Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel DX48BT2 vs 2x2Gb DDR3 1600 MHz OCZ - micro reinicia


Rodrigo Teófilo

Posts recomendados

Senhores. Realmente esta placa mãe é uma dor de cabeça e se você tiver a intenção de fazer over, pode esquecer, é procurar pelo em ovo, vejam só o meu caso:

Montei meu micro com a configuração q está na minha assinatura do CH, usando uma fonte HuntKey 550 WATTS Reais, maravilha "Que placa maravilhosa". Minha intenção desde o inicio era fazer um up nas memória, afinal de contas: "Markvision 1333Mhz 2x1Gb, (crédo)". Vou meter um Kit OCZ 1600Mhz 2x2Gb, O menino vai decolar, triste engano. Instalei as memórias em 1333Mhz pra bater com o meu Q9950, beleza!!! Ao tentar alguns jogos o micro resetava bem no meio, fiz alguns testes de memórias, nada errado com elas, coloquei de volta as Markvision, os jogos rodaram normalmente, "NÃO É POSSÍVEL!!! Tem alguma coisa errada, deve ser a Bios", atualizei a bendita, ficou a mesma coisa, não mudou nada, reinstalei os drivers da placa mãe e do Vídeo, nada mudou. Deve ser a alimentação, vou alterar a potência que estava no automático em 1.5V, passei para 1.7V, "NADA!!!", passei para 1.9V (epecificação da etiqueta das memórias), "NADA!!!", passei para 1.94V e conclusão, meu micro travou, não carrega mais nem a BIOS e eu estou aqui acessando o fórum do meu note sem saber como ligar novamente meu brinquedo. Não é divertido?

Peço ajuda, por favor.

A especificação da memória, como esta escrito na etiqueta:

PC3 12800 / 7-7-7 / @1.9v /

Platinum Edition

PN OCZ3P16004GK

2GB (cada uma).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simples, você deve ter queimado alguma coisa. Qual é a especificação dessa memória ?

Mas, eu já troquei as memórias e mesmo assim não liga, coloquei as Markvision de volta, também não funcionou. A não ser que tenha queimado os slots ou a bios, mas tomara que não.

Qual especificação você quer saber?

Eu passo depois, agora não estou em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por descargo de consciência, faça um Clear CMOS na máquina, pode ser que, ao instalar a markvision, a BIOS não efetuou o ajuste automático. Com isso, ao retornar as configurações de fábrica ( por isso o CLEAR CMOS), vai forçar a BIOS reajustar as definições do chipset.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz, mas também não deu certo.

Agora sim, eu já havia tentado fazer o Clear CMOS, mas não tinha dado certo, tentei com o jumper e com a bateria e não funcionava, hoje olhei no manual da placa e percebi que deveria ligar a máquina com o jumper no "2 e 3", pois ela iniciaria a BIOS no modo de configuração de BIOS, então configurei tudo no automático, desliguei, voltei o jumper para "1 e 2" e funcionou. "MARAVILHA".

Mas ainda não vou dar este tópico por encerrado, pois vou insistir um pouco mais com as OCZ, ver se consigo faze-las rodarem normalmente, hoje a noite já vou tentar.

Por enquanto, muito obrigado pela ajuda ANJOED.

Fique atento, pois logo estarei postando o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resultado dos testes com as OCZ:

Com o PC funcionando 100% ainda com as Markvision, comecei o teste. Instalei as OCZ, primeiro com a configuração automática, que alimenta com 1.54v para ver se seriam reconhecidas, deu certo, porém instável em jogos, testei com Crysis Warhead, o PC resetou, aumentei a alimentação para 1.7v, funcionou, também continuou instável como na primeira vez, aumentei para 1.74v, a máquina já não iniciava o Windows corretamente e durante o Login já resetava, aumentei para 1.8v, 1.84 até 1.94v, o PC inicializava algumas vezes, outras não, e quando inicializava aparecia antes mesmo de carregar o Windows uma tela azul muito rápido com algumas coisas escritas, impossível de se ler, éra mais rápido que piscar o olho. Estes testes foram realizados primeiramente nos slots pretos, depois tentei nos de cor azul, mas com 1.7v o PC já não inicializava corretamente e ainda tive que fazer várias restaurações de sistema, Clear CMOS, atualização de BIOS, reinstalar alguns programas e drivers. Tudo isso durante os testes.

CONCLUSÃO:

Não funcionou. A minha máquina não é compatível com essas memórias, o PC está estável com as Markvision que coloquei de volta, sem dor de cabeça, mas não consegui aumentar o desempenho dele.

Alguns dos motivos que penso para não ter dado certo:

  • As memórias podem estar com algum defeito.
  • Placa mãe incompativel por não conseguir levar a alimentação de energia necessária para as memórias.
  • A fonte de energia não conseguir suprir essa energia, o que acho difícil, mas não impossível, pois como já citei ela é de 550Watts Reais.

Bom este foi o meu teste, se alguém tiver uma sugestão estou aberto a tentar, caso não, em alguns dias darei o tópico por encerrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa fonte, como já sabemos, não consegue fornecer 550 Watts.

Poderá testar com outra fonte, mas acho que o problema é as memórias. Podem estar com defeito. Tem como trocá-las ou testá-las em outra máquina ?

Olá. Acabei de ler o último teste de fonte no CH e é justamente sobre a Huntkey V-Power 550W que por conhecidencia é a que estou usando. O resultado é desanimador, muito fraca, nem cumpre com o que se compromete a fazer, agora estou apostando mais no problema com a fonte do que com as memórias.

Quanto a testar as memórias, já fui em algumas assistências por aqui e ninguém tinha uma máquina DDR3, vou ver agora se alguém tem uma fonte boa para testar, assim que conseguir dou o retorno do rsultado.

Quanto a trocar as memórias, o que posso fazer é devolve-las, o vendedor não tem outra e o preço estava muito bom (R$209). Por que você suspeita das memórias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Porque ao colocar essas memórias, a máquina não funciona corretamente, em qualquer tensão. Logo, pode ter certeza que algo errado há com essas memórias, troque elas por outra igual, informe que estão com defeito.

Chegou a fazer teste no memtest ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Acabou de chegar o KIT Corsair. Tive que instalar com um pouco de pressa, pois precisava sair para trabalhar. O PC parece estar funcinando bem e estável, mas uma coisa me chamou a atenção, as outras memórias que testei já eram configuradas automaticamente pela BIOS como 1333MHz, isso por conta do meu processador, mas com estas a configuração automática ficou em 1066MHz, então configurei manualmente para 1333MHz, a máquina funcionou normalmente e também ficou estável, rodei o CPUZ pra dar uma olhada rápida e ele reconheceu cada memória como 533MHz, o que também achei estranho e o FSB DRAM que estava 1:2 com as Markvisions agora está em 5:8. Pelo que entendo não deveria ser assim.

Alguém sabe me dizer se isto é normal ou não? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Aqui estão duas fotos do meu Menu da BIOS. Perceba que configurei as memórias manualmente e me parece que elas estão funcionando em 1333MHz no System Memory Speed Override (veja na 2ª imagem), mas as memórias em si, são reconhecidas como 1066MHz (2x533MHz) no System Memory Speed normal.

O vendedor me informou que é normal das DDR3 isso acontecer e que na verdade elas são 1600, aqui vai um trecho do e-mail que recebi dele:

"Se acha que todas a memorias RAM principalmente sendo DDR3 e rodando com velocidade superior a 1066 Mhz vão ser reconhecidas pela sua placa mãe com sua velocidade exata pode esquecer...

Não lembro de memória que instalei que não tivesse que mexer...

Instalei agora pouco 6GB de DDR3 1600 Mhz mas esta rodando a 1333 Mhz...

A OCZ que te vendi anteriormente e uma outra OCZ que já tive que era a Reaper rodavam ambas a 1600 Mhz mas inicialmente minha placa reconheceu 1066 Mhz. E ambas rodei a 1333Mhz e 1600Mhz sem problemas inclusive a Reaper rodei a 2000Mhz...

Estou meio sem tempo agora... vou tentar amanhã achar alguma matéria sobre isso pra te passar... e é direto que acontece vejo em sites de vendas o cara questionando isso sobre ter que mexer... acho que isso é uma regra pra DDR3... vai ter que confiar na etiqueta... "

post-426228-13884952260746_thumb.jpg

post-426228-1388495226112_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senão me engano, nativamente, essa o barramento do chipset não trabalha a 1333 MHz. Terá que efetuar um overclock para chegar a 1333 MHz. O mesmo para chegar 1600 MHz.

Especificações do Manual da Intel DX48BT2:

  • ATX Form Factor and DDR3 1600 / 1333 / 1066 MHz Memory Support.
  • Featuring 1600 FSB Support.

Mas o que me intriga é se as memórias são realmente 1600MHz, porque pelo que parece ela é 1066MHz e chega a 1333MHz e 1600MHz com over. Que quer dizer que o vendedor (que me parece ser honesto) está me vendendo um produto diferente do que comprei, entendeu? Paguei por um KIT 1600MHz e estou recebendo um KIT 1066MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Datasheet da memória:

http://www.corsair.com/_datasheets/TW3X2G1600C9DHX.pdf

Acho que você está confudindo. Quem reconhece as especificações da memóira é o chipset da placa mãe. É ela que vai definir a frequência de trabalho. Por isso, ao instalar, automaticamente é 1066 MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou entendendo, eu já postei aqui imagens do meu Menu da Bios, que reconhece as memórias nominalmente com 1066MHz e que passei elas para 1333MHz em override, meu Chipset suporta até 1600MHz. Acredito que no minímo elas deveriam ter sido reconhecidas a 1333MHz, pois meu processador é 1333MHz também, com as outras memórias que testei foi isso que aconteceu e esta Corsair não.

O que vocês acham? Essa Corsair é realmente 1600MHz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

de novo, tuas memórias são 1600 MHz. É só olhar o datasheet que te passei.

Nem todos os chipset irão reconhecer a 1333 MHz de primeira, até porque depende de muitos fatores, principalmente se a memória não possui EPP ( como também o chipset ).

É só fazer um teste. Faça um overclock para 1600 MHz.

Qual é o partnumber que está colado na etiqueta da memória? É o mesmo que este que me passaste ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá,

Essa memória Corsair é como o Anjoed disse, é memória de 1600MHz, mas existe um porém que está dificultando o entendimento do amigo.

O fabricante Corsair fixou a memória para ser lida automaticamente como 533MHz (1066DDR). A ABA do CPU-Z mostrada na SS mostra isso.

Mesmo sua memória sendo capaz de trabalhar em 1600MHz(DDR) ela vai ser lida como 1066MHz(DDR) quando em AUTO.

Isso é normal e até útil porque, o módulo sendo lido automaticamente como 1066 aumenta a compatibilidade com as mais variadas placas do mercado. O fabricante quer garantir compatibilidade de seu produto.

O mesmo acontece com as DDR2 de 1066MHz. São memórias de 1066MHz, mas que são lidas automaticamente como 800MHz. Isso acontece para que sirvam em qualquer placa que aceite memória até 800MHz.

Se o SPD informasse para a placa mãe 1066MHz (que também é uma frequência que usa maior tensão) a memória só serviria em poucas placas mãe, no caso não funcionaria em placa que aceite memória até 800MHz.

O mesmo método (nesse caso) foi usado com a sua Corsair DDR3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá,

Essa memória Corsair é como o Anjoed disse, é memória de 1600MHz, mas existe um porém que está dificultando o entendimento do amigo.

O fabricante Corsair fixou a memória para ser lida automaticamente como 533MHz (1066DDR). A ABA do CPU-Z mostrada na SS mostra isso.

Mesmo sua memória sendo capaz de trabalhar em 1600MHz(DDR) ela vai ser lida como 1066MHz(DDR) quando em AUTO.

Isso é normal e até útil porque, o módulo sendo lido automaticamente como 1066 aumenta a compatibilidade com as mais variadas placas do mercado. O fabricante quer garantir compatibilidade de seu produto.

O mesmo acontece com as DDR2 de 1066MHz. São memórias de 1066MHz, mas que são lidas automaticamente como 800MHz. Isso acontece para que sirvam em qualquer placa que aceite memória até 800MHz.

Se o SPD informasse para a placa mãe 1066MHz (que também é uma frequência que usa maior tensão) a memória só serviria em poucas placas mãe, no caso não funcionaria em placa que aceite memória até 800MHz.

O mesmo método (nesse caso) foi usado com a sua Corsair DDR3.

Pronto, falou o especialista no assunto :D

Complementando, o fabricante vende como 1600 MHz porque ela é preparada para trabalhar tranquilamente nessa frequência, como é com a maioria das memórias customizadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resultado dos testes com as OCZ:

Com o PC funcionando 100% ainda com as Markvision, comecei o teste. Instalei as OCZ, primeiro com a configuração automática, que alimenta com 1.54v para ver se seriam reconhecidas, deu certo, porém instável em jogos, testei com Crysis Warhead, o PC resetou, aumentei a alimentação para 1.7v, funcionou, também continuou instável como na primeira vez, aumentei para 1.74v, a máquina já não iniciava o Windows corretamente e durante o Login já resetava, aumentei para 1.8v, 1.84 até 1.94v, o PC inicializava algumas vezes, outras não, e quando inicializava aparecia antes mesmo de carregar o Windows uma tela azul muito rápido com algumas coisas escritas, impossível de se ler, éra mais rápido que piscar o olho. Estes testes foram realizados primeiramente nos slots pretos, depois tentei nos de cor azul, mas com 1.7v o PC já não inicializava corretamente e ainda tive que fazer várias restaurações de sistema, Clear CMOS, atualização de BIOS, reinstalar alguns programas e drivers. Tudo isso durante os testes.

CONCLUSÃO:

Não funcionou. A minha máquina não é compatível com essas memórias, o PC está estável com as Markvision que coloquei de volta, sem dor de cabeça, mas não consegui aumentar o desempenho dele.

Alguns dos motivos que penso para não ter dado certo:

  • As memórias podem estar com algum defeito.
  • Placa mãe incompativel por não conseguir levar a alimentação de energia necessária para as memórias.
  • A fonte de energia não conseguir suprir essa energia, o que acho difícil, mas não impossível, pois como já citei ela é de 550Watts Reais.

Bom este foi o meu teste, se alguém tiver uma sugestão estou aberto a tentar, caso não, em alguns dias darei o tópico por encerrado.

Muito bom Senhores, esta era a questão, muito obrigado ao Anjoed e ao RibeiroCross, ajudaram bastante.

Agora, voltando ao problema com a OCZ 1600MHz.

Bom, utilizando as Corsair, já faz dois dias que fiz um pequeno over no meu micro e não identifiquei nenhum problema até agora, me parece que ele está estável, passei o FSB para um Clock de 1413MHz (8,5 x 353MHz), o que deixa meu processador de Clock inteiro 2.83MHz em 3.0MHz.

Outras conclusões sobre as OCZ 1600MHz:

  • Estou alimentando as Corsair com 1.84v, o que demonstra que os problemas das OCZ não era o fornecimento de energia, com isto uma das minhas dúvidas sobre as OCZ é descartada, sobre a fonte não estar dando conta.
  • Fiz contato com meu vendedor, que fará testes nas OCZ devolvidas para ver se o problema era realmente com elas, se elas estiverem funcionando normalmente só me restará pensar que a DX48BT2 e a OCZ 1600MHz são incompatíveis.

Assim que ele me mandar o resultado dos teste eu passo para vocês.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!