Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lógica do Algoritmo!


DSR1

Posts recomendados

  • Membro VIP

Esse algoritmo não consegui entender e não consigo nem começar se alguém pder me ajudar agradeço.

qual é a lógica usada para calcular os 10 primeiros termos da série:

S = 1/2 + 2/3 + 4/4 + 8/5 + ...

Se observar, o numerador varia de dobro em dobro, certo? --> 1, 2, 4, 8, ...

E o denominador varia de 1 em 1, mas começou no 2, certo? --> 2, 3, 4, 5

Então, pode abstrair que se usar um PARA que varia de 1 em um, assim:

J<--1; {tem que ter uma variável que terá variação de "dobro em dobro" para representar o numerador, mas inicializamos ela com 1, conforme pede o enunciado}

PARA i:= 1 ATÉ 10 FAÇA {poderá usar o i no denominador, já que ele varia de 1 em 1 também. E no numerador, poderá usar o j e a cada "passada" pelo PARA multiplicará o j por 2, assim:}

proximoTermo <-- (j)/(i+1);

somatoria <-- somatoria + proximoTermo; {acumula cada soma que passa pelo PARA}

j <-- j*2;

...

FIM_PARA;

{eu coloquei +1 no denominador, pois ele começa no 2 e não no 3}

Olá

Pelo que eu vi, o programa está feito, qual é tua dúvida? Transpor para o Pascal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Pelo que eu vi, o programa está feito, qual é tua dúvida? Transpor para o Pascal?

cara a professora pediu para fazer, só que não tive ainda aula de extrutura de repetição, se você poder me ensinar como passo ele para pascal agradeço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!