Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe com conector 12v em curto tem solução?


Nino2009

Posts recomendados

Olá pessoal. Estou com uma placa mãe e quando eu ligo o conector 12v da fonte, nada funciona (o cooler da fonte e do processador ameaça da uma rodadinha e para) e quando eu ligo tudo sem esse conector tudo volta a funcionar normal só que não aparece imagem no monitor?

Já testei o processador, outra fonte e o problema infelizmente é mesmo na placa mãe.

Gostaria de saber se existe uma solução para este problema?

E se da para consertar em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser até mesmo a ventoinha, se o circuito de controle dela estiver com problemas no momento que você parte os 12V o pico de tensão na mesma pode derrubar a fonte, troque o cooler e veja o que acontece.

É possível...

Mas a tensão de 12V é utilizada pra muitas outras coisas mais, além da alimentação das ventoinhas... Este é o problema!

A princípio, as linhas de tensão mais baixa (3,3V) alimentam a parte lógica principal (processador, memória, chipset, etc.), as linhas de 5V alimentam também a parte lógica (toda a parte digital - circuitos TTL) e as de 12V alimentam todos os circuitos que possuem saídas/entradas analógicas (em conjunto com a tensão -12V), bem como todos os circuitos que fazem uso de motores (driver de CD, HD, etc).

Assim, fica difícil identificar onde exatamente é o problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível...

Mas a tensão de 12V é utilizada pra muitas outras coisas mais, além da alimentação das ventoinhas... Este é o problema!

A princípio, as linhas de tensão mais baixa (3,3V) alimentam a parte lógica principal (processador, memória, chipset, etc.), as linhas de 5V alimentam também a parte lógica (toda a parte digital - circuitos TTL) e as de 12V alimentam todos os circuitos que possuem saídas/entradas analógicas (em conjunto com a tensão -12V), bem como todos os circuitos que fazem uso de motores (driver de CD, HD, etc).

Assim, fica difícil identificar onde exatamente é o problema...

Tem alguma peça que posso trocar?

Só mesmo para não condena-la, pois é uma placa boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo este defeito e no mosfet regulador da placa.ta em curto.

Discordo por dois motivos:

1) Não se pode afirmar absolutamente nada sem fazer testes. O máximo que se poderia fazer é supor que o defeito esteja num determinado circuito ou componente;

2) Os mosfets reguladores que existem na placa mãe trabalham para fornecer as tensões que a placa precisa e que não são fornecidas diretamente pela fonte de alimentação (tensão de alimentação do chip do processador, das memórias, etc).

Estes circuitos reguladores não são alimentados pelos 12V (basta verificar a tensão dos capacitores que trabalham nestes reguladores e poderás verificar que são todos de 6,3V ou 10V).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo por dois motivos:

1) Não se pode afirmar absolutamente nada sem fazer testes. O máximo que se poderia fazer é supor que o defeito esteja num determinado circuito ou componente;

2) Os mosfets reguladores que existem na placa mãe trabalham para fornecer as tensões que a placa precisa e que não são fornecidas diretamente pela fonte de alimentação (tensão de alimentação do chip do processador, das memórias, etc).

Estes circuitos reguladores não são alimentados pelos 12V (basta verificar a tensão dos capacitores que trabalham nestes reguladores e poderás verificar que são todos de 6,3V ou 10V).

Tu moras no Engenho Novo?! Eu moro em Madureira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Eae pessoal, to com o mesmo problema. Idêntico.

O cooler só funciona sem o conector 12v, mas ai os sistema nao inicia.

Já verifiquei e não há capacitor estufado. Já testei outra fonte, outro processador e nada.

Minha placa é uma gigabyte on board GA-8vm800m.

vou testar outro cooler. Posto aqui em breve.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 5 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!