Ir ao conteúdo

Inversor de polaridade ( para linha telefônica)

siltombr

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tenho uma duvida complexamente SIMPLES. primeiramente gostaria de agradecer aos que poderem ajudar... tenho 1 pequeno grande problema, preciso de algo que fazer inversão da polaridade da linha no momento que a ligação na ponta for atendida.. quando faz uma ligação do seu telefone normalmente a linha da um tom ( esse tom tem média de 0.80v) quando a linha ta chamando fica ocilando 0.80v mudo e 1.5v o famoso tu. esse tu fica por uns 2 segundos ai a linha fica em muda por uns 5. ou seja a cada 5 segundos tem 1 tuuu de 2 segundos.. no momento que a ligação é atendida ( eu ainda num tive tempo de medir) ele fica em uma certa tensão e é examente na hora que é atendita a ligação precisaria ser invertida a polaridade.. alguem tem ideia? alguma luz? Valeu pessoall ...

• Coordenador
Postado

Olá colega Siltombr!, peço que você me esclareça, qual a utilidade desse circuito pretendido, para que talvez possamos direcionar seu tópico, à área de telefonia..., assim você poderá ser melhor auxiliado...

Postado

a ultilidade dele é para simular sistema da telefonica antiga ( antigamente quanto a ligação era atendita automaticamente o sistema da telefonica invertia a polaridade da linhha) preciso de algo que faz a inversão da polaridade na linhha telefonica.. exemplo; o destinatario atendeu a ligaçao, o inversor, inverte a polaridade da minha linhda ( a minha linha no caso é a linha remetente) ele inverte o posito para o negativo e o negativo para o polo positivo, um amigo meu disse que é possivel fazer com um rele porém nao sei como usa e como faria para esse rele inverte as polaridades da linha no momento do atendimento, eu sei que a linha telefonica trabalha por voltagens, tipo quando ta chamando tem uma certa tensão quando atende tem outra tensão e assim por diante.. consegue me ajudar? ( obs: essa é uma questão para eletronica, o pessoal de telefonia nao irar saber solucionar isso.. eu já fiz o teste e o unico resultado foi exatmente esse uma ideia de usar rele na linha telefonica)

Postado

É importante saber o momento que a pessoa atende o telefone para que seja possível saber quando deve inverter, a inversão pode ser feita com transistores.

• Membro VIP
Postado

A detecção do momento do atendimento tem uma série de diferentes comportamentos quanto a linha telefônica, suas tensões, suas características etc. A detecção do atendimento pode ser muito fácil ou muito difícil, mas antes de mais nada você tem que declarar em que situação e onde estará, das 4 possíveis, seu dispositivo...

1) Em um telefone e está recebendo uma chamada que será atendida;

2) Em um telefone e está gerando uma chamada que será atendida;

3) O dispositivo estará na central e a linha estará recebendo uma chamada que será atendida;

4) O dispositivo estará na central e a linha estará gerando uma chamada que será atendida;

Cada situação um comportamento diferente e uma solução diferente..

Postado
A detecção do momento do atendimento tem uma série de diferentes comportamentos quanto a linha telefônica, suas tensões, suas características etc. A detecção do atendimento pode ser muito fácil ou muito difícil, mas antes de mais nada você tem que declarar em que situação e onde estará, das 4 possíveis, seu dispositivo...

1) Em um telefone e está recebendo uma chamada que será atendida;

2) Em um telefone e está gerando uma chamada que será atendida;

3) O dispositivo estará na central e a linha estará recebendo uma chamada que será atendida;

4) O dispositivo estará na central e a linha estará gerando uma chamada que será atendida;

Cada situação um comportamento diferente e uma solução diferente..

Opção de numero 4... esse dispositov vou ligar em uma placa ( openvox) de FXO, e no momento que a ligação for atendida ter que ser feita a inversao das polaridades...na central aonde gera a chamada

• Coordenador
Postado

Ok! colega siltombr, este circuito terá que inverter a polaridade da linha e permanecer invertida ou inverter por um período e depois desinverter de novo...

Postado
Ok! colega siltombr, este circuito terá que inverter a polaridade da linha e permanecer invertida ou inverter por um período e depois desinverter de novo...

pode ser mantida a inversao, mais preciso que sempre seja invertido quando a chamada e atendida

• 1 ano depois...
Postado
Opção de numero 4... esse dispositov vou ligar em uma placa ( openvox) de FXO, e no momento que a ligação for atendida ter que ser feita a inversao das polaridades...na central aonde gera a chamada
Olá sitombr, também estou precisando de um inversor para linha telefonica, você conseguiu?

Olá Bcpetronzio também estou precisando desse inversor, você conseguiu desenvolver?

• Coordenador
Postado

Infelizmente não colega Alvim!, não consegui pensar em nada que faça esta função!...

Aguarde retorno de algum colega que conheça os sistemas de telenonia fixa!...

Postado

Bcpetronzio,

Uma característica que determina que a chamada foi atendida é a queda de tensão, se não me engano para menos de 6 volts.

Se utilizar um circuito retificador em ponte, para detetar o nivel de tensão, sempre saberemos se a linha foi atendida ou não, independente da polaridade em que ela está no momento. Usaremos um circuito RC nessa saída para isolar este sinal de qualquer variação AC devido ao RING.

Quando isto ocorrer, ( descida da tensão de 48 para 6 Volts ou menos ), um circuito monoestável com um 555 gerará um pulso.

Basta utilizarmos um circuito tipo flip-flop ( como um divisor por 2 ), que inverta o estado dele a cada vez que receba esse pulso, e na saida desse flip-flop utilizarmos um relé de dois polos e com ambos os contatos NA e NF, que fazem a inversão da linha. Se o tempo da mudança entre a posição NA e a NF for pequena, tipo menor do que uns 10 milisegundos, a central não vai perceber que a ligação caiu e vai manter a linha, mas a tensão será invertida pelo relé !

Só tem de utilizar relé bem rápido, podem ser de baixa potência mesmo.

Desculpe eu não ter tempo para desenhar o esquema do circuito, mas com esta ideia creio que fica bem fácil.

Veja se isto ajuda a solucionar.

Paulo

Postado
Bcpetronzio,

Uma característica que determina que a chamada foi atendida é a queda de tensão, se não me engano para menos de 6 volts.

Se utilizar um circuito retificador em ponte, para detetar o nivel de tensão, sempre saberemos se a linha foi atendida ou não, independente da polaridade em que ela está no momento. Usaremos um circuito RC nessa saída para isolar este sinal de qualquer variação AC devido ao RING.

Quando isto ocorrer, ( descida da tensão de 48 para 6 Volts ou menos ), um circuito monoestável com um 555 gerará um pulso.

Basta utilizarmos um circuito tipo flip-flop ( como um divisor por 2 ), que inverta o estado dele a cada vez que receba esse pulso, e na saida desse flip-flop utilizarmos um relé de dois polos e com ambos os contatos NA e NF, que fazem a inversão da linha. Se o tempo da mudança entre a posição NA e a NF for pequena, tipo menor do que uns 10 milisegundos, a central não vai perceber que a ligação caiu e vai manter a linha, mas a tensão será invertida pelo relé !

Só tem de utilizar relé bem rápido, podem ser de baixa potência mesmo.

Desculpe eu não ter tempo para desenhar o esquema do circuito, mas com esta ideia creio que fica bem fácil.

Veja se isto ajuda a solucionar.

Paulo

boa noite aphawk, não entendo muito de eletronica, ficaria feliz se você topasse desenvolver um dispositivo semelhante!, me ajudaria muito!!!

Postado

Alvim,

Acredito que muitos aqui irão te ajudar a fazer o esquema correto, a minha intenção não foi fazer o projeto e vender, é que eu fiquei curioso com este tópico que está aqui faz mais de um ano e a coisa me parece muito simples de ser feita ! Não custa nada dar a ideia para resolver o problema e ajudar o grande Bcpetronzio a fechar o tópico após mais de um ano !!!!!! Afinal, está chegando a hora do calor voltar, e ele vai ter de ir pescar comigo ....:D

Aguarde mais um pouco que alguém, como por exemplo o grande Jorge, vai fazer tudo certinho e te passar para resolver o seu problema, ok ?

Se voce ganhar um dinheirinho com este produto, lembre-se de fazer alguma boa ação, por exemplo, doe de vez em quando uma cesta básica para quem precisa, em retribuição à ajuda de todos nós.

Jorge,

Pelo que eu entendí do enunciado, a cada vez que atender, a polaridade tem de ser trocada, certo ?

O divisor por 2 ( ou flip flop simples ) vai mudar o estado da saida a cada pulso recebido ! O primeiro pulso liga o relé, o segundo pulso ( outro atendimento, certo ? ) desliga o relé, o próximo pulso liga de novo, e assim vai, e esta é a maneira que a linha fica invertendo sempre a cada atendimento. Pelo menos me pareceu muito mais simples do que manter sempre a mesma polaridade após desligar a linha !

Valeu pela ajuda, Jorge, voce entendeu direitinho a ideia !

Um abraço e bom proveito a todos !

Paulo

Postado

Bom amigos ,bolei este circuito depois de algumas pesquisas e da ideia do mestre paulo.Nao sei se ira funcionar como pretendido ,os amigos mais experts podem talvez melhorar o circuito.A ideia e q ao cair a tensão (chamada atendida ) o zener nao conduza e o pnp chavei o 555 q ira dar um pulso no 4013 ativando o rele q invertera os polos .Acho q foi isso q o paulao disse ne ?

Postado

Jorge,

É exatamente isso que vce desenhou, não analisei os valores de todos os componentes, mas a ideia é exatamente essa !

Para mim, falta um capacitor entre a junção de D2 e R2, ligado ao terra, apenas para isolar o sinal AC do Ring. Ah, e recalcular os valores de R1 e de R2, pois R2 tem de ser maior, pelo menos uns 4K7 para não interferir na linha telefônica.

Não me lembro da frequência do sinal de Ring, acho que é uns 400 Hz, então creio que um capacitor de 0,47 uF deve bastar. Mas a melhor coisa é determinar isso experimentalmente.

O tempo do 555 também não é crítico, o importante é que ele dispare quando a tensão da linha baixe dos 6 volts e a constante de tempo dele seja de pelo menos uns 100 milisegundos ou mais.

Ha, e que o flip-flop troque de estado no momento em que o 555 gere o pulso monoestável, e não ao final do pulso.

Agora, pessoal, quem vai montar e dizer se funciona ?

Valeu, grande Jorge !

Paulo

Postado

Grande paulo, fiz uma atualizaçao aqui ,coloquei o capacitor e mudei o zener para 6v assim o sistema so ativara quando a tensão baixar para 6v.Nao entendi a questao do flip flop ,se puder me explicar mais detalhado para enfim terminar o projeto eu agradeço.

Postado

Ok Jorge,

Um flip flop tipo D é a mesma coisa que um divisor por 2, basta ligar a saída /Q na entrada D, e pronto. Desta foram, sempre que tiver um pulso de clock, a saída Q inverte o nível dela.

Use um flip-flop tipo D, configurado como divisor por 2 ( Saida /Q ligada na entrada D ), e na entrada CLK ligue a saída do 555.

Assim, quando o circuito detectar um atendimento, o 555 gera um pulso positivo, e vai sempre inverter a saída Q do flip-flop !

Suponha que a saida D agora é nivel 0, após o circuito ter detectado o atendimento.

A próxima vez que detectar um atendimento, vai gerar outro pulso na entrada CLK, e a saida Q agora vai para 1.

No próximo atendimento, a saída Q vai para 0 e assim sucessivamente.

Com isso, conseguimos sempre a inversão da linha a cada ligação atendida.

Veja neste link, o SLIDE 6 :

http://www.universia.com.br/mit/6/6071/PDF/f02-lec23_val.pdf

Se ainda tiver alguma dúvida, poste novamente a dúvida, mas me detalhe ela para eu tentar explicar melhor, ok ?

Paulo

Postado
Grande paulo, fiz uma atualizaçao aqui ,coloquei o capacitor e mudei o zener para 6v assim o sistema so ativara quando a tensão baixar para 6v.Nao entendi a questao do flip flop ,se puder me explicar mais detalhado para enfim terminar o projeto eu agradeço.
Postado

Grande amigo alvim ,ha uma diferença entre eletricista e eletrônico,tai porque ele nao entendeu.Circuitos eletricos diferem de circuitos eletronicos.

3=ci 555 timer

4=resistor ,este em serie ao capacitor ,forma o circuito rc ,q determinara o tempo do pulso,tente r=10k c=1nf

2=rele duplo,pode tbem ligar dois reles na /nf em paralelo.

1=flip flop D, forma o divisor por 2

• 2 semanas depois...
Postado

Bom dia Jorge, na verdade me expressei errado, essa pessoa trabalha com concerto de som, tv etc. Ele não é um grande conhecedor, ele até fabrica mesa de som, mas é difícil encontrar alguem disposto a criar. Gostaria que mais uma vez me ajudasse, ele não não conhece o termo flip flop D, isso é um componente eletrônico?

Postado

vamos dizer q seria uma "topologia",na verdade essa topologia tem a seguinte logica ,quando se da um pulso de clock ,o sinal q esta em dados(D) e transferido para saida Q.No caso no projeto seria o ci 4013 amigo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...