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Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


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Com tudo isso de estábilizador eu estou começando a pensar que isso é papo furado onde a real intenção desses estabilizadores é gerar lucro a vendedores que ganham com a falta de informação das pessoas que pensam que ao usar um estabilizador estaria mais seguros...

Ah não!!! Mesmo que estás começando a pensar assim???? Jura???

mas já vi estabilizadores queimarei numa tempestade, onde muitas vezes há falta de eletricidade e muitas variações elétricas que deixam o PC intacto!

mas isso é proteção ou é apenas sorte, pois a esses acontecimentos são para quaisquer estabilizadores de má qualidade ou simplesmente uma fonte de PC suportaria tal dano?

Não intindi o que ele falô!!!

Eunumintindioqueelefal.jpg

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Moro em João Pessoa, se eu não me engano aqui é 220v.

Me diz uma coisa, já aconteceu de eu ligar um XBOX 360 direto na tomada e no final das contas queimar a fonte, como devo proceder se não tem como trocar para 220v ?

Outra pergunta, tenho um estabilizador de 1000w, nele está conectado TV, PS3, XBOX, SKY HDTV e meu Modem. É melhor colocar tudo em um filtro de linha ? e para os aparelhos eletrônicos que não tem a mesma tensão, como devo proceder ?

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esse sacarsmo não foi muito amigável não.. kkkk.

para ser mais claro...

nos dias onde há falta de energia, por causa das chuvas e manutenções em póste eletrétrico o estabilizador é quem sofre os danos e o PC continua funcionando.

a questão é:

se o estabilizador queimou e o PC ficou intacto é pelo fato do estabilizador ter protegido o PC disso ou o PC poderia ter suportado bem com a falta do estabilizador?

agora, para ser mais claro ainda. Eu só pensei mais sobre isso porque só agora eu estou dando atenção para essas informações.

Sendo Claro sim ou não é isso que eu estou querendo dizer...

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  • Membro VIP
Moro em João Pessoa, se eu não me engano aqui é 220v.

Me diz uma coisa, já aconteceu de eu ligar um XBOX 360 direto na tomada e no final das contas queimar a fonte, como devo proceder se não tem como trocar para 220v ?

Outra pergunta, tenho um estabilizador de 1000w, nele está conectado TV, PS3, XBOX, SKY HDTV e meu Modem. É melhor colocar tudo em um filtro de linha ? e para os aparelhos eletrônicos que não tem a mesma tensão, como devo proceder ?

Um bom filtro de linha trabalhando na tensão da tomada ai. Nas saídas, ligado de modo direto, todos os equipamentos que toleram trabalhar com a tensão de 220 Volts, que aliás é melhor que trabalhar em 110 Volts. Para todo o restante dos equipamentos, que porventura só operem em 110 Volts, o correto seria adotar um autotranformador, mas como já tens o estabilizador, use-o como tranformador de tensão..

Só isso nada maios do que isso...

esse sacarsmo não foi muito amigável não.. kkkk.

para ser mais claro...

nos dias onde há falta de energia, por causa das chuvas e manutenções em póste eletrétrico o estabilizador é quem sofre os danos e o PC continua funcionando.

a questão é:

se o estabilizador queimou e o PC ficou intacto é pelo fato do estabilizador ter protegido o PC disso ou o PC poderia ter suportado bem com a falta do estabilizador?

agora, para ser mais claro ainda. Eu só pensei mais sobre isso porque só agora eu estou dando atenção para essas informações.

Sendo Claro sim ou não é isso que eu estou querendo dizer...

Se alguem tem de sofrer com as manutenções e as quedas de tensão são todos os equipamentos ligados a rede elétrica, tanto o estabilizador quanto os equipamentos ligados na saída dele..

Se ligar em série fosse garantir que não vai dar defeito, se ligaria uns sete estabilizadores e os equipamentos teriam, igual gato, sete vidas, mas na prática não funciona assim..

Eventos elétrico como esse que queimou o estabilizador somente se o fizer acontecer de novo, no exato modo, para saber se a fonte direto iria aguentar o não..

Seu televisor queimou, refrigerador queimou, lâmpadas queimaram, algo mais queimou ai??? Não???

Então o estabilizador era tão ruim que nem a si mesmo conseguiu proteger..

E, quanto a pensar acerca dessas informações faz bem, não doi nada, Pensar sobre tudo o que se lê, inclusive isso que lhe estou dizendo, sempre fará bem... Continue nese caminho.. Senão existirá o risco de criar teia de aranha nos neurônios :D..

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Eventos elétrico como esse que queimou o estabilizador somente se o fizer acontecer de novo, no exato modo, para saber se a fonte direto iria aguentar o não..

Seu televisor queimou, refrigerador queimou, lâmpadas queimaram, algo mais queimou ai??? Não???

Então o estabilizador era tão ruim que nem a si mesmo conseguiu proteger..

hum.. mas televisores e refrigeradores podem trabalhar tanto em 127v como também em 220v, essa seleção é como se fosse de uma Fonte com PFC ativo. pensando mais um pouco... nas variações elétricas, a rede eletrica pode estar em baixa tensão como pode estar mais forte que o normal e nesses casos os televisores, aparelhos de som e refrigeradores poderia sofrer e se ajustar nesses casos de baixa ou alta tensão elétrica.

No caso de lampadas, computadores e qualquer equipamento com uma seleção elétrica manual, poderia sofrer danos e deixarem de funcionarem por causa da alta tensão gerada por essas variações.

então eu não achei muito justo a comparação onde se um sofrer danos o outro poderá sofrer também.

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  • Membro VIP
...refrigeradores podem trabalhar tanto em 127v como também em 220v....

Conclusão 100% errada.. Refigeradores são feitos para operar somente em uma tensão, Não tem troca de tensão manual nem automática. Se a tensão sai um pouco fora, para baixo, sequer partem, entram em proteção não tem força para partir.. Lâmpadas essas tem um reflexo bastante rápido a variação de tensão e se queimam com extrema facilidade quando a tensão sobe até mesmo bem pouco acima do tolerado...

Mas na sua experiência vivenciada só o maldito estabilizador queimou.. Não tenho a menor dúvida de quem é que era podre...

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Interessante a matéria, agora o engraçado é que eu uso estabilizador com uma fonte genérica (adimito que é ruim pra ******) pretendo comprar outra está semana , meu estabilizador nunca deu um estalo desses , a tensão aqui é 110v.

Sinal que ai a tensão nunca sobe ou desce mais que 4 ou 6v

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há algum tempo atrás na minha região, houve aquelas chuvas bem bravas onde trovões e raivos estavam bem instáveis.

um dia um raio caiu proximo de minha casa e nesse momento eu não usava um no-break e aconteceu uma coisa bem estranha. Pois no momento que o raio caiu, a TV e o monitor do meu PC ficaram com as cores bem alteradas pois só aparecia a cor roxa na tela.

decidimos desligar tudo e pensamos que os aparelhos foram para o saco, mas incrivelmente eu decidi dar outra olhada no PC ligando-o novamente porém quando o sistema iniciou as cores do monitor voltaram ao normal e decidi ligar a TV também quando a mesma tambem voltou ao normal.

alguem pode me explicar como esses problemas não ficaram fixados nos aparelhos?

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Boa noite pessoal, ate hoje fazia uso de um modulo isolador da marca microsol modelo mieg3 que comprei junto com meu computador há um ano por indicação do vendedor q justificou q o mesmo dispensava aterramento e seria ideal porque eu moro em apartamento, hoje ele apresentou um problema, não esta mais pegando, quando ligo fica só na luz vermelha, não passando energia para os dispositivos conectados a ele, o modulo tem garantia de 3 anos mas perdi a nota fiscal da compra.

Lendo o tópico fiquei na duvida se seria melhor conserta-lo ou comprar um filtro de linha e dispensar o modulo de vez. Tenho uma fonte real de 550 mas não possui pfc ativo, e alguns dos componentes como por exemplo meu subwoofer é 110 não tendo chave para 220 e aqui onde moro é bem comum ter queda de energia e ate mesmo falta de energia por algum tempo e pelo o q me disseram o modulo protege contra essas quedas de energia. Minha duvida é a seguinte: Devo consertar ou comprar outro modulo ou simplesmente fazer uso de um bom filtro de linha?

Agradeço a opinião de todos. Espero q possam responder rápido pois trabalho com o computador e no máximo terça feira estarei comprando o que os amigos aqui do forum me sugerirem.

Abraço a todos.

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Filtro de linha para tudo menos o subwoofer, para este compre um autotransformado de potência suficiente para alimentar o mesmo.

Obrigado pela resposta. você poderia me dizer se correria o risco de levar choque quando tocar no gabinete por não ter aterramento na tomada? Realmente pra que serve o aterramento? Esse tal de PFC ativo na fonte é bom pra q?

Outra coisa: Onde me pc se encontra não tem tomada perto uso uma extensão, igual a esta http://user.img.todaoferta.uol.com.br/A/W/WL/8GC4SI/bigPhoto_0.jpg

no modulo funcionava perfeitamente mas na compra de um filtro de linha q tem o novo padrão de tomadas teria q usar um transformador de tomadas igual a este http://www.comprape.com.br/images/produtos/modelos/Comprape_2010_9_23_10_43_15_987.jpg não teria problema tanta "gambiarra"?

Muito obrigado pela atenção esta sendo de grande ajuda.

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gente, sou de Fortaleza-CE e a rede aqui é 220v, mas desde que comprei meu computador, mais de 3 anos atras, sempre usei ligado a um estabilizador, em 115v.. hj tenho outros aparelhos também ligados ao estabilizador mas ele está dando problemas, e o estabilizador não suporta mais...

gostaria de saber s eu mudar a fonte do meu pc pra 230v e liga-lo num filtro de linha daria algum problema? pois a fonte do meu computador tem mais de 3 anos e nunca foi usada e 230v, sempre no 115v, teria o risco dele queimar??

quanto aos equipamentos automaticos, que a entrada é de 110v a 240v, tem algum risco??

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  • Membro VIP
gente, sou de Fortaleza-CE e a rede aqui é 220v, mas desde que comprei meu computador, mais de 3 anos atras, sempre usei ligado a um estabilizador, em 115v.. hj tenho outros aparelhos também ligados ao estabilizador mas ele está dando problemas, e o estabilizador não suporta mais...

gostaria de saber s eu mudar a fonte do meu pc pra 230v e liga-lo num filtro de linha daria algum problema? pois a fonte do meu computador tem mais de 3 anos e nunca foi usada e 230v, sempre no 115v, teria o risco dele queimar??

quanto aos equipamentos automaticos, que a entrada é de 110v a 240v, tem algum risco??

Leia isso dai: Devo alimentar o PC em 110 ou 220 Volts???

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Obrigado pela resposta. você poderia me dizer se correria o risco de levar choque quando tocar no gabinete por não ter aterramento na tomada?

Se estiver descalço, sim, deve dar algum choque fraco se encostar principalmente em uma área do gabinete que não é pintada.

Mas fique calmo pois não é prejudicial para você nem para as peças do computador.

Realmente pra que serve o aterramento?

É uma explicação um pouco longa, mas acredito que se é para explicar, deve-se explicar direito. Caso contrário algo pode ficar apenas "meio entendido" e ai surgem essas lendas urbanas, como é o próprio estabilizador.

Segue o link da explicação sobre aterramento:

http://forum.clubedohardware.com.br/aterramento-aterra-atualizado/659241

Esse tal de PFC ativo na fonte é bom pra q?

Aqui nesse vídeo mostra o PFC Ativo em ação, vou explicar o que está acontecendo:

1 - O visor azul está medindo as tensões da fonte (12v, 5v, 3,3v, etc)

2 - com uma mão o colega Faller faz a tensão da tomada variar (essa variação é mostrada pela tela do aparelho preto, que fica a baixo da tela azul), utilizando um aparelho chamado Variac, que tem uma "roda" para mudar a tensão de saída

3 - A lâmpada que fica ao fundo a esquerda está ligada na tomada do Variac (assim como a fonte) e serve para mostrar a tensão variando (além da medição do multímetro)

4 - A lâmpada menor, a direita, está ligada na linha 12v da fonte e está lá para mostrar que a tensão da fonte está estável, mesmo com com a tensão da tomada variando.

Veja que a fonte funcionou com apenas 35v na tomada e se manteve estável mesmo com o colega Faller dando uma de DJ na "roda" do Variac.

Agora duas leituras sobre as vantagens do PFC Ativo, que faz mais do que o mostrado no vídeo:

http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-pfc-ativo/677836?p=3633194

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=203281

Outra coisa: Onde me pc se encontra não tem tomada perto uso uma extensão, igual a esta http://user.img.todaoferta.uol.com.br/A/W/WL/8GC4SI/bigPhoto_0.jpg

no modulo funcionava perfeitamente mas na compra de um filtro de linha q tem o novo padrão de tomadas teria q usar um transformador de tomadas igual a este http://www.comprape.com.br/images/produtos/modelos/Comprape_2010_9_23_10_43_15_987.jpg não teria problema tanta "gambiarra"?

Este adaptador da SMS é de boa qualidade, pode ficar tranquilo ao utilizar ele.

Mas não me vá comprar o da Daneva, de péssima qualidade, extremamente frágil e mal projetado:

21812440_4.jpg

21812444_4.jpg

E se o cabo do equipamento for removível (como o da fonte do computador, por exemplo), é mais fácil e prático comprar um cabo no novo padrão.

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gente, sou de Fortaleza-CE e a rede aqui é 220v, mas desde que comprei meu computador, mais de 3 anos atras, sempre usei ligado a um estabilizador, em 115v.. hj tenho outros aparelhos também ligados ao estabilizador mas ele está dando problemas, e o estabilizador não suporta mais...

gostaria de saber s eu mudar a fonte do meu pc pra 230v e liga-lo num filtro de linha daria algum problema? pois a fonte do meu computador tem mais de 3 anos e nunca foi usada e 230v, sempre no 115v, teria o risco dele queimar??

quanto aos equipamentos automaticos, que a entrada é de 110v a 240v, tem algum risco??

Eu também moro em Fortaleza/CE e meu computador(configuração na assinatura) funcionando por 3 anos sendo que 2 anos foi funcionando somente com um filtro de linha básico igual a esse:

2011122015493300.jpg

e nunca apresentou problemas nem na conta de energia :D. Minha noiva usava um módulo isolador da microsol e eu resolvi comprar uma fonte com PFC ativo(https://www.guerradigital.net/fontes/antec/fonte-antec-neo-eco-520c-520w-certificado-80-plus-pfc-ativo-neo-eco-520c.html) pra ela e abandonei o módulo e o resultado foi um redução no consumo de energia e menos calor no quarto.

Portanto pode usar seu computador alimentado com filtro de linha e com uma ótima fonte sem medo de ser feliz e econômico. :D

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Muito obrigado pelas respostas Jorno, li os tópicos q você me indicou e gostei muito do q vi, só q gostaria de saber se teria alguma solução para o meu caso de n ter aterramento em meu ap, digo, se teria algo q pudesse fazer para substituir o aterramento, e por fim nestes tais choques q posso levar por estar descalço ou por tocar em alguma parte do gabinete q n esteja pintado como você mesmo disse. Sei q esses tais choques n trariam maiores problemas nem pra mim e nem para o meu pc, mas não gostaria de ter q levar um choque por mínimo q seja toda vez q me descuidar e tocar no gabinete estando descalço.

Amanhã irei comprar o filtro de linha para ligar ao pc e vi q varias pessoas indicam o filtro clone 01087 q tem 8 tomadas, mas não preciso de tantas tomadas assim e pensei em comprar esse aqui http://www.lognetinfo.com.br/produto?idProduto=filtro-de-linha-6-tomadas-f6-preto-01083-clone que é mais em conta e possui 6 tomadas apenas (o ideal pra mim), gostaria de saber se existe alguma outra diferença além das duas tomadas adicionais e os leds indicadores q possui o clone 01087.

Obrigado.

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Muito obrigado pelas respostas Jorno, li os tópicos q você me indicou e gostei muito do q vi, só q gostaria de saber se teria alguma solução para o meu caso de n ter aterramento em meu ap, digo, se teria algo q pudesse fazer para substituir o aterramento, e por fim nestes tais choques q posso levar por estar descalço ou por tocar em alguma parte do gabinete q n esteja pintado como você mesmo disse. Sei q esses tais choques n trariam maiores problemas nem pra mim e nem para o meu pc, mas não gostaria de ter q levar um choque por mínimo q seja toda vez q me descuidar e tocar no gabinete estando descalço.

A melhor solução vai ser usar o computador sempre usando chinelos ou algo parecido.

Amanhã irei comprar o filtro de linha para ligar ao pc e vi q varias pessoas indicam o filtro clone 01087 q tem 8 tomadas, mas não preciso de tantas tomadas assim e pensei em comprar esse aqui http://www.lognetinfo.com.br/produto?idProduto=filtro-de-linha-6-tomadas-f6-preto-01083-clone que é mais em conta e possui 6 tomadas apenas (o ideal pra mim), gostaria de saber se existe alguma outra diferença além das duas tomadas adicionais e os leds indicadores q possui o clone 01087.

Obrigado.

Esse link deve lhe ajudar:

http://forum.clubedohardware.com.br/voce-ja-viu/812030

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Uso o estabilizador a uns 5 anos e acreditem, sou muito leigo em informatica >.< e vendo algumas paginas desse tópico percebi que realmente devo jogar isso pela janela kkkk e vendo isso gostaria de realmente ter uma proteção para meu computador e gostaria de perguntar: Qual a melhor opção de proteção para o computador ? Régua, filtro ... enfim e outras tantas, gostaria de saber qual a mais indicada para este serviço

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Uso o estabilizador a uns 5 anos e acreditem, sou muito leigo em informatica >.< e vendo algumas paginas desse tópico percebi que realmente devo jogar isso pela janela kkkk e vendo isso gostaria de realmente ter uma proteção para meu computador e gostaria de perguntar: Qual a melhor opção de proteção para o computador ? Régua, filtro ... enfim e outras tantas, gostaria de saber qual a mais indicada para este serviço

Adote, de cara, um bom filtro de linha.. A maior parte daqueles que tem por ai nas lojas não passa de extensão de tomadas..

Em egundo lugar, se for possível, traga o aterramento até a tomada do PC..

Essas duas precauções bastam para conferir uma proteção a mais para seu PC.

Se não der para fazer o aterramento, paciência, coloque somente um bom filtro de linha.. Tem um tópico por ai, fixo, somente com dicas de filtros de linha..

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faller,

Esse é realmente um ótimo tópico, eu realmente tinha uma visão muuuuuito diferente do que realmente ocorre no funcionamento de um estabilizador e se não fossem todos esses tópicos relacionado a nobreaks, estabilizadores, fontes, filtros de linha... Eu gastaria uns R$370,00 à toa, muito obrigado!

Mas tem uma coisa que preciso de um feedback para conseguir entender completamente:

Quando o estabilizador faz o chaveamento (o "tec"), ele está "escolhendo" a tensão mais apropriada (próxima) à tensão que desejamos estabilizar o circuito (maioria das vezes 110V). Na ausência do mesmo, a tensão irá oscilar com uma margem de erro maior, podendo chegar como exemplo a 150V, porém, mantendo-se na grande maioria do tempo em 127V (tensão comum nas residências para uso doméstico). Logo, se por um acaso a tensão subir para 250V por algum motivo, as fontes que atuam de 90-240V na sua grande maioria provavelmete queimariam, o que não ocorreria com o auxílio do estabilizador.

Essa minha visão está correta? Sou leigo no assunto. Se estiver correta como eu poderia previnir esse problema?

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faller,

Esse é realmente um ótimo tópico, eu realmente tinha uma visão muuuuuito diferente do que realmente ocorre no funcionamento de um estabilizador e se não fossem todos esses tópicos relacionado a nobreaks, estabilizadores, fontes, filtros de linha... Eu gastaria uns R$370,00 à toa, muito obrigado!

Mas tem uma coisa que preciso de um feedback para conseguir entender completamente:

Quando o estabilizador faz o chaveamento (o "tec"), ele está "escolhendo" a tensão mais apropriada (próxima) à tensão que desejamos estabilizar o circuito (maioria das vezes 110V). Na ausência do mesmo, a tensão irá oscilar com uma margem de erro maior, podendo chegar como exemplo a 150V, porém, mantendo-se na grande maioria do tempo em 127V (tensão comum nas residências para uso doméstico). Logo, se por um acaso a tensão subir para 250V por algum motivo, as fontes que atuam de 90-240V na sua grande maioria provavelmete queimariam, o que não ocorreria com o auxílio do estabilizador.

Essa minha visão está correta? Sou leigo no assunto. Se estiver correta como eu poderia previnir esse problema?

Em primeiro lugar, se a tensão subir para 250 Volts uma fonte com PFC ativio ainda estará operando numa boa, pois podem operar de 90 a 265 Volts AC...

Por outro lado, no caso do estabilizador, se houver uma subida assim tão grande na tensão de entrada, ele vai levar a tensão de saída junto, poucos volts abaixo...

Isso que vou lhe dizer agora, evitei explorar no tópico, pois é de maior complexidade, mas vamos tentar...

Vamos imaginar um estabilizador bem simples, com somente 3 estágios de escolha. Na verdade ele é um autotransformador com 3 diferentes razões de conversão em suas saídas, digamos uma de 1:0,9 (se lê 1 para 0,9)

Outra de 1:1 e finalmente outra de 1:1,1

Olhe essa tabela dai para entender o que isso significa:

Operaodoestabilizador.jpg

Ai mostra uma visão muito simplificada de um autotransformador de um estabilizador, com uma entrada, uma chave seletora de "melhor tensão de saída" (na prática feita por relés, no estabilizador) e a saída..

Esse autotransformador é um grande bobinado com aqueles fios de entrada e saída.

Dois fios aonde ele recebe a alimentação da tomada da parede;

Tres diferentes fios tomados a 90%, a 100% e a 110% do tamanho total do bobinado..

Desse modo se as tensões de entrada forem aquelas ali da primeira coluna, cada uma das saídas vão apresentar as tensões reportadas em cada uma das colunas, conforme a releção de transformação..

Desse modo uma lógica dentro do estabilizador decide por jogar na saída do estabilizador aquelas tensões que aí estão marcadas em azul, que se prestares atenção são as mais aproximadas dos 115 Volts.. A superposição existente na troca de tabelas dá uma ideia de histerese existente na comutação do relé, provida pela lógica.. Se a tensão está subindo a troca se dá em uma das colunas e se a tensão estiver descendo, se dá em outra coluna. Isso é para que o relé não fique trepidando em uma zona de transição, o que tornaria tudo pior ...

Note que existe uma região (marcada em verde) onde os modernos estabilizadores devem desligar as tomadas de saída, pois aquela tensão é declarada fora de sua zona de atuação..

Tudo isso para lhe dizer o que vai agora....

Note que se a tensão subisse muito ou se descesse muito, alguma das relações de transformação estaria válida e se não fossem desalimentadas as tomadas apresentariam uma tensão derivada de uma dessas relacões de transformação..

Desse modo, a melhor relação ai, (para compensar uma tensão de entrada elevada) a que mais baixa tensão oferece, é a de 1:0,9

Se nessa hora a entrada de tensão fosse de 250 Volts como você disse, a saída seria de 225 Volts, causando dano com a maior certeza em qualquer equipamento que operasse em 110 Volts...

Contradizendo a afirmativa sua do final de seu post...

A maioria das pessoas jura de pé juntos ou entende que um estabilizador vai honrar seus 115 Volts de saída haja o que houver na entrada.. Doce ilusão..

Não sei se fui claro, mas pelo menos tentei

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