Ir ao conteúdo

DUVIDA- com diodo, catodo e anodo.

tgl2

Posts recomendados

Postado

Pequei um esquema na net de converter fonte de computador 12v em 13.8v mais n achei os componentes neceçarios da uma forcinha ai pra mim. ha so novato nesse area.

pressizo saber quais componentes precizo para fazer esse projeto e onde comprar e como montar.

me ajude ai por favor

trexo do tutorial:

link do tutorial Esquema da fonte Fonte

Foto 3 - Após retirar o indutor e os fios

Terceiro passo, solde um diodo zener de 8.2V com o catodo (lista) ligado ao +12V. O anodo do zener

você solda no anodo de um diodo retificador qualquer (ex:1N4001, 1N4004, 1N4007...). O catodo (lista)

do diodo retificador você liga ao +5V. Ligue também um capacitor de 100uF/16V ou 220uF/16V em

paralelo com os diodos, com o negativo ligado ao +5V. Agora é só ligar juntos uns 2 ou 3 daqueles fios

que você retirou dos +12V a um borne vermelho, e o mesmo do GND a um borne preto. Está pronta sua

fonte chaveada de 13.8V/20A.

veja aqui a foto d como fica depois de pronto n sei identificar os componentes usados.

fonte4.jpg

Me ajudem por favor.

Postado

Simples, em um diodo:

O Anodo é o lado Positivo, e o;

Katodo o lado negativo.

Fisicamente o Positivo (anodo) é o lado que sai o terminal e não tem uma faixa próxima a ele. Consequentementente o negativo é o lado q tem a faixa mais próxima.

diode.jpg

PS: Mesma regra para o zener, a diferença é a simbologia.

zener.jpg

diodo-zener.gif

zener4.jpg

Abraço e espero ter sido claro.

Bem vindo ao fórum

Postado

ta entendi mais quais sao os componetntes que eu precizo comprar para montar essa fonte?

o diodo zener 8.2 eu tenho comprei

qual seria os outros 2 que tenho que comprar?

• Membro VIP
Postado

Não é o correto falar positivo e negativo em um diodo, pois dependendo da situação ele deve ser polarizado inversamente. Um diodo zener por exemplo só funciona como regulador se polarizado inversamente. Outra situação é num diodo em paralelo com uma bobina de relê.

Nem como retificador ele é polarizado diretamente, pois geralmente é ligado em corrente alternada.

Aí sim, quando a tensão for positiva no anodo, ele permite a passagem de corrente, e quando a tensão for negativa neste Anodo, ele corta essa passagem, fazendo assim com que a corrente circule apenas em um sentido.

Veja bem... a tensão é que é positiva no anodo para que ele conduza, e não o anodo que é positivo.

Postado
Não é o correto falar positivo e negativo em um diodo, pois dependendo da situação ele deve ser polarizado inversamente. Um diodo zener por exemplo só funciona como regulador se polarizado inversamente. Outra situação é num diodo em paralelo com uma bobina de relê.

Nem como retificador ele é polarizado diretamente, pois geralmente é ligado em corrente alternada.

Aí sim, quando a tensão for positiva no anodo, ele permite a passagem de corrente, e quando a tensão for negativa neste Anodo, ele corta essa passagem, fazendo assim com que a corrente circule apenas em um sentido.

Veja bem... a tensão é que é positiva no anodo para que ele conduza, e não o anodo que é positivo.

tudo bem mais você n respondeu nenhuma das duas pergntas do topico.

• Coordenador
Postado
o diodo zener 8.2 eu tenho comprei

qual seria os outros 2 que tenho que comprar?

Os outros componentes você mesmo listou!, seria um diodo comum (1N4007) e um Capacitor de (100uF/16V ou um de 220uF/16V)...

E lógico! uma fonte para PC, caso ainda não tenha...

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...