Ir ao conteúdo

M3A78 ou M4A78 - Ambas mesmo preço - Duvida

dohko

Posts recomendados

Postado
Na prática a diferença entre DDR3 e DDR2 é insignificante, ainda.

Eu ainda não vi e nem usei nehum ddr3, mas na teoria muda e muito, são 3 ao invés de 2 em um pulso de clock, e uma taxa bem maior 1600MHz, o preço eu sei que é astronômico, só não entendo porque não partem logo para as DDR5 já usadas nas VGAs da ATI, será porque não iriam conseguir velocidade nos barramentos e tal? Só sei que o Hypertransport 3.0 também está baixo, esse assunto deve render muio pano...

• Moderador
Postado
Eu ainda não vi e nem usei nehum ddr3, mas na teoria muda e muito, são 3 ao invés de 2 em um pulso de clock, e uma taxa bem maior 1600MHz, o preço eu sei que é astronômico, só não entendo porque não partem logo para as DDR5 já usadas nas VGAs da ATI, será porque não iriam conseguir velocidade nos barramentos e tal? Só sei que o Hypertransport 3.0 também está baixo, esse assunto deve render muio pano...

É mas já vimos que nesse mundo teoria não é prática. Está aí o PCI-E para comprovar sua quase nenhuma diferença para o AGP8X. Vários testes já comprovaram que a diferença entre as DDR é muito pequena.

Postado

Opa!

A discurssão está ótima!

Placas mães para AMD que usasm DDR3 só é permitido o usos de processadores AM3, o soquete não encaixa Processadores anteriores.

Placas mães para AMD que usam DDR2, de 125W para mais e algumas de 95W, suportam todos os AM3, AM2+ e AM2, basta observa se no site do fabricante há um bios disponível, e se a TDP do processador não ultrapassa a da placa.

Esse informação é muito útil... Obrigado!

Conclusão, uma mudança boa mesmo seria mobo am3 com ddr3, mobo am3 com ddr2 não tem muita diferença... certo?

abraços

• Moderador
Postado
Opa!

A discurssão está ótima!

Esse informação é muito útil... Obrigado!

Conclusão, uma mudança boa mesmo seria mobo am3 com ddr3, mobo am3 com ddr2 não tem muita diferença... certo?

abraços

Na prática, como já disse, a diferença é muito pequena entre DDR2 e DDR3. Mas vai de cada um já investir ou não. Se os preços estiverem muito próximos, até vale à pena.

Postado

2º o EVEREST 5.0, me corrijam se eu estiver errado ou se o poste estiver off:

DDR3 1333 e DDR2 1066 facilmente encontrada no mercado e ambas a preços bem semelhantes dar um diferença de desempenho pró DDR3 1333 de ± 7%

Processador usado x4 810

Postado
Na prática, como já disse, a diferença é muito pequena entre DDR2 e DDR3. Mas vai de cada um já investir ou não. Se os preços estiverem muito próximos, até vale à pena.

Hum, entendi..

No meu caso que já tenho minhas ocz ddr2 800 e vou ter q usar um sempron pra depois pegar um phenon ii a m3a78 tá nos trinques, rs =)

abraços

• Membro VIP
Postado

Continuam sendo DDR, não são 3 dados por pulso de clock.

Não adianta a banda aumentar tanto se as latências sobrem junto. Uma DDR400 a 1,5-2-2-5 é mais rápida que uma DDR31600 9-9-9-24 "no fim das contas".

O Preço baixou e muito ultimamente, e vai baixar cada vez mais.

As placas de vídeo usam GDDR em sua esmagadora maioria, são mem;orias diferentes.

2º o EVEREST 5.0, me corrijam se eu estiver errado ou se o poste estiver off:

DDR3 1333 e DDR2 1066 facilmente encontrada no mercado e ambas a preços bem semelhantes dar um diferença de desempenho pró DDR3 1333 de ± 7%

Processador usado x4 810

A banda aumenta, a latência nem sempre diminui, mas quando se coloca na ponta do lápis o tempo que a mem[oria leva pra fazer uma operação, as GeiL One (a DDR400 que eu falei acima) ainda é mais rápida.

O ganjo das DDR3 frente às DDR2 nos Phenom II e nos C2D é de 5% em média mas em muitos casos ela é inexistente ou negativa.

Isso esperamos que mude com o tempo (e a criação de DDR3 com latências menores)

• Membro VIP
Postado

Sobre essa história de placa-mãe AM2 não suportar AM3...

Me expliquem isto:

Como a ECS A780GM-A é recomendada pela AMD para os Phenom X4? a AMD está errada, em seu site oficial? a ECS, tb erra junto...?

De novo: AM2 e AM3 não são 486. A diferença está dentro do processador, na controladora de RAM. Se um AM3 é colocado numa placa AM2+ ele vai rodar com HT reduzido e clock normal.

e DDR3, só se essa latência de 20 cair... do contrário, ponham memos 1066, botem a 800 e reduzam latencia pra ganhar desempenho...

Postado

Nossa que tópico lindo, quanta informação para um dilema que seria apenas a diferença entre o VRM(125 vs 140W), e em se falando nisto Cláudio a ECS A780GM-A tem TDP de 95W e Phenons x4 até o 9850 há versões de 95W, portanto a recomendação da AMD pocede.

Lembrete:

AM3 = 938 pino, Controladora DDR3/DDR2, HTT 3.0...

AM2+ = 940 pinos, Controladora DDR2 até 1066MHz, HTT 3.0...

AM2 = 940 pinos, Controladora DDR2 até 800MHz, HTT 2.0 / 1.0

O HTT tem perdas de desempenho nula em desktop.

Postado

Isso ta um show de informações..

Ta me ajudando muito... E creio que outros usuários tb...

Fiquei um bom tempo sem me atualizar e deu no que deu...

Conclusão que tirei, vou ficar com a m3a78 devido a vasta informação que obtive aqui =)

Obrigado a todos que me ajudaram...

Contudo se quiserem pode estender o assunto, ta muito bom =)

abraços

• Membro VIP
Postado

johnny, pára de cinismo, poxa!!!!

mas cê viu o linque???? Então, como pode haver diferença de pinagem, se a A780GM-A suporta até os Phenoms X4 de 95W? esquisito, mas verdadeiro, né?????????????

dohko, melhor não botar pilha, senão isso vai até a página 30!!!!!!!!!!!

Postado
johnny, pára de cinismo, poxa!!!!

mas cê viu o linque???? Então, como pode haver diferença de pinagem, se a A780GM-A suporta até os Phenoms X4 de 95W? esquisito, mas verdadeiro, né?????????????

dohko, melhor não botar pilha, senão isso vai até a página 30!!!!!!!!!!!

Nada pessoal, vi o linque sim, inclusive uma coisa interessante é a AMD indicar phenons 125W para esta placa, bom o VRM deve aguentar.

Quanto as pinagem, veja como ficam dispostos, por isso a compatibilidade entre soquete AM2/AM2+ com processadores AM3 o que não aconteceu na época dos soquetes 940.

• Membro VIP
Postado
Sobre essa história de placa-mãe AM2 não suportar AM3...

Me expliquem isto:

Como a ECS A780GM-A é recomendada pela AMD para os Phenom X4? a AMD está errada, em seu site oficial? a ECS, tb erra junto...?

De novo: AM2 e AM3 não são 486. A diferença está dentro do processador, na controladora de RAM. Se um AM3 é colocado numa placa AM2+ ele vai rodar com HT reduzido e clock normal.

e DDR3, só se essa latência de 20 cair... do contrário, ponham memos 1066, botem a 800 e reduzam latencia pra ganhar desempenho...

Cláudio, dissemos que placas soquete AM3 não suportam processadores AM2/AM2+, mas que placas AM2+ podem suportar os AM3.

Esta placa suporta os Phenom (AM2+) e Phenom II (AM2+ e AM3) com TDP baixo, não vai contra o que dissemos aqui.

Sobre a diferença na controladora, como não há mudança no chip o que foi dito no lançamento dos Phenom II é que a controladora de memória DDR3 ainda não estava totalmente validada (e provavelmente o sokcet também), por isso que não lançaram o AM3 "direto".

Placas-mãe AM2+ possuem suporte ao HTT mais alto dos Phenom II AM3.

As DDR3 1333 já mostram um pequeno ganho frente as 1066, mesmo com latências maiores.

Mas como o dohko já tem DDR2 nem vamos discutir isso ;)

Nossa que tópico lindo, quanta informação para um dilema que seria apenas a diferença entre o VRM(125 vs 140W), e em se falando nisto Cláudio a ECS A780GM-A tem TDP de 95W e Phenons x4 até o 9850 há versões de 95W, portanto a recomendação da AMD pocede.

Lembrete:

AM3 = 938 pino, Controladora DDR3/DDR2, HTT 3.0...

AM2+ = 940 pinos, Controladora DDR2 até 1066MHz, HTT 3.0...

AM2 = 940 pinos, Controladora DDR2 até 800MHz, HTT 2.0 / 1.0

O HTT tem perdas de desempenho nula em desktop.

Bom post, só constando que já tem HTT 3.algumacoisa e acho que as placas mais novas o suportam. ;)

• Membro VIP
Postado

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!

não tem nem como discutir, rapazes!!!!!!!!

Deixa essa coisa pra lá, se a gente estica o papo entra na crendice, na teoria e aí, já era!!!!! Mas, placas AM3, com DDR3 dependerão mesmo de placas novas. Eu sabia que as placas não seriam como aquelas com KT880Ultra, híbridas... Mas uma mudança assim, é pu... mesmo! pinos? tá bem. Voltamos á era dos 486 (a setinha tá alinhada? tá sim! liga então, pra Vê? (liga e..) Pf! - quê isso? caraca, queimou!... Melecaaaa...) mesmo...

De resto, conhecimento acomodado ás novas informações, e, pra fechar, ainda prefiro a M3A78. Valeu pelos ajustes!

abração a todos!!!!!

Postado

vou fala de uma forma simples intao clauldio já q tu sempre me ajuda tb hehe

os sockets de am2+ tem 940 pinos os de am3 tem 938... beleza lindo isso hehe, só q a pinagem do am3 tem o mesmo encaixe só q com 2 pinos a menos, então numa placa de am2+ ela entra e roda perfeitamente... ao contrario de uma placa feita só pra am3, ela é feita só com 938 pinos, como q tu vai encaixa 940 pinos num socket desse? eles vão entorta... simples ;D tendeu?

foi uma jogada da AMD, pra quem tem as antigas placas, com uma pequena atualizaçao na bios poderem mudar seus processadores sem ter q troca tudo, no caso placa-mãe e memoria junto...

pelo menos forao mais bonzinhos q o pessoal da intel, q sempre q muda algo no processador como os i7 tens q muda tudo e joga teu pc no lixo hehe

entendeu agora claudio?

e na questao de M4 e M3, tem nada a ver esse negocio q M4 só aceita am3 e ddr3... sao alguns modelos da M4 q aceitao, exemplo a M4A79 deluxe aceita am2+ e am3 com ddr2 sem problemas nenhum, e a M4A79T deluxe aceita somente AM3 e DDR3, ambas sao M4 com caracteristicas diferentes...

agora em questao do topico, a M4A78 tem a bios mais atualizada pra aceitarem os phenom sem te q mexe em nada, e a M3A78 quando migrares pra um processador AM3 vais te q atualiza a bios nada demais, alem de ela ter umas vatagens a mais tipo a TDP de 140w...

vai de gosto eu monto com a M4A78 os computadores ak mais atual e tal e ngm vai fica fazendo over...

mas vai de M3A78 pelas vantagens q ela tem ;D

abraços

• Membro VIP
Postado

poxa, angioletti, brigadão, mas eu já havia entendido a meretricidade absoluta da AMD em relação ao AM3... Depois de uns vinte posts deu pra eu acreditar nessa palhaçada da AMD... Absurdo, coisa ridícula, "ah, altera o slot por causa da tecnologia"... pfff... Daqui a um ano vão mudar o PCI-e pra um AGPII, sei lá o que que obrige geral a trocar tudo...

Daqui a pouco vai ser impossível comprar PC.

abração!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

• Membro VIP
Postado
poxa, angioletti, brigadão, mas eu já havia entendido a meretricidade absoluta da AMD em relação ao AM3... Depois de uns vinte posts deu pra eu acreditar nessa palhaçada da AMD... Absurdo, coisa ridícula, "ah, altera o slot por causa da tecnologia"... pfff... Daqui a um ano vão mudar o PCI-e pra um AGPII, sei lá o que que obrige geral a trocar tudo...

Daqui a pouco vai ser impossível comprar PC.

abração!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Cláudio, me desculpe mas isso não é palhaçada.

Sendo os processadores mais modernos que a AMD fabrica compatíiveis com a geração anterior de placas-mãe isso é um grande benefício para os usuários.

Quem compra processador AM3 pode usar em placa-mãe AM2+ ou AM3, e estas tem modelos com DDR2, DDR3 e até com as duas juntas.

A Intel faz a mesma coisa, seja agora com os novos LGA com mais de mil pinos (uma mudança necessária) ou com os 775 que embora fossem iguais não aceitam todos os processadores 775.

Postado

só reforçando.

Se a AMD não fizesse isso o que ia dar de entusiasmados queimando processadores antigos sem controladora DDR3 achando que estava fazendo a aquisição da vida comprando uma placa-mãe nova com suporte a DDR3.

Postado
só reforçando.

Se a AMD não fizesse isso o que ia dar de entusiasmados queimando processadores antigos sem controladora DDR3 achando que estava fazendo a aquisição da vida comprando uma placa-mãe nova com suporte a DDR3.

você precisou atualizar a bios da sua M3A78 pra usar com phenom II??

Ia comprar a EM mas como é micro desisti , vou comprar a M3A78.

Postado
você precisou atualizar a bios da sua M3A78 pra usar com phenom II??

Ia comprar a EM mas como é micro desisti , vou comprar a M3A78.

Sempre é bom atualizar a bios, em muitos casos funciona, porém (unknown), mas é bom em seguida atualizar a bios, principalmente por causa do VCore alto.

• Membro VIP
Postado

ah, xita, discordo. Tecnologicamente entendo a Intel ter de usar um soquete de 1366 pinos, há a necessidade imperiosa de um maior número de pontos de contatos com o chipset. Entendo. agora, a AMD? é tecnicamente possível se fazer com que a controladora interopere com memórias diferentes. Foi opção da AMD mudar a pinagem. Era necessário? olha, com essa evolução louca da informática, tudo ok, mas tenho crenças de que a AMD poderia manter interoperabilidade de plataformas. Para mim, é mais que palhaçada. É a maldita pressão tecnológica para que trroquemos nossos sistemas todos a cada geração. A cada 18 meses? OK, no quarto mundo, não dá.

E como eu disse, já assimilei a palhaçada tecnológica da AMD. Ao menos, a Intel foi objetiva, trocou tudo.

Postado
Continuam sendo DDR, não são 3 dados por pulso de clock.

Não adianta a banda aumentar tanto se as latências sobrem junto. Uma DDR400 a 1,5-2-2-5 é mais rápida que uma DDR31600 9-9-9-24 "no fim das contas".

O Preço baixou e muito ultimamente, e vai baixar cada vez mais.

As placas de vídeo usam GDDR em sua esmagadora maioria, são mem;orias diferentes.

A banda aumenta, a latência nem sempre diminui, mas quando se coloca na ponta do lápis o tempo que a mem[oria leva pra fazer uma operação, as GeiL One (a DDR400 que eu falei acima) ainda é mais rápida.

O ganjo das DDR3 frente às DDR2 nos Phenom II e nos C2D é de 5% em média mas em muitos casos ela é inexistente ou negativa.

Isso esperamos que mude com o tempo (e a criação de DDR3 com latências menores)

Não sabia que as latências eram altas das DDR3, valeu pela informação, ainda vai demorar então para elas valerem a pena, hehe

E como eu disse, já assimilei a palhaçada tecnológica da AMD. Ao menos, a Intel foi objetiva, trocou tudo.

Se a AMD fizesse igual a Intel eu não poderia usar um processador topo de linha na minha placa, qual vantagem teria isso? Nenhuma.

O legal disso tudo é ver que cada vez mais as pessoas estão conseguindo adquirir máquinas de ponta com um custo meio tranquilo, e viva a baixa do dólar, só falta a baixa da robalheira do governo para a felicidade total...

Postado

Comprei a M3A78, que plaquinha show...

Bem, apareceu logo no começo do boot o express gate, quem tem essa placa deixou isso habilitado?

abraços

Postado
Comprei a M3A78, que plaquinha show...

Bem, apareceu logo no começo do boot o express gate, quem tem essa placa deixou isso habilitado?

abraços

eu ainda não fui a fundo nisto, sei que ele funciona mediante um programinha, sem ele instalado tanto faz ativado ou não.

O programinha faz seu PC iniciar rapidamente e usar ferramentas básicas como ler conteudo de CD, dispositivos Flesh, navegar... é como se fosse um mini O.S

Acho que nem tem no manual.

Postado
eu ainda não fui a fundo nisto, sei que ele funciona mediante um programinha, sem ele instalado tanto faz ativado ou não.

O programinha faz seu PC iniciar rapidamente e usar ferramentas básicas como ler conteudo de CD, dispositivos Flesh, navegar... é como se fosse um mini O.S

Acho que nem tem no manual.

AH beleza...

Já desativei...

To procurando os drivers atualizados, esses do cd devem ser antigos...

abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...