Ir ao conteúdo

Identificando fios Positivos e Negativo de um coller

bernardosalomao

Posts recomendados

Postado

Fala galera , estou aqui para pedir uma ajuda a vocês que entendem de eletronica !

Comprei 3 coolers de 80mm , mas não são para meu pc , vou fazer uma adaptação e preciso desencapar os fios dele. Preciso enrolar os fios positivos dos 3 coolers em um só , e os negativos em outro , e gostaria de saber como vou descobrir qual fio é positivo e qual é negativo ?

Aqui vai o cooler que estou falando :

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=20&categoria=105&subcategoria=0&id=917

-E ele tem 3 fios , como vou fazer ?

Aguardo resposta de vocês galera , valeu ae e fiquem com Deus !

• Membro VIP
Postado

negativo do fan é o preto. Positivo do fan é o vermelho. O amarelo do fan é o retorno do sensor de rotação..

paralele portanto os pretos entre si e os vermelhos entre si..

Postado

Bom pelo que vi você poderia adaptar esses 3 pinos e um conector molex, ligue os 3 coolers em um molex só, o molex já tem as cores certinhas te indicando exatamente a cor dos coolers.

Não tenho muita certeza mas pode dar certo, porém não tente nada antes de alguém mais experiente te dar uma resposta melhor.

Não me responsabilizo por danos ;D

Boa sorte.

Edit----

com a resposta do faller nem tenho mais chance hehehe, o amarelo do molex se não me engano é 12V

Postado

Opa faller , valeu pela resposta fera , agora já matou 90% da minha dúvida !

Só quero saber mais uma coisa , vou juntar os fios pretos em um só , e os vermelhos em um só. E o amarelo ? fica de fora ?

Pois vou ligar os fios em uma fonte de 12v na tomada !

Estou usando um cooler de HD nela , liguei o fio vermelho do cooler de HD no fio preto da fonte , e liguei o fio vermelho e preto do cooler no fio preto e branco da fonte !

Então gostaria de saber qual fio é positivo e qual é negativo dessa fonte ? ( fonte comum de tomada )

Só para entender um pouco melhor veja o inicio desse video que fiz , para vocês entenderem o que estou falando.

, pule para 40 segundos de video e para você ver o que estou fazendo . ( vou fazer a mesma coisa desse video , mas só que agora com os 3 coolers de 80mm )

Valeu ae pela ajuda e aguardo resposta !

Fiquem com Deus !

Acabei de achar isso na internet

Tem tres fios no cooler. AMARELO (controle), VERMELHO (+12), PRETO (neutro).

É só deixar, e fio amarelo de fora.

falou!!!

Então deixo o amarelo de fora mesmo ?

• Coordenador
Postado

Sim colega, neste seu caso eles não tem finalidade nenhuma..., como o Faller disse, é um pulso de amostra da velocidade que o cooler esta girando...

• Coordenador
Postado

Os três cooler's juntos consumirão 330mA (se forem iguais ao do link que você passou no post #1), portanto se sua fonte fornecer 350mA ou mais, vai suportar "de boa"...

• 4 semanas depois...
Postado

Opa , hoje que fui testar os fios dos coolers !

Ae valeu a todos que me ajudaram ! Deu tudo certo , em breve irei postar o tutorial de como colocar esses coolers no meu blog .

Valeu galera ! Fiquem com Deus !

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...