Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperação de HD Seagate 7200.11


Posts recomendados

Muito obrigado mesmo... Nem acreditei a hr que o hd subiu....

Só pra constar uma coisa q fiz um pouco diferente do ensinado porque eu não estava conseguindo conforme o manual.

Como o cabo ca-42 que comprei na lojinha da santa ifigênia tem 5 fios, tive que improvisar...

O fio Azul é o GND. O verde o RX. O amarelo o TY. (Tem o branco e o vermelho que não precisa usar).

Tive outro problema também. Quando fui fazer os testes no hyperterminal, quando juntava o RX e o TY (conforme o manual, deveria ao ser digitado, aparecer exatamente igual) o que eu digitava aparecia como uns caracteres nada a ver... Mesmo assim considerei que esses fossem o TY E O RX. Por fim, o GND realmente aconteceu conforme o ensina.

Depois foi só alegria... fiz os procedimentos a risca e quando religuei... Tava lá...

Detalhe... Com esse tópico tive a chance de descobrir o porquê de tantos hds do local em que trabalho "queimavam"... Com isso, vou conseguir salvar os 30 e poucos hds da porcaria da seagate que tenho aqui....

Valeu pessoal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite...

Tenho um HD ST31500341AS, com firmware CC1H.

Confeccionei o cabo e tentei o procedimento, mas na hora dos comandos do HT, quando é para iniciar a comunicação, ela simplesmente não acontece.

O problema do meu HD é o mesmo descrito com os outros FW, ele não é reconhecido pela BIOS, escuta-se o barulho do motor acelerando repetidamente em looping, mas nada acontece. Gostaria de saber se essas informações aqui servem para alguma ajuda ao meu problema, pois ja troquei a placa lógica por uma identica, e o problema persiste, não parece ser problema no disco e sim problemas logicos. Agradeço a qualquer informação, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, tenho um HD com os mesmos problemas e tal. Fui seguir o tutorial para resolver e tive um duvida em um ponto.

Confeccionei o cabo certinho!!

Porém tenho duvidas na hora de ligar no Computador.

Eu tenho que ligar o cabo que confeccionei mais o cabo de força do computador??

Mais ele está no HD que estou usando atualmente no PC, então preciso ter dois cabos de força???? porque como vou entrar no Windows se HD MAxtor está com defeito pra entrar no Hyperterminal??

Não entendi essa parte direito...se alguem puder me explicar agradeço muito!!!

Um abraço

Mateus Garcia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho um HD com os mesmos problemas e tal. Fui seguir o tutorial para resolver e tive um duvida em um ponto.

Confeccionei o cabo certinho!!

Porém tenho duvidas na hora de ligar no Computador.

Eu tenho que ligar o cabo que confeccionei mais o cabo de força do computador??

Mais ele está no HD que estou usando atualmente no PC, então preciso ter dois cabos de força???? porque como vou entrar no Windows se HD MAxtor está com defeito pra entrar no Hyperterminal??

Não entendi essa parte direito...se alguem puder me explicar agradeço muito!!!

Um abraço

Mateus Garcia

Para fazer isso precisa de um computador que esteja funcionando, ou seja um outro HD com o windows instalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Só entrei para agradecer imensamente ao amigo diakonov que postou esse tutorial, e também a todos os outros em outros foruns q ajudaram a elaborar esse tutorial, sinceramente mesmo muito obrigado! :aplausos:

OBS: Realizei esse procedimento num HD ST3500320AS FW SD15 comprado em 2008 que só foi apresentar esse problema semana passada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tentei fazer o processo e foi dando tudo certo até aparecer o seguinte erro no Hyperterminal quando eu digitei a letra U. Segue:

F3 T>/2

F3 2>Z

Spin Down Complete

Elapsed Time 0.153 msecs

F3 2>U

Error 1009 DETSEC 00006008

Spin Error

Elapsed Time 26.517 secs

R/W Status 2 R/W Error 84150180

F3 2>U

O que aconteceu? O q eu posso fazer? Tem algum método pra resolver esse problema sem enviar para um técnico? Pois eu só quero recuperar os dados e nem me preocupo tanto com o HD!

Aguardo urgente e obrigado desde já!!!

Att

Mateus Garcia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi gente, primeiramente gostaria de agredecer a todos que postaram ajuda aqui e tutoriais.

ontem aconteceu isso com o meu HD, acho q ele ficou no modo BUSY, mas ele é modelo 7200.9, e nao aparece no site da Seagate, é possivel ele estar com o problema ou nao?

desde ja agradeço :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Modelo diferente nem tente vai matar seu HD

o problema é que ele esta com todos os sintomas, eu desliguei o pc normalmente, e depois fui ligar o pc, e o HD tinha "sumido", ainda consigo sentir o hd vibrando, e com o programa que indicaram, apareceu que o hd estava em modo BUSY, não sei mais o que fazer. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um HD aqui e tentando fazer esse processo e também da erro após o U, estou apenas colocando o papel no lado do motor e deixando o lado perto do conector SATa, livre, será isso o problema?

Eu nem sinto o HD rodar, ele mal faz barulho, estou com um diamantmax 22, ST33020614AS com firmware MX15, ele não reconhece na bios... demora uma eternidade para sair da bios e nenhum programa reconhece ele nem o victoria.

Eu faço /2 e depois Z e da tudo certo, eu tiro o papel e dou U e ele da erro :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz esse esquema e consegui recuperar meu HD, mais quando atualizei o firmware...tinha outro HD de slave e foi afetado devido a firmware ser para o HD master, achei a atualização da seagate muito sem noção.. o arquivo quando executado não pergunta qual Hd quer atualizar só executa e reinicia a maquina...seagate definitivamente esta uma @#...:angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem que entender as diferenças entre as versões do FW não é tudo igual varios problemas podem causar BSY isso é que muitos não entendem e acabam fazendo besteira um erro no comando do terminal seus dados são perdidos

alguma ideia do que eu posso fazer agora? O hd ja saiu da garantia, em ultimo caso tentarei fazer o esquema do Hyperterminal :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá amigos, mais uma dica, dentro daqueles leitores de códigos de barra antigos tipo de mão que liga no teclado existe este componente RS232-TTL que pode ser encontrado facilmente em sucatas, principalmente de supermerdados, pra quem quiser montar o cabo sem comprar nada tai a dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...

Meus palpites são:

- veja se seu HD realmente faz o barulho de spin quando é plugado no cabo de força (antes do procedimento). Pode ser que o rotor esteja quebrado, aí eu acho que já era.

- veja se os cabos estão conectando direito nos terminais. Qualquer mau-contato ali e você não terá o resultado correto.

- o que mais apanhei foi o procedimento de colocar o papelão que separa o contato e depois a retirada dele com cuidado. Nessas eu perdia o processo e tinha que recomeçar do zero. Fiz umas 8 vezes até conseguir.

Tenha certeza que está plugando o RX e Tx nos terminais corretos do HD. Sei que parece óbvio, mas é bom conferir.

Boa sorte.

eae galera..

esse problema esta mito persistente.

comprei o ca-42, no hyperterminal quando encosto o RX e tx, obtenho o retorno do teclado,

mas quando ligo no hd, e preciso o ctrl+z, nao vem nada, ja mudei a conf dos cabos, ja teste em outros hd, e nada

o q pode ser?

at,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus palpites são:

- veja se seu HD realmente faz o barulho de spin quando é plugado no cabo de força (antes do procedimento). Pode ser que o rotor esteja quebrado, aí eu acho que já era.

- veja se os cabos estão conectando direito nos terminais. Qualquer mau-contato ali e você não terá o resultado correto.

- o que mais apanhei foi o procedimento de colocar o papelão que separa o contato e depois a retirada dele com cuidado. Nessas eu perdia o processo e tinha que recomeçar do zero. Fiz umas 8 vezes até conseguir.

Tenha certeza que está plugando o RX e Tx nos terminais corretos do HD. Sei que parece óbvio, mas é bom conferir.

Boa sorte.

ja tinha testado com um hd que esta funcionando, pra ver se estabelecia comunicação, mas ficou não adiantou.

refiz as conexoes inumeras vezes.

no seu caso foi só plugar o cabo de comunicação no hd, ligar o hd , depois plugar o cabo de comunicação no pc, ir no hyperterminal configurar-lo, apertar o ctrl+z, e ja aparecia o retorno?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Se ao tentar acertar o firmware, pode perder todos os dados? Bem eu sei que ja ta perdido mesmo, pelo menos sumido, ou sem acesso. até o conserto.

Outra coisa que lendo este excelente trabalho nao consegui entender, pois nao sou da area.

quando a BIOS nao reconhece o HDD nao abre o WIN, no meu caso é o XP SP3 (no HDD pifado - seagate 7200.11 500Gb). Como entrar no WIN nas telas que vi e li pra tras e digitar???

Desculpem mas nao tenho nenhum cacoete de computação, ou perdi alguma coisa que nao entendi. :confused:

O meu deu a mesma coisa ao ligar na terrivel 2ª Feira, o dia maldito :eek:

Levei o meu numa firma que trabalha com HDD e o cara achou que era placa e fez o teste com outra placa, mas diferente, reconhecia mas nao abria.

Mandei pra outro cara que conserta HDD, mas agora copiei todo o tutorial do cara que abriu este topico, passo a passo e entreguei pro tecnico, pois nao tenho como fazer pois nao sou do ramo.

Vi que tem um cara de Vitoria ES, se nao me engano Anderson Peterle que conseguiu, mas nao consegui mandar nem email nem mensagem pra ele pra pedir uma ajuda. Mas gostaria.

O cara ficou de me dar a resposta na quarta feira dia 02/03

Se alguem daqui de Vitoria e Vila Velha ES ja conseguiu e quiser entar em contato comigo eu agradeço.

Preciso com urgencia de recuperar meus dados.

Valeu, e obrigado a todos.

Geraldo

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi JGF,

Com certeza existe chance de perder (ou já ter perdido os dados).

Na verdade esse procedimento faz apenas com que seu HD seja novamente reconhecido pela BIOS. A minha recomendação a todos é realizar o procedimento, fazer backup de todos os dados e jogar o HD fora.

Acabei fazendo uma atualização de firmware que tomou tempo, zuou meu windows e nem por isso o HD ficou confiável.

Para fazer o procedimento você precisa conectar o HD defeituoso em um computador em funcionamento e com um HD com sistema operacional. Daí as telas com o HyperTerminal.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi JGF,

Com certeza existe chance de perder (ou já ter perdido os dados).

Na verdade esse procedimento faz apenas com que seu HD seja novamente reconhecido pela BIOS. A minha recomendação a todos é realizar o procedimento, fazer backup de todos os dados e jogar o HD fora.

Acabei fazendo uma atualização de firmware que tomou tempo, zuou meu windows e nem por isso o HD ficou confiável.

Para fazer o procedimento você precisa conectar o HD defeituoso em um computador em funcionamento e com um HD com sistema operacional. Daí as telas com o HyperTerminal.

Boa sorte!

Grato amigo marcoamf, o que eu quero sao apenas os dados. O HDD não importa. O maior problema que eu tenho é nao ter conhecimento em informatica, pra poder eu mesmo fazer este procedimento que parece ser simples pra quem tem costume de trabalhar com isso.

O HDD tem coisas importantes lá mas apenas isso.

Mesmo assim obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!