Ir ao conteúdo

Ajudem a acabar com o problema do Oscilador!

demondoido

Posts recomendados

Postado

para alguns usuários que me conhecem, algo que quero fazer que ia melhorar 100000000000% meus projetos de eletrônica seria criar o meu tão sonhado circuito de LC oscilador, pois não quero usar nenhum 555, já que não é viável ao local que eu moro, não possui nenhuma loja de componentes eletrônicos.

Nasci no lugar errado. Mas como ainda não posso fazer nada só tenho 14 anos, quero montar meu circuito de LC com componentes que eu "reciclo", seria de baixa frequencia, somente para alimentar um trafo mesmo, é algo bem experimental.

Então a fonte é a boa e velha bateria de 9V, que mesmo que não dure muito tempo eu quero é alimentar meu trafo com ela, é questão de honra.

Como vou fazer isso, já tentei achar circuitos mas acabo caindo em meus próprios posts (_( .......

Quero algo bem básico mesmo, o grande problema não é nem montar o circuito, o problema é fazer um sistema para realimentar o circuito LC quando por causa da resistência do material condutor a energia acabar, ou seja um sistema para realimentar ele "automaticamente".

Por favor, é a única coisa que eu quero.

Postado
  Citação
Por favor, é a única coisa que eu quero.

Infelizmente (ou, quem sabe, felizmente), querer nem sempre é poder...

Vamos analisar o que você "quer":

Citação
para alguns usuários que me conhecem, algo que quero fazer que ia melhorar 100000000000% meus projetos de eletrônica seria criar o meu tão sonhado circuito de LC oscilador, pois não quero usar nenhum 555

Bom...

Um oscilador LC ("L" é um indutor, uma bobina - "C" é de capacitor) para baixas frequências é algo relativamente simples... Mas ao mesmo tempo muito mais complexo que um circuito com um 555! Note que para calcular a frequência de oscilação de um circuito LC não é tão simples quanto calcular a frequência de operação de um 555 em modo astável...

Citação
local que eu moro, não possui nenhuma loja de componentes eletrônicos
  Citação
quero montar meu circuito de LC com componentes que eu "reciclo", seria de baixa frequencia, somente para alimentar um trafo mesmo, é algo bem experimental.

Aí tens um problema.

Acredite no que digo:

1) nem tudo pode ser reaproveitado;

2) nem tudo o que se precisa pode ser encontrado em sucata.

Citação
Então a fonte é a boa e velha bateria de 9V, que mesmo que não dure muito tempo eu quero é alimentar meu trafo com ela, é questão de honra.

Nós já te dissemos isso antes (se não me falha a memória, foi o soschip): uma bateria dessas de 9V tem capacidade de fornecer corrente extremamente limitada! Chega a ser suficiente para alimentar um trafo? Depende da corrente que você espera extrair no secundário do trafo...

Citação
Quero algo bem básico mesmo, o grande problema não é nem montar o circuito, o problema é fazer um sistema para realimentar o circuito LC quando por causa da resistência do material condutor a energia acabar, ou seja um sistema para realimentar ele "automaticamente".

Moto perpétuo não existe!

Não existe maneira viável de você "realimentar" a tua bateria!

Postado

creio que expliquei mal o "realimentar"

não quero que a bateria funcione para sempre, ela pode acabar sem problema, o que eu quero é que quando o circuito lc descarregar, aconteça uma espécie de recarga do capacitor pra começar o ciclo de novo. Então esqueçamos o trafo, agora eu só quero é os 9VAC, mesmo que seja pra nada.

Sei que a corrente é extremamente baixa, mas eu não vou usar especificamente este circuito pros meus projetos até porque não é viável eu ficar comprando várias baterias. Eu só vou usar esse circuito como base pros meus outros, ou seja vai ser só pra eu entender melhor o oscilador de lc, para ter tipo um modelo. Que nos meus próximos osciladores vou usar uma fonte de PC, que não vem ao caso agora.

Mas se não houver forma de fazer esse circuito sem o 555 não tem problema, eu quero é uma conclusão.

• Coordenador
Postado

Colega Demondoido, você pode construir um oscilador com transistores! sem ser LC, tipo os da figura abaixo...

post-359338-13884952214689_thumb.jpg

Postado

caramba Bcpetronzio perfeito, sem palavras

muito obrigado

e no caso como eu devo fazer os cálculos para se obter uma baixa frequencia?

achei um esquema identico ao seu mas não sei qual a frequencia resultante:

funcionamento-completo-flip-flop.gif

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!