Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Win Server 2008 + Active Directory


Marlohn

Posts recomendados

Bom dia a todos.

Meu nome é Marlohn e estou usando o Windows Server 2008.

Tendo uma duvida em relação a organização da rede da minha empresa.

Pesquisando no Forum resolvi fazer um servidor de Dominio pela sua funcionalidade e administração. Nas pesquisas conheci o Active Directory mais não achei nada mais amplo sobre o que ele pode fazer.

Eu configurei o Active Directory antes em uma versão 2003 do windows server mais não consegui configurar usuarios nem nada. Pelo PC estar cheio de virus formatei e instalei a versão 2008 do server.

Vou dividir minhas duvidas em partes...

Parte 1:

Eu gostaria de fazer um sistema de login avançado

Por exemplo, um usuario pode logar em qualquer computador com um unico login/senha e privilegios de compartilhamento etc já são atribuidos durante esse login seria possivel? (privilegios do tipo acesso a impressora/area de trabalho remota ou então mesmo pastas compartilhadas em outros computadores da rede)

Parte 2:

Eu achei um bom tutorial explicando como configurar o Active Directory.

Mas no inicio do tutorial ele fala para deixar o computador (server) com IP fixo. Ao fazer isso perco a conexão com a internet. Como deixo o server com IP fixo mas ainda conectado com a internet???

Obrigadado a todos, no decorrer do topico vou colocando mais duvidas

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Calma, vamos igual ao jack Estripador - vamos por partes :D

  • É um DEVER seu deixar o servidor como IP fixo, mas o IP fixo que ele
    diz é o IP da LAN, o IP da WAN pode ser via DHCP mesmo.

  • Você tem que instalar um servidor DNS na mesma máquina onde o AD se encontra, isso aumenta e MUUUITOOO a velocidade no login.

  • As questões de permissões você define pelo AD mesmo, isso faz com que você crie grupos (bem organizados, por sinal) e aí você vai criando as permissões por grupos, fica bem mais fácil :D

Qualquer dúvida pode postar !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho dúvidas em relação ao Windows Server 2008 também, não sei se posso postar aqui, porque é um caso diferente...

Eu instalei o Windows Server 2008 no meu computador pessoal, e não consigo encontrar um antivirus free que eu possa instalar nele. Na verdade nem sei se existe antivirus free pra Server 2008... Isso que quero saber, existe antivirius free pra Server 2008? Se existe mais de um, qual vocês recomendam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho dúvidas em relação ao Windows Server 2008 também, não sei se posso postar aqui, porque é um caso diferente...

Eu instalei o Windows Server 2008 no meu computador pessoal, e não consigo encontrar um antivirus free que eu possa instalar nele. Na verdade nem sei se existe antivirus free pra Server 2008... Isso que quero saber, existe antivirius free pra Server 2008? Se existe mais de um, qual vocês recomendam?

É altamente recomendável que você pegue uma versão paga, pois o único free que eu conheço é o AVG ...

Recomendo o Kapersky 2009

Um AV free é o Clamwin Não testei no 2008 apenas no 2000 mais acho q funciona e eu recomendo.

Já o AVG (versão free) não funciona nas versões do Windows server

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma, vamos igual ao jack Estripador - vamos por partes :D

  • É um DEVER seu deixar o servidor como IP fixo, mas o IP fixo que ele
    diz é o IP da LAN, o IP da WAN pode ser via DHCP mesmo.

  • Você tem que instalar um servidor DNS na mesma máquina onde o AD se encontra, isso aumenta e MUUUITOOO a velocidade no login.

  • As questões de permissões você define pelo AD mesmo, isso faz com que você crie grupos (bem organizados, por sinal) e aí você vai criando as permissões por grupos, fica bem mais fácil :D

Qualquer dúvida pode postar !

haha, ok jack obrigado pela ajuda estou começando a entender.

Agora, como configurar esses IPs de WAN (dinamico) e LAN (fixo) para que o AD funcione juntamente com a internet?

Sobre as permissões, existe algum documento explicando exatamente e claramente o que o AD pode fazer?

Obrigado pela força

Ate+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só respondendo aos amigos,

Depois de rodar um bocado pela net li nun fórum que o antivirus PC Tools - que é free e feito originalmente para o Windows Vista 32, XP e 2000 - roda também no Server 2008. Baixei ele pelo link:

Edição Grátis do PC Tools AntiVirus

Na primeira vez que instalei fui logo fazendo a atualização e deu um tal de error 104 que programa não queria pegar de nenhum jeito. Depois, procurando ajuda no PC Tools AntiVirus Support resolvi reinstalar. Não sei se teve alguma importância, mas dessa vez cancelei a atualização inicial e resolvi entrar direto no programa. Ele entrou e eu pude scanear meu pc... claro que um antivirus sem atualização é mesmo que nada, mas depois disso eu resolvi atualizar e, para minha surpresa, funcionou, sem mais bugs! :lol:

Não sei se o antivirus é bom, nunca tinha ouvido falar dele antes, mas com certeza é uma boa opção para os usuários particulares (e pobres) do Windows Server 2008 como eu.

Espero ter ajudado e obrigado pela atenção :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu servidor tem duas placas de rede ?

Caso tenha, e uma delas seja para rede interna, defina um IP fixo pra ele.

Um livro muito bom é : A bíblia do Windows 2003 . Autor : Júlio Battisti

Obs.: Esse autor já lançou a versão da "bíblia" para windows 2008.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só respondendo aos amigos,

Depois de rodar um bocado pela net li nun fórum que o antivirus PC Tools - que é free e feito originalmente para o Windows Vista 32, XP e 2000 - roda também no Server 2008. Baixei ele pelo link:

Edição Grátis do PC Tools AntiVirus

Na primeira vez que instalei fui logo fazendo a atualização e deu um tal de error 104 que programa não queria pegar de nenhum jeito. Depois, procurando ajuda no PC Tools AntiVirus Support resolvi reinstalar. Não sei se teve alguma importância, mas dessa vez cancelei a atualização inicial e resolvi entrar direto no programa. Ele entrou e eu pude scanear meu pc... claro que um antivirus sem atualização é mesmo que nada, mas depois disso eu resolvi atualizar e, para minha surpresa, funcionou, sem mais bugs! :lol:

Não sei se o antivirus é bom, nunca tinha ouvido falar dele antes, mas com certeza é uma boa opção para os usuários particulares (e pobres) do Windows Server 2008 como eu.

Espero ter ajudado e obrigado pela atenção :rolleyes:

Ola aureliox, estou meio ocupado com o trabalho, mas assim que tiver tempo vou testar o ClanWim e posto aqui os resultados ok?

Seu servidor tem duas placas de rede ?

Caso tenha, e uma delas seja para rede interna, defina um IP fixo pra ele.

Um livro muito bom é : A bíblia do Windows 2003 . Autor : Júlio Battisti

Obs.: Esse autor já lançou a versão da "bíblia" para windows 2008.

Não tenho duas placas de rede, eu pensei nesse caso, porém é realmente necessario 2 placas de rede para funionar Internet + AD? :eek:

Vou ver se o orçamento esta em condições da compra do livro, é muito caro? vale mesmo o investimento?

obrigado pela força

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Marlohn,

Seguinte velho, você precisa descobrir o IP do teu roteador, e lá nas configurações de rede coolocar esse IP como gateway, pois o teu roteador é o gateway, o cara que sai para internet, sacou?

Provavelmente tu tá colocando um IP fixo e não está colocando o Gateway, entendeu?

Segunda coisa, é obrigatório tu ter um DNS para instalar um AD, pois o AD trabalha em cima de um DNS.

Não obrigatoriamente um DNS da Microsoft.

Sacou bruxo?

Qualquer dúvida manda ai! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Marlohn,

Seguinte velho, você precisa descobrir o IP do teu roteador, e lá nas configurações de rede coolocar esse IP como gateway, pois o teu roteador é o gateway, o cara que sai para internet, sacou?

Provavelmente tu tá colocando um IP fixo e não está colocando o Gateway, entendeu?

Segunda coisa, é obrigatório tu ter um DNS para instalar um AD, pois o AD trabalha em cima de um DNS.

Não obrigatoriamente um DNS da Microsoft.

Sacou bruxo?

Qualquer dúvida manda ai! :)

Leonardo, o tempo de resposta do forum é muito grande precisava darr uma agilizada nisso. Teria como me adcionar no msn ou mandar um e-mail? Se tudo der certo estou pensando em fazer um bom tutorial para ajudar principiantes como eu agora...

MSN: [email protected]

Obrigado e até+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É extremamente recomendável que ao menos no servidor, você use um ótimo anti-vírus.

Eu uso o Server na minha casa, no computador pessoal. E o Windows Server não é mais seguro que o XP?

Ainda preciso de um ativirus, baixei o ClamAV que o amigo falou, mas não conigo instalar. Eu descompactei, mas os arquivos dentro são todos desconhecidos. O que faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, agora tenho duas placas de rede em meu servidor, como devo configurar o servidor de DNS?

Criei um dominio 'nome.com.br'. Tentando logar no cliente com esse dominio ele retorna que o endereço do servidor esta errado. Agora se eu tento logar somente no Dominio 'nome' sem .com.br ele acha o servidor mais nao aceita nenhum usuario/senha...

O q fazer? :huh:

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!