Ir ao conteúdo

PCI-E até R$ 300 e de baixo consumo

Posts recomendados

Postado

Eu tô numa baita dúvida entre comprar uma 4830 ou uma 4670. A primeira tem performance superior, mas a segunda gasta muito menos energia. Tanto performance quanto consumo são fundamentais pra mim, então é realmente uma decisão difícil...

Alguém sabe quando a 4730 vai chegar ao mercado? O site da Powercolor já anuncia o modelo deles há mais de uma semana, mas ainda não vi em lugar algum pra vender. Será que ela vai consumir menos energia que a 4770?

Obrigado.

Configuração (ainda a ser definida):

Athlon 4850e + Placa mãe 780G

ou

Dual Core E5200 + Placa mãe G31

• Membro VIP
Postado

A 4730 não vai ser tão econômica assim, ela deve começar a aparecer muito em breve, em lojas e em sites, mas lá fora, aqui no Brasil demora um pouco.

Jaja vem uma leva de placas mais tranquilas.

A 4770 é um começo, mas a 4750 vai tirar a 4670 do mercado na minha opinião.

• Membro VIP
Postado

Eu iria de 4770, uma vez que a menos que seu pc passe o dia todo ligado e usando aplicações 3D, a placa de video assim como os processadores tem gerenciamento de energia e reduzem seus clocks e tensão de acordo com a potencia exigida. Como as 47** natas( que usam o rv740) sao em 40nm, elas tendem a ser mais economicas. Acredito que as ddr5 também sejam mais economicas que as ddr3, mas isso é uma suposição minha.

Postado
A 4730 não vai ser tão econômica assim, ela deve começar a aparecer muito em breve, em lojas e em sites, mas lá fora, aqui no Brasil demora um pouco.

É mesmo, Xita? Li que ela não é feita com o chip de 40nm como era esperado, mas imaginei que fosse pelo menos mais econômica que a 4830 (ou a GeForce 9600 GT). Ou seja, pensei que seria o meu tão sonhado meio-termo entre a 4670 e as outras duas.

Jaja vem uma leva de placas mais tranquilas.

Será mesmo? O dólar tá subindo de novo... :wacko:

A 4770 é um começo, mas a 4750 vai tirar a 4670 do mercado na minha opinião.

Imagino, mas essa deve sair só no ano que vem, né? Não dá pra esperar tudo isso. ^^

Eu iria de 4770, uma vez que a menos que seu pc passe o dia todo ligado e usando aplicações 3D, a placa de video assim como os processadores tem gerenciamento de energia e reduzem seus clocks e tensão de acordo com a potencia exigida. Como as 47** natas( que usam o rv740) sao em 40nm, elas tendem a ser mais economicas. Acredito que as ddr5 também sejam mais economicas que as ddr3, mas isso é uma suposição minha.

Sim, você tem razão. O Faller postou uma tabelinha em outro tópico que dizia que a 4770 consome só 17.4w em idle e 49.5w em peak, o que é muito menos do que a 4830 e quase a mesma coisa em peak que a 4670 (a diferença é que a última gasta apenas 8.7w em idle).

O grande problema é o preço salgado (para mim) dela. R$ 400,00 realmente estoura meu orçamento. Ideal pra mim é algo na faixa de 200 ou 300, no máximo. No mercado há várias opções bem melhores que a 4670 nessa faixa, como as já citadas 4830 e 9600 GT e talvez até a 3870 e (com muita sorte) a 4850. Infelizmente, todas essas placas possuem consumos de energia absurdos.

Acho que tá mais do que na hora dos fabricantes começarem a lançar placas poderosas e de baixo consumo, seja pela crescente preocupação com o meio ambiente, seja pela importante economia de energia nessa crise mundial. Acho que a 4770 foi um passo importante nessa direção, mas gostaria que eles lançassem algo melhor para o mercado de baixo orçamento.

Postado

ano q vem não! exagerado! :)

qto a energia, eu concordaria, mas não tem muito como baixar nas ultra-top o consumo alto em uso. O q eu vou ficar feliz é no dia em q em idle elas consumirem essas misérias da 4770 ou da 4670. :)

Imagina, uma placa q arranca as tripa e come 150W quando tá forçando tudo, mas quando fica calcinha, toma uma maracujina e dorme commm menos de 10W? :D

• Membro VIP
Postado
É mesmo, Xita? Li que ela não é feita com o chip de 40nm como era esperado, mas imaginei que fosse pelo menos mais econômica que a 4830 (ou a GeForce 9600 GT). Ou seja, pensei que seria o meu tão sonhado meio-termo entre a 4670 e as outras duas.

É meu caro, RV770 e com clock alto, o consumo sobe mesmo.

Será mesmo? O dólar tá subindo de novo... :wacko:

Calma, ele deve estabilizar.

Tudo que sobe desce, se a bolsa sobe muito ela sempre cai depois, e enquanto essa crise desgraçada não passar de vez a bolsa vai continuar de TPM.

Imagino, mas essa deve sair só no ano que vem, né? Não dá pra esperar tudo isso. ^^

O, bate no silício ! :D

Eu chuto agosto, e com a melhoria no processo (que tá demorando..) tanto ela como a 4770 podem ter consumo menor do que se pensava.

Sim, você tem razão. O Faller postou uma tabelinha em outro tópico que dizia que a 4770 consome só 17.4w em idle e 49.5w em peak, o que é muito menos do que a 4830 e quase a mesma coisa em peak que a 4670 (a diferença é que a última gasta apenas 8.7w em idle).

Pra variar ele está certo. ^_^

O grande problema é o preço salgado (para mim) dela. R$ 400,00 realmente estoura meu orçamento. Ideal pra mim é algo na faixa de 200 ou 300, no máximo. No mercado há várias opções bem melhores que a 4670 nessa faixa, como as já citadas 4830 e 9600 GT e talvez até a 3870 e (com muita sorte) a 4850. Infelizmente, todas essas placas possuem consumos de energia absurdos.

Se puder esperar espere, se não puder compre agora.

Mas os preços mudarão em breve. Aliás, já mudaram para as 48*0 por aqui. Ebaa !

Acho que tá mais do que na hora dos fabricantes começarem a lançar placas poderosas e de baixo consumo, seja pela crescente preocupação com o meio ambiente, seja pela importante economia de energia nessa crise mundial. Acho que a 4770 foi um passo importante nessa direção, mas gostaria que eles lançassem algo melhor para o mercado de baixo orçamento.

Concordo plenamente, mas o que importa é mostrar quem em a berinjela maior, haja visto que quando sai uma placa poderosa é um cacarejo geral, dane-se o consumo.

Ainda bem que existem mercados que demandam produtos de baixo consumo, e a AMD adora agradá-los (vulgo velho mundo)

Imagina, uma placa q arranca as tripa e come 150W quando tá forçando tudo, mas quando fica calcinha, toma uma maracujina e dorme commm menos de 10W? :D

HAuahuahuahuahuauahuahauhau

Maracujá é relativo, prefiro Diazepam, é tiro e queda (literalmente hehehe)

Duvida que isso seja bem melhorado na próxima geração, com a AMD socando o CnQ à força nas placas ?

jaja algum me xinga por eu falar de undervolt em metade dos meus posts..

---

Teste com Catalyst 9.6

http://www.xbitlabs.com/articles/video/display/catalyst-9-6.html

Postado
É meu caro, RV770 e com clock alto, o consumo sobe mesmo.

Que pena, tava na expectativa dela. Tomara que a chegada dela ao mercado ao menos baixe o preço da 4670, que pra mim, em termos de performance, já está de bom tamanho. Duro é pagar 300 reais nela sendo que pelo mesmo preço é possível comprar uma placa com performance bem superior. :rolleyes:

Calma, ele deve estabilizar.

Tomara. XD

O, bate no silício ! :D

Eu chuto agosto, e com a melhoria no processo (que tá demorando..) tanto ela como a 4770 podem ter consumo menor do que se pensava.

Opa, aí talvez até role esperar!

Mas já houve algum anúncio oficial dessa 4750? Pesquisei no google e o máximo que achei foi o review de um suposto protótipo dela, mas tô achando que era na verdade uma 4770 que os caras do site deduziram que se chamaria 4750 na época, já que o protótipo não tinha nome.

Fora isso não acho notícias sobre o lançamento dessa placa. Se for pra ser lançada em agosto mesmo, deveria haver alguma informação na net, não?

Concordo plenamente, mas o que importa é mostrar quem em a berinjela maior, haja visto que quando sai uma placa poderosa é um cacarejo geral, dane-se o consumo.

Ainda bem que existem mercados que demandam produtos de baixo consumo, e a AMD adora agradá-los (vulgo velho mundo)

HAuahuahuahuahuauahuahauhau

Maracujá é relativo, prefiro Diazepam, é tiro e queda (literalmente hehehe)

Duvida que isso seja bem melhorado na próxima geração, com a AMD socando o CnQ à força nas placas ?

Acho que o canal é esse mesmo. Arrumar um jeito da bichinha dormir e usar pouca energia quando estiver "calcinha" :P

Soda é que de vez em quando dou uma lida nos tópicos oficiais das placas de video aqui no fórum e pouquissima gente se liga em consumo de energia. Povo se preocupa mais em saber se as placas esquentam ou se suas fontes aguentam o baque.

Isso até faz sentido nos modelos high-end, pois é difícil imaginar que um mané com cacife pra comprar uma 4870x2 da vida se preocupe com conta de luz. Porém, a galera que compra low/mid-end devia se ligar mais nisso. É tão importante...

jaja algum me xinga por eu falar de undervolt em metade dos meus posts..

hahahahahahah!

**, e eu que tô DOIDO pra testar esse trem no meu P4zinho, mas não consigo descobrir onde fica o bendito do "jumper" pra resetar o PC quando ele travar na tensão limite! Maldito curso de montagem que faz falta! :D

• Membro VIP
Postado

Carpa, encontrar uma HD4770 já vai ser um desafio em tanto, se sua preocupação é economia de energia eu faria uma forcinha e estourava o orçamento, afinal se for comprar uma 4830, mesmo sendo mais barata, vai acabar gastando mais levando em conta a energia a mais consumida... claro que você pode esperar pela HD4750, mas ae vai da sua urgência em pegar uma VGA nova...

Postado
Carpa, encontrar uma HD4770 já vai ser um desafio em tanto, se sua preocupação é economia de energia eu faria uma forcinha e estourava o orçamento, afinal se for comprar uma 4830, mesmo sendo mais barata, vai acabar gastando mais levando em conta a energia a mais consumida... claro que você pode esperar pela HD4750, mas ae vai da sua urgência em pegar uma VGA nova...

Sim, a 4830 ou uma 9600 GT que nem a sua estão fora de cogitação por causa do alto consumo. O que dói é que elas custam a mesma coisa que a 4670, atual melhor alternativa em consumo de energia, sendo que são muito melhores. :(

• Membro VIP
Postado

A 4770 promete bastante de overclock, ao mesmo tempo que deve consumir muito menos e com um bios mod quem sabe da de fazer ate o undervolt dos sonhos do xita, ai quando você tiver lendo as paginas aqui do forum deixa ela ligada em 3 pilhas AA...

Se você encontrar ela realmente ira valer a pena gastar esses 100 reais a mais visto que ela vai durar no minimo uns 8 meses a mais que a 4670 aguentando os jogos e demais coisas.

Postado

eu indicaria você a comprar a MSI HD4830 de 4+1 phases!

essa sim tem um consumo menor que a HD4830 além da performance superior! e ficaria no meio termo entre 4760 e 4830 calculando o consumo e ficaria acima das 2 no quesito desempenho!

Postado
eu indicaria você a comprar a MSI HD4830 de 4+1 phases!

essa sim tem um consumo menor que a HD4830 além da performance superior! e ficaria no meio termo entre 4760 e 4830 calculando o consumo e ficaria acima das 2 no quesito desempenho!

Interessante. Sabe onde eu acho ela à venda?

Obrigado.

Postado

olha, eu acho até q se for pra esperar até agosto pela 4750, corre-se o risco de a 4770 já ser normalizada até lá, e ele ter poder de escolha livre.

E sim, maldita gripe q até digitar eu erro, e a placa tinha q ficar calcinha... ;)

Postado
olha, eu acho até q se for pra esperar até agosto pela 4750, corre-se o risco de a 4770 já ser normalizada até lá, e ele ter poder de escolha livre.

Pois é, tem essa também. Duvido que eles lancem outro modelo de 40nm no mercado antes de conseguirem suprir a demanda da 4770. Vamos ver se tenho paciência pra esperar até lá. Tô cada vez mais pendendo pra 4670 mesmo... ^_^

E sim, maldita gripe q até digitar eu erro, e a placa tinha q ficar calcinha... ;)

Nossa. Melhoras, cara.:bigs:

Postado

O mais rápido possível, cara. Só tô esperando achar a config ideal.

Na verdade é pra um PC novo que minha irmã quer montar pra economizar energia e ao mesmo tempo ter uma performance melhor, pois o PC dela é pior que o meu (Duron 1.8, acho).

O plano inicial era pegar uma placa mãe com chipset 780G (indicado pelo Xita) e um processador Athlon 4850e. Só que esse conjunto tá tão caro que sai quase o mesmo preço de um Dual Core E5200 + Gigabyte GA-G31M-ES2C + uma VGA offboard de 200 reais -- o que é muito superior em termos de performance e não é tão inferior em termos de consumo, já que o E5200 também é econômico.

A VGA de 200 reais era pra ser uma Geforce 9400 da vida, mas aí eu convenci ela a aumentar o orçamento pra uns 250-300 pra pegar uma 4670, que é muito melhor e mais econômica. Só que agora tô empacado nessa questão do custo x beneficio (custo x performance, no caso) da 4670 estar bem ruim aqui no mercado brasileiro. Se ela baixasse pra menos de 200 contos eu pegava na hora...

Postado

é, abaixo de 300 tá difícil.

E com a crise, tem muita loja deixando esvaziar estoque antes de comprar. Isso acaba atrasando as quedas de preços.

4670 abaixo de 300 só com 512 mega ao invés de 1 giga. E mesmo assim não é tão abaixo. :( Tradução, abaixo de 200 é ****... Além do q ía ter tanta gente comprando q ela ia saltar de volta em menos de 24horas! :D

Vamos de novo: tu vai segurar até agosto ou não?

porque, se tu segurar até lá, provavelmente teremos tanto a 4770 como a 4750 no páreo.

Qto ao conjunto, tu q sabe... mas eu seria mais do 780G tanto por poder adiar a compra da VGA qto por gosto. Por outro lado, óbvio q vai ser mais caro porque um chipset desses engloba o preço de uma VGA na MB. Mas não sei se tu não tá comparando performance errado não... Pro meu gosto, o 780G tem MUITA força.

Se bem q eu tenho q ficar quieto, com as 790GX novas no lab e o 790FX aqui. :)

Postado
é, abaixo de 300 tá difícil.

E com a crise, tem muita loja deixando esvaziar estoque antes de comprar. Isso acaba atrasando as quedas de preços.

4670 abaixo de 300 só com 512 mega ao invés de 1 giga. E mesmo assim não é tão abaixo. :( Tradução, abaixo de 200 é ****... Além do q ía ter tanta gente comprando q ela ia saltar de volta em menos de 24horas! :D

No ML tem 4670 da HIS tanto de 512 quanto de 1 GB por R$ 260-270. Bom, pelo menos tem agora, enquanto escrevo esta mensagem XD

Vamos de novo: tu vai segurar até agosto ou não?

porque, se tu segurar até lá, provavelmente teremos tanto a 4770 como a 4750 no páreo.

Sinceramente não sei, cara. Tenho que pensar direito. Não quero comprar agora e me arrepender quando sair a 4750 e o preço da 4670 baixar, mas também não sei se vai baixar taaaanto assim. Sei lá se vale a pena esperar 3-4 meses pra pagar R$ 50,00 a menos.

Quanto à 4770 ou 4750, só se o preço baixar bem mesmo, pois eu já engordei o orçamento demais pro gosto da minha irmã. :D

Qto ao conjunto, tu q sabe... mas eu seria mais do 780G tanto por poder adiar a compra da VGA qto por gosto. Por outro lado, óbvio q vai ser mais caro porque um chipset desses engloba o preço de uma VGA na MB. Mas não sei se tu não tá comparando performance errado não... Pro meu gosto, o 780G tem MUITA força.

Se bem q eu tenho q ficar quieto, com as 790GX novas no lab e o 790FX aqui. :)

Veja bem:

Athlon 4850e + Placa mãe 780G + 4670 = R$ 800 (estoura o orçamento)

Athlon 4850e + Placa mãe 780G c/ video onboard = R$ 550,00

Dual Core E5200 + Placa mãe G31 + 4670 = R$ 590,00

------------------

Também gosto muito do 780G, porém, por mais interessante que a HD 3200 seja para uma VGA onboard, a performance dela ainda é inferior a uma HD 3450 e bem inferior a uma 4670. O processador do kit Intel também é superior ao 4850e -- que está com um preço absurdo aqui no Brasil -- mas isso é assunto pra outro tópico.

Ou seja, não acho que eu esteja com uma ideia errada de preço x performance não, cara. Lembrando que não inclui o kuma no orçamento AMD porque o TDP dele é absurdamente alto e fora de cogitação pra quem quer montar um PC green.

• Membro VIP
Postado

Essa sua conta esta estranha. você encontra placa-mãe 780g por 250 reais se procurar bem, me refiro a Ecs A780gm-a que eu inlcusive possuia e o video onboard é realmente otimo. Ja processador um atlon novo 7750 sai por 180 reais no ML. so fica a duvida do consumo. Mas com o CnQ ativado o consumo cai de forma excelente.

Postado
Essa sua conta esta estranha. você encontra placa-mãe 780g por 250 reais se procurar bem, me refiro a Ecs A780gm-a que eu inlcusive possuia e o video onboard é realmente otimo. Ja processador um atlon novo 7750 sai por 180 reais no ML. so fica a duvida do consumo. Mas com o CnQ ativado o consumo cai de forma excelente.

Não conheço essa marca ECS (só de nome), então tava fazendo a conta com base no modelo da Gigabyte. Esse modelo da ECS é bom?

Como falei no tópico, não inclui o 7750 porque o TDP dele é muito alto. Não adianta nada eu evitar de pegar uma 4930 pra pegar um processador de 95W. Só achei uma loja que vende o 4850e de 45W aqui no Brasil, e ela cobra 250 reais nele (sendo que nos EUA ele é mais barato que o 7750...)

Quanto ao CNQ, o 5200 também tem recurso pra baixar o clock em idle, não? Pelo menos me disseram que o Speedstep faz a mesma coisa que o CNQ.

Postado

A A780gm-a me parece ser uma ótima placa sim. Pelo que vi, ela usa capacitores sólidos e bobinas com núcleo de ferrite no circuito regulador de tensão. Esse mesmo circuito não tem muitas fases igual a placas mais caras, mas isso só vem a ser um problema se a ideia for fazer overclocks, o que não é o caso.

No mais, a qualidade de construção da placa parece bastante boa, e o desempenho é similar a outras placas com o mesmo chipset. A unica coisa que ela peca um pouco é que ela não possui um chip de memoria dedicado para a gpu, o que faz com que o desempenho 3D seja um pouco inferior do que modelos que possuam essa memoria dedicada. O que novamente não deve ser um problema.

• Membro VIP
Postado

Hmm, Carpa, acho que você deve dar uma olhada nesse artigo:

http://www.tomshardware.com/reviews/athlon-64-power,2259.html

Achar de outra fonte esses mesmos resultados seria interessante, com o Tom's você tem que sempre ficar com um pé e meio atrás. Mas eu tenho tanto o AX2 Brisbane quanto o C2D, ops, Core i3 Wolfdale, eu acredito pelo TDP que observo que o C2D seja bem mais eficiente, e acho que o Brisbane G2 realmente não supera o Wolfdale em consumo e também apanha em eficiência, mesmo gastando uma merreca a menos em idle (e mais em full load, de acordo com o Tom's).

Só fica uma dica, que não vi você comentar... não adianta absolutamente nada comprar hardware todo green e tacar uma fonte barata pra tocar o sistema, pois no final das contas você não vai ter economizado nada. ^^

• Membro VIP
Postado

Isso é verdade, se a eficiencia da fonte for ruim você vai gastar um monte de energia e o unico beneficio será ter um aquecedor no quarto.

Quanto a qualidade da ECS eu tiro o chapeu para essa placa que citei em especial. Ela é realmente muito boa e as novas unidades estão trazendo o chip sul 750 em vez do padrão, 700. Tem um topico exclusivo dela muito comentado inclusive. Quanto ao sideport que o amigo citou acima, bem ele so está disponivel nas 790gx, como essa asus que tenho, mas as diferenças entre o 790gx e o 780g acabam por ai. O 790gx nada mais que o 780g overclockado e com uma memoria dedicada implantada na placa-mãe e que tem o nome de sideport. No mais é igual.

O problema fica por conta do processador que sai caro, mas mesmo assim da 500 reais a conta na pratica. Sobra ai neste caso o espaço estão requisitado para um futuro upgrade com uma placa de video futura, outra grande vantagem é a retrocompatibilidade que a AMD criou, com essa A780gm-a, por ser AM2+, ate mesmo um Phenom II como esse meu X3 720 é compativel e sei disso porque eu mesmo usei por uma semana aqui ele com a dita cuja.

Postado

na verdade, o 780g também pode ter vídeo dedicado fundido na MB. pouqíssimas fazem isso, como por exemplo a minix. ;)

eles não tinham atualizado a gpu da 790gx não? não só clock, geração mesmo?

Postado

Obrigado pelas respostas, gente. Como o Paladin disse, já eu acabei exagerando nesse off-topic -- o que tentei evitar, mas acabei falhando -- por isso foi ser breve nas respostas. :)

Bom saber que essa versão da ECS é boa, mas mesmo assim fica em R$ 500,00 contra R$ 340,00 do kit intel, que tem performance superior e, segundo o link potado pelo paladin, eficiência também. Ele perde de lavada no vídeo onboard, mas sobra dinheiro pra comprar uma boa placa offboard com desempenho melhor que a HD 3200 do 780G, então creio que seja mesmo a melhor opção (a menos que comecem a vender o 4850e ou 5050e por um preço justo aqui no Brasil...)

Não se preocupem, pois a fonte foi a primeira coisa que eu vi. :D

Vou pegar uma Zalman 360B ou, dependendo do preço, uma Corsair 450vx. Sou fã da Corsair, mas a Zalman também é uma bela fonte com PFC ativo e eficiência acima de 80%, então acho que qualquer uma me atenderá bem.

Acho que vou esperar pelo menos até a 4730 chegar ao mercado brasileiro, pra ver se haverá uma mudança de preços até lá. Não sei se vou ter paciência pra esperar até um lançamento indefinido da 4750, pois tô doido pra tirar uma casquinha desse PC da minha irmã e jogar Fallout 3 XD

Obrigado a todos pelas respostas. Ajudaram bastante. :lol:

Achei no Ebay o 4850e OEM por 79 dólares com frete, e ainda um tal de 4050e que eu nem conseguia por apenas 59 dólares com frete (ambos tem TDP de apenas 45W). Esses preços fariam a 780G extremamente viável novamente, mas sei lá se é confiável comprar peça no Ebay (ainda mais OEM...)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!