Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ativar hot swap SATA em um Debian já instalado

Elfo

Posts recomendados

Olá pessoal do CDH.

Tenho uma máquina com Debian ETCH, kernel 2.6.26, 1 hd SATA 500. Placa-mãe GA-945GCMX-S2, cujo controlador suporta hot-swap (pelo menos é o que o manual diz), e ao que parece, com todos os módulos necessários carregados. Recentemente instalei um enclosure para 3 hds SATA, e preciso do hot-swap, porque a intenção é utilizar um hd em RAID 1 por software, e os outros 2 hds servirão para realizar cópias de segurança dos arquivos, e devem ser trocados uma vez por dia.

Meu problema é, não posso formatar essa máquina. E minha dúvida é, teria como habilitar AHCI ou algum software que possa me auxiliar para fazer o hot-swap?

Procurei aqui no fórum, e em diversos outros fóruns, e por enquanto, não consegui achar nada.

Desde já agradeço a atenção.

Grato

--elfo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, talvez eu esteja enganado, mais o Hot-swap é gerenciado pelo hardware o sistema não tem participação, pelo menos é assim nos IBM que eu cuido.

Hot swapping

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Hot swap ou Hot swapping (A tradução literal é Troca quente) é a capacidade de retirar e de substituir componentes de uma máquina, normalmente um computador, enquanto opera (ou seja não é necessário reiniciar o computador).

Os exemplos mais comuns são os dispositivos USB e FireWire tais como: mouse, teclado, impressoras e pendrive. Normalmente exige software do tipo Plug and Play

Os discos RAID são hot-swap, ou seja um disco com falha pode ser removido ou substituído sem perda de dados ou interrupções do servidor graças a controladora de hardware RAID e o carregador de disco. Com o hot-swap RAID, o sistema continua operando, enquanto o conteúdo do disco avariado é reconstruído em um disco sobressalente, usando informação redundante ou paridade. Fonte:Wikipédia

Link para o comentário

Obrigado pelo post, Mohammed.

Olhando o manual da placa-mãe, vi que ela suporta hot-swap. Porém, ela não tem controlador RAID. Por isso, pensei em utilizar RAID 1 por software, ou até mesmo um script que use rsync, sei lá. Minha questão é, como remover e colocar os hds sem desligar a máquina...Será que teria alguma forma?

Link para o comentário

Só se for via USB.

Use gavetas externas que aí vai funcionar perfeitamente.

Infelizmente, não é uma opção para mim...

Bem, continuando com a odisséia. Será que, seu eu comprar uma placa-mãe que tenha suporte nativo RAID, eu consigo habilitar RAID 1 no kernel sem precisar reinstalar tudo?

Link para o comentário

• Membro VIP

O que você quer só é possível se você tiver uma Cage que suporte isso. Isso só é possível em servidores.

A questão deste recurso envolve o hardware e o software ( no caso, a controladora e o sistema operacional). Se o hardware não suporta ( hd dentro de um cage que dê essa opção ), não há software que faça milagres, o processo é elétrico.

Link para o comentário

Cara, eu baixei o manual não vi nada escrito a hot-swap sem contar que essa função geralmente é encontrada em servidor, pelo que eu entendi o raid que ele fala é apenas para você escolher o boot pelo hd sata ou ide, ou seja o termo está empregado de outra forma, melhor você ler novamente para não queimar os seus componentes tirando e colocando no micro ligado

Link para o comentário

O que você quer só é possível se você tiver uma Cage que suporte isso. Isso só é possível em servidores.

A questão deste recurso envolve o hardware e o software ( no caso, a controladora e o sistema operacional). Se o hardware não suporta ( hd dentro de um cage que dê essa opção ), não há software que faça milagres, o processo é elétrico.

E a parte de fazer só o hot swap? Ai eu nem faria o tal do RAID, só usaria um script de rsync. O importante são os dados serem backupeados como o patrão quer...

Então Mohammed:

Serial ATA 3.0 Gb/s

The SATA specification doubles bus bandwidth from 1.5Gb/s to 3Gb/s. Native Command Queuing is a new specification that enables out-of-order execution of commands for efficient retrieval of data. Hot Plug support allows users to insert and remove hard disk drives without shutting off power to the system.

isso está descrito aqui:

http://www.gigabyte.com.tw/Products/Motherboard/Products_Overview.aspx?ProductID=2521

Será que levei a sério demais o que estava na descrição? hehehe

Link para o comentário

• Membro VIP

Ah, mas pera aí, agora entendi sua intenção. Esse recurso é disponível para qualquer HD sata. É que nem um pendrive. No entanto, preste atenção num detalhe, você pode remover o disco do sistema, tendo o cuidado de removê-lo pelo sistema( como um pendrive) e desconectar os cabos, de dados e o de força. Realmente, essa tecnologia possui esse recurso e pode ser removida com o sistema ligado.

Agora, algo bem interessante que não sabia que essa controladora tinha capacidade:

http://www.tomshardware.com/reviews/southbridge-battle,1394-3.html

Ela faz RAID ( eu estou falando da ICH7-R, é a sua ? ), mas, lendo alguns comentários, ela é bem limitada e esquenta pra caramba.

Agora, no linux....

A intel informa que essa controladora possui suporte no linux para RAID:

http://www.intel.com/support/chipsets/imsm/sb/CS-020663.htm

Pelo que li dessa controladora, você seta na BIOS o RAID. Logo após, use o comando MD para setar o RAID:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Como-fazer-RAID-0-com-mdadm-no-Debian/

Link para o comentário

Ah, mas pera aí, agora entendi sua intenção. Esse recurso é disponível para qualquer HD sata. É que nem um pendrive. No entanto, preste atenção num detalhe, você pode remover o disco do sistema, tendo o cuidado de removê-lo pelo sistema( como um pendrive) e desconectar os cabos, de dados e o de força. Realmente, essa tecnologia possui esse recurso e pode ser removida com o sistema ligado.

Agora, algo bem interessante que não sabia que essa controladora tinha capacidade:

http://www.tomshardware.com/reviews/southbridge-battle,1394-3.html

Ela faz RAID ( eu estou falando da ICH7-R, é a sua ? ), mas, lendo alguns comentários, ela é bem limitada e esquenta pra caramba.

Agora, no linux....

A intel informa que essa controladora possui suporte no linux para RAID:

http://www.intel.com/support/chipsets/imsm/sb/CS-020663.htm

Pelo que li dessa controladora, você seta na BIOS o RAID. Logo após, use o comando MD para setar o RAID:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Como-fazer-RAID-0-com-mdadm-no-Debian/

Anjoed, obrigado pelo post.

Bem, a controladora é a ICH-7, sem o R, então, ela não tem suporte nativo de RAID.

Isso me deixou bem chateado, mas a vida deve continuar.

Estava lendo em algum lugar que o udev pode gerenciar hot swap de hds SATA. Mas, devo confessar que não faço a minima ideia de como fazer isso. Alguém já usou? Poderiam me dar uma dica?

Eu fiz o seguinte teste. Simplesmente apertei o botão de desligar o hd SATA que está no gaveteiro SATA (enclosure). Retorna um erro:

"ata3: link is slow to respond, please be patient (ready=0)"

E o sistema operiacional não responde quando faço isso.

Então, continuando, simplesmente liguei o hd SATA novamente e o sistema

voltou a responder, e retornou:

sd 2:0:0:0: [sda] 976771055 512-byte hardware sectors (500107 MB)
sd 2:0:0:0: [sda] Write Protect is off
sd 2:0:0:0: [sda] Mode Sense: 00 3a 00 00
sd 2:0:0:0: [sda] Write cache: enabled, read cache: enabled, doesn't support DPO or FUA

Posso entender por ai que a função de hot swap do hardware está funcionando. Só que, como usar isso para fazer um hot swap mesmo?

Aguardo respostas.

Obrigado

Link para o comentário

Anjoed, desculpe se expressei mal minhas dúvidas.

É que eu sou um zé-mané em linux, e sou pior ainda para descrever as coisas...

Não vou remeter ao velho cliche "A minha dúvida é simples", porque sei que não é. Tudo parece muito cabeludo a essa altura do campeonato.

Bem, partindo do princípio que eu já tenho um debian instalado, suas partições são todas em REISERFS, e os compartilhamentos já são utilizados pelos usuários da rede. O que eu quero saber é como montar um RAID 1 via software sem precisar formatar a máquina. Esse RAID 1 vai espelhar o /sda que é o hd principal em três outros hds SATA que tenho aqui.

Mas, a intenção é sempre substituir os hds desse RAID 1. Além de me dar segurança às falhas que o hd principal possa sofrer, de quebra vira o backup do servidor, entendeu?

Por isso comentei do hot-swap.

Caso eu não consiga fazer RAID 1 por software do jeito que eu coloquei à cima, pelo menos gostaria de usar o hot-swap para substituir meus hds, e o backup eu faço com um script de rsync mesmo.

Até onde meu escasso conhecimento sobre RAID vai, se eu fosse usar RAID por software, eu teria que formatar o hd e usar a o sistema de arquivos específico para RAID. Porém, infelizmente eu não posso formatar esse hd, porque já existem documentos da empresa lá. Diga-se de passagem, a vida da empresa está nesse HD.

Então, a pergunta que era uma e já era um caos, duplicou-se e viraram duas.

A) Posso fazer RAID 1 em software sem precisar formatar o HD principal?

B) como eu posso fazer hot-swap sem travar o debian? eu uso o udev ou alguma outra coisa para isso? ou o linux deveria entender o que é hot-swap sozinho?

Novamente, peço desculpas se não consegui descrever de forma mais clara, eu realmente sou péssimo em transmitir idéias (se escrito tá difícil, imagina só falando!)

Se algum ponto não ficou claro, eu vou tentar esclarecer.

Agradeço a ajuda.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Obrigado Anjoed, e desculpa pela demora para responder o tópico.

Infelizmente, esse tutorial que você colocou o link eu já vi, e ensina como fazer RAID 1 por software em um sistema já instalado, porém, em partições vazias.

Eu precisava fazer isso com partições que já estão ocupadas. Até onde vai meu parco conhecimento, não tenho como mudar uma partição REISERFS para uma partição RAID sem formatar.

Bem, vou ficar com o RSYNC mesmo, agora só falta aprender como usar o udev para poder montar os hds na mesma partição.

Agradeço muito a ajuda de vocês.

-elfo

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!