Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montar PC : perguntas iniciais de uma leiga


Posts recomendados

Olá a todos,

Estou pensando em FINALMENTE atualizar o meu micro doméstico ...

O meu micro atual vai fazer uns 5 anos ... na época, decidi por uma configuração boa - não "parruda", pois não é para tanto - para não ter essa dor de cabeça por muito tempo.

Pergunta 1 :

Estaria sendo ingênua adotando essa mesma estratégia hoje em dia ?

Pesquisando a internet, me parece que cada semana aparece uma novidade, que para desgraça do consumidor em geral, faz com que o preço do que ele comprou na outra semana caia pela metade e fique obsoleto ...

Posso esperar que uma configuração "boa" dure quanto tempo hoje em dia ?

Uns 2 ~ 3 anos ?

Pergunta 2 :

Alguém pode indicar uma loja física, idônea, na cidade de São Paulo, que dê NF, onde possa comprar as peças e pedir que montem o mesmo ? Como sou leiga, prefiro que alguém monte para mim - MAS gostaria de comprar as peças, ver a caixa & contéudo das mesmas (aliás, ficar com as mesmas + manuais e toda papelada) e só então deixar que montem, para não levar gato por lebre ...

OU estou super-estimando o fato da montagem ?

É mais fácil do que imagino ?

Pois nesse caso, poderia comprar os pedaços na internet ...

Pergunta 3 :

Estava pensando em comprar um core 2 quad, mas vi que a diferença para o core i7 920 não é muita.

NO ENTANTO, alguns sites anunciam RUMORES de que a o core i7 920/940 vão ser descontinuados pela INTEL.

Nesse caso valeria a pena esperar para que os rumores se confirmassem - então, quem sabe, o preço desses processadores cairia bastante ?

O PC é doméstico, '4 FUN', e não tenho pressa para montar -> estou apostando no dólar estabilizado na casa dos R$2,00 pelo menos até o fim do ano ...

Tenho um AMD hoje, mas pelo que vejo a INTEL tem tido resultados bem superiores a AMD ultimamente.

Quanto a configuração ... bem, ainda estou pensando no assunto - e lendo muito artigo & forum ... ainda confusa, mas chego lá ...

SUPONDO que vale a pena gastar mais um pouco agora, seria algo como

core i7 920

asus p6t deluxe v2

ocz 3x2Gb ddr3-1333mhz -> entendo que a OCZ é um marca confiável para memória, e também para fontes, correto ?

Ainda estou tentando entender sobre gabinete x fonte de alimentação x ventoinha e sobre a placa de vídeo (xfx/ecs/etc) ...

Já vi que uma placa de vídeo "boa" estaria entre 800 ~ 1000 reais

Ainda não entendi como faço a conta para saber que fonte preciso para o micro não ficar dando reboot / travando ... mas pelo que percebi, no geral, 500 ~550W dão conta do recado.

O gabinete é outro item misterioso - não vai ser o super PC, então preciso de um gabinete com ventoinhas de 120mm, (frontal / lateral / etc) , como vejo o pessoal comentar, pela questão da refrigeração ? OU isso só se aplica a quem vai ter uns 300 HDs entuchados na máquina (eu só quero 2 ; 1 para SO + aplicativos, e outro maior para dados & tranqueiras) + 300 placas de vídeo & afins ?

O orçamento depende -> SE a opinião geral é de que eu consiga montar um micro decente, que dure uns anos, estou com uma $$$ para gastar (máximo de 5000 ; não são milhões, mas pelo que vi é mais do que suficiente) ; se não, prefiro gastar menos, e daqui 1 ou 2 anos comprar outra máquina, sem muito peso na consciência.

Agradeço todas as opiniões/dicas/ etc desde já :D

OU deveria simplesmente partir para uma máquina pronta que vi em sites por aí (p.ex, vi no site da firstcomputadores várias configurações prontas) ?

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A estratégia de comprar um PC bom realmente é a melhor, pensando na durabilidade do conjunto.

Mas tão importante quanto é comprar um PC adequado com o seu uso. Se o uso não é pesado, vale mais a pena comprar um PC mais em conta, mas que tenha boas possibilidades de upgrade.

Por isso, é importante que diga qual será o uso do PC com mais detalhes, tipo se vai jogar muito, ou executar trabalhos de edição de imagem/video, etc. Mas pelas suas palavras, acredito que não seja algo muito pesado.

Se eu estiver correto, o ideal seria investir na plataforma AM3, da AMD. É bem mais em conta que A LGA1366 (core i7), e tem ótimo desempenho.

Minha sugestão:

Phenom II X3 720 Black Edition

Gigabyte GA-MA770T-UD3

2x2 GB DDR3 1600 MHz

DVD-RW

HD 320 GB SATA II (sistema)

HD 1 TB SATA II (tranqueiras e etc)

ATI Radeon HD4890 1 GB DDR5

Corsair 550VX ou Seventeam 620-PAF

Gabinete ASUS TAM1

Monitor Samsung T220 LCD 22"

Comprando peça por peça, esse PC sai por mais ou menos uns 3700 reais, com frete incluso. Aí você entrega para alguém montar. É melhor que comprar tudo em uma loja só, sai bem mais barato.

Um gabinete bem ventilado é importante sim, e mais pelo processador e VGA que pelos HDs. E uma VGA mais topo de linha precisa de um gabinete espaçoso, para que ela caiba sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(Será que o meu POST anterior foi antes do SPEEDY parar pela 100a. vez esse ano ?????)

Dennis, obrigada pela resposta :D

Quanto ao monitor, já tenho um LG W2252TQ, que está de bom tamanho - então, um item a menos para constar do orçamento, mais $$$ para gastar com o que interessa de verdade ...

Se for AMD, optaria pelo

AMD Phenom II X4 955 BE, pois ainda estaria dentro do orçamento, e seria um dos processadores mais novos.

Mas aí é que a porca torce o rabo ... nem pesquisei tanto, e o AMD acima sai por 799 ; enquanto que o core i7 920 sai por 899 -> preços da pluginformatica, loja que vi o pessoal recomendar.

(E imagino que na Sta Ifigenia, aqui em Sampa, deva sair mais barato ...)

Esses 100 reais de diferença valem a pena ; Dariam uma maior durabilidade ao PC ?

Além de levantar outras questões : o AMD diz 125W, e a VGA HD4890 diz 500W - eu preciso somar esses valores para saber a fonte que eu preciso para o equipamento ? OU isso é a fonte mínima para cada equipamento ?

Uma fonte de alimentação CORSAIR 620W HX seria um exagero ?

OU seria uma compra razoável ? Entendi que o cabeamento modular é um componente legal (menos fiarada inútil) e que o tal do HX permite que essa fonte seja melhor que a 650 da mesma marca ...

Também o gabinete - achei o que você recomendou muito bom ... mas também vi o Game II Blue Eye Turbinado - vi o artigo aqui no site, e o selo de aprovação, então imagino que seja um bom gabinete - é tão bom quanto o asus que você menciona ?

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Optar pelo Core i7 não implica em uma diferença de apenas 100 reais, pois a placa mãe também é mais cara, uns 400 reais a mais que essa AMD que eu indiquei. E ainda tem os kits de memória triple channel, que também são mais caros.

E a diferença do Core i7 só é sentida em aplicações mais pesadas, que estão um pouco longe do usuário comum. Por isso que eu falei, não é porque você tem 5000 para gastar que você precisa usar tudo. Afinal, dependendo do uso do PC você nem vai sentir a diferença. E você acaba pagando o preço da novidade, que é alto, sem ter nenhum ganho visível.

O X4 955 BE se encaixa nisso também. Mais vale economizar a grana e usar em outra coisa, e mais tarde se sentir necessidade você troca o processador por um mais rápido. Nesse ponto, coisas mais avançadas estarão disponíveis. Mas se desejar mesmo comprar o 955 BE, vá em frente, é um excelente processador.

Sobre a fonte, é um pouco mais complicado que somar as potencias requeridas, pois envolve a corrente que a fonte pode oferecer, etc. Mas a Corsair 620 HX é uma excelente opção, pode ficar com ela sem medo. Terá até uma folga boa. Uma outra opção do mesmo nível seria a Zalman 600-HP.

Sobre o gabinete, este da ASUS é bem melhor, tem mais coolers e outras qualidades. E é mais bonito, pelo menos na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas aí é que a porca torce o rabo ... nem pesquisei tanto, e o AMD acima sai por 799 ; enquanto que o core i7 920 sai por 899 -> preços da pluginformatica, loja que vi o pessoal recomendar.

(E imagino que na Sta Ifigenia, aqui em Sampa, deva sair mais barato ...)

Então, já andei pesquisando os preços na Sta Efigenia, a diferença de preços não é significante... por exemplo, acabei de comprar uma placa de video e o valor que paguei na net foi até mais barato que na Sta. efigenia, somando o frete!!!. A proposito foi no Kabum...(ó o comercial...:P).

Boa sorte com o comp novo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PPL,

E a diferença entre placa mãe ASUS e GIGABYTE ? É brutal ?

Pergunto, por que pelo que vejo no preço, é ... $$$

Li que a Gigabyte tem a tal tecnologia "Ultra-Durable" que - se funciona mesmo - parece ser bem legal :)

Mas imagino que a ASUS (se não me engano a minha ASUS é uma A8V ou algo assim ...) deve ter algo parecido (ainda não olhei) e sei que é uma marca sólida, que muita gente parece preferir ...

** SE o SPEEDY parar com os erros de DNS, quem sabe eu consigo ler os sites :-/

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, pelo pouco que pesquisei deu para sentir a diferença de $$$ Gigabyte x ASUS; Sendo a marca confiável, está mais do que ótimo.

Acho que já estou formando uma ideia do que pode ser ...

Mais uma pergunta (infindavéis, não ?) :

Tenho um gravador de DVD LG H55N, será que consigo re-aproveitar OU vou ter de comprar outro, por incompatibilidade ou algo assim ? Esse faz 1 ano que comprei, porque o antigão "morreu" ... mas na época perguntei pro vendedor se ia funcionar no meu micro, que era mais velhinho, para não ter de voltar lá ...

Se tiver de comprar outro, tem alguma recomendação ? - comprei esse dai, porque era barato, e depois me disseram que era uma porcaria ... bem, depois dos problemas iniciais (era a versão do NERO o problema, e não o DVD-RW), ele nunca me deu dor de cabeça ... pode ser que meu PC seja muito lento para eu perceber também, uma possibilidade ...

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Das conversas, e zanzando um pouco pela internet, saiu o seguinte a seguinte ideia inicial :

***

Processador

AMD Phenon II X4 955 BE BOX

*

Placa-mãe

Gigabyte GA-MA770T-UD3P

*

VGA

ATI Radeon HD4890 1Gb DDR5

possibilidade : XFX HD-489A-ZDFC

*

Memória

4Gb Dual channel DDR3-1600

possibilidade : OCZ Platinum OCZ3P16004GK

*

Fonte

Acima de 550W reais

possibilidade : Corsair 620W HX (CMPSU-620HX)

*

Gabinete

possibilidade : Asus TA-M1

*

HD

possibilidade :

Seagate Barracuda 7200 rpm SATA II

500Gb ST3500320AS

+

1000Gb ST31000528AS

***

Esse treco aí funciona ? :wacko:

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK - vou anotar o código da família 7200.12 da Seagate.

Estou pesquisando na internet - as lojas que aparecem nos posts mais recentes como confiavéis -> o único senão é o frete :-/

Além disso, dois conhecidos, que trocaram de computador (um, há 1 ano, pois queria jogar GTA IV no PC ; o outro, há uns 6 meses), estão satisfeitos até hoje com os micros, então pedi uma cotação nessas loja da Sta Ifigenia.

Meu irmão comprou o roteador numa tal de JNE - loja com cupom fiscal, e segundo ele disse grande ; enviei e-mail perguntando se eles fazem cotação também.

Se tudo der certo, vou fazer uma peregrinação por lá na próxima semana, e ver a diferença de preços.

Assim que tiver a lista certa (loja & preço), eu posto aqui ...

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os processadores BOX já vem com pasta térmica aplicada no cooler que vem junto. Portanto, não é necessário comprar um pasta térmica.

Esta que você citou é excelente, se quiser substituir a pasta original é uma ótima pedida. Mas não se esqueça de remover a antiga antes.

PS: Evite mensagens seguidas sem necessidade, isso é flood e é contra as regras do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos,

Alguém pode opinar sobre os seguintes preços (internet) :

* fonte corsair 620HX : 447,00 -> na hardleste

+

* asus vento ta-m1 : 275,00

(nova remessa da asus, que vem com os 4 fans ; 3 com led + 1 normal ; as remessas mais antigas só vinham com 2 : 1 normal + 1 led, por isso achei interessante ...) -> na justshop

* filtro de linha apc p8v3t : 80,00 -> na justshop

* seagate 500gb 7200.12 st3500418as = 210,00 -> na justshop

Se estiverem dentro da faixa, dou preferência por estas lojas - Nota fiscal E como são aqui em São Paulo, posso ir buscar & pagar na hora (menos stress com os remententes & correios) ; apesar de serem preços à vista (mas como estou com a grana disponível, prefiro o preço mais baixo mesmo).

E pensar que esta ainda é a parte mais fácil (só carcaça ...)

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para comunicar aos interessados / curiosos de plantão :

Hoje fui pessoalmente na JustShop (aliás, conheci a Heloísa, muito simpática, por sinal), e comprei :

gabinete asus ta-m1 : 270

fonte corsair 620hx : 470

filtro apc p8v3t : 80

Desisti de comprar na HARDLESTE pois a vendedora disse que a fonte só tinha 1 ano de garantia, tanto loja como fabricante ... pedi para ela confirmar a informação, e ela disse que era isso mesmo.

Achei estranho pois nas outras lojas vi a garantia do fabricante era maior do que isso e desisti :unsure:

Além do fato de que não achei tópicos recentes falando bem ou mal dessa HARDLESTE, e a diferença nem era tanta assim ^_^

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, mais uma vez ^_^

Volto com mais duas perguntas :

(1)

Esta memória :

Memória OCZ Platinum AMD Edition 4GB (2 x 2GB) DDR3-1600 (PC3 12800) - OCZ3P1600LVAM4GK

é melhor do que

Memória OCZ Platinum 4GB (2 x 2GB) DDR3-1600 (PC3 12800) Dual Channel - OCZ3P16004GK

No meu caso, já que vou usar processador AMD ?

A única diferença que vejo é na tensão (a 1a. é menor)

O preço é o mesmo na PLUG (e a 1a. está como PRONTA ENTREGA)

Alguém pode dar uma dica ?

(2)

No site da GIGABYTE, ele lista as três placas-mãe como compatíveis com o AMD 955 :

GA-MA770T-UD3P

GA-MA790XT-UD4P

GA-MA790FXT-UD5P

Mas quando navego no site oficial da AMD, no "AMD Recommended Motherboards", para o "AMD 955" ele só lista as *790*

SE só puder utilizar as *790* mesmo, a diferença de preço não é tão grande, e prefiro então usar uma ASUS

GA-MA790XT-UD4P -> 629,90 (Plug Informatica)

GA-MA790FXT-UD5P -> 739,90 (Plug Informatica)

vs

M4A79T Deluxe -> 648,98 (Hardstore)

(**preços à vista, sem contar o frete)

Alguém sabe qual a informação está correta ? a 770 não é recomendada para este processador ?

(** se fosse pela minha humilde opinião, seguiria o que diz o site da AMD,

mas nunca se sabe ...)

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre as memórias: Se as latências são as mesmas e a tensão é menor, fique com o primeiro kit.

Sobre a mobo: No site da AMD a lista inclui mobos com chipset 790 (GX, X e FX) e 780G. Mas é só uma questão de compatibilidade da BIOS. Se a Gigabyte diz que a GA-MA770T-UD3P suporta o 955, é porque suporta mesmo. Pode comprá-la sem problemas.Inclusive tem um review na internet que utiliza o 955 nesta mobo: http://www.guru3d.com/article/gigabyte-ga-ma770t-ud3p-motherboard-review/9 . E funcionou perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

UPDATE :

Fiz a compra do restante dos componentes, e ficou desta forma :

* Na Plug Informática (via motoboy, só paga na entrega em mãos)

processador : AMD Phenom II X4 955 -> R$799,90

memória : OCZ Platinum DDR3-1600 AMD OCZ3P1600LVAM4GK -> R$269,90

HD : Seagate 7200.12 500Gb -> R$199,90

+

frete motoboy -> R$60,00

* Na Power Comp (entrega na loja, só paga na entrega em mãos) :

placa-mãe : ASUS M4A79T Deluxe -> R$643,54

* Na Kabum (Sedex, à vista) :

placa de vídeo : XFX HD4890 ZDEC -> R$764,91 + frete -> R$15,41 = R$780,32

Até o momento, o PC ficou em R$3573,56

*** Agora, só falta o DVD-RW - ia comprar o Samsung 223F, mas agora estou vendo se consigo encontrar um ASUS, com nf + garantia.

*** Com relação ao processador, realmente havia um vendedor (IMICROS) no mercado livre que estava vendendo por 695 (sem contar frete), e até uma pessoa no fórum disse que comprou com ele - MAS ele demorou para responder o meu e-mail sobre frete e outras perguntas, e mais o fato de ser via ML, fiquei meio indecisa - preferi comprar na PLUG mesmo, no fim das contas.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente configuração mesmo, só achei um pouco caro. Mais se você se sentiu mais segura comprando nestas lojas, você obteve boas escolhas.

Agora você já pensou, num bom gabinete pra por esse micro? Seu micro é top, precisa de um gabinete de qualidade com boa ventilação e é claro, que ninguém é de ferro de preferência com um design arrojado.

Se você quiser economizar um pouco no gabinete(custoxbenefico), pode comprar este modelo aqui: cooler Master Elite 333. Ele é um pouco mais simples sem firulas de leds coloridos ou neon, porém muito eficiente. Preço medio de 150 a 170 reais.

Se você é do estilo, "eu sou meiga e foufux" e quer um gabinete rosinha(meninha), existe esse gabinete aqui, minha irmã tem um igualzinho aparentemente ele tem uma boa ventilação basta você colocar os coolers nas laterais e um atras para funcionar como exaustor, igual eu fiz aqui no pc da minha irmã, que ficou legal. To falando isso pela refrigeração do pc da minha irman que é mtooooooo, mais humilde e nao tem placa de video =D. Se quiser arriscar: Modelo Gabinete LeaderShip Pink 3547.

Link de uma loja que encontrei ele na net:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=GT4BLSPINK

Por coincidência achei na mesma loja o gabinete que eu ia te recomendar comprar, por um bom preço. segue:

É muito bonito com boa refrigeração e de qualidade, com direito a cooler com neon azul(lateral e frontal) e lateral em acrílico transparente, mais sem exageros, um otimo gabinete. Que é o Gabinete LeaderShip Gamer II Blue Eye. tem o review dele daqui mesmo, e foi aprovado.

Link de uma foto dele ligado:

https://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=13936

Link do teste Clube do Hardware:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1197/1

Link de uma loja online que o encontrei a um bom preço:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=GAMERIIBLUE

R$199,00 reais.

Eu compraria ele. hehe, nada como um gabinete bonito ainda mais quando é aliado a qualidade e boa ventilaçao, para dar uma vida nova ao Pc. E nem é tão caro. =D

boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente configuração mesmo, só achei um pouco caro. Mais se você se sentiu mais segura comprando nestas lojas, você obteve boas escolhas.

Agora você já pensou, num bom gabinete pra por esse micro? Seu micro é top, precisa de um gabinete de qualidade com boa ventilação e é claro, que ninguém é de ferro de preferência com um design arrojado.

Se você quiser economizar um pouco no gabinete(custoxbenefico), pode comprar este modelo aqui: cooler Master Elite 333. Ele é um pouco mais simples sem firulas de leds coloridos ou neon, porém muito eficiente. Preço medio de 150 a 170 reais.

Se você é do estilo, "eu sou meiga e foufux" e quer um gabinete rosinha(meninha), existe esse gabinete aqui, minha irmã tem um igualzinho aparentemente ele tem uma boa ventilação basta você colocar os coolers nas laterais e um atras para funcionar como exaustor, igual eu fiz aqui no pc da minha irmã, que ficou legal. To falando isso pela refrigeração do pc da minha irman que é mtooooooo, mais humilde e nao tem placa de video =D. Se quiser arriscar: Modelo Gabinete LeaderShip Pink 3547.

Link de uma loja que encontrei ele na net:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=GT4BLSPINK

Por coincidência achei na mesma loja o gabinete que eu ia te recomendar comprar, por um bom preço. segue:

É muito bonito com boa refrigeração e de qualidade, com direito a cooler com neon azul(lateral e frontal) e lateral em acrílico transparente, mais sem exageros, um otimo gabinete. Que é o Gabinete LeaderShip Gamer II Blue Eye. tem o review dele daqui mesmo, e foi aprovado.

Link de uma foto dele ligado:

https://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=13936

Link do teste Clube do Hardware:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1197/1

Link de uma loja online que o encontrei a um bom preço:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=GAMERIIBLUE

R$199,00 reais.

Eu compraria ele. hehe, nada como um gabinete bonito ainda mais quando é aliado a qualidade e boa ventilaçao, para dar uma vida nova ao Pc. E nem é tão caro. =D

boa sorte

Iggy,

Valeu pelo post ^_^

Sim, é verdade - a diferença entre as lojas com peças mais baratas vs lojas que o pessoal mostrou MUITA confiança, e eu podia receber ou retirar a mercadoria em mãos ficou em torno de uns 150,00 (isso com cotação on-line). Além do fato de que eu desisti da Santa Ifigênia ... podia ter feito melhor, eu sei, mas se contar a comodidade como um fator, também entra como vantagem + custo.

O gabinete e a fonte já eu já comprei - fui buscar pessoalmente na JustShop, paguei à vista - então, esses itens não mexo mais ; na época perguntei sobre esse Blue Eye, mas pelo que li parece que o TA-M1 é melhor ventilado, e o espaço interno dele é melhor organizado ("cabendo mais em menos") e por isso acabei optando por ele.

Bem que minha mãe ia gostar que eu fosse uma garota fofinha, do gabinete cor de rosa pink - vai ficar para a outra encarnação ... he he he :P

Agora, diz uma coisa : num PC doméstico, qual a vantagem de usar RAID ?

Trabalho com aplicativos Oracle (ainda estou longe de ser expert, um dia, quem sabe ...), e usamos os diversos tipos de RAID para (binários / dados / log / etc) em storages tipo EMC / Shark IBM / etc, e aí entendo o benefício. Agora, num micro doméstico, "for fun", não sei avaliar o quanto vale a pena ... (bem, vou investigar este tópico mais a fundo)

Ou estamos falando de coisas diferentes, com o mesmo nome ?

[]s

Aliás, a minha ideia inicial era ter 2 discos, um para binários + outro para dados, por causa desse tipo de conceito - e depois desisti, por que pensei que não fazia muita diferença em PC doméstico ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!