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Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


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Pessoal, qual filtro de linha vocês recomendam para meu caso? Preciso ligar o PC, monitor, caixa de som do PC, base do telefone sem fio e modem da NET. Proteção para o cabo coaxial é bom ter também? Estou disposto a gastar cerca de R$100.

PC: Fonte Corsair CX500 V2

Obrigado!

edit: poderia ser esse CLONE F8 NBR 01062? Ou aquele Clamper Multiproteção? O que é melhor/mais em conta?

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  • Membro VIP
Pessoal, qual filtro de linha vocês recomendam para meu caso? Preciso ligar o PC, monitor, caixa de som do PC, base do telefone sem fio e modem da NET. Proteção para o cabo coaxial é bom ter também? Estou disposto a gastar cerca de R$100.

PC: Fonte Corsair CX500 V2

Obrigado!

edit: poderia ser esse CLONE F8 NBR 01062? Ou aquele Clamper Multiproteção? O que é melhor/mais em conta?

Existe aqui no fórum um tópico dedicado exatamente a essa sua pergunta:

Recomendação de filtro de linha

Que tal fazer uso do mesmo???

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  • Membro VIP
Ja teve duas situaçoes em que eu coloquei o estabilizador e funcionou:

uma vez: ultimo andar de um predio, casa de maquinas dos elevadores ficava 2 andares acima, quando o elevador movimentava o pc dava tela azul/reiniciava/travava... botou estabilizador parou

outra vez: local com energia ruim, quando a geladeira ou o chuveiro ligava, abaixava a tensão e o pc congelava/reiniciava, pos estabilizador, parou.

como explicar?

- A primeira explicação, porque seu PC travava, resetava, dava tela azul, ao acionar o elevador: Fonte do PC ruim, muito ruim.. A fonte não dava conta de operar com a queda de tensão da rede elétrica provocada pelo pico de demanda do elevador.. Ou também pode ser a rede elétrica muito mal dimensionada, com fiação fina.. Ou a soma dos dois motivos. O estabilizador dava um ganho de tensão que conseguia aliviar o problema..

- A segunda explicação, mesma coisa, rede elétrica mal dimensionada e fonte ruim pacas..

Fontes modernas com PFC ativo, podem operar até mesmo com tensões bem abaixo de seu valor mínimo tolerado (90 Volts).

Ai te mostro uma fonte operando com 30 Volts AC numa boa.. sem estabilizador..

http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-pfc-ativo/677836?p=3633194

O estabilizador sim consegue recuperar cerca de 12 a 15 Volts quando a instalação não é boa ou a tensão da rede elétrica é baixa, ou o transformador lá da rua está mal dimensionado e arria a tensão na hora em que todo mundo liga o chuveiro elétrico..

Mas isso não salva o mesmo das três agressões que ele faz às fontes, matéria desse tópico..

Se você está em uma instalação elétrica muito ruim, um gato, ou sua operadora de energia abandonou seu bairro e lhe entrega 80 Volts ao invés de 127 Volta AC e somado a isso tiveres uma fonte podre no seu PC, sim, o estabilizador, como último recurso, pode ser usado, mas não vai deixar de atrapalhar. É um grande ofensor às fontes em seu constante Tlec, Tlec de relés..

Muito mais lógico adotares uma fonte decente, com PFC ativo.. Cai tudo na tua casa, desliga TV, desliga microondas mas seu PC se manterá ativo com uma fonte decente e sem estabilizador..

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  • Membro VIP
O UPSAI FHT-1200 ainda é altamente recomendado e ainda tem uma das melhores eficácias do mercado?

Não, a Clamper tem um modelo melhor, bem melhor que aquele da Upsai. Esse dai:

http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/rede-eletrica-e-telefonica/clamper-multi-protec-o-preto.html

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Ola, faller, li as mensagens que você postou no forum do clubedohardware a respeito de nobreaks e estabilizadores, porque estava procurando um para meu pc.

Achei suas explicacoes muito boas e embasadas, por isso fui e comprei exatamente o modelo de nobreak que você indicou:

http://www.atera.com.br/produto/EDX1000LB/Nobreak+Eaton+1KVA+700W,+EDX1000LB+120+120V+dupla+conv.

Ele chegou hoje e agora nao sei como liga-lo na tomada, porque o plug é muito grande e com um formato diferente, o manual o chama de shockproof e pede um shockproof outlet socket, que nao sei se nos aqui no Brasil temos, eu sei que na minha casa nenhum soquete de parede é igual.

Talvez você ja o conheca, por isso estou lhe escrevendo para pedir ajuda, se você nao se importar, ja que você foi estão prestativo com suas explicacoes no forum.

Se quiser mando uma foto dele para você ver.

Agradecida antecipadamente,:D

Dirce

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  • Membro VIP
....

Ele chegou hoje e agora não sei como liga-lo na tomada, porque o plug é muito grande e com um formato diferente, o manual o chama de shockproof e pede um shockproof outlet socket, que não sei se nos aqui no Brasil temos, eu sei que na minha casa nenhum soquete de parede é igual.

Talvez você ja o conheca, por isso estou lhe escrevendo para pedir ajuda, se você não se importar, ja que você foi estão prestativo com suas explicacoes no forum.

Se quiser mando uma foto dele para você ver.

Agradecida antecipadamente,:D

Dirce

Demorou... Já devias tê-la postado, aceleraria a ajuda...

Mas amigo, a tomada junto ao no-break não é por acaso uma IEC 60320 C14, que entra um cabo desses dai, de PC, de fonte, de impressora, ou do rádio da vovó????

Tomada IEC 60320 C14:

TomadaIEC60320C14paraplugC13.jpg

Cabo com conector C13:

IEC60320C13.jpg

Pois pegue outro cabo, ou compre numa loja de informática... Deve ter até em pet-shop se duvidar, e está resolvido seu problema...

Veja ai criatura: http://www.spon.com.br/index.asp?secao=44&categoria=272&subcategoria=0&id=2757

Ou compre algum adaptador, que certamente sairá muito mais caro...

Adaptadoruniversal.jpg

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Faller,

Obrigada pela atenção.

O cabo tem a inscrição IEC 53(RVV) 300/500V .

Ai estão as fotos:

Eu nunca tinha visto tomada assim.

#os pinos tem o diametro maior que o orificio das tomadas aqui de casa (nem entram),

#tem duas laminas de metal por fora, uma por cima e outra por baixo (considerando que segure o plug com o fio voltado para baixo)

#e um orificio, como se a tomada da parede tivesse que ter um pino que se encaixará ali quando o plug for ligado à tomada.

Parece ser semelhante a esta australiana desse link, só não sei se as medidas são as mesmas:

http://www.best-b2b.com/Products/545/566-2/australian-saa-power-cord-with-plug_121053.html

post-960169-13884962178104_thumb.jpg

post-960169-13884962178674_thumb.jpg

post-960169-13884962178941_thumb.jpg

post-960169-13884962179383_thumb.jpg

post-960169-13884962179695_thumb.jpg

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  • Membro VIP

Isso dai é uma tomada padrão Schuko.

Soluções que vejo:

1) Troque o cabo, use um cabo antigo seu, de PC de impressora ou monitor de vídeo;

2) Peça para a Atera te enviar um cabo, ameace devolver tudo. Um cabo que de um lado se conecte com a IEC60320 C14 e de outro tenha uma flecha padrão brasileiro

3) Compre um adaptador Schuko para padrão brasileiro..

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Ai, pessoal, Kayke e Faller, obrigada pela atenção.

Faller, eu tenho aqui em casa um cabo de um scanner aposentado, cuja ponta que entra no aparelho parece ser idêntica ao do cabo que veio com o nobreak da Atera. Ele se encaixa, pelo que me parece, perfeitamente no aparelho, sem precisar forçar, nem tem folgas.

Só que o fio é ligeiramente mais fino, não tem nenhuma inscrição IEC, e está inscrito 125V 7A TYA, enquanto que o do nobreak está inscrito 250V 10A. Como a energia na tomada que eu quero usar e o nobreak são de 127V, gostaria de saber se não haverá problemas caso eu aproveite esse cabo do scanner.

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  • Membro VIP
....gostaria de saber se não haverá problemas caso eu aproveite esse cabo do scanner.

Podes usar sim. monitore se o cabo ou seu plug aquece ao longo de algumas horas de uso.. Se aquecer, troque por outro mais reforçado. Caso contrário, que eu acho que vai acontecer, use-o sem problema nenhum..

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Neste artigo do Clube, é recomendado utilizar estabilizador.

Por favor arrumem a afirmação do artigo, visto que é antigo(2005).

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Nao-Deixe-seu-PC-Torrar-no-Verao/96/2

Não somos nós que postamos no site, fale com o Gabriel Torres, através do setor de críticas e sugestões.

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Faller! Você é o cara. Raridade pessoas que discutem na internet baseado em FATOS.

Pergunta: após ler todos ou quase todos os seus tópicos sobre energia!, muita informação, decidi o seguinte, veja se não estou fazendo besteira:

Problema: picos frequentes de energia, falta de energia. Tomada já aterrada.

Situação desejável: não perder trabalhos/corromper arquivos do PC, proteger o PC que custou MUITO!

Solução: No-break com onda senoidal pura SMS Manager III Senoidal + Filtro de linha Clamper Computer Protector PRO.

O segundo seria desnecessário? Se não, qual a ordem de ligar? Tomada > Filtro > Nobreak > PC ?

Em um tópico você colocou que para o caso de apenas proteger contra falta de energia pode ser um nobreak mais barato. Em outro você escreveu, se for usar no-break que seja pelo menos de onda senoidal pura.

Futuramente posso comprar um módulo de bateria para este no-break para ter autonomia total? Pois não é online, certo? Mas se tem a onda senoidal pura, não haveria problemas em manter ligado por mais tempo na bateria.

Meio que desnecessário. O ideal mesmo é a proteção contra surtos da rede e blackouts.

E por ultimo, sem querer abusar muito, existe proteção para cabo de rede? Pois queimou minha placa de rede em uma tempestade. Estava tudo fora da tomada mas o cabo de rede (azul) estava ligado e ele passa por cima de várias casas.

Obrigado.

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  • Membro VIP
Pergunta: após ler todos ou quase todos os seus tópicos sobre energia!, muita informação, decidi o seguinte, veja se não estou fazendo besteira:

Problema: picos frequentes de energia, falta de energia. Tomada já aterrada.

Situação desejável: não perder trabalhos/corromper arquivos do PC, proteger o PC que custou MUITO!

Solução: No-break com onda senoidal pura SMS Manager III Senoidal + Filtro de linha Clamper Computer Protector PRO.

O segundo seria desnecessário? Se não, qual a ordem de ligar? Tomada > Filtro > Nobreak > PC ?

Em um tópico você colocou que para o caso de apenas proteger contra falta de energia pode ser um nobreak mais barato. Em outro você escreveu, se for usar no-break que seja pelo menos de onda senoidal pura.

Futuramente posso comprar um módulo de bateria para este no-break para ter autonomia total? Pois não é online, certo? Mas se tem a onda senoidal pura, não haveria problemas em manter ligado por mais tempo na bateria.

Meio que desnecessário. O ideal mesmo é a proteção contra surtos da rede e blackouts.

E por ultimo, sem querer abusar muito, existe proteção para cabo de rede? Pois queimou minha placa de rede em uma tempestade. Estava tudo fora da tomada mas o cabo de rede (azul) estava ligado e ele passa por cima de várias casas.

Obrigado.

Bem, vamos por partes:

- Aconselho a comprar no-break barato (short-breaks) somente para aqueles que necessitam ter tempo minimamente necessário para salvar seus arquivos de trabalho e desligar seu PC, e por outro lado necessitem de solução barata.. Eu, particularmente, fosse adotar um no-break, não abriria mão de dupla conversão, on-line.. Caso contrário nem adotaria...

O maior problema em adotar um no-break desses da SMS, o Manager III Senoidal, é não se livrar do maldito estabilizador, em 99% do tempo de uso do mesmo, a chavear seu PC sem a menor necessidade e, para você que tem alimentação da rede elétrica em 220 Volts ter de mudar essa alimentação para 110 Volts, desfavor total que ele faz a seus equipamentos.. A fonte de seu PC por exemplo, vai subir essa alimentação para 220 Volts novamente. Fontes são nativamente projetadas para operar em 220 Volts... 110 é pura exceção...

Estabilizador + esse rebaixamento para 110 Volts me afastam dele quase tanto quanto daqueles short-breaks..

Usar filtro de linha em conjunto com o no-break, que já tem internamente os componentes necessários para proteger e filtrar sua rede, só se realmente necessites de maior número de tomadas, caso contrário não é necessário...

Quanto as proteções para cabo ethernet sim existem. Dê uma olhada ai: http://www.atera.com.br/lista/27/4/4/0/Filtros%20e%20protetores+DPS%20protetor%20de%20raio+DPS%20p/%20Ethernet

Atualmente a diferença de preço para no-break efetivamente on-line nem está tão grande assim. Dê uma olhada ai: http://www.atera.com.br/produto/EDX1000HB/Nobreak+Eaton+1KVA+700W,+EDX1000HB+220+220V+dupla+conv.

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Bem, vamos por partes:

- Aconselho a comprar no-break barato (short-breaks) somente para aqueles que necessitam ter tempo minimamente necessário para salvar seus arquivos de trabalho e desligar seu PC, e por outro lado necessitem de solução barata.. Eu, particularmente, fosse adotar um no-break, não abriria mão de dupla conversão, on-line.. Caso contrário nem adotaria...

O maior problema em adotar um no-break desses da SMS, o Manager III Senoidal, é não se livrar do maldito estabilizador, em 99% do tempo de uso do mesmo, a chavear seu PC sem a menor necessidade e, para você que tem alimentação da rede elétrica em 220 Volts ter de mudar essa alimentação para 110 Volts, desfavor total que ele faz a seus equipamentos.. A fonte de seu PC por exemplo, vai subir essa alimentação para 220 Volts novamente. Fontes são nativamente projetadas para operar em 220 Volts... 110 é pura exceção...

Estabilizador + esse rebaixamento para 110 Volts me afastam dele quase tanto quanto daqueles short-breaks..

E no caso do online não teria este problema? Se vem constante da bateria não tem que estabilizar ?

Só que minha alimentação é 110. Fornece 110 e recebe 110. Estou em MG.

Usar filtro de linha em conjunto com o no-break, que já tem internamente os componentes necessários para proteger e filtrar sua rede, só se realmente necessites de maior número de tomadas, caso contrário não é necessário...

Quanto as proteções para cabo ethernet sim existem. Dê uma olhada ai: http://www.atera.com.br/lista/27/4/4/0/Filtros%20e%20protetores+DPS%20protetor%20de%20raio+DPS%20p/%20Ethernet

Ok, valeu.

Atualmente a diferença de preço para no-break efetivamente on-line nem está tão grande assim. Dê uma olhada ai: http://www.atera.com.br/produto/EDX1000HB/Nobreak+Eaton+1KVA+700W,+EDX1000HB+220+220V+dupla+conv.

Acho que neste nobreak vou ter que usar adaptadores em todas as tomadas, pois o computador é novo e já vem com o padrão novo de tomada.

Outro seria a capacidade VA. Minha fonte será de 650W + 35W do monitor e joguei mais 35W para Wireless, HD externo. Esse nobreak diz 700W, o que não seria suficiente. Sei do seu tópico sobre VA e W, que não dá pra simplesmente converter, mas eu não tenho como fazer aqueles testes.

Ou seja, se passa pro online, algo acima de 1000VA já aumenta muito o custo e terei autonomia apenas de 30 minutos.

Se pega um apenas senoidal, o custo já fica barato o suficiente para compensar a bateria extra.

Quanto mais eu leio e me informo mais dúvida eu tenho!

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  • Membro VIP
E no caso do online não teria este problema? Se vem constante da bateria não tem que estabilizar ?

Só que minha alimentação é 110. Fornece 110 e recebe 110. Estou em MG.

Se o no-break for on-line a tensão da bateria pode oscilar quanto quiser. A carga de saída pode variar. A garantia de tensão estável na saída AC do no-break é assegurada na adequada modulação PWM da geração da senóide, a 50 KHz e não pela estúpida desativação e reativação da saída em um novo tap de um transformador, como os estabilizadores fazem...

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Prezados,

Eu tenho uma dúvida conceitual. Eu já li aqui neste fórum sobre os problemas causados pelo uso de estabilizadores. Ok, está entendido.

Mas e quanto a filtros de linha ruins? Podem causar problemas elétricos também? Entendo que filtros ruins não dar proteção como esperado, mas podem causar problemas que não existiram sem eles?

Abraços.

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  • Membro VIP
Prezados,

Eu tenho uma dúvida conceitual. Eu já li aqui neste fórum sobre os problemas causados pelo uso de estabilizadores. Ok, está entendido.

Mas e quanto a filtros de linha ruins? Podem causar problemas elétricos também? Entendo que filtros ruins não dar proteção como esperado, mas podem causar problemas que não existiram sem eles?

Abraços.

Filtros de linha ruins podem favorecer algum curto circuito interno ao mesmo, podem aquecer os contatos por exatamente mau contato, coisas mecânicas em geral. Nunca vi nenhum deles inserir algum problema elétrico que não houvesse senão desse tipo..

Claro, prometem filtrar e podem não filtra nada ou muito pouco;

Prometem proteção e podem não oferecer proteção nenhuma ou muito baixa, insignificante..

Filtros de linha são elementos passivos ao contrário do estabilizador que é ativo e fica a desligar e religar seus equipamentos a cada tlec de seus relés, e isso sem a menor necessidade. Estabilizador ainda faz o enorme desfavor de rebaixar para 110 Volts a tensão quando na entrada for de 220 Volts. Fontes são nativamente projetadas para operar em 220 Volts e quando lhe colocamos 110 Volts na entrada elas tem de recuperar de repor aqueles 220 Volts que o maldito estabilizador tirou.. Por isso fontes daquelas comuns com chave seletora tem um circuito chamado dobrador de tensão, com essa função ativada, se ligado em 110 Volts..

A maioria dos filtros de linha, de segunda categoria, não tem uma sequer proteção contra surtos de tensão e muitas vezes tem lá um fusível, que é classificado como proteção... Fusíveis são proteção para sua casa não pegar fogo. Quando um fusível se vai, na maioria absoluta das vezes, seu equipamento também já se foi. Ele só está lá pois a continuar com o problema e ligado a energia, poderia vir a pegar fogo...

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Prezado Faller,

Obrigado pela resposta.

Se meu entendimento está correto, podemos dizer, trocando em miudos, que como o filtro de linha é passivo no quesito proteção, os problemas que ele pode causar são a si mesmo e não ao computador. No pior caso, terei um filtro de linha queimado ou derretido, ou coisa do gênero, mas não apresenta risco para o micro. Isso está certo?

Já no caso do estabilizador, ele causa problemas elétricos ao micro como já abordado no início do tópico.

É isso?

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