Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Tiago Shimizu

Confecção de placa de circuito impresso.

Recommended Posts

Olá, estou montando alguns projetos caseiros mas gostaria de fazer as placas PCB em alta qualidade.... tipo profissional. Estive dando uma olhada no tópico "Tutorial de confecção de placa de circuito impresso pelo método da serigrafia" contudo, trabalhei com um cara que fazia suas próprias placas mas de um método diferente. Somente lembro que ele utilizava um papel Glossy 250mg onde fazia a impressão da PCB nele e utilizava um ferro de passar roupa para tranferir para a placa fenolite. Contudo, como na época não me interessava tanto por isso não gravei as informações necessária para fazer minhas próprias placas... Procurei por esse "Glossy Paper" na internet e recordei da embalagem de papel que é da marca USA Folien. Lembro-me que ele comentava que somente este papel dava certo e com impressão a laser. Contudo, não encontro este bendito papel para comprar.. já entrei em contato com USA folien e descobri que tem uma revendedora a 1km de minha casa... só que quiriam me vender somente em caixas o papel...hehe... Alguem teria algum outro papel/procedimento para fazer minhas placas em casa?

Obrigado desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o papel em questão é o usado para imprimir fotografias (de preferência o mais grosso que você encontar)

e tambem pode imprimir em jato de tinta e tirar uma fotocopia, eu faço assim e dá certo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também faço do jeito que o Cacio disse: imprimo na deskjet, levo (junto com uma folha das minhas, de glossy paper da Filipaper ou outra marca qualquer, só que da fininha, baixa gramatura, + ou - 150) à "xeroqueira" e peço prá copiar nesse meu papel. Sempre faço uns testes antes, em papel comum, até garantir que a cópia vai ficar boa. É que se eu levar papel muito grosso, o pessoal recusa, diz que vai atolar, blá, blá, blá...

Geralmente compro, aqui em Sampa, na Kalunga: http://www.kalunga.com.br/product.asp?category%5Fdisplay%5Fname=Papel+fotogr%E1fico+glossy+pro+a4+130g+Filipaper+PT+10+FL&category%5Fname=C15%7CPap%E9is+%26+Pastas&catalog%5Fname=KommerceII&product%5Fid=478434

Um dia ainda compro uma laser...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem muito fina para não queimar a placa e nem muito grossa que não permite uma boa transferência de calor.

Gramatura 150 é a ideal.

Essa por exemplo só consegui com glossy gramatura 150.

20090526083420.gif

As pistas para o SMD de 32 pinos ficam perfeitas.

Editado por soschip

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puxa, obrigado mesmo pelas dicas... Vou tentar comprar essas folhas comentadas e fazer aas placas que preciso e postar as fotos para mostrar como ficou. Mulder_Fox, muito obrigado mesmo por este tutorial que postou... muito bom mesmo. Até mesmo gostaria de deixar para o moderador colocar estas informações aqui postadas em destaque.... com certeza irá ajudar muita gente que esta com este mesmo interesse em fazer placas. Obrigado a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lucas e Murder,

Hoje eu tenho uma laser HP1018, uma das mais baratas do mercado, mas já imprimi em lanhouses e sempre funcionou. Não aconselho xerox.

Faço até 4 placas iguais a postada acima em menos de 1 hora (cerca de 15min cada uma) e raramente preciso fazer retoques em placas menores de 10x10cm.

Outra coisa que percebo é que quanto mais finas as pistas (entre 0,3 e 0,8mm), melhor.

Um toner original é sempre melhor.

Mas tudo depende de praticar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tinha um outro tutorial na Internet que não estou encontrando no momento. Naquele, o cara produz uma placa de cerca de 20cm x 20 cm por este método. E ficou muito boa a placa.

Realmente o melhor é ter a própria impressora para não ter que ficar pedindo por favor para imprimir com o máximo de qualidade.

Xerox pode ficar com as dimensões levemente alteradas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A propósito... fiz pouca coisa até hoje, umas placas para um TDA2003, uma outra para um esquema simples, funcionam há meses, mas as trilhas que fiz têm perto de 1mm de espessura e deixo um gap (o espaço entre as trilhas|) de no mínimo 1mm, também. Esse valor foi chute meu. Há uma espessura ideal para as trilhas e gaps? Quanto vocês usam?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×