Ir ao conteúdo

Como ligar capacitor variável em série.

adairlessa

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!

Estou montando um receptor que eu peguei na net, pra 7Mhz(40 metros),com a finalidade de radio escuta, o projeto é bem simples e segundo o autor consegue-se ouvir vários radioamadores falando, o esquema usa dois capacitores variáveis sendo um de + ou - 40pF pra sintonia fina (não é o trimmer) e outro maior de + ou - 400pF.O menor eu já encontrei, consegui numa sucata de um radio antigo da marca Philco/Ford, o segundo eu acho que vai me servir, ele é bem grande e tem 3 sessões, sendo que 2 são iguais e uma é um pouco menor, a questão é que eu queria somar as sessões do segundo para obter o maior valor possível e queria uma ajuda de quem já trabalhou com estes capacitores.Bem, por dedução eu acho que o chassi sendo o mesmo pra todas sessões deve ser a entrada e os terminais que vem na frente das sessões devem ser as saídas, supondo que a 1ª sessão tenha 200pF, a 2ª tenha 200pF e a terceira tenha 100pF, somando daria 500pF.O modelo é meio parecido com o da foto:

post-351077-13884951869169_thumb.jpg

Postado

Adair

Não há polaridade para o capacitor exposto na "FOTO" . O que há na verdade são duas partes: UMA FIXA e UMA MÓVEL.

Como a parte FIXA vai ser parafuzada ao chassis, essa PARTE automáticamente recebe o none de NEUTRA ou NEGATIVA, Isso porque 99% dos receptores são polarizados com a tenão negativa

ao chassis.

Também não existe ENTRADA ou SAÍDA para capacitor nenhum, pois AMBOS os terminais podem ser usados como ENTRADA ou

SAÍDA.

O que existe em uma capacitor são armazenamento de cargas POSITIVAS ou NEGATIVAS e a quantidade de cargas depende exatamente da proximidade dessas placas ou da quantidade das

mesmas placas. Essas cargas criam um diferença de potencial, ou,

"DDP" que tendem a se neutralizar quando colocamos uma carga entre seus terminais.

Quanto a capacitância do variável acima descrito, só mesmo com um capacímentro para que se possa ter uma ideia correta de sua

capacitância, a menos, é claro, que essa capacitância venha

marcado na própria peça.

Veja bem, essas capacitâncias de 200 pF + 200pF + 100pF que você passou corresponde a uma capacitância fixa e no caso da

peça da FOTO ele tem uma capacitância variável, como o próprio

nome já diz: (CAPACITOR VARIÁVEL).

Assim nesse ou em qualquer outro capacitor variável, essa capacitância varia de um mínimo a um máximo. Então se esses

200pF + 200pf + 100pF são obtidos com o capacitor totalmente

ABERTO, com ele totalmente FECHADO a capacitância será muito MAIOR.

É claro que se você pegar 3 capacitores: 1 de 200pF, outro de 200pF e mais um de 100pF e ligar os três em PARALELO, você terá

exatamente 500pF, mas, essa capacitância é fixa e não se altera.

Em se tratando de um capacitor variável essa capacitância irá

alterar para MAIS ou para MENOS, dependendo da posição das placas.

Resumo do resumo

Agricio

[email protected]

[email protected]

Postado

Ok, Agrício!Obrigado pela explicação!

- O capacitor da foto não é o meu e sim parecido com o que tenho;

- Eu sei que o capacitor variável tem mínimo e máximo, tipo 45pF - 200pF, porém o que me interessa é o máximo, e você já me ajudou quando disse que ligando as sessões em paralelo (200 + 200 +100 =500pF), eu somo as sessões!

Estou colocando o desenho do esquema.

Onde entra o cap. variável eu fiz um círculo em vermelho.Pelo que você explicou a alimentação de 12V entra no chassi (parte fixa) ou é o contrário?

post-351077-13884951878027_thumb.gif

Postado

Caro Adair

No esquema apresentado nenhuma das duas partes do capacitor variável vai ligado à terra ou negatico diretamente.

Você deve afixar o capacitor variável de tal forma que ele fique isolado da carcaça e ligar "QUALQUER" um dos lados ao +B

(na junção do resistor de 1K, do diodo zener de 9V e resistor

10K). O outro lado será ligado no COLETOR do TRANSISTOR BF494.

O aterramento desse capacitor será feito quando o transistor BF494 estiver conduzindo, via XRF de 420µH e o resistor de 3K3

Veja bem: Trata-se de um "OSCILADOR" formado pelo circuito tanque L1 + capacitor variável de 410 pF onde a descarga será

feita na transição "positiva" do sinal presente na base do

transistor BF494. Portanto esse capacitor varável não deve ser manuseado diretamente com os dedos ou mão, tendo em

vista que a capacitância presente nos dedos ou no próprio

corpo irá se somar à capacitância do próprio "variável" alterando dessa forma a sintonia do aparelho.

Apenas adiantando esse tipo de sintonia costuma causar

"MICROFONIA" por retorno da 2º ou 3º harmônica,

realimentando o próprio oscilador local, causando transtornos.

Então o "esmero e capricho" na montagem do capacitor variável é importantíssimo.

Espero ter ajudado

Agricio

[email protected]

[email protected]

• 2 meses depois...
  • Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...