Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperação de HD Seagate 7200.11


Posts recomendados

Eu comprei o cabo instalei o driver tudo certinho, mas quando entro para ver a porta com que esta instalado noto que ele foi reconhecido como usb unknow! alguem poderia me ajuar?

Ah ontem quando eu tinha tentado estava reconhecendo na com3, como nao estava conseguindo acabei desligando o pc e quando religuei hoje para tentar novamente ele reconhece apenas como usb unknow

mas você tá usando windows 7? o ideal é usar o XP 23 bits que o cabo é reconhecido mais facilmente, desabilite também na BIOS se houver as portas COM nativas da placa mãe isso pode ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um SUCESSO, acabei de fazer a ressucitação do meu MAXTOR DiamondMax 22, após 3 anos esse tópico tá sendo útil ainda, interessante é que o bixo durou 4 anos sem dar problema nenhum, só agora que veio "brickar".

Algumas dicas

1)Usei o cabo DKU-50 , para identificar o TX RX GND use esta foto

CA-42_DKU-5.jpg

Eu cortei o cabo DKU-50 ao meio e fiz um teste de continuidade nos pinos do conector contra a cor do cabo, pode-se usar um voltimetro ou uma solução mais tabajara, usei uma fonte de 5V e um ventilador de PC, liguei o ventilador na fonte e fiz ele girar, ai cortei um dos cabos e ficou duas pontas , quando os essas duas pontas se se encostam o ventilador gira (fecha o circuito) e usei isso para identificar o TX RX e GND, usando a PONTA DO CABO QUE TEM O CONECTOR NOKIA (e não a ponta USB) coloquei uma ponta de um fio do ventilador tabajara em cada um dos 6 pininhos do conector NOkia (tem que tomar cuidado para não encostar no pino do lado, visão ninja rsrs) e outra ponta do ventilador tabajara nos fios internos do cabo , quando o ventilador girou descobri a cor versus a posição que eles estavam ligados, usando a foto acima descobri tx e rx (pois as posições TX e RX são sempre fixas nos cabos ca-42 , dku-5, dku-50, ou seja a foto mostra tudo).

Outra coisa , foi meio difícil fazer o hyperterminal funcionar, precisa fazer esta sequencia

1)Conectar TX e RX no HD (Nao precisa do GND pois o GND vem do cabo de força do HD)

2)conectar na porta usb do computador

3)conectar a força no HD

4)Abrir o hyperterminal , configurar e dar CTRL-Z

na primeira vez que fiz o TX e RX estava invertido , bastou desinverter para obter o prompt F3 do HD, depois seguir a sequência de comandos.

Usei o Windows XP 32 bits de um PC velho,no XP precisa instalar o cabo com o disco que vem nele, no windows 7 64 bits nao reconhece o cabo, não testei o windows 7 32 bits

Usei um pedaço de papel mesmo para tampar o conector do motor , certificando-se que dava para puxar ele, pois deixei os parafusos meio apertados perto da parte do contato desse conector.

Antes de fazer o procedimento limpei os terminais dos contatos do motor e das cabeças do HD (após retirar a placa verde) com cera grandprix de carro, encerei e deixei bem brilhante sem oxidação nenhuma, para ajudar a dar um contato perfeito mesmo com alguns parafusos soltos.

Gastei r$ 10 nas chaves torx (vende no ML, você precisa da TORX6) e mais r$ 17 no cabo,incluso frete. Resultado: HD recuperado quem quiser mais informações mande MP caso necessário a gente acerta para eu fazer o procedimento pois já tenho tudo aqui faca e queijo, cabos prontos etc.

Outra coisa para fazer o update do firmware novo após o disco funcionar, precisa fazer um disco de boot puxando a ISO no site da Seagate(grave pelo Nero essa ISO) e depois upar o novo firmware no HD por esse disco de boot , não funcionou para mim tentar atualizar pelo windows, parecia que tinha atualizado mas ao ver no Seagate Tools tava lá o infame firmware MX15 , o firmware TRAVÃO kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, para artualizar a firmware dos HD Seagate e Maxtor usei um cabo DKU-50, com sucesso total. Para identificar os fios siga as cores pela pinagem.

é mas então usei um dku-50 também e as cores não batem com meu cabo , deve ter dezenas de cabos diferentes, só testando mesmo um a um para saber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, estou doido aqui... eu faço tudo certinho até abrir o hiperterminal, quando abre, todo configurado... aparecem caracteres estranhos o tempo todo... como se você estivesse encostando no RX direto... o que pode ser? ??? alguém pode me ajudar ???

Certifique-se antes de fazer o teste antes SEM CONECTAR o HD , ou seja apenas dando curto do rx com tx, o que voce digitar deve sair na tela do hyperterminal.

Depois com o HD conectado se estiver dando caracterers estranhos:

pode ser

1) mal contato nos fios ou inversão de TX com RX.

2)problema no terra do sistema, certifique-se que o terra que voce coloca no GND do HD é o mesmo terra da alimentação do HD e do PC tbem .

No meu caso não liguei o terra GND no HD pois a alimentação do HD já fornecia o terra , claro para isso era o mesmo computador alimentando o HD e o cabo DKU-50 na USB , ou seja mesma fonte no mesmo PC.

o cabo que eu comprei foi esse aqui

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428482190-cabo-dados-usb-nokia-dku-50-6800-6616-6610-6585-6560-6225-_JM

que achei as seguintes cores:

tx - preto

rx - azul

gnd - branco (nao conectei no HD)

cabo-dados-usb-nokia-dku-50-6800-6616-6610-6585-6560-6225_MLB-O-215823395_7711.jpg

o cabo azul vai no primeiro pininho do HD ao lado do conector de dados SATA

o cabo preto vai no proximo pininho (segundo pininho)

o cabo branco iria no terceiro (GND ) mas nao usei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal.

Em primeiro lugar, show de tópico, com certeza está salvando a vida de muita gente que teve "assim como eu" esté péssimo problema.

Deixa eu começar as perguntas kk...

Meu HD (HD Maxtor 500GB STM3500320AS) que infelizmente deixou de ser reconhecido da noite pro dia do nada.

Bem vou com certeza tentar os procedimento aqui informados, pois o que não tem remédio, remediado está né amigos.

Acabei comprando um cabo de dados errado, o vendedor me deu um Nokia CA-53 seria possível utilizar o mesmo? Caso não, eu vou tentar correr atrás do CA-42 mesmo.

Outra coisa é que o cara não tem o cd de instalação do cabo, será que consigo baixar os drives e este programa que vocês usam facilmente na net? Se alguém tiver o mesmo, será que se encomodariam de me enviar para download? Agradeço de coração a ajuda.

Fico no aguardo e parabenizo novamente aos responsáveis por este ótimo tópico ;)

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal.

Em primeiro lugar, show de tópico, com certeza está salvando a vida de muita gente que teve "assim como eu" esté péssimo problema.

Deixa eu começar as perguntas kk...

Meu HD (HD Maxtor 500GB STM3500320AS) que infelizmente deixou de ser reconhecido da noite pro dia do nada.

Bem vou com certeza tentar os procedimento aqui informados, pois o que não tem remédio, remediado está né amigos.

Acabei comprando um cabo de dados errado, o vendedor me deu um Nokia CA-53 seria possível utilizar o mesmo? Caso não, eu vou tentar correr atrás do CA-42 mesmo.

Outra coisa é que o cara não tem o cd de instalação do cabo, será que consigo baixar os drives e este programa que vocês usam facilmente na net? Se alguém tiver o mesmo, será que se encomodariam de me enviar para download? Agradeço de coração a ajuda.

Fico no aguardo e parabenizo novamente aos responsáveis por este ótimo tópico ;)

Abç

o cabo ca-53 não funciona pois não é um conversor usb-ttl, apenas os ca-42, dku5,dku-50 funcionam, veja o link na mensagem anterior pois comprei o meu dku-50 no ML.

Não existe cd de instalação para o ca-53, haja visto que esse cabo é simplesmente um cabo USB comum, apenas quando você liga o celular no cabo , o pc reconhece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo e obrigado pela resposta.

Só uma colocação...

Este cabo que tenho, ele tem justamente essa usb prolongada, como nas imagens que fora postada aqui, ou seja, não é aquele cabo com usb normal "padrão não".

Será que não serve mesmo amigos?

Grato mais uma vez...

o cabo ca-53 não funciona pois não é um conversor usb-ttl, apenas os ca-42, dku5,dku-50 funcionam, veja o link na mensagem anterior pois comprei o meu dku-50 no ML.

Não existe cd de instalação para o ca-53, haja visto que esse cabo é simplesmente um cabo USB comum, apenas quando você liga o celular no cabo , o pc reconhece.

Achei o cabo lá fora e tá bem barato, o froid é esperar 2 meses pra entregar kkk

http://www.13shopping.com/Show.aspx?PID=3481

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo e obrigado pela resposta.

Só uma colocação...

Este cabo que tenho, ele tem justamente essa usb prolongada, como nas imagens que fora postada aqui, ou seja, não é aquele cabo com usb normal "padrão não".

Será que não serve mesmo amigos?

Grato mais uma vez...

Achei o cabo lá fora e tá bem barato, o froid é esperar 2 meses pra entregar kkk

http://www.13shopping.com/Show.aspx?PID=3481

Ola o ca-53 nao serve ele é totalmente diferente do ca-42 por dentro, você pode até queimar o hd usando o 53, compre o dku-50 veja o link

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428482190-cabo-dados-usb-nokia-dku-50-6800-6616-6610-6585-6560-6225-_JM

O meu demorou 3 dias para chegar, tem até as cores já decifradas, tx preto, rx azul, gnd branco

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá certo Sergio. Obrigado novamente pela ajuda.

Vou comprar sim.

Abç

Ola o ca-53 nao serve ele é totalmente diferente do ca-42 por dentro, você pode até queimar o hd usando o 53, compre o dku-50 veja o link

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428482190-cabo-dados-usb-nokia-dku-50-6800-6616-6610-6585-6560-6225-_JM

O meu demorou 3 dias para chegar, tem até as cores já decifradas, tx preto, rx azul, gnd branco

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Mais um cliente satisfeito, depois de alguns dias de desespero hoje botei a mão na massa e fiz o procedimento descrito e tudo voltou ao normal, seis anos de fotos e alguns gigabites de musicas recuperados, não utilizei o tal cabinho Nokia, montei um circuito simples com o Max232 e alguns capacitores e fiz a conexão com o HD e segui os passos indicados, 7min depois meu pc já estava montado e pronto para a atualização do firmware, espero que isso não ocorra novamente....

20120716203633p.jpg

Uploaded with ImageShack.us

20120716203616p.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show!

Pena que não saco muito de eletrônica.

Um amigo irá soldar o cabo pra mim. Espero que tudo de certo se Deus quiser ;)

Pena que vocês não moram no RJ, ia quebrar m galhão a ajuda pessoalmente de vocês.

Abç

Mais um cliente satisfeito, depois de alguns dias de desespero hoje botei a mão na massa e fiz o procedimento descrito e tudo voltou ao normal, seis anos de fotos e alguns gigabites de musicas recuperados, não utilizei o tal cabinho Nokia, montei um circuito simples com o Max232 e alguns capacitores e fiz a conexão com o HD e segui os passos indicados, 7min depois meu pc já estava montado e pronto para a atualização do firmware, espero que isso não ocorra novamente....

20120716203633p.jpg

Uploaded with ImageShack.us

20120716203616p.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigo Sergio. Bom dia.

Uma dúvida meu irmão. Pedi um amigo para identificar os cabos que veio naquele DKU-50 que comprei, mas ele disse que eu deveria ignorar o fio preto, pois ele identificou com o uso do multímetro a seguinte configuração...

tx - vermelho

rx - azul

gnd - branco (nao conectei no HD)

Seria possível o mesmo cabo que você comprou, ter os fios com esquema diferentes?

----

Outra ajuda, estou usando o windows 7, nele não vem o hyperterminal, abaixo postei alguns para baixar, você me indica qual utilizou Sergio? Ou qual destes abaixo posso baixar?

Obrigado mais uma vez e Deus te abençoe.

==> https://www.google.com.br/#hl=pt-BR&output=search&sclient=psy-ab&q=download+hyperterminal+windows+7&o que=download+Hyperterminal&gs_l=hp.1.1.0l10.2829.5567.1.9348.10.10.0.0.0.0.300.2870.2-9j1.10.0...0.0...1c.c-UnZ4tUwiE&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&fp=a1a0ad61ad74603&biw=1280&bih=642

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tópico! Só uma pergunta, vi que tem que ser o CA-42 específico... aqui onde moro é difícil encontrar essas coisas, consegui achar só o CA-55 e ele vem com CD de instalação, será que vai dar certo?

Porque preciso meio urgente pra hoje e não poderia comprar em outro lugar e esperar chegar...

Desde já muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Sergio. Bom dia.

Uma dúvida meu irmão. Pedi um amigo para identificar os cabos que veio naquele DKU-50 que comprei, mas ele disse que eu deveria ignorar o fio preto, pois ele identificou com o uso do multímetro a seguinte configuração...

tx - vermelho

rx - azul

gnd - branco (nao conectei no HD)

Seria possível o mesmo cabo que você comprou, ter os fios com esquema diferentes?

----

Outra ajuda, estou usando o windows 7, nele não vem o hyperterminal, abaixo postei alguns para baixar, você me indica qual utilizou Sergio? Ou qual destes abaixo posso baixar?

Obrigado mais uma vez e Deus te abençoe.

==> https://www.google.com.br/#hl=pt-BR&output=search&sclient=psy-ab&q=download+hyperterminal+windows+7&o que=download+Hyperterminal&gs_l=hp.1.1.0l10.2829.5567.1.9348.10.10.0.0.0.0.300.2870.2-9j1.10.0...0.0...1c.c-UnZ4tUwiE&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&fp=a1a0ad61ad74603&biw=1280&bih=642

sim pode ser que a cor dos cabos varie, mas cortando o cabo e testando com o multimetro voce deve obrigatoriamente ter as seguintes posições de acordo com a foto, mas se voce comprou no mercado livre no

mesmo local que eu , ou seja de um vendedor chamado Platinum provavelmente deve ser o mesmo cabo e convem você usar as mesmas cores que eu achei como rx, tc, gnd, pois foram essas cores que fizeram

eu ressuscitar o HD.

tx - preto

rx - azul

gnd - branco (nao conectei no HD)

CA-42_DKU-5.jpg

Outra coisa, o cabo não funciona no WIN7 , pois parece que o driver é APENAS para windows XP, eu tentei instalar ele no win7 e o driver não foi compativel, peguei um pc velho de um amigo meu emprestado rsrs.

Quanto a caracteres estranhos , isso pode ser falta de terra , tenha certeza que o terra da fonte é o mesmo que está ligado na alimentação do HD e no cabo USB , em outras palavras deve ser o mesmo PC com a mesma fonte alimentando tudo (cabo USB, HD, e pinagem GND do HD).Lembre-se o HD precisa estar com alimentação da fonte ligada, além claro dos pinos rx,tx e gnd ( gnd nao usei e deu certo), porém o cabo de dados sata do hd

esse sim deve estar desconectado.

Outra coisa é rx com tx invertido no HD , dá caracteres estranhos também, tem que ter paciencia nessa fase, as vezes você liga tudo certo no HD ,dá crtl-Z e não sai nada na tela, mas vai tentando que uma hora você vê o prompt do HD no hyperterminal.

Muito bom o tópico! Só uma pergunta, vi que tem que ser o CA-42 específico... aqui onde moro é difícil encontrar essas coisas, consegui achar só o CA-55 e ele vem com CD de instalação, será que vai dar certo?

Porque preciso meio urgente pra hoje e não poderia comprar em outro lugar e esperar chegar...

Desde já muito obrigado!

ca-55 nao funciona, tem que ser ca-42, dku-5 ou dku-50 no mercado livre tem a venda o dku-50 aliás comprei de lá

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428482190-cabo-dados-usb-nokia-dku-50-6800-6616-6610-6585-6560-6225-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Nâo sei se estou escrevendo no lugar correto, porque sou novo aqui....

eu fui fazer uma mudança de firmware de um hd para uso no XBOX 360 e infelizmente o procedimento deu errado mudando o firmware do hd do meu notebook, agora a placa mãe não reconhece de jeito nenhum, já tentei colocá-lo em outra máquina, também sem sucesso. Se o hd estiver sem firwame o pc não reconhece?

não sei se me fiz claro...

desde já grato pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde,eu estou maluco meu HD Seagate de 500gb 7200.12 parou de um dia para o outro, eu tenho muitas coisas nele eu percebo que a agulha dele fica fazendo uns tec tec e para será que este procedimento resolveria pelo menos para salvar minhas coisa que estão nele?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,eu estou maluco meu HD Seagate de 500gb 7200.12 parou de um dia para o outro, eu tenho muitas coisas nele eu percebo que a agulha dele fica fazendo uns tec tec e para será que este procedimento resolveria pelo menos para salvar minhas coisa que estão nele?

abraços

Acho que não , o procedimento é para a linha 7200.11 , a linha 7200.12 foi corrigido esse bug, deve ser pau mesmo físico do seu HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
pessoal seguinte eu ganhei um cabo CA-42 só que ele tem 4 fios verde,branco,vermelho e preto e eu estou com dificuldade para identificar qual é o RX TX GND alguem com conhecimento poderia me ajudar a montar esta cabo.

volte algumas páginas nesse topico que eu ensino como fazer, voce deve cortar o cabo e usar a ponta grande (aquela que vai no celular) para identificar os cabos uma vez que é FIXA a posição do rx tx e GND segundo a foto abaixo.

ca_42_dku_5_pinout_352_292.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal, sou mais um vítima deste bug maldito do firmware, e esta semana vou ver se ressucito o hd.

Minha dúvida: ao invés do cabo da nokia, posso usar um comversor usb ttl como esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-436841012-conversor-usb-serial-ttl-rs232-pl2303-porta-com-virtual-_JM ou esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-246187541-conversor-usb-ttl-uart-33-e-5v-cabo-arduino-pic-avr-_JM ? como não manjo de eletrônica, estes kits prontos seriam uma mão na roda. Alguém já tentou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, sou mais um vítima deste bug maldito do firmware, e esta semana vou ver se ressucito o hd.

Minha dúvida: ao invés do cabo da nokia, posso usar um comversor usb ttl como esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-436841012-conversor-usb-serial-ttl-rs232-pl2303-porta-com-virtual-_JM ou esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-246187541-conversor-usb-ttl-uart-33-e-5v-cabo-arduino-pic-avr-_JM ? como não manjo de eletrônica, estes kits prontos seriam uma mão na roda. Alguém já tentou?

deve funcionar legal e com a vantagem que pode-se utilizar o win7 e ainda já saber qual pino é rx tx e gnd sem precisar cortar o cabo e fazer testes

ps: o cabo nokia ca42 dku5 ou dku50 é um conversor USB TTL possivelmente deve utilizar o mesmo chip desses conversores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deve funcionar legal e com a vantagem que pode-se utilizar o win7 e ainda já saber qual pino é rx tx e gnd sem precisar cortar o cabo e fazer testes

ps: o cabo nokia ca42 dku5 ou dku50 é um conversor USB TTL possivelmente deve utilizar o mesmo chip desses conversores

Vou comprar e depois posto aqui o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, essa semana colocarei a mão na massa, comprei as ferramentas pelo ML, incluindo esse conector que citaram acima, já que estava com o mesmo preço do cabo de celular... Quando chegarem postarei aqui o decorrer do processo. Abraço

HELP: Onde abro esse HyperTerminal? Lembro que em versões passadas do Windows era acessivel, mas no 7 não estou encontrando.

Recuperei o meu também pessoal, obrigado ao Gradius2 por ter disponibilizado o tutorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!