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Tutorial de confecção de placa de circuito impresso pelo método da serigrafia


Mulder_Fox

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Sim ErmacMK, todos os itens são necessários.

O investimento inicial é um pouco caro, mas, para mim compensou, já que os resultados que obtive com outros métodos não me deixaram satisfeito.

Eu não gosto de ter que ficar corrigindo defeitos de impressão.

E o bom é que de quebra dá para imprimir o silk dos componentes, o que facilita na montagem e deixa a placa com aspecto mais profissional.

Dá até para imprimir a máscara de solda, porém, para isto é necessário outra tela e a tinta apropriada com o seu catalizador.

Eu nunca imprimi máscara de solda. Protejo a placa com verniz de breu diluído em álcool.

Fotos de uma das últimas placas que fiz:

http://i645.photobucket.com/albums/uu178/mulder_fox_2009/Placa1Impressasemnome.jpg

http://i645.photobucket.com/albums/uu178/mulder_fox_2009/Placa1Corroidasemnome.jpg

http://i645.photobucket.com/albums/uu178/mulder_fox_2009/Placa1-Componentes.jpg

http://i645.photobucket.com/albums/uu178/mulder_fox_2009/Placa1Montada2.jpg

http://i645.photobucket.com/albums/uu178/mulder_fox_2009/Placa1Montada1.jpg

  • 2 meses depois...
Postado

Ola, muito bom o tópico!

Utilizo hoje o EASYPCB mais um frasco custa em torno de 28,00 reais 60G, pelo o que eu vi em seu tópico o Etch Resist é muito melhor.

Gostaria tirar uma dúvida, depois de impresso você retira a tinta da tela com que produto, deixando limpa para usá-la novamente ou é so com aguarrás?

A tinta Etch Resist ela ja vem pronta? Ou precisa de algum solvente para misturar?

Parabéns!

Postado

Obrigado pelo elogio Rogerio.rxs!

A tinta que eu utilizo para imprimir é esta:

http://www.genesistintas.com.br/produtos/solvente/EtchResist_Gen_BTPortugues.pdf

Ela vem pronta para o uso. Eu não aconselho diluir, pois, a impressão poderá ficar borrada.

Apesar do fabricante fornecer um solvente próprio para ela, eu sempre utilizei aguarraz para limpar a tela e o rodo.

Depois de imprimir a placa, eu limpo a tela com estopa encharcada com aguarras, trocando o chumaço de estopa até que não saia mais nenhuma tinta.

Para remover a emulsão da tela eu utilizo o removedor HB50.

Depois de corroer e furar a placa, eu removo a tinta dela com acetona e então aplico um verniz de breu diluído em álcool, que eu mesmo faço.

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
Penso que o método da serigrafia para confecção de placas de circuito impresso não seja adequado para pequenas quantidades, devido a ser trabalhoso e demorar relativamente bastante tempo, mas, eu utilizo este método até mesmo para confeccionar apenas uma placa..........................

Uma lâmpada de 32W, fluorescente, do tipo circular, há uns 20 cm da emulsão não seria suficiente?

Postado
Uma lâmpada de 32W, fluorescente, do tipo circular, há uns 20 cm da emulsão não seria suficiente?

Não, por dois motivos:

1) Este tipo de lâmpada emite uma quantidade muito pequena de radiação ultravioleta.

2) A esta distância, a luz iria incidir debaixo das áreas opacas do fotolito, devido ao ângulo de inciência da luz, reduzindo a definição.

Veja neste documento técnico:

http://www.agabe.com/pt/unifilmc2.php

Texto retirado do documento do link:

Fonte de luz:

Tipo: no caso de emulsões pré-sensibilizadas ou sensibilizadas com Diazo, a exposição deve ser feita necessariamente com uma fonte de luz rica em raios ultravioletas: lâmpadas halógenas, de arco voltaico ou vapor de mercúrio.

Geometria: para se obter uma perfeita definição e resolução da imagem, os raios de luz devem ser perpendiculares ao fotolito, a lâmpada deve ser puntiforme e estar à maior distância possível. Grandes distâncias, entretanto, aumentam o tempo necessário para a cópia da imagem. O uso de várias lâmpadas tubulares produz uma luz difusa e sem foco e não é adequado para a reprodução de detalhes finos.

Tempo de exposição: o tempo de exposição é muito importante, pois determina a qualidade da definição, o nível de resolução e a vida útil da matriz. Durante a exposição, o lado externo da camada fotográfica reage inicialmente com os raios de luz. Com o passar do tempo, o endurecimento atinge também as camadas mais internas da emulsão.

Se o tempo de exposição for insuficiente, a emulsão no lado interno da matriz não estará completamente endurecida e se soltará durante a revelação. No caso de super-exposição, a difração de luz provocará uma perda dos detalhes finos e da nitidez dos contornos.

  • 2 semanas depois...
Postado

Ola,

Você já utilizou o solder resist da genesis. Se "SIM" 1-qual quantidade de catalizado se deve deve usar? 2-Qual o fio do nylon? 3-Tem alguma forma de secar, ex: deixar em uma estufa em determinada temperatura?

Desde já agradeço, aprendi muito neste tópico.

  • 4 semanas depois...
Postado

Ola Mulder_Fox,

Comprei todos os produtos que você relacionou no tópico, mais alem deles comprei a Tinta SOLDER RESIST (mascara de solda) - TINTA SERIEPOXI(Legenda Componentes), so que esqueci de um detalhe e fiquei com uma dúvida o ETCH você retira com aguá ráz, será que o Ráz também retira os Bi-Componentes acima citados.

Grande abs!

Postado

outra forma muito boa de estampar pracas de CI e ultilizando uma impressora a laser:

Basta imprimir em papel couche numa impressora lazer (jato de tinta não serve !) e depois transferir o desenho para a placa virgem com um ferro de passar roupas (se for a vapor precisa retirar toda agua). Depois de passar o ferro, mergulhar com cuidado (ainda quente) em água com um pouquinho de sabão em pó. Deixe de molho por 5 minutos e depois comece a retirar o papel (sem puxar) esfregando delicadamente o dedo sobre o papel.....ele vai saindo aos poucos. Depois de retirar todo o papel, ficará na placa apenas o desenho em toner da impressora lazer. Basta colocar na solução de percloreto de ferro e pronto.....violá

  • mês depois...
Postado

Olá! Encontrei esse tópico estudando para uma prova de eletrônica analógica! Pois bem, trabalhei em empresas de serigrafia que prestavam serviços para eletrônicas, imprimiamos placas de circuito com tinta vinilica fosca comum mesmo tanto a parte das trilhas como a do layout dos componentes, nunca reclamaram, mas faziamos um serviço caprichado com nylon fio 180. Quanto a confecção das telas, eu sempre utilizei material da genesis e da Hb mesmo para os mais variados fins, acredito que comprar os materiais vale a pena o investimento sem exageros! Pois uma tela dura para o fim que vocês querem dura no minimo umas 50 revelações. Queimo telas de 400x500mm com um refletor halogeno de 150w entre 30s a 45s, e marca de transparência nem conheço, fotolito de poliester só em empresas grandes e para amostras, e minha emulsão (que uso como hobby) esta vencida desde 2008! Uma dica e deixar o fotolito o mais "encostado" possivel da tela para evitar "sombras" e também o vidro da "mesa" não precisa ser grosso o que ocasiona reflexos e sombras, com um pouco de prática também é possivel eliminar a "sala escura" de preparação da tela, isso é, se a iluminação do ambiente não for natural (o Sol é o inimigo numero um das telas de serigrafia" se for com lampada fluorescente é tranquilo elas a distancia não tem iluminação suficiente. valeu. Desculpe o post longo! Vamos trocar mais idéias, pois logo terei que "estampar" meus projetos!

Postado

Lansouza, valeu pelas dicas.

Tenho uma pergunta:

Eu uso o removedor de emulsão HB50 Light Gel. Ele, quando novo, é um líquido viscoso de cor vermelho claro, mas em pouco tempo fica bem escuro, da cor do chocolate.

Você sabe porque isso acontece?

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Mulder_Fox

Faz um tempo que não uso ele, mas escurece sim, acredito que seja por oxidação.

Dei uma procurada aqui e tenho o HB50 em pasta, esta um pouco duro, mas com a cor normal rosa, mas não tem a composição, acho que seja a base de sal de oxiacido de halogenado, pois eu tenho tambem o removedor liquido a base de agua da saturno ref 3010, (foi fabricado em 2006!!!) com esta composição, este apesar de parecer agua é muito corrosivo com metais a base de ferro. Por isso que as telas coladas são mais recomendadas, e as de quadro de aluminio nem se fala, são uma beleza para trabalhar, pois não empenam nem sofrem torções.

  • 4 semanas depois...
Postado

Perguntinha que ninguém fez...

Eu já mexi com serigrafia (hobby) e fiz algumas camisetas.

Tentei o método térmico para PCI, mas não surtiu o efeito desejado.

Vou partir para a serigrafia.

Para sensibilização da tela, se usar luz negra (UV) não teria um efeito melhor que as halógenas?

  • mês depois...
Postado

mrvalterhugo, obrigado por postar o vídeo. Muito interessante.

A emulsão é usada na produção da tela. A placa é impressa com tinta que resiste ao percloreto de ferro, chamada Eatch resist:

http://www.genesistintas.com.br/produtos/solvente/EtchResist_Gen_BTPortugues.pdf

A tinta verde é uma tinta especial, chamada Solder resist, também encontrada em outras cores:

http://www.genesistintas.com.br/produtos/solvente/SolderResist_T.20_BTPortugues.pdf

Postado

Sim, é possível, mas não onde está marcado nessa imagem que você postou.

Repare na lista de "Layers".

Para gerar o fotolito da máscara de solda, deixa-se habilitada apenas a "layer" cujo nome termina em "Mask".

Se a placa for de face única, é a "Bottom Mask".

Essas "layer" deixam vísíveis apenas as áreas ao redor dos "pads".

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