Ir ao conteúdo

ASUS M3A78 - Upgrade

BrunoNexuS

Posts recomendados

Postado

Bom, li um topico ja resolvido sobre a minha mesma duvida, e nao me satisfiz ainda, e estou meio confuso.

Seguinte, para a placa: Asus AM2+ M3A78

Na seguinte especificação da memória, consta o seguinte:

4 x DIMM, Max. 8 GB, DDR2 1066/800/667/533 ECC,Non-ECC Memory

Dual Channel memory architecture

Due to AMD CPU limitation, DDR2 1066 is supported by AM2+ CPU for one DIMM per channel only.

Please refer to www.asus.com or user manual for Memory QVL.

When installing total memory of 4GB capacity or more, Windows 32-bit operation system may only recognize less than 3GB. Hence, a total installed memory of less than 3GB is recommended.

Mais profundamente no manual da placa mãe, consta o seguinte:

• Due to AM2+ CPU limitation, onle one DDR2 1066 DIMM is supported per channel. When two DDR2 1066 DIMMs are installed, all DIMMs run at 800Mhz frequency by default for system stability.
  • The default DIMM frequency depends on its Serial Presence Detect (SPD), which is the standard way of accessing information from a memory module. Under the default state, some memory modules for overclocking may operate at a lower frequency than vendor-marked value.

Como eu nao entendia muito de dual-channel, fui ler sobre, e li que para funcionar, são 2 memorias identicas nos respectivos soquetes de mesmo canal. Assim, pelo que entendi ao ler isso, Não consigo usar 2x2GB ou 2x1GB, DDR2 1066Mhz em Dual-Channel...

Perguntas:

1) Estou certo? não consigo usar mesmo dual channel de 1066Mhz?

2) Se eu colocar 2x2GB a 1066Mhz com os dois modulos de memória em canais diferentes, o Dual-Channel funcionaria, ou ambas rodariam a 64bits mesmo?

3) Caso eu esteja correto, Existe alguma outra MB no nivel dessa, com suporte para Phenoms x4, que aceite Dual Channel a 1066Mhz?

4) Supondo 2 Memórias de 1066Mhz em Single Channel, e 2 de 800Mhz em Dual Channel, qual seria superior? Porque?

5) Descendo um pouco, e fazendo dual channel a 800Mhz, seria possivel tanto com 2x1GB e 2x2GB? Qual seria a perca de desempenho comparado com um Dual-Channel a 1066Mhz?

6) Supondo um Dual-Channel de 800Mhz, Qual das duas opções de Dual-Channel seria melhor 2x1GB+2x1GB ou 2x2GB? Porque?

valeu, agradeço a todos do ClubeDoHardware pela atenção.

Aguardo respostas ansiosamente. Att, Bruno Tacca.

• Moderador
Postado

Atualmente recomendo 2X2GB, já que os pentes de 2GB são bem baratos. Realmente ela e muitas, não fazem DC com DDR2 1066. Mas eu nem me preocuparia com isso, já que DC não faz tanta diferença assim.

• Administrador
Postado
1) Estou certo? não consigo usar mesmo dual channel de 1066Mhz?

Ao que tudo indica a placa mãe... Não roda o dual channel devido a uma limitação do processador...

2) Se eu colocar 2x2GB a 1066Mhz com os dois modulos de memória em canais diferentes, o Dual-Channel funcionaria, ou ambas rodariam a 64bits mesmo?

Devido a limitação da placa mãe... ou do processador, pode ser que não rode, mas nesse caso só testando...

3) Caso eu esteja correto, Existe alguma outra MB no nivel dessa, com suporte para Phenoms x4, que aceite Dual Channel a 1066Mhz?

Trocar essa placa mãe, somente por conta do Dual Channel a 1066 Mhz, não compensa, não se esqueça que dependendo do caso, tem que se mudar o processador também...

4) Supondo 2 Memórias de 1066Mhz em Single Channel, e 2 de 800Mhz em Dual Channel, qual seria superior? Porque?

Sendo a mesma quantidade de GB's... no quesito 800 Mhz, para 1066 Mhz, não vai haver uma diferença de desempenho brusca assim não...

5) Descendo um pouco, e fazendo dual channel a 800Mhz, seria possivel tanto com 2x1GB e 2x2GB? Qual seria a perca de desempenho comparado com um Dual-Channel a 1066Mhz?

Para saber a diferença de desempenho, teria que se efetuar testes por testes... só dizendo assim, nominalmente, não dá para saber, lembrando que a diferença de desempenho também pode variar de modelo de placa mãe, para modelo de placa mãe...

6) Supondo um Dual-Channel de 800Mhz, Qual das duas opções de Dual-Channel seria melhor 2x1GB+2x1GB ou 2x2GB? Porque?

Como já lhe foi dito, 2 x 2 GB, é o melhor, pentes mais baratos, maior quantidade de memória... e um bom desempenho...

• Administrador
Postado

Resolvido.

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Postado

Após algumas pesquisas e topicos resolvidos aqui no CH, optei pela seguinte configuração:

Preço (Paraguay) | Hardware

R$ 222 (170+Taxa) | MB AM2 940P ASUS M3A78

R$ 457 (351+Taxa) | PROC. AM2 PHENOM 9950 X4 2.6GHZ 4.0 MB

Uma duvidazinha que rapida, o Proc é compativel com a MB? (acho que sim pelo que pesquisei, mas perguntar nao mata né :P)

Fora isso, vamos lá.

1) A melhor opção de memoria custo/benefício que tenho para escolher para essa placa, sem overclock, é 2x2GB 800Mhz Dual-Channel?

2) Sobre placa de video, alguma sugestão boa? nada que ultrapasse R$ 300.

3) Sobre a fonte que devo usar, como calcular o Wattz necessario que preciso escolher pra fonte de acordo com as peças que escolhi? quais peças entram nesse calculo? Qual é uma marca boa?

4) Sobre HD, essa placa suporta SATAII certo? Alguma sugestão de 500gb ou 1tb... Gosto da Seagete e Maxtor, mas aceito sugestões para eu ampliar minha pesquisa.

valeu, agradeço a todos a atenção.

Att, Bruno Tacca.

• Administrador
Postado
1) A melhor opção de memoria custo/benefício que tenho para escolher para essa placa, sem overclock, é 2x2GB 800Mhz Dual-Channel?

Sim, no seu caso... seria a melhor opção...

2) Sobre placa de video, alguma sugestão boa? nada que ultrapasse R$ 300.

Acho que uma 9600GT seria uma boa placa de vídeo...

3) Sobre a fonte que devo usar, como calcular o Wattz necessario que preciso escolher pra fonte de acordo com as peças que escolhi? quais peças entram nesse calculo? Qual é uma marca boa?

OCZ

Thermaltake

Akasa

Seventeam

Aurora

Cooler Master

Corsair

Satelite

Zalman

Extream

Esses são os mais conhecidos...

4) Sobre HD, essa placa suporta SATAII certo? Alguma sugestão de 500gb ou 1tb... Gosto da Seagete e Maxtor, mas aceito sugestões para eu ampliar minha pesquisa.

Opte pelos Seagate, são melhores...

Postado

1) Resolvido.

3) Resolvido: http://forum.clubedohardware.com.br/como-escolher-melhor/567590

2 e 4 Aceito mais sugestões! =D

Att, Bruno Tacca.

Opinem sobre as duas opções de preço se possível...

Memórias DDR2 800Mhz Kit 4Gb (2x2GB)

Opção de Preço 1

OCZ Gold

Link 1 : R$ 169,90 : (OCZ2G8004GK)

Corsair XMS2

Link 1 : R$ 169,90 : (TWIN2X4096-6400C5)

G.Skill

Link 1 : R$ 175,00 : (F2-6400CL5D-4GBPQ)

Opção de Preço 2
G.Skill

Link 1 : R$ 219,90 : (F2-6400CL4D-4GBPI-B)

Link 2 : R$ 196,90 : (F2-6400CL4D-4GBPK)

OCZ

Link 1 : R$ 219,90 : (OCZ2RPR800C44GK)

Entre essas memórias das opções 1 e 2...

Qual é melhor para cada opção de preço? porque?

As diferenças que vejo são na Marca, tensão e CL, opinem! =P

Att. Bruno Tacca.

--- edit ---

Configurações do Micro

MB AM2 940P ASUS M3A78

PROC. AM2 PHENOM 9950 X4 2.6GHZ 4.0 MB

Postado
Link 2 : R$ 196,90 : (F2-6400CL4D-4GBPK)

É a melhor entre elas.

Por ter o CL mais baixo e ser mais barata que as outras?

Comparando essa a G.Skill de CL 4-4-4-12 com a OCZ Gold de CL 5-5-5-18, a diferença de performance é grande? media? baixa? ou imperceptivel?

Adicionando uma duvida...

Para essa mobo M3A78...

Qual é kit contem mais performance:

4Gb (2x2Gb) 800Mhz Dual Channel

ou

4Gb (2x2Gb) 1066Mhz Single Channel

Qual a diferença entre as duas? o dual-channel de 800Mhz ira fazer mais diferença que as frequencias mais elevadas?

Grato. Att, Bruno Tacca.

UP. Mais algumas opiniões? Alguem? ^^

Aceitos todas possíveis!

Postado

Com 350 reais você já poderia ir de 4830, que é bem melhor que uma 9600 GT.

O Hd Prefira os Seagate pois tem a maior garantia do segmento, e se puder, pegue dois de 500 Gb pra fazer raid, ou apenas um de 1 Tb de você nem souber o que é Raid.

Abraços.

• Membro VIP
Postado

Então qualquer DDR2 800 MHz.

Dual channel, como já testado nos tópicos destacados, é um recurso dispensável. Frequência maior só dá uma maior velocidade no 'loading' dos games e de programas. No entanto, em questão de FPS, é imperceptível a diferença. O mesmo para latência, entre latência 4 ou 6, a diferença também é pequena.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...