Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O.C. em P4 3.0 + P5Q-E


Dobrowolsky

Posts recomendados

Gente estou querendo fazer um OC parrudo no meu sistema

P4 531 3.0 @3.75 /Cooler Master Hyper Z600/P5Q-E / XFX Fatal1ty 8600GT 256/DDR2 800 1GB generica/ST550P-AM

ja coloquei a 3.75 mais acho pouco, nao mexi em nada apenas travei o clock da memoria e aumentei a frequencia do cpu pra 250.

se alguem puder apenas me indicar onde devo mexer, e temperatura nao é problema, esta tudo controlado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta indo bem... Trava o PCIex também e vai almentando o FSB, até onde der pane, quando der pane, você aumenta um pouco o vcore e vai escalando o FSB, até onde ver que o CPU deu seu máximo... Num processador desses com a G31M-S2L eu coloquei em 4GHz... Não foi difícil, isso que fiquei pouco tempo com o processador... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Amigo leia ESTE MATERIAL e poste todas às informações que são pedidas para podermos ajudá-lo.

Poste também algumas ABAS do CPU-Z, com o over atual para analisar as configurações.

As ABAS do CPU-Z são: Principal, memory e SDP.

Boa sorte.

opa foi mal Ribeiro, fiz esse post meio na pressa logo logo vou complementar as informaçoes....valeu

está indo bem... Trava o PCIex também e vai almentando o FSB, até onde der pane, quando der pane, você aumenta um pouco o vcore e vai escalando o FSB, até onde ver que o CPU deu seu máximo... Num processador desses com a G31M-S2L eu coloquei em 4GHz... Não foi difícil, isso que fiquei pouco tempo com o processador... Falou...

opa valeu cara... acho q a propria mobo ja trava a frequencia do pci-e, e nao sei se exagero mais acho q da forma em q meu sistema esta devo conseguir ate uns 4.5 fácil...

acho q so vou ter um pouco de dificuldades pra refrigerar a mobo mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa foi mal Ribeiro, fiz esse post meio na pressa logo logo vou complementar as informaçoes....valeu

opa valeu cara... acho q a propria mobo ja trava a frequencia do pci-e, e nao sei se exagero mais acho q da forma em q meu sistema esta devo conseguir ate uns 4.5 fácil...

acho q so vou ter um pouco de dificuldades pra refrigerar a mobo mesmo...

Com certeza... Se com a G31M-S2L que é onboard eu fui a 4GHz (podia ir mais, mas fiquei sem tempo de testar) tu deve chegar fácil nuns 5GHz, no caso da mobo é só por um FAN de 6x6 no NB e no dissipador do circuito regulador de tensão... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui estão as informaçoes q estavam faltando

Temperatura (Ja com oc a 3.75 estressando durante 8 horas qse):

temperatura.jpg

As demais imagens....

cput.jpg

memoria.jpg

spd.jpg

Com certeza... Se com a G31M-S2L que é onboard eu fui a 4GHz (podia ir mais, mas fiquei sem tempo de testar) tu deve chegar fácil nuns 5GHz, no caso da mobo é só por um FAN de 6x6 no NB e no dissipador do circuito regulador de tensão... Falou...

animador

HUAhuA

-----------------------------------------------------------------

Galera setei pra 3.9 o cpu (15x260) e deixei a memoria a 832...

a memoria é justamente a markvision = do AbelR

nao aumentei a memoria mais com medo de queima-la, nao tem sensor de temperatura elas...

bom a 3.9 a mobo subiu 2º e temp do cpu ainda esta boa, porém deu tela azul =X nao sei porque... se puderem ajudar

olhao erro q deu quando passei o Orthos

Ensaio 2, 4000 Lucas-Lehmer iterações de M19922943 usando 1024k FFT comprimento.

Fatal Error: arredondamento foi de 0,5, esperava menos de 0,4

Hardware falha detectada, consultar stress.txt arquivo.

Tortura ensaio decorreu 8 minutos 9 segundos - 1 erros, avisos 0.

Execução interrompida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://img35.imageshack.us/img35/9735/cput.jpg

http://img35.imageshack.us/img35/3716/memoria.jpg

http://img35.imageshack.us/img35/2229/spd.jpg

http://img35.imageshack.us/img35/2963/temperatura.jpg

estão ai as imagens...

se nao conseguir visualiza-las de novo eu tento arrumar isso

mais as temperaturas estão otimas

mobo a 42º (nao estão boa)

cpu a 40º no max a 3.9

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.postimage.org/image.php?v=Pq231a60

http://www.postimage.org/image.php?v=aV1JdHo0

http://www.postimage.org/image.php?v=aV1JdRmA

http://www.postimage.org/image.php?v=aV1JdYR0

hospedei no q você indicou

espero q dessa vez de certo

setei as memorias para 1060 e 2.0v mais continua dando erro...

e no cpuz na parte de SPD continua falando q a memoria esta a 1.8v nao entendo... :(

cpu ta 15 x 265 ta a 3.97Gigas

vou deixar testando enquanto tomo banho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá.

Não vejo nada de imagem, somente uma é possível visualizar, hehe.

A ABA SPD do CPU-Z mostra o padrão da memória e não a tensão atual.

Para você isolar a possibilidade de ser a memória que está dando erro, para isso, é só abaixar a frequência e testar, se continuar dando erro, não é memória.

Tem que ver se não é alta temperatura no núcleo da CPU ou falta de alimentação para CPU. Overclock é assim mesmo.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

xD

Ribeiro na sexta anoite mesmo eu fui testando e acabei detonando o HD, resultado acabei tendo de formatar...

eu to achando q eu nao to é sabendo travar os clocks :(

quando seto a memoria por exemplo pra 800 e mexo no clocl do cpu, a propria mobo aumenta a memoria gradativamente... acho q possa ser isso tb

onde afinal travo os clocks da memoria e do q mais for pra nao detonar o HD... rsrsrs

a 3.75 o cpu ta totalmente estavel

é rapaz as imagens então ta difícil rsrs

vou so liberar os links do site q você me falou sem tag img

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá.

Amigo o que acontece é o seguinte:

A memória vai sempre acompanhar o FSB do processador. A memória não fica travada em determinada frequência, mudou o FSB, muda a frequência da memória.

Várias placas mostram o novo clock para a memória, após ter alterado o FSB do processador, mas muitas não mostram caso da sua.

No caso das que não mostram essa nova frequência, tem que fixar um valor, ou multiplicador bem baixo para ter margem de over sem ter alguma limitação.

Pelo que você disse dos dados do seu HD ter sido corrompido, pode ser por dois motivos: A trava PCI-E e PCI não está segurando as frequências adequadamente ("coisa" da placa mãe) ou de tanto testar seu conjunto de hardware sem a estabilidade necessária, acabou por corromper dados.

Em ambos os casos a única solução é o teste de over com menor frequência e ir subindo aos poucos até achar o vilão.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha setei a memoria pra 832 em 2.0v

sera q nao seria interessante mexer na latencia dela?

cpu eu setei a 3.90 o core voltage está em 1.36v, eu ainda nem mexi nisso...

ainda vou testar estabilidade...

a é eu tb nao liguei o conector de energia de 8 pinos ATX 12V sera q isso está influenciando?

e também é uma duvida q tenho, qual a diferença com e sem esse conector?

em breve procuro postar as informaçoes do sistema com fotos... :(

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

olha testei com cpu a 3.9 e core automatico e memorias abaixo e acima de 800 com 2.1v

e sempre dando pau...

tentei tb subir o core do cpu pra 1.38 e deixei setado a 4.0 com memorias 800 e pouco 2.1v

e sempre travando

agora voltei cpu a 3.75 com core no auto e setei memoria a 1000 2.1v e vou deixar rodar os testes pra ver se vai travar... se nao travar memoria nao pode ser...

sera q falta alimentaçao no cpu? quanto posso aumentar?

otima noticia

cpu surtou geral...

foi a 111º do nada

mesmo em idle travou em 111º

reiniciei foi pra 181º

vou olhar na bios a temp.... se ele passou de 40 na realidade foi muito...

nao bati recorde de Over mais de temperatura em um P4 foi

hAUhUAhuAHuAhAU

sistema parece estavel (apesar da temperatura) em 3.75 cpu e 1000 memoria

vou fazer + testes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hUAhuA

pois é

bem provavel q seja software ne?

espero q depois de formatado volte ao normal preciso fazer testes pra postar no meu review do z600 =]

consegui sistema estavel (apesar da temperatura bugando) em 3.75 cpu e 1000 memoria com 2.1v

estressei durante 1 hora e pouco

bom o problema nao estava na memoria... o q pode ser? alimentaçao do cpu?

agora liguei os 8 pinos de 12v (teste da memoria foi so com 4)

o q devo fazer Ribeiro? aumento core voltage? padrão é de 1.36 ponho quanto?

temperatura esta otima em idle fica entre 22º ~ 33º

e em full antes de bugar chega aos 37º nao passa de 40º

e o mesmo pra mobo que nem chega aos 40º

-----------------------------------------------------------------------------------

Bom estressei o pc a noite toda com as seguintes configurações

cpu 3.8 (15x255) com core voltage no auto (1.36v)

Memoria a 1.0 e 2.1v

estou pensando em colocar cpu a 3.9 (15x260) que ainda nao consegui estabilidade em testes anteriores com uma voltage de 1.4 ou 1.46, para ver se consigo estabilidade...

o q vocês axam? sera q nao estou aumentando D+ o core do cpu? ou de menos...

-----------------------------------------------------------------------------------

Setei cpu em 3.9 (15x260) em 1.46v

Memoria subiu pra 1040 em 2.1v

Estressei durante meia hora (claro vou estressar por mais tempo depois) e nao houve nenhum erro de inicio parece estavel.

temperatura max de 42º do cpu e 39º da Mobo.... as temperaturas estão começando a subir :(

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=569694

-----------------------------------------------------------------------------------

to começando a gostar disso =p

45 minutos estressando e sistema aparentemente estavel, porém temperatura começando a preocupar

42º max do cpu e da mobo julgo 42º muito pra placa-mãe, apesar de eu estar usando um cooler z600 e sem ventilaçao adequada na mobo.

bom nao alterei tensão dessa vez computador esta setado assim

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=569725

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa.

A temperatura tem que ficar atento, não tem como evitar sem troca de equipamento.

Overclock é algo muito interessante mesmo, toma cuidado para não viciar ok hehe.

Boa sorte e bons over's.

^^

sera q posso e é interessante mexer nos times da memoria? como devo mudar?

e outra duvida so pra saber se estou estressando de forma correta...

estou usando o Orthos colocando prioridade 9 e selecionando a opção "Blend - stress cpu and ram" é isso mesmo? isso é o suficiente pra testar estabilidade?

em breve mais alteraçoes... estou cada vez mais faminto com isso =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa.

Mexer na memória é interessante porque aprende, mas nem sempre produz resultado desejado.

Para mudar é só achar a opção no bios, abaixar e testar a estabilidade. Abaixe um valor e teste, outro e teste assim por diante.

Exemplo: Se sua memória for original 5-5-5-15 tente 5-5-4-14 e teste, depois 5-4-4-13 teste...

Quanto ao teste de stress use o Prime95... Com o Prime95 é só apertar o botão e deixar rodar. O Prime95 estressa o suficiente para mostrar estabilidade.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hm

otimo =]

vou virar a noite rodando o Prime95

e quando tiver tempo mexo nos times =]

--------------------------------------------------------

Bom testei com o Prime ficou estavel...

agora tentei setar a 4.2GHz (280x15) e memorias a 900 e pouco e nao deu, win trava na inicializaçao

então setei a 4.12 (275*15) e memorias a 1100 nao alterei mais a voltage de nada e ainda vou testar

esta assim oh

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=570303

o q devo fazer pra conseguir setar 280x15 e pra mais...?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom ontem tentei setar em 4.2GHz (15x280) em 1.50v

e memoria a uns 1160 2.1v +-

e nao ficou estavel, o win sempre trava

tive a oportunidade de testar a tecnologia DieHard BIOS que consiste em um backup feito pela segunda bios que entra em açao e regrava a bios titular quando a mesma falha. Minha bios ontem se corrompeu e fiz a recuperaçao, simples, rápido e nao perdi nenhuma configuração de O.C. muito util essa tecnologia....

infelizmente ainda com problemas para passar dos 4.1GHz... alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!