Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber a corrente máxima de fonte ajustavel??


leandro tezotto

Posts recomendados

gente,é o seguinte, eu tenho uma fonte de 5 saidas de tensão..sendo elas (5V,9V,12V,-12V e uma ajustavel de 1,25 a 15 V) só que eu queria saber a corrente máxima de cada uma !!!

eu nao tenho as informações de corrente do trafo,só sei q ele é de 15v!!!!

é possivel identificar a corrente fazendo algum teste????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo a lei de ohm corrente e igual tensão dividido pela resistência.

resistência é a carga que você vai aplicar na saída da sua fonte.

para um teste o ideal, e você ter um amperimetro, voltimetro, resistores de potência 5 ou 10 watts com valores entre 15 e 30 ohm

I=15v/15 ohm

I=1Ampère

"cuidado para não queimar o dedo no resistor "

Faça está ligação supondo q sua fonte seja de 1Anpère: ligue o borne vermelho da fonte a um terminal do resistor o outro terminal do resistor a ponteira vermelha do amperímetro em 10A e a ponteira preta(com) ao borne preto da fonte. se o resistor de 15 ohm e a fonte estiver em 15 voltes o amperímetro vai medir 1 ampère, lembre de resistores de potencia tem + ou- 20% de tolerância.

O valor de tensão não pode baixar. vá diminuindo o valor da resistência até a tensão cair Ex:de 15v para 12v essa.

Você tambem pode abrir a fonte e ver quais componentes ela é feita geralmente elas são reguladas assim:

lm7812 p/12v lm7912 p/-12v lm7805 p/5v lm7809p/9v e lm317 para a ajustavel de 1,25 até 15v estes integrados fornecem corrente de 1 a 1,5 ampère.

espero ter te ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então cara eu fiz esse mesmo teste que você falo ae,da resistencia igual a tensão,só que quando eu testo um resistor de 5 ohms por exemplo, na tensão de 5 volts, a fonte da uma queda de tensão brusca como si eu tivesse fechando curto mesmo...os leds ficam piscando! saiu até uma fumacinha do regulador...

na verdade eu montei essa fonte no senai, só q as caracteristicas dela que estão na ficha tecnica nao estão batendo!!!

mas os componentes de regulagem de tensão são esses mesmo q você citou acima =}

e si 'pendurar ' varias cargas ao mesmo tempo e depois somar todas as correntes??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!