pode ser feito de qualquer forma. Tem que se fazer corretamente para que não haja corrente circulante no fio terra em uso contidiano.

Obrigado pelas informações rau, entendido.:)

Postado

Estou preparando um tópico sobre aterramento, com todas informações necessárias, ou pelo menos quase todas necessárias pro leigo, mas sem deixar de abordar algumas coisas importantes.

Postado
Estou preparando um tópico sobre aterramento, com todas informações necessárias, ou pelo menos quase todas necessárias pro leigo, mas sem deixar de abordar algumas coisas importantes.

Opa, vou aguardar pois esse assunto interessa. Em apartamento é soda fazer um bom aterramento, já ouvi falar que se pedir para a companhia de energia elétrica um fio de aterramento eles fornecem na caixa de disjuntores, mas não sei se é fake, haha.

Postado
Opa, vou aguardar pois esse assunto interessa. Em apartamento é soda fazer um bom aterramento, já ouvi falar que se pedir para a companhia de energia elétrica um fio de aterramento eles fornecem na caixa de disjuntores, mas não sei se é fake, haha.

Atualmente as CIAs Eletricas deixam o aterramento pronto na caixa do medidor de energia das residências, basta o instalador puxar um fio de lá até as tomadas dentro da casa.

Em prédios relativamente novos o aterramento provavelmente já exista, só que ele vai só para alguns pontos como aparelhos de ar condicionado, chuveiros, torneiras elétricas entre outros.

Pelas normas atuais todas as tomadas de qualquer residência ou comércio devem ter aterramento.

Postado

Falou leo, como meu prédio não é relativamente novo (hehe) não tem aterramento, tem 2 fases e 1 neutro (uso 127 v e 220v(bifásico)) no ap. Lembro que quando eu estudava eletrotécnica na faculdade (cadeira complementar) aprendi que um terra eficiente serve como neutro (o que interessa é a DDP) num sistema sem neutro, mas realmente estou pensando em providenciar o fio terra com a CEEE aqui. :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!