Ir ao conteúdo

Ajuda para montar uma fonte

rmlazzari

Posts recomendados

Postado

Prezados,

Estou finalizando um projeto caseiro de amplificador, com os seguintes módulos (entre parênteses, o CI que pretendo usar) :

- pré para phono (NE5532A)

- controles para volume, balanço, tons (TDA1524A)

- amplificador (TDA1521Q)

- atenuador para fones (esquema nas imagens anexadas)

Tá faltando a fonte e eu tô chutando uns 16v simétricos, 2 ou 3 A para tudo, já que trafos desse tipo são facilmente encontráveis no comércio e não são muito grandes. Mas será que é suficiente? Procede a informação que ouvi dos vendedores de que ampere nunca é demais? Tenho encontrado uns chips que são reguladores de tensão, LM317, 78xx, mas pelo que entendi dos datasheets, eles só trabalham com 1A.

Enfim, gostaria de uma luz sobre a fonte que devo montar.

Se alguém quiser, os datasheets dos CIs estão aqui:

NE5532A - http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/N/E/5/5/NE5532AN.shtml

TDA1524A - http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/T/D/A/1/TDA1524A_V4.shtml

TDA1521Q - http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/T/D/A/1/TDA1521Q.shtml

headphoneadaptorforpowe.th.jpg

headphoneadaptorforpowef.th.jpg

.

Postado

Cara podes até usar um 7812 de 1A é so usar 1 ou 2 ou 3 transistores 2N3055 e ter um trafo de maior corrente, ai montar um circuito...

Mas de acordo com os chips... vai precisar de uma fonte simétrica de 20 a 22V ou seja, 40 a 44V e de no máximo 4A...

Abraço

Postado

Grato pela resposta, Daniel, mas o chip de controle (TDA1524A), aceita, no máximo, 16,5v. Os outros trabalham com até 22v mas todos aceitam 16v.

Já vi, por aí, uns circuitos que transformam 110v em mais de uma tensão de uma só vez. Mas isso é para os mestres, rs... você acha que usar 16v seria nivelar por baixo? Não preciso de tanta potência mas gostaria de som limpo.

Encontrei essa fonte aqui, o que vocês acham?

http://sound.westhost.com/project05b.htm

Postado
Grato pela resposta, Daniel, mas o chip de controle (TDA1524A), aceita, no máximo, 16,5v. Os outros trabalham com até 22v mas todos aceitam 16v.

Já vi, por aí, uns circuitos que transformam 110v em mais de uma tensão de uma só vez. Mas isso é para os mestres, rs... você acha que usar 16v seria nivelar por baixo? Não preciso de tanta potência mas gostaria de som limpo.

Deixe-me explicar: O Bom é alimentar o circuito com as voltagens permitidas maiores, assim vai permitir você tirar o melhor que eles podem te proporcionar ou seja o máximo, o que eu acho melhor ter sobrando do que em falta.

Então é como eu citei vai precisar um uma fonte nessa faixa de trabalho...digamos 22V simétricos...ok ai você diz mas eo TDA1524A? só funciona com no máximo 16,5V...

simples, você pode pegar da linha +22V, não vai afetar o circuito amplificador? não, pois o CI trabalha com uma baixa corrente, certo! mas como? Usa um 7815, ele permite até 23V na entrada e regula pra 15V, o que esta dentro das especificações e ao mesmo tempo também estabiliza a corrente, e mais, só funciona com no máx 1A, beleza o circuito de controle não vai puxar mais que 800mA.

Encontrei essa fonte aqui, o que vocês acham?

http://sound.westhost.com/project05b.htm

Bem, eu acho o seguinte, muito boa, porém para o que você vai montar é muito fraco, podes ver que nem usam dissipadores os LM317, não vai passar mais que 1A de corrente também, o bom seria 3 ou 4A.

Faz como eu te disse, se não for fazer com uma fonte simétrica de pelo menos 20V nem iria me empenhar para montar todo o resto...é uma dica né cara..

Abraço

Postado

Show de bola, Daniel, gratíssimo, cara, acho que tô começando a entender. Vamos lá:

uso um trafo simétrico, 22v + 22v, 4A, alimentando dois circuitos:

circuito 1 - regulado pelo 7815 para alimentar o TDA1524A, que aceita entre 7,5v e 16,5v assimétricos

e

circuito 2 - alimentado pelo mesmo trafo, sem os reguladores, fornece tanto para o TDA1521Q, que trabalha com até 21v simétricos, quanto para o NE5532A, que aceita até 22v simétricos.

É isso?

Vou trabalhar o que der nessa ideia, juntando o que você diz ao que o Elliot postou no site dele. Putz, quanto mais estudo mais vejo que menos sei. Ainda bem que, por enquanto tá só no papel, senão já teria cheiro de queimado por aqui... Té já, hehe...

Postado

Cara, você entendeu perfeitamente, isto mesmo!

Pra explicar mais...

Você pega o trafo 18-0-18 Vac (4A), uma linha faz a retificação e filtragem pode ser de 18V pois ao terminar a retificação vai var uns 22V na saída (mas pode ligar o circuito sem regulação tudo ok...é normal, e o mesmo faz com a outra linha de 20, só que alternado com as regras de uma fonte simétrica, para dar os -22V. ok...

Ai após a retificação onde você encontra o +22, liga um circuito 7815 usa só mais uns capacitores de 100nF pra garantir e se quiser na saída pode implementar com um cap de 100uFx16V (PS: não esqueça de um pequeno dissipador). se quiser +15V e -15V simples, faz o mesmo onde sai -22 só que então com um 7915 (PS: lembrando que neste há uma mudança na ligação dos pinos de ent, e saida..

Se precisar de ajuda, disponha! Sucesso no seu projeto!

PS: Agora também estou juntando peças (2 mes já), vou montar uma fonte 12V emlhor para meu som, 12Vx8A, se quiser quando para prática, posta umas fotos ai, ficaria muito feliz, adoro ver projetos...

-----------------------------

Se te inspira também ver projetos, dá uma olhada nestes que já conclui:

Tópicos completos:

Caixa de Som

LINK

PS: Em melhoras...

Casemod

LINK

Aquário de Corrosão

LINK

Estabilizador Mod

LINK

Tutorial de Reaproveitamento de Lampadas Econômicas

LINK

Foram alguns projetos que montei e postei na internet, se quiser ta ai...

Alguns inspirados em outros, tal...

-----------------------------

Abraço

Postado

Grato de novo, cara, mas me sinto mais perdido que cego em tiroteio, rsrs...

você diz: "usa só mais uns capacitores de 100nF pra garantir" e eu fico com a impressão de que pego uma caixa de sapato, jogo dentro um trafo 18-0-18, uns capacitores, uns 7815, uns LM317, chacoalho. Aí faço dois buracos num lado da caixa e enfio os dois fios que saem da tomada, quatro do outro e enfio os fios que vão para os chips e pronto, rsrs...

Onde e como devo ligar o que? Se der pra você dar uns rabiscos, aí... desculpa, juro que assim que ficar rico, me matriculo num curso do Instituto Monitor, rs.

Ah, e assim que eu tiver montado tudo, ou mesmo durante a montagem, vou postando.

Postado

Amanhã eu posto pra você ok? não estou na oficina, ai desenho um esquema pra ti e coloco aqui...

"usa só mais uns capacitores de 100nF pra garantir" e eu fico com a impressão de que pego uma caixa de sapato, jogo dentro um trafo 18-0-18, uns capacitores, uns 7815, uns LM317, chacoalho. Aí faço dois buracos num lado da caixa e enfio os dois fios que saem da tomada, quatro do outro e enfio os fios que vão para os chips e pronto, rsrs...

rsrsrsrsrs

abraço ate+

Postado

Como tinha prometido, desenhei um esquema pra você colega:

fontesim.jpg

Creio que não é nada complicado, normalmente montarias a retificação e filtragem para alimenta o ampl. como acima, para implementar é só montar o circuito de baixo e então usar a saída desta para o CI e a outra para os outros dois.

Então se não precisa de +e- 15V basta usar so a parte de cima do circuito para implementar e esquecer, C4, C6, C8 e VR2...

Em caso de dúvida à ligação dos pinos:

Image7.gif

Para mais só perguntar...

Abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!